Lista de governadores da Judeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Relação de governadores romanos que administraram a província da Judéia, como Prefeitos ou Procuradores, entre os anos 6 e 66.

Prefeitos

Procuradores

A província romana da Judéia[editar | editar código-fonte]

Os romanos começaram a administrar, diretamente, a Judéia, após a deposição de Herodes Arquelau, um dos filhos-herdeiros de Herodes, o Grande. Nesse momento, o termo "Judeia" designava o território correspondente à Judeia, propriamente dita (a antiga Judá, dos tempos davídicos), à Samaria e à Idumeia, esta última incorporada aos domínios judaicos pelo monarca hasmoneu, João Hircano.

De início, ela foi categorizada como um província de segunda categoria, governada por um Prefeito (praefectus), subordinado ao governador (Procurador) da província da Síria.

Após o reinado de Herodes Agripa I (41 a 44), passou a abranger todo o território que constituíra, no passado, o reino de Herodes, o Grande, excetuando-se no breve período em que Herodes Agripa II tornou-se rei de uma parte desse território.

Nessa segunda fase, o governo foi entregue a um Procurador, subordinado, diretamente, ao imperador romano.

Após a grande revolta de 66-70, o território foi anexado à província da Síria.

Prefeitos e Procuradores[editar | editar código-fonte]

De um modo geral, não havia grande distinção entre os poderes de que dispunha um Prefeito e um Procurador. Ambos possuiam, por exemplo, o "ius gladium", ou seja, o direito de proferir sentenças de morte.

As principais distinções entre ambos eram:

  • O Prefeito era escolhido entre membros da classe equestre e governava sob a tutela do Procurador da província a que estava vinculado, prestando-lhe contas de sua administração. Era nomeado pelo Imperador, mas podia ser demitido pelo Procurador.
  • O Procurador era escolhido entre membros da aristocracia senatorial e reportava-se diretamente ao imperador.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Borger, Hans - "Uma história do povo judeu", vol.1, São Paulo, Ed. Sefer, 1999.
  • Läple, Alfred - "A Bíblia hoje", 3a. edição, São Paulo, Edições Paulinas, 1984