Anexo:Lista de membros da Elite e da Liga da Justiça Elite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Esta página ou secção está a ser traduzida. Ajude e colabore com a tradução.

A Liga da Justiça Elite é uma equipe de super-heróis criada por Joe Kelly e Doug Mahnke. Suas origens remontam à 2001, com a publicação da história What's so funny about Truth, Justice & the American Way?, aonde foi retratada, pela primeira vez, a equipe conhecida como Elite, liderada por Manchester Black. Embora Black tenha se suicidado após os eventos narrados no arco de história A Batalha Final, publicado no ano seguinte, a equipe continuou operando, passando a ser liderada por sua irmã, Vera. Na 100ª edição da revista JLA, estrelado pela Liga da Justiça, as equipes se enfrentaram Ao final, iniciou-se uma discussão sobre as atitudes meramente reativas da Liga - e heróis como Flash e Arqueiro Verde optaram por se unir à Vera na criação de uma nova equipe, uma reformulação da Elite intitulada "Liga da Justiça Elite".

Elite[editar | editar código-fonte]

  • Manchester Black, nativo do Reino Unido, dono de forte sotaque e trajando uma blusa estampando a Union Jack, Black é o líder da equipe. Embora pouco tenha sido revelado sobre o passado do personagem, é insuado que, durante sua infância, sofreu repetidos abusos, físicos e sexuais, por parte de seus pais. O próprio viria a dizer que tais experiências fizeram com que odiasse os "heróis tradicionais", em especial aqueles que, como Superman, acreditavam em conceitos de moral elevada, como não matar sob nenhuma circunstância[1] . Ao final dos eventos de Ending Battle, ele se suicida após constatar que se tornou "um maldito supervilão", igual aos que tentava combater[2] .
  • Fusão a frio, jovem negro dotado da capacidade de manipular o campo eletromagnético. Superman acabou se tornando sua inspiração-mor para tornar-se um super-herói.
  • Zoológica é uma jovem vítima de experimentos governamentais que lhe concederam uma "armadura" simbiótica extraterrestre[3] . É posteriormente lobotomizada por Manchester Black durante a saga A Batalha Final e entra em coma[4] .
  • Chapéu, alcoolatra e dono de um chápeu dotado de poderes mágicos de origem desconhecida, mas que lhe concede a capacidade de controlar os mais diversos elementos, além de criar ao seu redor um campo místico que o protege de danos físicos.[5] Ele eventualmente sai do time após a entrada de Vera Black;
  • Coelhinha, uma colônia de bactérias que, ao ser trazida pela Elite do seu universo, tornou-se uma fortaleza flutuante. É o equivalente da Elite à Balsa do The Authority. Embora seja exibida apenas rapidamente, é possível notar que, entre os diversos itens contidos ali, encontra-se Excalibur e o esqueleto do mitológico Pégaso[6] .

Manchester Black[editar | editar código-fonte]

Black se manteve presente nas histórias de Superman após Olho por olho?, aparecendo como membro do Esquadrão Suicida durante o evento conhecido como Mundos em Guerra e como a mente por trás dos simultâneos ataques à Superman na saga A Batalha Final. Black nasceu no Reino Unido, conforme mostra seu característico sotaque e o uso de uma camiseta contendo a Union Flag. Pouco foi revelado sobre seu passado, mas entre as insinuações que o mesmo fez sobre sua infância, inclui-se o fato de que ele teria sido abusado física e sexualmente por seus pais durante sua infância e pré-adolescência. Manchester cresceu odiando os heróis mais tradicionais, em especial aqueles que, como Superman, possuíam crença em conceitos morais como nunca matar sob quaisquer circunstâncias, pois acreditava que a única forma de realmente acabar com o mal provocado pelos vilões seriam matando-os.

Durante a sega Mundos em Guerra, Black apareceu em Adventures of Superman #593, ao ser contratado pelo então presidente dos Estados Unidos, Lex Luthor, que desejava que Black liderasse uma nova versão do Esquadrão Suicida, que teria entre seus membros Químio, Plasmus, Shrapnel e Aço (John Henry Irons). A missão daquele esquadrão seria encontrar e soltar o monstro Apocalipse contra o conquistador galáctico Imperiex, causador do conflito que dava mote à saga. Entretanto, Apocalipse, ao ser solto, teria assassinado toda a equipe - com a exceção de Black, que, fugiu pouco após "reprogramar" a mente de Apocalipse, fazendo com que o ódio que ele sentia por Superman fosse redirecionado à Imperiex.

A aparição final de Black se deu durante a saga A Batalha Final, que foi publicado em todos os títulos de Superman durante os meses de Novembro e Dezembro de 2002. Nessa saga, Black controlou mentalmente dúzias de supervilões, revelando-os a identidade secreta de Superman e enviando-os atrás de todas as pessoas que herói já conheceu, desde amigos como Lana Lang e Pete Ross até o dentista de Clark Kent. Após conseguir finalmente conter os vilões, Superman encontra Black, e vê que ele havia invadido seu apartamento e assassinado sua esposa, Lois Lane. Black provoca Superman, tentando fazer com que ele o assassine e abandone suas crenças. Mas Superman resiste à tentação de matá-lo, e ainda diz que devotará o resto de sua vida a manter os vilões atrás das grades, não dentro de necrotérios.

Impressionado com a força de vontade de Superman, Black desfaz seus truques mentais, e revela que Lois ainda está viva. Black estava apenas tentando fazer com que Superman ficasse numa posição que forçasse ele a matar um homem. Black então faz com que todos os vilões esqueçam quem Superman realmente é, para então se suicidar.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

A sucessão de "Elite" para "Liga da Justiça Elite" transcorreu numa série de histórias publicadas entre 2001 e 2004 pela DC Comics, todas escritas por Joe Kelly.

Personagem Evento
Olho por olho?
(2001)
Mundos em Guerra
(2001)
A Batalha Final
(2002)
JLA #100
(2004)
Liga da Justiça Elite
(2004–2005)
Manchester Black
Fusão a frio
Chapéu
Zoológica (I)
Zoológica (II)
Vera Black

Liga da Justiça Elite[editar | editar código-fonte]

Compõem a equipe durante os eventos narrados na minissérie Liga da Justiça Elite[7] :

  • Vera Black, irmã de Manchester, Vera vê a Liga como um meio de redimir as ações de seu irmão;
  • Fusão a Frio;
  • A segunda Zoológica;
  • Corvo Manitu;
  • Arqueiro Verde
  • Flash
  • A esposa de Manitu, Aurora;
  • Major Desastre, um ex-vilão que optou por se regenerar após os eventos de Our Worlds at War;
  • Kasumi, aparentemente uma mercenária com mais de dois mil assassinatos realizados, mas, na verdade, uma identidade forjada por Batman para que Cassandra Cain, Batgirl à época, se infiltrasse na equipe;
  • Naif al-Sheikh, árabe especialista em espionagem.

Naif al-Sheikh[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • The Authority: as histórias do grupo que, segundo o escritor Christos Gage, "representa o conceito de super-heróis vigilantes levado ao extremo"[8] , são publicadas pela Wildstorm. A equipe acredita que sua obrigação em fazer o que é certo, ao lado de suas habilidades sobre-humanas, lhe concedeu a autoridade de interferir na sociedade[8] [9] , ignorando leis internacionais e a soberania nacional[10] [11] [9] dos países que julga ameaçados[8] [9] .
  • Thunderbolts, super-grupo da editora Marvel Comics, composto de vilões que, sob a liderança do Barão Zemo, adotaram novas identidades como super-heróis[12] com o intuito de enganar o público [12] [13] , mas cujos membros acabaram por se regenerar e se tornar heróis de verdade[12] .

Referências

  1. KELLY, Joe. MAHNKE, Doug. BERMEJO, Lee. [et al.]. Action Comics #775. [S.l.]: DC Comics. p.17
  2. KELLY, Joe; ROULEAU, Duncan; ALQUIZA, Marlo. Action Comics #796
  3. KELLY, Joe. MAHNKE, Doug. BERMEJO, Lee. [et al.]. Action Comics #775. [S.l.]: DC Comics. p. 21
  4. KELLY, Joe; ROULEAU, Duncan; ALQUIZA, Marlo. Action Comics #795. Publicada em Setembro de 2002.
  5. KELLY, Joe. MAHNKE, Doug. BERMEJO, Lee. [et al]. Action Comics #775. [S.l.]: DC Comics. p.15
  6. KELLY, Joe. MAHNKE, Doug. BERMEJO, Lee. [et al.]. Action Comics #775. [S.l.]: DC Comics. p. 14
  7. Aure Singh (20 de setembro de 2004). The Joseph League Elite: Joe Kelly talks "JLE" (em inglês) Comic Book Resources. Visitado em 7 de setembro de 2011.
  8. a b c Pereira, Andréa. Christos Gage em The Authority HQ Maniacs. Visitado em 04 de abril de 2010.
  9. a b c Figueira, Diego. AUTHORITY - SEM PERDÃO Universo HQ. Visitado em 04 de abril de 2010.
  10. Wildstorm Graphic Novels DC Comics. Visitado em 04 de abril de 2010.
  11. Wildstorm Graphic Novels DC Comics. Visitado em 04 de abril de 2010.
  12. a b c Oliboni, José. MARVEL APRESENTA # 30 - THUNDERBOLTS Universo HQ.
  13. BUSIEK, Kurt. BAGLEY, Mark. Thunderbolts: Justice, like lightning!. [S.l.]: Marvel Comics, 2001. ISBN 0-7851-0817-3