Anexo:Lista de estilos de música:A-F

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma lista de estilos musicais, organizada em ordem alfabética, da letra A até a F, incluindo os estilos musicais iniciados por numerais.

0-9[editar | editar código-fonte]

Estilo musical País de origem Descrição
2-step[1]  Reino Unido Surgiu em Londres, no final da década de 1990, derivada da dance music e considerada subgênero do UK garage.
2 tone[2]  Reino Unido Surgiu no final da década de década de 1970, derivado do ska.
4-beat  Reino Unido Surgiu em 1993, derivada do breakbeat.

A[editar | editar código-fonte]

Estilo musical País de origem Descrição
Aak[3]  Coreia do Sul Um dos três estilos musicais da corte coreana, trazido da China durante a dinastia Choson
Aboriginal rock[4]  Austrália Estilo musical que mistura o rock com a instrumentação e canto dos aborígenes australianos, criado na década de 1970.
Abstract hip-hop[5]  Estados Unidos Estilo derivado do hip hop cujas letras abordam temas não relacionados à cultura hip hop, como isolamento, existencialismo e espiritualidade.
Acid house[6]  Estados Unidos Subgênero da house music criado em Chicago na década de 1980, tendo, como símbolo, um smiley.
Acid jazz[7]  Reino Unido Estilo que combina elementos do jazz, soul, hip-hop e funk, criado ao final da década de 1980.
Acid rock[8]  Estados Unidos Variação mais pesada do rock psicodélico, caracterizada por longos solos instrumentais e pouca letra, surgida no final da década de 1960.
Acid techno[9]  Estados Unidos Variação mais pesada do techno, que mistura o peso do techno com a progressão do trance, surgida no início da década de 1990.
Adai-adai[10]  Brunei Estilo cantado e dançado por tribos de pescadores.
Afoxé[11]  Brasil Ritmo tradicional do Pernambuco, utilizado no candomblé.
Afrobeat[12] Nigéria Estilo que combina elementos de vários outros gêneros musicais, como música yorubá, jazz, highlife, funk, entre outros. Criado na década de 1960.
Afro-cuban jazz[13]  Cuba Variante do latin jazz que combina elementos do jazz, salsa, merengue, entre outros. Criado na década de 1920.
Afro-juju[14] Nigéria Estilo que mistura juju e afrobeat, criado na década de 1920.
Aggrotech  Alemanha Fusão do dark electro e electro-industrial, com forte influência do techno, letras e batida agressivas, surgido no início da década de 1990.
Aguinaldo[15]  Porto Rico Ritmo foclórico natalino executado por um grupo de pessoas (parrandas), que vão cantando de casa em casa.
Ahouach[16]  Marrocos Estilo dançado coletivamente e executado por aldeões de tribos berberes do sul marroquino.
Air[17]  Reino Unido Gênero musical surgido no final do Século XVI, na corte de Elizabeth I, com acompanhamento vocal por um alaúde.
Alpine new wave[18]  Alemanha Gênero musical da região dos Alpes que funde o punk rock com a base de acordeão da música folclórica local.
Alternative dance[19]  Reino Unido Estilo que combina elementos do dance-pop com subgêneros do rock alternativo, tais como o indie rock.
Ambient dub[20]  Reino Unido Inspirado na série de álbuns Ambient Dub, volumes 1 a 4, faz uso de efeitos eletrônicos psicodélicos, eco e reverberação de baixa frequência.
Ambient house[21]  Reino Unido Subgênero da house music, surgido no final da década de 1980, que combina elementos de acid house e música ambiente.
Ambient techno[22]  Reino Unido Variação da ambient house, surgida no início da década de 1990.
Ambient trance  Reino Unido Estilo que combina elementos de trance e música ambiente, surgido na década de 1990.
Anadolu rock[23]  Turquia Surgido no final da década de 1960, é uma fusão da música folclórica turca com o rock.
Anarcopunk[24]  Reino Unido Subgênero do punk rock com letras anarquistas, surgido no final da década de 1970.
Anti-folk[25]  Estados Unidos Subgênero experimental da música folclórica americana, surgido na década de 1980.
Apala[26] Nigéria Estilo musical dos iorubás nigerianos, criado na década de 1930 e utilizado para despertar adoradores durante o período do ramadan islâmico.
Arabesk[27]  Turquia Gênero influenciado pela música pop árabe, surgido na década de 1930.
Arrocha[28]  Brasil Estilo musical originário da Bahia, proveniente da seresta e influenciado pela música brega e romântica.
Ars antiqua[29]  França Estilo musical medieval carcaterizado pela polifonia, presente na Europa por volta de 1160 até meados da década de 1320.
Ars nova[29]  França Estilo musical medieval carcaterizado pela polifonia, presente na Europa por volta de 1310 até meados da década de 1375.
Art rock[30]  Reino Unido Subgênero do rock, surgido na década de 1960, caracterizado pelo experimentalismo e letras líricas, bem como a mistura com o jazz, música clássica e eletrônica.
Avant-garde jazz[31]  Estados Unidos Subgênero do jazz, surgido na década de 1950, caracterizado pela improvisação.
Avant-garde metal[32]  Tchecoslováquia Subgênero do heavy metal, surgido na década de 1980, caracterizado pelo experimentalismo e pela forma não-estruturada de sons, instrumentos e letras.
Axé[33]  Brasil Estilo musical originário da Bahia, surgido na década de 1980, que mistura frevo com outros ritmos, como forró, maracatu e reggae.

B[editar | editar código-fonte]

Estilo musical País de origem Descrição
Bachata[34] República Dominicana Ritmo surgido nas favelas na década de 1960, fundindo o bolero com outros ritmos, como o cha-cha-chá e o tango.
Baggy[35]  Reino Unido Estilo musical surgido no início da década de 1990, influenciado pela madchester, misturando o rock psicodélico, o baixo o funk/hip hop e a guitarra da acid house.
Baião[36]  Brasil Ritmo originário do Nordeste brasileiro, surgido no Século XIX, acompanhado por triângulo, zabumba e acordeão.
Baila[37] Sri Lanka Estilo que mistura elementos da música portuguesa com os dos escravos africanos trazidos ao Sri Lanka.
Baisha xiyue[38]  China Gênero musical orquestrado tradicional dos Naxis, grupo étnico oriundo da região noroeste da província de Yunnan.
Bajourou[39] Mali Gênero musical executado em casamento e reuniões sociais, surgido na década de 1990, acompanhado por guitarra com afinação não convencional.
Bakersfield sound[40]  Estados Unidos Subgênero da música country surgido na década de 1950, nos arredores de Bakersfield (Califórnia).
Bal-musette[41]  França Estilo musical popular em Paris na década de 1880, oriundo da mistura de ritmos como tango, polca, pasodoble e valsa, à tradicional música francesa.
Balkan brass[42]  Turquia Estilo musical popular nos Balcãs, especialmente na Sérvia, Macedônia e Bulgária, oriundo das bandas militares turcas.
Balada[43]  França Termo genérico para designar o estilo em andamento lento surgido na Idade Média, com letras compostas por poemas.
Ballata  Itália Genero musical com letras poéticas, surgido no final do Século XIII.
Bambuco[44]  Colômbia Estilo musical da região andina colombiana, acompanhado por um violão.
Batucada[45]  Brasil Ritmo oriundo dos escravos africanos, subgênero do samba.
Batuque[46] Cabo Verde Cabo Verde Ritmo executado, em princípio, apenas por mulheres, acompanhado por canto, palmas e percussão.
Bayin[47] Taiwan Estilo musical instrumental executado em casamentos, funerais e outros rituais dos habitantes das Ilhas Pescadores.
Bebop[48]  Estados Unidos Gênero derivado do jazz, surgido na década de 1940, caracterizado pela improvisação e tempo rápido.
Beiguan[49]  China Gênero surgido durante o período de ocupação japonesa no Taiwan (1895–1945) e que acompanha o teatro de fantoches conhecido como budaixi. Constituído de um setor de instrumentos de percussão e de sopro denominado guchui, e de outro de cordas, chamado sizhu.
Bend skin[50] Camarões Ritmo urbano que mistura funk e fusion, criado na década de 1990.
Benga[51]  Quênia Estilo musical tradicional dos povos Luo e Kikuyu, surgido em Nairobi, na década de 1940.
Bhajan[52]  Índia Estilo musical religioso utilizado no hinduismo.
Bhangra[53]  Índia Ritmo criado por lavradores da região de Punjab para a celebração do Vaisakhi, antigo festival indiano da colheita.
Big band[54]  Estados Unidos Gênero musical surgido na década de 1920, derivado do swing. É executado por uma grande orquestra constituída principalmente por metais.


Referências

  1. Salon. The biggest beat of all. Página visitada em 4 de agosto de 2009.
  2. BBC. Brief history of Ska music and star ska interviews. Página visitada em 4 de agosto de 2009.
  3. AllMovie. AAK: Korean Court Music and Dance. Página visitada em 4 de agosto de 2009.
  4. Nat Geo Music. Australia. Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  5. Monochrom. A new breed of the underground. Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  6. Fantazia. Acid House Music - The Timeline. Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  7. AllMusic. Acid Jazz. Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  8. AllMusic. Acid Rock. Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  9. DJ Ed Jr. Música eletrônica: estilos e variações. Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  10. Maps of World. Brunei Music. Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  11. Viagem de Férias. Guia do Recife e Pernambuco. Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  12. FMM Sines - Festival Músicas do Mundo. Dele Sosimi Afrobeat Orchestra (Nigéria / Reino Unido). Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  13. AllMusic. Afro-Cuban Jazz. Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  14. Afropop Worldwide. Juju. Página visitada em 1º de setembro de 2009.
  15. MacJams.com. Si Me Dan Pasteles. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  16. Kennedy Center. Ahouach/Hassani: Music of the City of Assa. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  17. Sociead Cultural Cinco Siglos. Música Renascentista Inglesa. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  18. Spiritus-Temporis.com. Music of Austria. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  19. AllMusic. Ambient Dance. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  20. RealPlayer. Ambient Dub. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  21. AllMusic. Alternative Dance. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  22. RealPlayer. Ambient Techno. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  23. Dünya Organization. Anadolu Rock/Pop. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  24. AllMusic. Anarchist Punk. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  25. The New York Times. How Does It Feel, Antifolkies, to Have a Home, Not Be Unknown?. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  26. Afropop Worldwide. Apala. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  27. Turkish Cultural Foundation. A Brief History of Arabesk Music. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  28. Madrugada News. "Arrocha": o novo ritmo da Bahia que está contagiando o Brasil. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  29. a b Portal EmDiv. Ars Antiqua e Ars Nova. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  30. AllMusic. Prog-Rock/Art Rock. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  31. AllMusic. Avant-Garde Jazz. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  32. About.com. What Is Heavy Metal?. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  33. Madrugada News. Luiz Caldas, pai da axé music, lança dez discos de uma só vez, entre eles um de rock pesado. Página visitada em 15 de setembro de 2009.
  34. National Geographic. Bachata Music. Página visitada em 17 de setembro de 2009.
  35. Perfect Sound Forever. The Forgotten Bands of Baggy Manchester in the '90's. Página visitada em 23 de setembro de 2009.
  36. TerraBrasileira. Baião (Baiano). Página visitada em 23 de setembro de 2009.
  37. O Patifúndio!. Chora viaule!. Página visitada em 23 de setembro de 2009.
  38. REES, Helen. Echoes of history: Naxi music in modern China New York: Oxford University Press, 2000..
  39. BBC. Bajourou Big String Theory Review. Página visitada em 25 de setembro de 2009.
  40. Kern County Superintendent of Schools. The Bakersfield Sound. Página visitada em 25 de setembro de 2009.
  41. Le Musette Dansé. In general. Página visitada em 25 de setembro de 2009.
  42. Nat Geo Music. Balkan Brass Band Music. Página visitada em 25 de setembro de 2009.
  43. Folk Literature of the Sepharotic Jews. Medieval Epic and the Ballad: An Example. Página visitada em 26 de setembro de 2009.
  44. Colombia: Portal Oficial de Turismo. Festival Folclórico e Reinado Nacional do Bambuco: o regresso às raízes andinas. Página visitada em 26 de setembro de 2009.
  45. Bahia! Turismo. Destaque - Batucada. Página visitada em 26 de setembro de 2009.
  46. Caminhadas na Santiago. O Batuku. Página visitada em 26 de setembro de 2009.
  47. Po-wei Weng Online. Living in the Present: the Revival of Bayin Music in the Penghu Archipelago, Taiwan. Página visitada em 26 de setembro de 2009.
  48. JazzBossa.com. Uma Introdução à Improvisação no Jazz: Bebop. Página visitada em 20 de outubro de 2009.
  49. World and Its Peoples: Eastern and Southern Asia Vol. 2 New York: Marshall Cavendish Corporation, 2007...
  50. Sterns Music On-line. Bend Skin Beats (1972-1998). Página visitada em 7 de fevereiro de 2010.
  51. Afropop Worldwide. Benga. Página visitada em 7 de fevereiro de 2010.
  52. Indianetzone. Traditional Indian Music. Página visitada em 4 de agosto de 2010.
  53. Punjab Online. Bhangra - Bhangra is a Punjabi dance & music. Página visitada em 4 de agosto de 2010.
  54. AllMusic. Big Band. Página visitada em 4 de agosto de 2010.
Ícone de esboço Este anexo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.