Anexo:Lista de lugares em His Dark Materials

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esse artigo explica sobre os lugares fictícios da trilogia Fronteiras do Universo escrito por Phillip Pullman.

Jordan College[editar | editar código-fonte]

Jordan College (Faculdade Jordan, em português) é uma faculdade fictícia que existe em Oxford de um mundo paralelo ao nosso.[1] Esse lugar é onde a protagonista Lyra Belacqua foi criada.

O autor se baseou no Exeter College, da Universidade de Oxford para criá-la.[2]

Cittàgazze[editar | editar código-fonte]

Cittàgazze (algumas vezes abreviado para Ci'gazze) que significa "Cidade dos Pega-rabudas" em italiano, é uma cidade de um universo paralelo e desconhecido.

Foi mencionado em A Bússola de Ouro, como "uma cidade do céu": a cidade que ficou visível pela Aurora Boreal do mundo de Lyra, mas a descrição completa foi feita em A Faca Sutil quando Lyra e Will vão parar em Ci'gazze.

Ci'gazze é uma cidade litorânea, que parece ter raízes italianas. É descrita como uma cidade cheio de restaurantes, parasols, e uma arquitetura antiga (mas não velha). Não são mencionados dispositivos elétricos (lâmpadas eléctricas e frigoríficos).

Talvez a característica mais significativa dessa cidade seja a torre chamada Torre degli Angeli (Torre dos Anjos, em italiano), onde está a Faca Sutil. Mesmo assim, a cidade é atormentada pelos Espectros, fantasmas mortais invisíveis para crianças e pré-adolescentes, mas visíveis para adolescentes e adultos. Eles atacam os daemons das pessoas e deixam elas parecidas com zumbis. Por isso a cidade é totalmente sem adultos, mas cheia de crianças.

A grande quantidade de Espectros em Ci'gazze veio da Faca Sutil, porque sempre que ela abria uma janela, era criado um novo Espectro.

Mundo dos Mortos[editar | editar código-fonte]

O mundo dos mortos é o último dos mundos. Aparece no último livro da trilogia, The Amber Spyglass, como um mundo frio e desolado. Foi criado por Deus no início dos tempos. Quando um ser consciente morre, de qualquer universo, sua alma vai parar no mundo dos mortos.

Referências

  1. From Exeter to Jordan (em inglês) Oxford Today.. Página visitada em 9 de abril de 2013.
  2. Pullman brings back Lyra for Oxford mystery (em inglês) The Guardian. (6 de abril de 2003). Página visitada em 9 de abril de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]