Lista de partidos políticos da República Popular da China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A República Popular da China (Zhōnghuá Rénmín Gònghéguó - 中华人民共和国) é apenas formalmente um Estado multipartidário. O art. 5° da Constituição de 04 de dezembro de 1982, inclusive, expressamente prevê a existência de outros partidos além do Partido Comunista da China (Zhōngguó Gòngchǎndǎng - 中国共产党), que é denominado o partido dirigente. Entretanto, a dominação do Partido Comunista é tal que a China é efetivamente um estado de partido único, assim apenas o PCC detém o poder eficaz a nível nacional.

Apesar do sistema político da RPC permitir também a participação de outros partidos menores e pessoas sem filiação partidária no Congresso Nacional do Povo (NPC), na prática é impossível a eleição de qualquer destes para as instâncias superiores de representação em razão do sistema político, que se compõe de uma série de eleições indiretas.

Oito partidos menores, denominados de partidos democráticos, também participam do sistema político sujeitando-se à liderança do partido dominante:

Estes partidos existem desde antes da Revolução de 1949 na China.

Ver também[editar | editar código-fonte]