Lista de personagens da série Donkey Kong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bongôs do personagem-título, Donkey Kong.
O criador da série, Shigeru Miyamoto.

Esta é uma lista das personagens da série de videogames Donkey Kong.

Fámilia Kong[editar | editar código-fonte]

Donkey Kong[editar | editar código-fonte]

Também conhecido como DK, estreou no jogo com o seu nome, que serviu de trampolim para a fama de Mario. Ficou esquecido por um tempo. Tentou-se reavivar D.K. Jr. em Super Mario Kart, mas não foi à frente. Só quando surge da Rare a idéia de criar o jogo D.K. Country, que estrearia ele mesmo e Diddy, foi que seu nome voltou a ser conhecido no mundo todo. Continuou-se a saga com mais duas séries (2 e 3) e depois disso só ganhou espaço na Nintendo; em Mario Kart, do N64, no famoso Super Smash Bros. e em jogos estreados por ele mesmo. Seus detalhes característicos são: usar uma gravata vermelha onde estão gravadas suas iniciais, é a sua única peça de roupa. Grandalhão e muito forte, chega a ser um pouco rude também, mas não demonstra ser muito inteligente.

Candy Kong[editar | editar código-fonte]

Candy é uma macaca de cabelos loiros e linda,ela aparece em Donkey Kong 64 e em Donkey Kong Country. Todos os macacos se apaixonam por ela. Candy é linda e charmosa, seus beijos são de cura. Ela aparece primeiramente na série Donkey Kong Country ajudando o jogador a gravar o jogo. É uma personagem muito romântica, manda beijinhos e faz posses (DKC), e que gosta muito de dançar, como mostra o 1° jogo da série do Game Boy Advance, onde você deve imitar seus passos em um dos mini-jogos. É a namorada de Donkey Kong. Candy aparece também em outros jogos como Donkey Kong Land, do GBA, e Donkey Kong Country Advance, do GBA, sempre com a mesma missão.Ela também aparece em Donkey Kong 64, onde restabelece sua saúde e lhe vende instrumentos musicais.

Cranky Kong[editar | editar código-fonte]

Avô de Donkey , seu nome era Donkey Kong no primeiro jogo de Mario, mas quando foi lançado Donkey Kong Country, ele passou a se chamar Cranky e Donkey Kong passou a ser o Kong protagonista. Cranky foi o primeiro inimigo de Mario, antes mesmo de Bowser. Ele é um macaco muito experiente e sempre está aconselhando os Kong mais jovens sobre o que devem fazer.

Chunky Kong[editar | editar código-fonte]

Seu grau de parentesco entre os Kong é de irmão mais velho de Kiddy Kong , o que já era de se esperar, porque ele é grande e forte como o irmão e também é primo de Dixie e Tiny Kong. O último comentário sobre Chunky foi a controvérsia da música Donkey Kong Rap que foi mudada no jogo Super Smash Bros. Ele , em Donkey Kong 64 havia uma frase dizendo "one hell of a guy", e no Smash mudaram para "one heck of a guy" quando incluíram na letra da música.

Diddy Kong[editar | editar código-fonte]

Criado pela Nintendo para ajudar o seu tio Donkey Kong em 1994 no jogo Donkey Kong Country, Diddy fez muita fama na Nintendo e em seguida protagonizou o 2° jogo da série com Dixie, mas foi raptado no 3°. Apareceu também em D.K. Land (GB). Depois de (pouco) tempo sumido, ele voltou em jogos como Donkey Konga e a série de jogos esportivos do Mario (Kart, Tennis, etc). Seus detalhes característicos são: boné vermelho com o logo da Nintendo estampado nele e uma regata vermelha com estrelas na frente, o número certo de estrelas é difícil se dizer, as vezes aparece com 1, 2 ou até 3 na estampa. No desenho oficial da Nintendo aparece apenas 1 (nem sempre). Muito bagunceiro e atrapalhado, usa seu rabo para tudo, consegue até mesmo se equilibrar em cima dele.

Dixie Kong[editar | editar código-fonte]

Dixie, em sua primeira aparição ajudou seu namorado Diddy a salvar Donkey Kong no jogo de sucesso Donkey Kong Country 2. Logo após ela aparece junta a Kiddy Kong seu primo mais novo, agora em um jogo com seu nome, o último da série D.K. Country, no qual precisaria agora de salvar Diddy e Donkey. Com a força de seus cabelos ela consegui voar e se pendurar com facilidade, esta é sua maior habilidade. Criada em 1995 pela Rareware (tanto que o logo da produtora está em sua boina), está até hoje entre os Kong's e faz muito sucesso. Dixie quase sempre aparece mascando seu chiclete. Na série de TV de Donkey Kong Country, Dixie tem um design diferente da série de jogos (mas nem tanto) e ela tem sido dada com pele bronzeada como a de funky kong. Ironicamente, enquanto Candy Kong é menos passiva do que nos jogos, Dixie kong não é tão dinâmica além de não conseguir muita ação. Na série animada de Donkey Kong country, Dixie tem um hábito de ficar sempre perdendo os mascotes que tem. DORA

Donkey Kong Jr[editar | editar código-fonte]

Além de parecer muito criança ainda é o pai de Donkey, seu nome surge em 1982 no arcade também chamado Donkey Kong Jr, jogo onde ele deve salvar seu pai Donkey Kong se arriscando entre inimigos. Se torna, a partir daí, um personagem memorável para a Nintendo e retorna, mais tarde, em Super Mario Kart, para SNES, mais gordo e com a aparência do Donkey Kong (das séries). Em Mario Tennis 64 ele volta como personagem selecionável e pode jogar junto a com o DK que conhecemos. Impecável no visual anda sempre com uma regata que leva a letra "j" maiúscula de Júnior.

Funky Kong[editar | editar código-fonte]

Funky é amigo dos Kong's desde o primeiro jogo da série Donkey Kong Country, onde os transportava para todo lugar. No terceiro jogo da série ele passa a fabricar os transportes dos Kong's. Em Donkey Kong 64, Funky é responsável pela fabricação de armas naturais para os Kongs. Tem um "tipão" de surfista malandro, sempre com sua prancha, óculos de sol, sandalhas, uma bandana na cabeça e uma enorme de uma medalha no peito.

Kiddy Kong[editar | editar código-fonte]

Mais um dos Kong's, criado em 1996 para ajudar sua prima Dixie a salvar Donkey e Diddy. Adora morder seu pijama azul na altura dos pés. Um bebezão Kong, Kiddy parece não ter sido muito lembrado pela Nintendo ultimamente em bons papéis ao lado de sua família. Tornou-se famoso após Donkey Kong Country 3. Seu jeito engraçado e brincalhão de ser encantou vários fãs. O seu grau de parentesco com os Kong's é de irmão mais novo de Chunky e primo de Dixie e Tiny.

Lanky Kong[editar | editar código-fonte]

O Kong mais misterioso da série ,com a história mais desconhecida de todas. Não se sabe bem qual é o seu grau de parentesco com os Kongs, mas sabe-se que ele não é da mesma espécie. Ele aparece apenas em Donkey Kong 64 ao lado de seus amigos.

Swanky Kong[editar | editar código-fonte]

Swanky é suposto irmão de Donkey pois os dois tem uma incrível semelhança, todos concordam que ele seja irmão de Donkey pois sem ele não há explicação para um pai de Diddy. Ele aparece no Donkey Kong Country 2 e 3, onde é possível divertir-se em seus jogos e ganhar itens, bananas e etc.Ele também faz participação especial no jogo Mario Superstar Baseball. Está sempre sorrindo e mostrando seus dentes de ouro, pois é disso que ele mais gosta.

Tiny Kong[editar | editar código-fonte]

É a irmã mais nova de Dixie Kong e prima de Chunky e Kiddy. Sua história é desconhecida e pouco se sabe sobre ela. Tiny é uma linda macaquinha, e sua principal característica são as marias-chiquinhas que usa no cabelo. Ela aparece em Donkey Kong 64 (Nintendo 64), onde é salva por Diddy Kong no segundo mundo (Angry Aztec), e é a terceira personagem a ser libertada. Uma curiosidade sobre Tiny é que nos primeiros jogos que fez aparição era uma macaquinha fofinha bem pequeninha e depois voltou aos outros jogos com o físico de adolescente e muito alta porém ainda irmã mais nova de Dixie.

Wrinkly Kong[editar | editar código-fonte]

Wrinkly Kong é uma senhora ex-dona da mansão Kong.Falecida avó de Donkey e Swanky e mulher de Cranky, Wrinkly tem cabelos curtos, duros e enrolados, vive numa cadeira de rodas e aparece em Donkey Kong Country 2, Donkey Kong Country 3 e Donkey Kong 64.Apesar de estar morta, em alguns jogos, aparece como um fantasma dando conselhos ao seu neto e deixando lágrimas nos olhos de seu marido.

Outros Kongs[editar | editar código-fonte]

Dread Kong[editar | editar código-fonte]

Dread Kong é um dos "chefões" do jogo Donkey Kong Jungle Beat para Nintendo Game Cube. Dread Kong é um gorila com cabelo estilo "dread" que luta artes marciais. Dread Kong é o chefão do Banana Kingdom onde a luta se inicia após passar da fase Jungle Deeps. Tem seu grupo de Kongs Malignos, cada um com sua característica. Ninja Kong, por ser um ninja; Karate Kong, pois luta karatê e Sumo Kong, por lutar sumô.

Inimigos e Montaria[editar | editar código-fonte]

Kremlings[editar | editar código-fonte]

Os Kremlings são os principais inimigos de Donkey Kong, liderados pelo rei K. Rool. Os Kremlings são muito semelhantes aos jacarés e/ou crocodilos, devido ao fato de suas vozes serem bem graves. Eles são bípedes como os humanos, porém são diferentes uns dos outros.

King K. Rool[editar | editar código-fonte]

Chefe dos Kremlings e aparece nos finais dos jogos da série Donkey Kong Country, um crocodilo com armadura dourada e que usa uma coroa que arremessa em seus inimigos. Em Donkey Kong Country 2, age como Kaptain K. Rool com sua arma de atirar balas de canhão. Em Donkey Kong Country 3 age como Baron K. Rooleinstein, um cientista louco por poder. Em Donkey Kong 64 age como King Krusha K. Rool, um lutador de boxe por poder. Ele não reapareceu em Donkey Kong Country Returns e é substituído pelo vilão Tiki Tong, embora ele não aparece diretamente em Donkey Kong Country: Tropical Freeze, existem várias homenagens a ele durante todo o jogo. Detalhe: ele tem sempre o olho esquerdo mais dilatado que o direito (devido à loucura) e possui vários nomes assim pois é conhecido como o gênio do disfarce para enganar Donkey mais só que nem ao menos nota que sempre usa o 2 últimos nomes sempre.

Animais parceiros[editar | editar código-fonte]

Squitter[editar | editar código-fonte]

É a famosa aranha dentuça da série DKC, capaz de acabar com os inimigos com sua teia e também pode usá-la como plataforma. Usa seus tênis em cada uma de suas 8 patas.

Glimmer[editar | editar código-fonte]

É um peixe que em Donkey Kong Country 2 toma o lugar do primeiro Squawks como iluminador de fases. As fases são de água, é claro.

Spadda Enguarde[editar | editar código-fonte]

Na trama, é um peixe-espada que serve como montaria aquática para Donkey e Diddy

Rater Rambi[editar | editar código-fonte]

A montaria mais famosa e potente de todas, um rinoceronte no qual você monta e que destrói tudo que encontra pela frente.

Winky The Frog[editar | editar código-fonte]

É um sapo que serve de monatria apenas no jogo "Donkey Kong Country", em DKC2 é substituído pela cobra Rattly.

Ellie The Elephant[editar | editar código-fonte]

Uma elefanta que pode sugar tudo com sua tromba e segurar/atirar barris com a mesma, bem como sugar e atirar projéteis d'água. Como a maioria dos elefantes animados, Ellie tem medo de ratos e apresenta esta característica em "Donkey Kong Country 3".

Rattly[editar | editar código-fonte]

Fazendo sua única aparição em Donkey Kong Country 2, é a cobra (também dentuça) que salta para ajudar os Kongs. É vista pelos jogadores como o amigo animal mais difícil de controlar.

Squawks[editar | editar código-fonte]

Papagaio verde que ajuda os Kongs a voarem por demais locais. Aparece nos jogos Donkey Kong Country, como iluminação numa fase da caverna, Donkey Kong Country 2 e Donkey Kong Country 3, para carregar os kongs e arremessar ovos da boca.

Expresso[editar | editar código-fonte]

É um avestruz que ajuda os Kongs ao você coletar 3 de suas moedas. Quando coletadas, você vai a uma fase bônus aonde Expresso te ajuda a coletar bananas em 1 minuto.

Squeaks[editar | editar código-fonte]

Parecido com Squawks em tudo, até no nome, esse papagaio roxo, ajuda os Kongs em fases cavernosas podendo até carregar barris.

Clapper[editar | editar código-fonte]

É uma foca que ajuda os Kongs em Donkey Kong Country 2. Aparece em poucas fases em que com seu sopro, transforma ácido ou lava em água ou a água gelada em gelo.

Parry[editar | editar código-fonte]

Um passarinho que aparece em Donkey Kong Country 3 e que, quando protegido, no final da fase, se transforma em algo bom, como vida e barril bônus.

Pauline[editar | editar código-fonte]

No primeiro jogo de Mario, ele tem sua namorada, Pauline, (habitante do mundo real)sequestrada por Cranky Kong. Pauline caiu no esquecimento e substituída por Peach.

Mario[editar | editar código-fonte]

Na trama, ele tem sua namorada Pauline sequestrada por Cranky Kong, e tem que resgatá-la das mãos do gorila. Mais tarde, em 1983, ele ganha seu jogo solo e dá origem ao famoso mascote da Nintendo. Diferente da relação que tem com Cranky, Mario e Donkey, apesar de em alguns jogos brigarem, são um pouco amigos, como mostram as séries esportivas de Mario e também na série Mario Party.

Xananab[editar | editar código-fonte]

Personagem que aparece no jogo Donkey Kong: Jungle Climber, do Nintendo DS, é uma casca de banana alienígena que vem a terra para resgatar as 5 bananas de cristal que foram roubadas de seu planeta por K. Rool e seus capangas. Ele acaba confrontando Kong, mas o macaco o derrota sem muito esforço. Após sair dos destroços de sua nave, Kong pergunta porque os ataca e Xananab responde que estava atrás dos ladrões que roubaram as bananas de cristal de seu planeta, pois se essas bananas caíssem em mãos erradas, o universo seria dominado por quem as possuísse. Após descrever os ladrões, Donkey sabe que se trata dos Krelings e K. Rool, então donkey decide ajudar Xananab em sua missão para resgatar as bananas e devolver ao mundo natal do alienígena.