Anexo:Lista de personagens criados por Chico Anysio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A lista a seguir apresenta a relação de alguns personagens criados pelo humorista brasileiro Chico Anysio.

Personagem Descrição Bordões
Albarde Albarde Grilo da Silva é um paciente neurótico que não sai do consultório do analista. " "
Alberto Roberto Ator e apresentador de talk show, considera-se um símbolo sexual. Usa touca de renda na cabeça e frequentemente interpela seus entrevistados com um "por quê?". Seu estrelismo muitas vezes tira do sério o diretor Da Júlia (Lúcio Mauro).1 "Não garavo!"
"Eu sou um símbalo sescual."
Albino Um sujeito albino considerado por todos um louco, por sempre estar tentando morder sua própria orelha. Mas, na verdade, ele é quem sempre tem as respostas mais lógicas para diversos assuntos. "Hum! Depois eu que sou maluco?!"
Al Cafone Sátira a Al Capone. Albertino Cafone Schiaro, mais conhecido por Al Cafone, é um gângster brasileiro2 que comanda a máfia local e tenta eliminar a concorrência a qualquer custo, com a ajuda de seus capangas Sarro e Nicotina. "Então foi você, ahn? Ahn?"
Alfacinha Antonio Benjamim Alfacinha é um vendedor, natural de Lisboa. Torcedor do Benfica, vive batendo de porta em porta na tentativa de vender seus produtos exóticos. Sempre oferece o seu cartão de visita às pessoas. "Antonio Alfacinha. Aqui está meu cartão."
Alfano Diretor de uma firma sempre envolvido em negócios confusos. " "
Alfinete " "
Apolo Apolônio Fortes vive descontente com seu casamento com Dona Pureza (Sandra Pêra/Cláudia Jimenez), uma mulher ninfomaníaca. "Ainda morro… disso!"
"Eu tô prejudicado."
Azambuja Paulo Maurício Azambuja é um malandro carioca, que foi jogador de futebol do Bonsucesso e participou de um conjunto musical na juventude. Vive aplicando golpes em parceria de Linguiça (Wilson Grey) e é filho de Dona Lupicínia (Haydée Fernandes). "Tô contigo e não abro!"
"Arrebenta a boca do balão!"
"Tá danado, tá danado…!"
Badé Mangaio Feirante que sabe da vida de todos os moradores de Chico City. " "
Baiano Sátira ao cantor baiano Caetano Veloso. Integrou o conjunto Baiano e os Novos Caetanos, ao lado de Paulinho Boca de Profeta (Arnaud Rodrigues). "Legal… Tô numa boa. Tá sabendo, Paulinho…?"
Bandeira Taxista "Gente finíssima!"
Bento Carneiro Valdevino Bento Carneiro é um vampiro nascido no Brasil. Com um sotaque caipira, ele se apresenta como "aquele que vem do aquém do além, adonde que véve os mortos".3 Mora em seu castelo junto de seu assistente corcunda Calunga (Lug de Paula). Nunca consegue assustar alguém: ao contrário, é um vampiro medroso e desnutrido. "Bento Carneiro, vampiro brasileiro… pzztt!"
"Tomou, papudo?"
"Não creu neu, se finouce."
"Minha vingança sará malígrina!"
Bexiga Enrico Bettega é um ex-sapateiro, nascido nos arredores de Nápoles. Mudou-se para o Brasil na década de 30, instalando-se no bairro do Bixiga, em São Paulo. Apesar de morar no Rio de Janeiro, nem sequer conhece o Maracanã. "Vá bene!"
Bicão " "
Bilac Biruta Cientista que cria invenções esdrúxulas e que se autointitula um gênio incompreendido. " "
Bilingui Fazendeiro, pai de Popó e dono de quase todas as terras de Chico City. " "
Bim Bim Cearense de Maranguape, entra em atrito por qualquer coisa que lhe digam. " "
Biu Nordestino cujo ideal é dividir o Brasil em dois grandes grupos, tendo a Bahia como base. Este personagem veio do livro de Chico Anysio O Tiéte do Agreste. " "
Bolada Sujeito fanático por futebol. Seu melhor amigo é o cachorro Jorge, que é malufista. " "
Bonfá Heitor Bonfá é um saxofonista que possui a boca torta e vive à sombra de sua esposa, uma famosa cantora lírica. " "
Bonfim Velhinho que odeia seu sócio Boamorte (Olney Cazarré). Porém, já em seu leito de morte, ambos revelam as trapaças que fizeram com o outro. " "
Bóris Carnavalesco2 que usa todas suas economias para se travestir em bailes da carnaval. Possui rivalidade com outro carnavalesco (Cecil Thiré). "É deboche, é deboche…"
Bozó Sérgio Dias Magalhães Marinho é supostamente o nome de Bozó, que afirma para todo mundo ser um funcionário da Rede Globo. Suas marcas registradas são os dentes proeminentes e a gagueira. Sua namorada é Maria Angélica (Alcione Mazzeo), que também usa um óculos de grau com lentes grossas.4 "Eu-eu trabalho na Globo, tá legal!?"
Brazuca Brasilino Basealdo da Conceição, conhecido por todos como Brazuca, é um sujeito que vive de fazer biscates. "Por causa que aqui… Qualé, Jacaré!"
Bronco Billy Parceiro de Bruce Kane em filmes de faroeste. Dublado por Waldyr Fiore. " "
Bruce Kane Bruce Kane é um ator que interpreta cowboys em filmes de faroeste. Dublado por Antônio Patiño e Isaac Bardavid.5 "Fui claro!!?"
"Eu sou Bruce Kane, de Cincinatti, Ohio!"
Caetano Codô Paródia ao político José Sarney. " "
Caio Malufus Paródia a Paulo Maluf. " "
Calheiros Gaudêncio Calheiros é o típico gaúcho, casado com Dona Elizete e pai de Wanderleia. "Bah, eu não quero saber de nada. De nada! Eu solto meu bode, mas prendo minha cabrita."
"Nós somos classe C, CLASSE C!"
Canarinho " "
Canavieira Walfrido Augusto Canavieira é um empresário e político corrupto, que já foi prefeito de Chico City6 . Populista, sempre inaugura alguma obra pública, mesmo que inútil e mal-acabada, para livrar-se das críticas do povo. É o síndico do prédio em que mora, no Rio de Janeiro. É admirado e imitado por João Mocó (João Cláudio Moreno). É também filho do Professor Raimundo. "Povo de Chico City…!"
"Mas não hoje, porque isso aí já é ouuutra despesa."
Capitão Trovão Eusébio Nepomuceno é um ex-torturador na época da ditadura, o qual está sempre reencontrando suas vítimas,7 especialmente uma: Raimundo (Lourenço Cazarré). "Raimundo…!"
Caramuru " "
Cascata Armando Cascata é um palhaço que faz dupla com seu filho Cascatinha (Castrinho). O quadro fez tanto sucesso que Cascatinha, cujo bordão era "Meu pai-pai!", apresentou o programa Balão Mágico e quadros próprios em outros programas humorísticos. "Meu garoto!"
Castelinho " "
Celso Garcia Um mendigo esclerosado, que vive de baixo da ponte junto de seu amigo Vieira Souto. "Orra meu…!"
Charles Westminster Personagem que fala um misto de inglês e português e que afirma ser pertencente à coroa inglesa. "Eu sou Charles Westminster, The Third."
Chiquitim Boneco de ventríloquo que vê a realidade de maneira crítica. Este personagem não chegou a ser gravado, ficando só no papel. " "
Cisso Romão Jornalista correspondente do telejornal "Jornal do Lobo" em Nova York. " "
Cleofas Milionário que conversava ao telefone com as maiores celebridades do mundo. Baseado no livro de Chico Anysio O Telefone Amarelo. " "
Coalhada Otávio Arlindo Antunes do Nascimento é um futebolista estrábico, de cabelos encaracolados, que já exibiu seu futebol em diversos clubes, com a ajuda de seu empresário, Bigode (Amândio Silva Filho). É caracterizado no estilo "Sócrates". Apesar de se achar um craque, é um perna-de-pau que vive se defendendo das críticas de torcedores e comentaristas esportivos. "Mas hein!?"
"Depois eles dizem que o Coalhada é isso, que o Coalhada é aquilo…"
Comandante Alencar " "
Coronel Bezerra Lineu Bezerra é um fazendeiro que possui rivalidade com seu vizinho, o Coronel Pantoja (Jô Soares). O ódio era recíproco, mas os dois fingiam hipocritamente ser amigos. "Bem pensado, bem pensado"
Coronel Candinho Coronel que conversava com o também coronel Ventura (Antônio Carlos Pires) em frases metrificadas e rimadas. " "
Coronel Lidu Irmão gêmeo de Lineu, Lidu Bezerra é um fazendeiro que possui total controle sobre os habitantes de sua cidade. "Homem muito generoso, né Relâmpago?
Coronel Limoeiro João Pessoa do Limoeiro é um fazendeiro que morre de ciúmes de sua bela esposa Maria Tereza (Zélia Hoffmam). "Maria Tereeeeza! Isso me ama, isso me ama. As pessoas dizem que ela se casou comigo porque eu tenho dinheiro, mas não… Isso me ama!"
Coronel Lindomar " "
Corrimão Presidiário desastrado que sempre atrapalha os planos de fuga de seus companheiros. É amigo de Seu Boneco (Lug de Paula). " "
Delegado Matoso Delegado corrupto de Chico City, onde pessoas procuram sua delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência contra trambiqueiros que lhes prejudicaram de algum modo, mas os tais trambiqueiros sempre acabam sendo libertos de imediato por terem um “certo vínculo” com o tal delegado. Seu sonho é entrar para a Polícia Federal. "Eu ainda acabo na Federal…"
Divino João Lírio do Amor Divino é um guia espiritual que não possui religião, dá preferência em suas consulta às mulheres. Ilude a boa-fé das pessoas, com a ajuda de seu assistente Serafim (Martim Francisco), se passando por líder de uma seita religiosa. "Divino sabe, divino diz."
"Divino cura, sara, purifica e… machuca."
Dona Dedé Deolinda Maria das Dores é uma doméstica sempre à procura de emprego, porém sem sucesso. "Senhora não, senhorita! Eu sou mocinha, menina moça."
Dona Ilária Ilária de Gouveia é uma idosa portuguesa que, devido à pouca inteligência, viva colocando o marido Salustiano em confusões. " "
Doutor Excelência " "
Doutor Rosseti Carlindo Rosseti Bravo é um empresário que esconde a homossexualidade e seu caso com o cirurgião plástico Dr. Pedro Logulo Paixão (Ariel Coelho/Leandro Hassum).1 "Um salto sete e meio, bordado de strass…"
Doutor Salgado Sujeito moralista linha-dura. "Isto aqui é um bordel!"
Ecolouco " "
Esquerdinha O político subversivo. Depois voltou em Chico City como Setembrino. " "
Flávio Miralski Crítico musical que fazia participações no 'Jornal do Lobo' " "
Flora Romão " "
Franciscano Frei Justino Assis de Paula, popularmente conhecido como Franciscano, é um homem sempre disposto a ajudar e sempre é procurado pela população por ajuda. "Como essa gente muda…!"
Francisco Sufrágio Político que refuta a ideia de se tornar presidente. " "
Frota Frota Passos Dias Aguiar era um taxista que odiava sair do ponto e pegar o trânsito caótico de São Paulo. " "
Fukida Japonês que possui dificuldades em dominar a língua portuguesa. " "
Fumaça Idalino é um português e vascaíno, dono do Boteco do Idalino, conhecido por seus frequentadores como Boteco do Fumaça, nome pelo qual não gosta de ser chamado. Recebeu esse apelido por fumar escondido de todos. Fica muito nervoso quando está recitando e é interrompido. "Qualquer dia fecho isto e abro um banco, que é muito mais seguro."
"Tatata tarariu!"
"Ah, Cabral! Por que foi que descobriste isto?!"
Galileu " "
Gamação Ingênuo mecânico que, à noite, transforma-se em Lord Black, falso malandro. " "
Gastão Gastão Franco é extremamente pão-duro. É casado com Eddy Lammar (Selma Lopes/Agnes Fontoura) e tem como doméstica dona Felinta (Tutu Guimarães). Sua cunhada Lana Turner (Estelita Bell) possui a aparência de uma senhora idosa, porém afirma ter 37 anos e só conhece coisas modernas. Ela é casada com Porto Seguro (Walter D'Ávila). Em uma das temporadas (TV QCV), foi diretor e produtor de uma emissora de televisão, onde discutia orçamentos com o produtor Gato (Nizo Neto). "Pão duro, não! Eu sou controlado."
"Quer poupar, popa!"
Genival " "
Gualicho Personagem caipira, amigo de Farewell. "Ô confusão, lamentozinho mais 'intrapaiado'!"
Haddock Lobo " "
Haroldo Haroldo P. Brasão é um personal trainer homossexual que sempre tenta, em vão, passar à condição de heterossexual. Porém, é sempre lembrado de seu antigo codinome - Luana - pelo amigo Leon (Paulette/Eduardo Martini). "Para com isso! Eu sou Haroldo, o hétero machão"
"Agora sou hétero. Mordo você todinha!"
Hilário Médico que deixa seus pacientes enrolados com suas perguntas impróprias. " "
Honório Kauser Repórter do telejornal "Jornal do Lobo", especialista em assuntos médicos mas sempre acaba trocando os nomes das partes do corpo humano, por outros nomes em suas explicações. "Porque veja, veja…"
Jean Pierre Jean Pierre Canavieira Nepomuceno é primo de Walfrido Canavieira. Intelectual e milionário de meia-idade, mora em Chicópolis, cidade vizinha de Chico City. "Ora, mas que gracinha…!"
João Ninguém João Ninguém da Silva é um mendigo que costuma invadir a sede da prefeitura de Chico City à noite, para usar o telefone. "Tá olhando o quê? Até parece que você é alguém!"
Joca Ezequiel Foi o primeiro nome do personagem Profeta. " "
José Maria Idoso que, apesar dos muitos anos de convivência, ainda ama sua esposa Maria José (Camila Amado). " "
Jovem Jovelino Venceslau dos Santos é um adolescente rebelde. É conhecido como "Jovem" devido ao seu nome: JO de Jovelino e VEM de Venceslau. Não gosta da superproteção de sua mãe (Lupe Gigliotti) e é amigo de Cabuça (Marcelo Caridad). "Pô, mãe! Eu sou jovem!"
"Vai ficar com cara de bundão, ó, ó!"
"Jovem é outro papo!"
Justo Veríssimo Justo Veríssimo de Santo Cristo é um político corrupto2 que possui ojeriza a pobres. No programa Zorra Total, seu segurança é Cadelo (Nizo Neto), cujo bordão é "Não sou feio: sou exótico". "Tenho horror a pobre!"
"Quero que pobre se exploda!"
Juventino Senta Aí " "
Karlos Kafunga Um âncora com coriza do telejornal "Jornal do Lobo". " "
Kenny Rocha Personagem criado somente para a campanha publicitária do Unibanco. Acabou ganhando espaço no 'Estados Anysios de Chico City'. " "
Lingote Lingote Dubom é um hippie idoso viciado em remédios. É pai de Linguinha. "Falou… Aííí, ó…!"
"Bateu pra tu?"
Linguinha Personagem criado para a novelinha infantil Lingüinha x Mr. Yes, Linguinha é um herói que não usa arma e frequentemente coloca a língua para fora. Seu grande inimigo é Mr. Yes (Luiz Delfino), que quer dominar o mundo pela poluição do ar e conta com os serviços da gangue dos "Marajoaras", comandados por um chefe extremamente cruel (Iran Lima). É filho de Lingote.8 " "
Lobato Mordomo e dublê de motorista que sempre recebe a culpa pela traição de sua patroa. " "
Lobo Filho Evilásio Lobo Filho é um locutor que comanda o programa de rádio "Show do Lobo". Já apresentou o telejornal "Jornal do Lobo" na principal emissora de Chico City. "Lobo Filho, este amigo de vocês."
Lord Black Luiz Fernando é um frequentador da vida noturna que sempre entra em confusão por causa de sua namorada Pretória (Marilu Bueno/Stella Freitas). Mas de dia ele é mecânico e se chama Gamação. "Nega xexelenta…"
"Eu vou dale porrada nessa nega!"
Maria Baiana Vendedora de cocada que não gosta do trabalho. " "
Mariano Mariano Rego dos Prazeres é um estilista que já vestiu as mulheres mais ricas e famosas do mundo. Tem uma ótima relação com o filho Reginaldo, homossexual como ele. "Póóóde…? Guerra de perereca!"
Marmo Carrara Delegado que tem, como parceiro, o detetive gay Menudo (Antônio Pedro). "São esses meus olhos cor de mel…"
"Mas por que eu? Logo eu, com esta cara de macho?"
Mauro Maurício Ator de televisão galã, é irmão de Alberto Roberto. " "
Meinha Alcidésio Veramundo Tupiniquim, conhecido como Meinha, por usar uma meia-calça na cabeça, é um jogador de futebol que saiu de times sem expressão no Brasil diretamente para a Europa. "Hmmmmmmmmmmmmm…" (fazendo beicinho)
Milton Gama Radialista que apresenta o programa de rádio típico da década de 1950, "O Show do Milton Gama", com orquestra ao vivo, comandada pelo maestro Woody Além (Tim Rescala) e um trio vocal feminino, o Trio Las Chatas. Também faziam parte do programa o sonoplasta Piu Piu (Luiz Carlos Tourinho) e os locutores Maria Goncilio e Ciro Jatene. "Feliz, feliz, feliz, feliz… com a sua audiência!"
"Milton Gama não é mole não!"
Mirandinha " "
Mister Happy " "
Napoleão Médico ciumento que implica com todas as amigas de sua esposa Darci (Mônica Martelli), por acreditar que ela seja lésbica e esteja tendo caso com as tais amigas. Sua esposa sempre o alerta, dizendo que um dia ele ainda irá acabar perdendo-a. "Eu sei o que estou fazendo."
"Eu ainda arrumo grana pra arrumar o meu nariz…"
"Pra outro homem até pode ser, mas pra outra mulher, nunca! Ainda mais com esse nariz…"
Nazareno Nazareno Luís do Amor Divino é um funcionário público que trata mal a sua esposa Sofia (Leila Miranda/Thelma Reston), por ela ser muito feia.9 Em contrapartida, Nazareno vive elogiando a empregada2 (Monique Evans/Gisele Fraga). "Ca-la-da! Senta aí!"
"Isso não é mulher…"
"Eu estava de porre, naquele tempo eu bebia…"
"Tanta gente é e não sabe. Eu doido pra ser e não consigo!"
"Tá com pena? Leva pra você!"
"Vai dizer que você não trocava?!"
Neyde Taubaté Neyde Maria Aparecida Taubaté é a apresentadora do telejornal "Jornal do Lobo". "Uau… Não é mesmo?"
Nicanor Nicanor C.A.L. Osório é natural de Serra Talhada e vive queixando-se de seu calo. "Ai, meu calo! Ai, meu calo! Amééééérica!"
Nico Bondade Antônio Bonifácio B. Lopes é um ex-balconista da pequena Pitangui, cidade do interior mineiro. Homem bondoso, vive enfrentando o drama da procura de um emprego, pois é difícil conseguir uma colocação na sua idade. "Ai, meu Jesuisinho! Eu não posso perder esse emprego!"
Nozinho " "
Olegário Rapp Personagem afeminado que vivia às voltas com bonecas de plástico. " "
Olindo Olindo Holanda é um costureiro pobre que gasta todo seu dinheiro em fantasias de Carnaval. " "
Osvaldão Oswaldão Leão Coelho é um banqueiro, cujo filho Rodolfo (Felipe Martins) sonha em ser bailarino. " "
Padre Miguel Padre que faz qualquer coisa para conseguir atender aos fiéis e que sabe sempre como se livrar das artimanhas do demônio. " "
Painho Ruy de Todos os Santos é um pai-de-santo homossexual2 , nascido na Bahia. Pessoas importantes da sociedade baiana sempre requisitam os serviços de Painho para que ele fale da sorte e futuro de cada um através dos búzios. "Afffe! Eu tô morta!"
"Eu sou doooido por essa neguinha."
Pantaleão Pantaleão Pereira Peixoto é um aposentado que está sempre a contar histórias falsas. Vive em sua cadeira de balanço, na companhia de sua esposa Tertuliana (Suely May) e de Pedro Bó (Joe Lester), um adulto com postura de criança6 adotado por ele. Sempre pergunta para sua mulher se ele está mentindo que, por sua vez, não tinha coragem de contradizê-lo e sempre garantia ser verdade. Possui um óculos com uma lente escura e outra incolor. Seu visual é inspirado em Dom Pedro II, enquanto a voz é similar a do cantor Luiz Gonzaga. Suas histórias sempre ocorrem no ano de 192710 . Apresenta grande semelhança com Alexandre, personagem criado por Graciliano Ramos em Alexandre e outros heróis11 . "É mentira, Terta?"
"Pois bom, numa ocasião em 1927…"
Paulo Brasilis Paródia do jornalista Paulo Francis, que fazia participações no 'Jornal do Lobo'. " "
Paulo Jeton Paulo Jeton Semuah é um senador que, apesar de odiar Brasília, vive candidatando-se ao Senado. "Me dê cem razões para eu estar em Brasília. Cem não, me dê uma!"
Pedro Fortes Locutor que encerra o programa Chico Total, informando falsas manchetes do próximo programa. "Alegria, alegria. Faça como eu: sorrrria… Techau!"
Popó Apolônio Trunfas de Pandolé e Pandolé é um museólogo aposentado, que afirma ter 364 anos de idade, já que faz aniversário de quatro em quatro anos. É o irmão mais velho de Severino Pandolé, inimigo político de Walfrido Canavieira. Ranzinza, vive brigando com seu amigo Alpamerindo (Jomba/Francisco Dantas), o qual sempre é chamado de idiota. "Alpamerindo, você é idiota! Você é iiidiota!"
Primo Rico Um homem da alta classe, muito rico e elegante, dono de muitos bens. Sempre recebe a visita de seu Primo Pobre (Brandão Filho) que lhe conta como é a difícil vida das pessoas menos favorecidas. Por sua vez, Primo Rico, diz que o primo perde tempo em não procurá-lo, seja qual for a necessidade, mas nunca tem tempo para ajudar. "Primo, primo, você é uuuótimo!"
"Gaaarotão!"
Professor Beira Baixa Professor português de física, elucidava tramas intrincadas. Personagem da primeira safra de Chico, nos anos 60. "Elementar!"
"Vou dar-te um karatê mortal!"
Professor Gavião Professor que ensinar alunos aspirantes a serem comediantes e sempre ri de suas esquetes. "O humorismo é uma coisa muito fácil de se fazer: tem que ser discreto."
Professor Raimundo Raimundo Nonato Canavieira é um professor que dedicou sua vida ao magistério e, como típico professor brasileiro, é mal remunerado.2 "E o salário, ó!"
"Vai comendo, Raimundo…"
"É vapt-vupt!"
Profeta Jesuíno é um profeta de voz grave e pausada, com cabelos e bigodes brancos e compridos, que ensinava seus provérbios. "Podem ficar à vontade…"
Prometeu Sujeito sempre interrompido durante sua lua-de-mel. "Prometeu… mas não cumpriu!"
Quem-Quem Cristóvão Boaventura é um garçom fanho. "Morro teso, mas não perco a pose."
Quirino Caipira casado com Nonoca (Suely May). " "
Roberval Taylor Principal locutor de Chico City, dedica poesias para as mulheres. Foi também um dos apresentadores do 'Jornal do Lobo'. "Roberval… Tayyylorrr…"
Roda-presa Taxista de Brasília, que costuma discutir a situação política do país com os passageiros. " "
Romero Gordi Paródia do ex-ministro do trabalho no governo Collor, Rogério Magri. "No bojo…"
Roubonildo da Afanação
Sacadura Sacadura Alvaralhão Pontes é um executivo português, formado em Coimbra e extremamente apaixonado por Leilinha (Heloísa Périssé). "Mas que tempo eu perdi em Coimbra!"
Salomé Salomé Maria da Anunciação é uma idosa gaúcha, natural de Passo Fundo, que conversa intimamente com o presidente Figueiredo chamando-o de guri, que tinha como nome João Batista, o mesmo do santo que na Bíblia teve a cabeça cortada para agradar a dançarina Salomé. "Barbaridade, tchê!"
"Eu faço a cabeça do João Batista ou não me chamo Salomé"
Santelmo Santelmo dos Anjos é um crédulo e honestíssimo cidadão, incapaz de contar uma só mentira. É bastante dedicado à sua mulher, Dona Dadivosa. "Tem que ser que nem que eu sou: durão!"
" Eu não sei mentir…"
"Ô vida!"
Savi Sevic O típico judeu. " "
Setembrino Republicano Opositor político ferrenho de Canavieira em Chico City. "Humm… Minino, mas olha minino!"
Seu Genaro " "
Seu Jayme Jayme Wenceslau Salgueiro é o braço direito do Doutor Amâncio, um empresário casado com a linda e adúltera Dona Berta. "Ô…"
"Imp'sionante, imp'sionante!"
Severino Pandolé Severino Pandolé de Pandolé é um escriturário ligado à ecologia e o irmão mais novo de Seu Popó. "Eu sou o homem dos passarinhos!"
Silva Onestaldo Veridiano da Silva é um caixeiro-viajante, natural da Paraíba. Apesar de ser feio, é muito assediado pelas mulheres. "Safadim, safadim… bunitim!"
"Vamo cumê uma panelada lá na casa de Cheiroso?"
Simplício " "
Sudênio Nordestino traumatizado pela seca, que não podia ouvir nada que lhe lembrasse a caatinga. "Tuinha, tu me perdoa?"
Tadinho Sujeito frequentemente traído por sua esposa. " "
Tan-Tan José Tânio da Cruz é um sujeito esquizofrênico, o qual acredita que o mundo está repleto de loucos. "Só tem tan-tã! Só tem tan-tã!"
Tavares Altino Belo Tavares da Cunha é um malandro carioca que vive bêbado. Casou-se com a rica e feiosa Elisabeth, a qual é chamada por ele de Biscoito (Zezé Macedo). "Sou! Mas… quem não é?"
"Business é business."
Tetéu Telêmaco Nogueira da Foz é um taxista que admira muito Reginaldo (Ítalo Rossi), um conquistador das mulheres. "Hummm… Reginaldo! Reginaaaaldo!"
Tim Tones Paródia dos pastores evangélicos cujo único interesse é arrecadar ofertas. O nome faz referência a Jim Jones, um psicopata fanático religioso americano, que organizou um suicídio em massa. Timothy da Silva, como é conhecido, enriqueceu com sua família por meio da falsa seita que criou. "Podem correr a sacolinha…"
"Que a paz de Tim Tones esteja em todos os lares."
Túlio Boccanegra Paródia ao repórter Silio Boccanera, é o correspondente internacional do "Jornal do Lobo". Possuía uma expessa barba negra. " "
Tutóia Corintiano com acentuado sotaque paulista, que sempre interrompe as filmagens de um estúdio. " "
Tutu Milionário que tem que lidar com as aventuras da mulher Dondoca (Maria Lúcia Dahl) e com a criada Tiete (Duse Nacaratti). " "
Urubulino12 Sujeito pessimista e agourento, que sempre acredita que tudo dará errado.13 14 Usa cartola e casaca pretas, assemelhando-se a um urubu. "Mas pode piorar…"
Valentino Valentino Rodolfo dos Santos é um inocente e tímido menino, o qual vive sendo assediado por Lolita (Gisele Fraga), mais velha que ele. "Eu sou criança, eu não sou de nada…"
Véio Zuza Teophilo Batista é um preto velho que está sempre dando conselhos para os habitantes de Chico City. "Hehehe. O Véio entende, meu fio…"
Vieira Souto João Paulo Vieira Souto é um mendigo que um dia foi um embaixador, mas que acabou morando debaixo da ponte, depois que sofrera um acidente de automóvel, desenvolvendo uma espécie de amnésia. Tem como amigo o também mendigo Celso Garcia. "Se eu não fosse calmo…"
"All beg all pade."
Virgílio " "
Vovó Zefa Idosa portuguesa que vive recordando o passado, folheando um álbum de fotografias. " "
Washington Washington Castro é um líder estudantil rebelado contra qualquer regime, defensor do comunismo. "O povo oprimido, jamais será vencido!"
Zé Faxineiro Profissional responsável pela limpeza do gabinete do presidente da República. " "
Zé da Silva José da Silva, conhecido popularmente como "Zé", é um detetive brasileiro que sonha ser igual aos detetives do cinema. "Não se movem! Fiquem onde estarem!"
Zé Tamborim José Basealdo da Silva é um compositor de samba que, por muitos anos, desfilou na Portela. Frequentador do bar "Café Bola Branca", que, é frequentado apenas por pessoas negras. Sempre tem em mãos um poema, poesia ou canção que escreveu em embalagens de pacotes de cigarros. É amigo de Cuíca, o qual é um grande fã seu. Conhecido como "Poeta". "Eu sou poeta, poeta popular."
"Eu tô, tô um pouco rouco!"
"Não saia sem falar comigo."
Zelberto Zel Sátira ao cantor baiano Gilberto Gil.15 Candidato a prefeito de uma cidade do Nordeste do Brasil, tem como parceiro Caretano Zeloso (João Cláudio Moreno). "Soteropolitanos e soteropolitanas, vamos carnavalizar geral!"

Notas[editar | editar código-fonte]

  • O Professor Raimundo foi o primeiro dentre os 209 personagens criados por Chico Anysio. Foi o primeiro personagem criado para o rádio e, posteriormente, o primeiro para a televisão.16
  • A personagem Salomé teve uma participação especial na telenovela Feijão Maravilha. Chegou ainda a participar do programa Zorra Total.
  • Um dos bordões de Pantaleão serviu como título do livro escrito por Chico Anysio em 1973, intitulado É Mentira, Terta?17 .
  • Em 2007, foi lançado o livro É Mentira, Chico?, o qual contém caricaturas feitas por 40 cartunistas (entre eles Ziraldo, Aroeira, Cárcamo, Chico Caruso e Paulo Caruso) e textos briográficos sobre os personagens de Chico.17
  • Roberval Taylor foi inspirado na voz de barítono do radialista brasileiro Hélio Ribeiro.18
  • A esposa do Coronel Limoeiro inicialmente receberia o nome de Adalgisa. Durante uma gravação da esquete, entrou em cena a atriz Maria Teresa. Chico Anysio a homenageou dando-lhe seu nome à personagem. Algumas pessoas creditavam o nome da personagem à Maria Teresa Fontela Goulart, esposa do ex-presidente João Goulart.

Referências

  1. a b Chico Anysio está de volta aos sábados Diário de Pernambuco, acessado em 23 de agosto de 2009
  2. a b c d e f O escrevinhador do futuro Chico Anysio Revista Kalunga, acessado em 5 de abril de 2009
  3. Vampiros famosos Rede Globo, acessado em 8 de abril de 2009
  4. Mulher Solidariedade Tele História, acessado em 8 de abril de 2009
  5. BRAUNE, Bia & RIXA. Almanaque da TV: Histórias e Curiosidades Desta Máquina de Fazer Doido. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
  6. a b A cidade de Chico Anysio Zero Hora, acessado em 27 de agosto de 2009
  7. USTRA, Carlos Alberto Brilhante. Rompendo o silêncio. Brasília: Editerra, 1987.
  8. Lingüinha x Mr. Yes Mofolândia, acessado em 23 de novembro de 2009
  9. CHICO TOTAL - 2ª versão Memória Globo, acessado em 23 de agosto de 2009
  10. Trecho do livro "É Mentira, Chico?" Marie Claire, acessado em 3 de abril de 2009
  11. Alexandre e outros mentirosos adoráveis. Quanto Drama! -Veja, 12 de dezembro de 2013
  12. Jeovane Nunes comemora o sucesso de seu invejoso Zeca Pimenteira Extra Online, acessado em 6 de abril de 2009
  13. A falta que faz os programas de humor do versátil Chico Anysio Diário de Pernambuco, acessado em 6 de abril de 2009
  14. Foi bem A Notícia, acessado em 6 de abril de 2009
  15. LOPES, Cássia. A Recaricatura de Gilberto Gil: Zelberto Zel Salvador: IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2008.
  16. Francisco outonal NordesteWeb, acessado em 3 de abril de 2009
  17. a b Personagens de Chico Anysio em charges e caricaturas Universo HQ, acessado em 3 de abril de 2009
  18. Tributo - O radialista Hélio Ribeiro IstoÉ Gente Online, acessado em 3 de abril de 2009
Ícone de esboço Este anexo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.