Anexo:Lista de personagens de Crash Bandicoot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Esta é uma lista de personagens da série de jogos Crash Bandicoot.

Heróis[editar | editar código-fonte]

Crash Bandicoot[editar | editar código-fonte]

O herói principal da série. Crash é um Bandicoot macho geneticamente alterado pelos cientistas do mal Dr. Neo Periwinkle Córtex(seu nome inteiro) e Dr. Nitrus Brio numa tentativa de criarem um exército de animais mutantes para dominarem o mundo, mas o experimento falha e Crash Bandicoot não adquire maldade em seu coração. Seus passatempos preferidos são comer frutas Wumpa (uma espécie de fruta que lembra uma mistura de uma maçã com um pêssego) e dormir. A partir de Crash of the Titans, Crash muda muito a aparência, ele agora tem tatuagens, murmura toda hora.

Sua primeira palavra foi panquecas[1] .

  • DUBLADO POR: Brendan O'Brien (1996 - constantemente reutilizado), Steven Blum (2003) e Jess Harnell (2005 - atualmente)
  • NO JAPÃO: Kappei Yamaguchi e Makoto Ishii (2006)

Coco Bandicoot[editar | editar código-fonte]

A irmã menor de Crash Bandicoot, e geralmente a voz da razão. É fascinada por tecnologia e artes marciais e sempre vive às voltas com um laptop. Ela fez sua primeira aparição em Cortex Strikes Back, e voltou como personagem jogável em Warped e The Wrath of Cortex. Em N-Tranced, ela serve como o segundo chefe do jogo. A partir de Crash Tag Team Racing, ela possui uma enorme rivalidade com Nina Cortex. Em Crash of the Titans, ela é capturada por Cortex, mas é salva. Em Crash Mind Over Mutant ela é um personagem jogável, e no mesmo jogo ainda é a primeira chefe do jogo, tendo como arma um robô parecido com uma minhoca que atira bolas de basquete.Ela aparentemente ficou mais velha desde a sua primeira aparição, pois nos primeiros jogos em que apareceu ela possuía um visual de uma garotinha, depois ganhou um visual de uma adolescente em Crash Twinsanity e finalmete atingiu a idade adulta em Crash of the Titans e ganhou um novo visual em Crash: Mind Over Mutant. Ela é dublada por Vicki Winters (1997), Hynden Walch (1999) e Debi Derryberry (2001 - atualmente) nos Estados Unidos e por Haruna Ikezawa (1997 - 2000), Ema Kogure (2001 - 2004), Satomi Arai (2005 - atualmente) e Risa Tsubaki (2006) no Japão.

Polar[editar | editar código-fonte]

Um filhote de urso polar, animal de estimação de Crash Bandicoot,no começo e demonstra não gostar muito de Crash,por exemplo,quando os dois vão cair de um penhasco,ele freia e deixa Crash se ferrar. Fez sua primeira aparição em Cortex Strikes Back ajudando Crash Bandicoot a navegar pelos níveis da neve. Ele também é personagem jogável de Crash Team Racing e um personagem secreto de Crash Nitro Kart. Fez uma aparição menor em Crash Bandicoot Purple: Ripto's Rampage e em Crash Boom Bang!. Por estar controlado pelas forças do mal, ele também é um integrante da "festa de aniversário" de Crash em Crash Twinsanity, ele aparece também no episódio 11 de Crash of the Titans,preso em um dos misseis da fábrica de N.Gin,pode ver ele quando coloca pausa no jogo.

Pura[editar | editar código-fonte]

Um filhote de tigre, animal de estimação de Coco Bandicoot. Ele fez sua primeira aparição em Crash Bandicoot 3: Warped, ajudando Coco Bandicoot a navegar pela Grande Muralha da China e em Crash Team Racing, tendo os mesmos níveis que Polar. Em Crash Nitro Kart, ele é um personagem e é jogável em Crash Boom Bang!. Fez também uma aparição especial em Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. De acordo com a Naughty Dog, os designers resolveram que Pura seria um urso panda, mas resolveram trocar o panda por um tigre devido ao fato de acharem que ficaria muito similar à Polar do jogo anterior.

Crunch Bandicoot[editar | editar código-fonte]

Um outro bandicoot geneticamente alterado, criado por Neo Córtex para que destruísse Crash Bandicoot e Coco Bandicoot, mas na última hora muda de atitude e fica amigo deles. Fez sua primeira aparição em Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. Em Crash Bandicoot 2: N-Tranced, ele é hipnotizado por N. Trance, o que faz com que ele fique mau novamente e sirva como o primeiro chefe do jogo. Quando sai do transe hipnótico de N. Trance, ele pode ser controlado nas fases com a Atlasfera. Em Crash Twinsanity, ele faz um cameo na "festa de aniversário" de Crash Bandicoot, que é na verdade uma reunião de vários vilões com os quais Crash Bandicoot já batalhou. Porém, Crunch Bandicoot está realmente acreditando que é o aniversário de Crash, trazendo na cabeça uma coroa de papel e um bolo nas mãos. Em Crash Tag Team Racing, a personalidade de Crunch Bandicoot é idêntica a do rapper Mr. T. Em Crash Mind Over Mutant, ele é o segundo chefe jogável como Titan.

  • DUBLADO POR: Kevin Michael Richardson (2001 - 2003) e Chris Williams (2005 - atualmente)
  • NO JAPÃO: Yûji Kishi (2001 - 2003), Masafumi Kimura (2005 - atualmente) e Shinya Fukumatsu (2006)

Aku-Aku[editar | editar código-fonte]

Muitos séculos atrás, Aku Aku era um feiticeiro muito benevolente. Ele se preocupava com o bem-estar de seus semelhantes e ilhas de sua casa. Hoje ele não é mais um "viva" estar na carne, por assim dizer, mas seu espírito ainda está presente para proteger o planeta que ele ama. Aku Aku comunica e age com a ajuda de uma máscara especial, que representa a sua entidade como uma forma de encarnação.Pediu a ajuda de Crash Bandicoot para que parasse com a poluição na ilha no primeiro jogo da série, e desde então age como uma figura paterna para Crash, Coco e Crunch. Ele aparece em quase todos os jogos junto com Crash, servindo de escudo protetor. De acordo com o número de caixas Aku-Aku recolhidas, sua habilidade na proteção vai se tornando cada vez mais poderosa. É possível examinar o poder de Aku-Aku através da coloração das cinco penas encontradas em cima de sua cabeça. Seu nome provavelmente deriva da palavra tribal da Ilha de Páscoa "Aku-Aku", que quer dizer "guia espiritual". Ele é dublado por Mel Winkler (1998 - 2004) e Greg Eagles (2007) nos Estados Unidos e por Kenichi e Ogata no Japão.

Vilões[editar | editar código-fonte]

Dr. Neo Cortex[editar | editar código-fonte]

O grande vilão das aventuras de Crash Bandicoot,é um cientista paranóico que só tem uma ambição: dominar o mundo com um exercito de titãs desde o primeiro game da franquia (primeira cobaia:Crash). Possui um gigantesco "N" tatuado na testa e tem sonhos de se aposentar[2] . Seu nome é um trocadilho com a região do cérebro chamada neocórtex e, ironicamente, o nome de Cortex é constantemente escrito assim em Crash Tag Team Racing.

Também em Crash Tag Team Racing, é revelado por Ebeneezer Von Clutch que seu nome completo é Neo Periwinkle Cortex.[3] . É também revelado em Crash of the Titans que Neo Cortex é um experiente tocador de piano.

No primeiro jogo, Cortex é dublado por Brendan O´Brien, que é responsável por dar a voz a todos os personagens. A partir de Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, Cortex passa a ser dublado por Clancy Brown,após Crash Nitro Kart,Clancy saiu do elenco e foi substituído por Lex Lang que dubla o cientista desde Crash Twinsanity até os dias de hoje. Isso explica porque no primeiro jogo, o personagem tinha uma voz diferente da que se tornou conhecida nos demais.

Nefasto Gin[editar | editar código-fonte]

Um ex-físico da indústria militar que teve um míssil instalado na cabeça devido a um experimento fracassado. Isso o obrigou a ser um ciborgue a vida toda, e por isso resolveu virar assistente de Cortex. A partir de Crash Tag Team Racing, ele adquire uma personalidade masoquista, suicida, bipolar e afeminada. Seu nome é um trocadilho com a palavra "engine" ("motor" em inglês). Dizem que foi por causa dele que N. Brio deixou de ser aliado de Cortex. No site da Naughty Dog (e em Crash of the Titans), seu nome é escrito como N-Gin. Ele tambem aparece no Crash Twinsanity ajudando Cortex.(dentro de uma maquina,tentando matar crash.)Ele é um chefe do Crash duas vezes somente no Twinsanity.(Crash entra no navio de N-Gin e o derrota,após disso ele cai em uma tnt e vaai para longe.) .

Pinstripe[editar | editar código-fonte]

Pinstripe (nome verdadeiro: Pinstripelli Potorotti) é um potoroo vestido ao estilo máfia italiana que sempre carrega uma metralhadora. De acordo com a Naughty Dog, ele foi criado quando um dos designers assistiu O Poderoso Chefão.[4] No primeiro jogo da série, Pinstripe é o executivo chefe da refinaria de Córtex, de nome "Córtex Power". Ao batalhar com Crash e ser derrotado, ele acidentalmente atira no núcleo da fábrica, o que causa seu defeito. De acordo com o epílogo do jogo, ele se mudou para Chicago, onde (ironicamente) se tornou dono de uma companhia de venda de carros, e tem ambições de concorrer a governador. Ele reaparece em Crash Team Racing como o penúltimo chefe e personagem jogável e, de acordo com o epílogo, se tornou um bem-sucedido vendedor de carros usados em Nova Jersey. Neste jogo, ele fala pela primeira vez. Ele também é personagem jogável de Crash Boom Bang!, e também fez um cameo em Crash Twinsanity, na "festa de aniversário" de Crash. É um dos aliados que não são totalmente fiéis a Cortex.

  • DUBLADO POR: Brendan O'Brien
  • NO JAPÃO: Kazuhiro Yamaji e Takahiro Yoshino (2006)

Irmãos Komodo[editar | editar código-fonte]

Dois dragões-de-Komodo samurais. Seus nomes são Komodo Moe (o gorducho; não é muito inteligente, mas ataca como ninguém) e Komodo Joe (o magrelo; o "cabeça" do grupo). Fizeram sua primeira aparição como chefes em Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, com ataques de cimitarras e giros. Em CTR, Moe não aparece, mas Joe é o terceiro chefe do jogo, falando inglês fluentemente pela primeira vez e também é um personagem jogável (caso a gema azul for conseguida). Em Crash Bash, os dois irmãos retornam na fase "Big Bad Fox" como chefes, operando uma gigantesca fortaleza-canhão e depois tanques de guerra comuns. Eles também fizeram aparições especiais numa pintura em The Wrath of Cortex, e Joe separadamente como uma estátua na fase "Jungle Boogie" em CNK (versão para GameCube). Eles seriam personagens jogáveis de CNK durante a fase de protótipos e em um quadro na art gallery no crash twinsanity.

N. Tranced[editar | editar código-fonte]

Nefarious Trance é criação de N.Tropy. É um hipnotizador que se parece muito com um ovo. Fez sua primeira aparição em Crash Bandicoot 2: N-Tranced como um dos vilões principais, e depois em Crash Nitro Kart. Ele também faria uma aparição especial em Crash Twinsanity, mas a cena foi cancelada devido a problemas técnicos. Seu nome é um trocadilho com a expressão inglesa "in trance" ("em transe"). N. trance também hipinotizou Polar, Dingodile e Pura em Crash Nitro Kart.

Ripper Roo[editar | editar código-fonte]

Um canguru que mora numa cachoeira, e um dos primeiros animais a ser submetido ao experimento de Córtex. Devido ao fato de ser muito exposto ao raio do Vórtice de Córtex, ficou louco. No epílogo do primeiro jogo, é revelado que fez terapia e virou um escritor.[5] Esse epílogo se torna de certa forma acurado em Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, quando ele se torna obcecado por literatura, tendo uma enorme biblioteca em sua cachoeira. Infelizmente, ele não pode ser submetido a explosões, o que faz com que ele volte à sua forma louca. Dois anos depois de Crash 2, Roo volta como chefe e personagem jogável de Crash Team Racing que, depois de três anos do primeiro jogo, volta a ter o epílogo quando o jogo é 100% completo. Esse epílogo alega que Roo virou governador, convencendo a todo mundo com sua frase "Louco é aquele que age como um louco" (essa frase é uma possível referência ao filme Forrest Gump). Em todos os jogos que apareceu, Roo não fala uma palavra, apesar de seu riso (tirado do riso da hiena do filme de 1955 A Dama e o Vagabundo) servir como uma espécie de fala. Durante a fase de projetos de CTR, Roo falaria um inglês fluente, mas isso foi deixado de lado mais tarde (essa regra de Roo falar fluentemente foi mantida no Japão). Roo fez seu retorno em Crash Bash como um obstáculo na fase "El Pogo Loco", e também em Crash Twinsanity como um convidado para a "festa de aniversário" de Crash. De acordo com a Naughty Dog, Roo foi criado para demonstrar os perigos do Vórtice de Córtex de uma maneira engraçada e para permitir o uso de animação sobreposta.[4] Ele também seria personagem jogável de Crash Nitro Kart durante a fase de projetos.

  • DUBLADO POR: Nenhum
  • NO JAPÃO: Katsumi Suzuki (1999)

Dingodile[editar | editar código-fonte]

Uma mistura de dingo com crocodilo (seu nome é uma combinação das duas palavras). É um piromaníaco nato, vive sempre às voltas com um lança-chamas e gosta de ler Shakespeare e jogar croquê. Apareceu pela primeira vez em Warped. Ele também é personagem jogável de Crash Team Racing, tendo os mesmos níveis que Tiny Tigre. De acordo com o epílogo do jogo, ele supostamente abriu uma loja de animais (híbridos como ele) no final dos eventos do jogo[6] . Faz parte do time do bem em Crash Bash, tendo os mesmos níveis que Rilla Roo. Ele também faz uma curta aparição em The Wrath of Cortex na convenção de malvados de Córtex, e em Twinsanity na "festa de aniversário" de Crash, e também serve como chefe do mesmo jogo. Ele também aparece na versão para Nintendo DS e Game Boy Advance de Crash of the Titans e é o primeiro chefe de Crash Bandicoot: The Huge Adventure. Ele fala com um fortísssimo sotaque australiano .

  • DUBLADO POR: William Hootkins (1998), desconhecido (1999), Dwight Schultz (2003 - 2004) e Nolan North (2007 - atualmente)
  • NO JAPÃO: Keisuke Ishida (1998 - 2000) e Hajime Iijima (2003 - atualmente)

Nina Cortex[editar | editar código-fonte]

É a sobrinha de Neo Cortex, com mãos mecânicas que são usadas para pegar coisas e abater inimigos, e um aparente comportamento gótico. Ela foi criada para Crash Nitro Kart e então usada em Crash Twinsanity como personagem jogável. Ela também é jogável em Crash Tag Team Racing, e a vilã principal em Crash of the Titans.

Nina fez sua primeira aparição em Crash Bandicoot Purple: Ripto's Rampage. Ela parece ser um prodígio nas corridas, sendo capaz perseguir Polar por um grande tempo sem demonstrar sinais de cansaço. Em Crash Twinsanity, Crash e Cortex rumam à Academia do Mal para pegá-la, assim ela pode ajudá-los a salvar o mundo. Assim que Cortex a encontra, ela precisa escalar ao telhado para deixar a escola. Durante o jogo ela é seqüestrada por Evil Crash na Décima Dimensão, mas no final é capaz de derrotar os Gêmeos do Mal. Em contraste à sua aparição anterior, ela aparenta não mostrar muita personalidade, não falando uma única palavra durante o jogo todo (com exceção de um simples "Hã?" na cena final).

Em Crash Tag Team Racing, a personalidade de Nina é muito diferente da de Purple. Nesse jogo, ela vive tentando acabar com os Bandicoots junto com Córtex e N. Gin. Também no mesmo jogo, Coco parece ter uma enorme rixa com ela. Seu design é igual ao de Twinsanity no jogo, exceto que sua altura mudou, deixando-a mais baixa. Em certo ponto do jogo, Nina arruma um bico para poder comprar o carro Angsterator, chegando a ponto de implorar para Crash ajudá-la a arrumar um emprego.[7]

Nina é normalmente retratada como uma pessoa facilmente enjoativa e com um olhar pessimista na vida, como um gótico estereotipado. Porém, ela é retratada muito diferentemente em Ripto's Rampage, tendo um jeito de fala infantil, se referindo na terceira pessoa e chamando Spyro de "cãozinho roxo".[8]

Em Crash of the Titans, Uka Uka substitui Neo Cortex por Nina devido ao fato de estar cansado de sua incompetência. Nina consegue fazer lavagem cerebral em Coco no decorrer da aventura. Ela também batalha com Crash num gigantesco corpo robótico de aranha (chamado de "Aracnina"). Nesse jogo Nina aparentemente se tornou uma adolescente, pois em suas aparições anteriores a mesma possuía um visual mais infantil.

Em Crash Mind Over Mutant ela foi colocada contra sua vontade na Escola Pública do Mal. Quando Crash e Aku-Aku vão visitá-la, ela está emburrada porque está numa escola pública e poderia estar na Academia do Mal da Madame Amberly. Ela ajuda Crash dizendo onde Crunch e N.Brio estão.

Pode ser que Nina seja a filha de Neo, pois em Crash Twinsanity, quando Nina é seqüestrada pelo Evil Crash, Neo quase se refere a ela como filha, mas disfarça rapidamente[9] . Isso é uma possível referência a Crash Nitro Kart, pois quando estava sendo desenvolvido pela Traveller's Tales, Nina seria introduzida como filha de Neo. Porém, se esse fato for anulado, isso pode significar que Cortex tem (ou teve) uma esposa.

Assistentes de laboratório[editar | editar código-fonte]

São os fiéis subordinados do Dr. Neo Córtex, e se caracterizam por se vestirem sempre da mesma forma: jaleco branco e óculos. Porém, a partir de jogos futuros, a roupa deles pode mudar de acordo com o nível em que estão. É revelado em Crash Bandicoot 3: Warped que eles são na verdade andróides programados por computadores para exercer qualquer inimigo androide no jogo.

Rilla Roo[editar | editar código-fonte]

Uma mistura de gorila com canguru que apareceu somente em Crash Bash. Ele seria personagem jogável de Crash Nitro Kart.

Nitrous Oxide[editar | editar código-fonte]

Um alienígena muito temperamental e narcisista do planeta Gasmóxia, que fez sua primeira aparição em Crash Team Racing. Ela se autodenomina "O corredor mais rápido da galáxia", e corre contra os outros para testar suas habilidades, geralmente destruindo o planeta natal do perdedor.

Apesar de sua idade ser desconhecida, julga-se que ela deva ser um pouco velho, devido a uma afirmação que ela faz no final de Crash Team Racing.[10] Ele passou a maioria da sua carreira de corredor viajando pelo cosmos, correndo contra outros aliens e destruindo os planetas natais de quem perdeu. Não é enquanto ele chega na Terra onde sofre sua primeira derrota. Traumatizado por essa perda, Óxido voou de volta para Gasmóxia e se isolou da sociedade, somente voltando para a sua carreira de corredor depois de vários anos de terapia. Porém, ele sofreu um acidente indescritivelmente horrendo com um monociclo, e não foi muito visto desde então.[11] Ele foi visto pela última vez servindo ao Imperador Velo XXVII em seu Circuito da Galáxia. Ele também fez cameos em The Wrath of Cortex e Twinsanity, na "festa de aniversário" de Crash. Ele também foi o último chefe de Crash Bash. Seu nome é um trocadilho com o gás óxido nitroso.

Até onde se sabe, ele não é, nem nunca foi aliado a Cortex.

Em Crash Nitro Kart, seu nome é erroneamente escrito como Nitrous Óxido.

  • DUBLADO POR: David Anthony Pizzuto (1999) e Quinton Flynn (2003)
  • NO JAPÃO: Junpei Takiguchi (1999) e "Chafurin" (2003)

Mega-Mix[editar | editar código-fonte]

No final de Crash Bandicoot: The Huge Adventure, a máquina que Córtex usou para encolher o planeta (o Minimizador Planetário) entra em defeito e um raio atinge Córtex, N. Gin, Pequeno Tigre e Dingodile, misturando-os e formando um monstro horrível chamado de Mega-Mix.

Mega-Mix possui o lado direito da cabeça de Córtex, o lado esquerdo da cabeça de N. Gin, corpo e braços de Pequeno Tigre e pernas e cauda de Dingodile. Mega-Mix também aparece no modo multiplayer de Crash Bandicoot 2: N-Tranced.

Imperador Velo XXVII[editar | editar código-fonte]

Um imperador alenígena de um reino desconhecido e um corredor fanático e egotista. Ele diz ser "o corredor mais realizado da galáxia". Porém, isso se prova falso quando é derrotado por Crash ou Córtex.

Velo é um imperador poderoso, com milhares de súditos (lembrando pequenos duendes) o seguindo, e um coliseu no topo do seu planeta que lembra sua cabeça. Seus súditos estão em constante necessidade de entretenimento, e quando as lendas das habilidades de pilotagem de Crash e seus amigos chegam aos seus ouvidos, ele imediatamente os seqüestra e os faz correrem em seu Circuito da Galáxia, com a ameaça de destruir a Terra se não correrem.[12] Quando os súditos de Velo são derrotados um a um, Velo se revela o Campeão Galáctico e corre contra os terráqueos pessoalmente, ainda com ajuda de dois ``duendes´´. Após sua derrota, Velo tem um ataque e explode (literalmente). O Velo com o qual os terráqueos correram era somente uma armadura robótica, o que assusta os seguidores dele.[13] [14] O Velo verdadeiro é igual aos pequenos duendes que o seguem. No final de Crash, Velo segura seu cetro triunfalmente para poder ganhar de volta seus seguidores, mas não tem sucesso. Fraco, Velo abre mão de seu império e de toda a influência feita em seus súditos.[15] Crash pensa nisso seriamente (ele até imagina o planeta com o formato de sua cabeça), mas decide não aceitar a ideia e devolve o cetro a Velo. No final de Córtex, Velo não está tão animado para entregar seu poder. Quando ele vê Córtex com seu cetro, ele o ataca numa tentativa de pegá-lo de volta, mas então é detido por Pequeno Tigre, o que o obriga a abrir mão do cetro.[16]

Velo é um indivíduo de tendências sádicas e narcisistas, sendo quase idêntico ao personagem Nitros Óxido da mesma série. (Ironicamente, Óxido é visto servindo a Velo neste jogo.)

O nome de Velo tem vários significados. O primeiro pode derivar da palavra espanhola "velo", que significa "véu, disfarce", numa referência ao fato de o verdadeiro Velo estar encoberto sob uma armadura robótica. Outro significado deriva de "bicicleta" em francês ("velo"), fazendo referência ao título de corredor de Velo. O significado mais provável e aceito deriva da palavra "velocidade", também fazendo referência ao título de corredor de Velo.

  • DUBLADO POR: Steven Blum
  • NO JAPÃO: Haruo Satô

Zam e Zem[editar | editar código-fonte]

São dois alienígenas corredores que fazem parte da equipe de Velo em Crash Nitro Kart. Zam é uma espécie de cachorro alienígena, fato demonstrado pelo seu comportamento e aparência. Zem é uma criatura glutônica, o que é demonstrado pelas suas sentenças e o fato de estar constantemente fazendo barulhos de arroto.

  • DUBLADOS POR:

Zam: Billy West

Zem: Andre Sogliuzzo

  • NO JAPÃO:

Zam: Mantidos os vocais de Billy West

Zem: Yasuhiro Takato

Madame Amberly[editar | editar código-fonte]

É a diretora da Academia do Mal. Ela é uma mulher grotescamente obesa de sotaque alemão que, para se mover, faz uso de cabos plugados às costas. Ela conhece Neo Córtex e seus amigos cientistas desde que eram crianças, e continua dirigindo a Academia mesmo depois de adultos. Como dona de uma instituição que cria criminosos, ela adora caçoar de seus alunos, numa tentativa de treiná-los emocionalmente, especialmente Córtex, a quem ela chama de bebê chorão mesmo depois de adulto. Sua relação com Nina Córtex, uma estudante da Academia que acontece ser a sobrinha de Neo é desconhecida, pois elas nunca são vistas interagindo entre si. Adicionalmente, Madame Amberly é capaz de manipular eletricidade, usando esta habilidade para abrir os canos de seu gigantesco órgão para manipular um enxame de sinos de tamanho médio para atacar alunos desobedientes.

Quando Amberly e Córtex se reencontram em Twinsanity, ela mais uma vez caçoa de Córtex como fazia há muitos anos antes, sendo ainda capaz de assustar o cientista normalmente calmo. Quando ela pensa que Córtex é um barbeiro[17] , Neo tenta mostrar quem manda, mas somente choraminga sua verdadeira profissão para Amberly, que ainda o vê como uma "minhoquinha". Para mostrar a Córtex quem é superior, ela luta contra ele, mas Córtex consegue derrotá-la e ela afunda numa substância verde, e nunca mais foi vista, provalvelmente morreu.

  • DUBLADA POR: Susan Silo
  • NO JAPÃO: Toshiko Suzuki

Elementais[editar | editar código-fonte]

Os Elementais são um grupo de máscaras renegadas que devastaram a Terra há milhares de eras atrás.[18] Eles foram trazidos à vida novamente em Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex, o único jogo no qual apareceram. Cada um deles usa e representa os quatro elementos clássicos da natureza: terra, fogo, água e ar.

De acordo com uma história que Uka Uka conta no manual de instruções de The Wrath of Cortex, os Elementais causaram uma enorme confusão no mundo e seus habitantes. Os Antigos Ancestrais tiveram uma longa batalha com os Elementais, e os aprisionaram em Cristais de Poder. Esse estado de hibernação duraria por milênios. Vários anos depois, os Elementais foram despertados por Uka Uka e Córtex, que estão à procura de uma fonte de poder para a arma secreta de Córtex, Crunch Bandicoot.

Devido ao seu pouco tempo de aparição, somente detalhes de suas personalidades são reveladas: Rok-Ko tem uma personalidade aparentemente de valentão, sempre xingando e ameaçando Crash.[19] A personalidade e voz de Wa-Wa é baseada na de um sargento estereotipado, sendo agressivo e falando alto.[20] Py-Ro aparenta ser instável e piromaníaco[21] , e Lo-Lo é aparentemente o brincalhão do grupo.[22]

  • DUBLADOS POR:

Rok-Ko: Thomas F. Wilson

Wa-Wa: R. Lee Ermey

Py-Ro: Mark Hamill

Lo-Lo: Jess Harnell

  • NO JAPÃO:

Rok-Ko: Toshiaki Kuwahara

Wa-Wa: Kappei Yamaguchi

Py-Ro: Toshitaka Shimizu

Lo-Lo: Masaru Ikeda

Ga-Ga: Gabi Bandicoot

Gêmeos do Mal[editar | editar código-fonte]

Victor e Moritz, conhecidos coletivamente como Gêmeos do Mal, são papagaios mutantes (apesar de parecerem e se comportarem mais como periquitos), antigos animais de estimação de Córtex de quando era criança e as primeiras cobaias no (então em fase de testes) Evolvo-Raio.[23] Acidentalmente, o Evolvo-Raio acabou mandando os dois papagaios para a Décima Dimensão. Lá, eles se transformaram nas criaturas que são e, em Twinsanity, eles retornam da Décima Dimensão para se vingarem de Córtex e destruirem as Ilhas Wumpa.[24] Eles também são capazes de usar telecinésia, a ponto de conseguirem arrancar o cérebro de Córtex de dentro do crânio e ressuscitarem um totem.

Cada gêmeo tem uma personalidade diferente. Enquanto Victor é o mais sério e sinistro da dupla, Moritz é o mais abobalhado e está constantemente pedindo por comida.[25] [26] Seus nomes foram tomados do cientista fictício Victor Moritz, da adaptação de 1931 de Frankenstein.

Além de serem capazes de usar telecinésia, eles também podem mudar a realidade, sendo capazes de transformar sua antiga gaiola em um robô gigante. Em Twinsanity, Córtex, Crash e Nina batalham contra eles no Meca-Bandicoot, destruindo o robô. Eles são vistos pela última vez andando para a cabana do Crash do Mal, e são devorados por ele próprio.

  • DUBLADOS POR: Todos são dublados por Quinton Flynn
  • NO JAPÃO:

Victor: Shinpachi Tsuji

Moritz: Setsuji Satô

Uka Uka[editar | editar código-fonte]

É o poder acima de Cortex e seus capangas. Apesar de ser irmão mais novo de Aku Aku, os dois são exatamente opostos. Por muito tempo esteve aprisionado por Aku Aku, mas quando um pedaço da nave espacial do Dr. Cortex caiu na Terra assim que o Dr. Nitrus Brio a explodiu em Cortex Strikes Back, acabou explodindo a prisão, e Uka Uka foi libertado, fazendo sua primeira aparição em Crash Bandicoot 3: Warped, e desde então age como mentor dos planos de Cortex e sua gangue. É revelado em Crash of the Titans que ele é o caçula. Em M.O.M., Cortex o prende em uma máquina.

Koala Kong[editar | editar código-fonte]

É um koala extremamente musculoso e um dos primeiros mutantes criados por Córtex. Fez sua primeira aparição no primeiro jogo da série. Durante a criação de Kong, o doutor Córtex dedicou "muitos prótons ao departamento de músculos e poucos para o do cérebro". Esta frase sugere que Kong possui uma personalidade igual à de seu sucessor espiritual, Pequeno Tigre. Além disso, Kong não demonstra nenhuma personalidade nos jogos.

Em Crash Bandicoot, Kong ataca Crash numa mina localizada numa caverna de lava, e seus ataques se resumem somente a atirar pedras e, de acordo com o epílogo do jogo, ele se mudou para Hollywood para se tornar um grande astro de cinema, e que estava trabalhando com um logopedista para melhorar sua dicção. Esse epílogo seria referenciado em Crash Twinsanity, onde Kong falaria. Porém, a cena foi muito complicada para se realizar e, portanto, Kong faz somente uma aparição na "festa de aniversário" de Crash.

Em Crash Bash, Coala Kong é invocado para jogar no time de Uka Uka, e serve como um dos personagens mais fortes do jogo, tendo um chute poderoso e a capacidade de atirar caixas tão alto quanto Pequeno Tigre, sua versão do time do bem. Esse é o único jogo em que Kong "fala", emitindo rugidos. Ao contrário dos outros personagens na versão japonesa do jogo, esses rugidos foram mantidos para Kong (os outros personagens tinham sobreposições de voz).

Tiny Tiger[editar | editar código-fonte]

Seu nome original é Tiny Tiger. É um tigre-da-tasmânia musculoso criado por Nitrus Brio no segundo jogo da série para impedir Crash de continuar coletando cristais para Córtex. Porém, Córtex conseguiu passar Pequeno Tigre para seu lado quando Brio desaparece. Assim como Coala Kong, Pequeno Tigre possui uma força bruta, mas não é muito inteligente e refere-se na terceira pessoa. Ele às vezes ataca com uma lança, como evidenciado em Crash Bandicoot 3: Warped e Crash Bandicoot: The Huge Adventure. Em alguns jogos, ele age como uma espécie de braço direito de Cortex.

Em Crash of the Titans, Pequeno Tigre se torna um tigre-siberiano e fica um pouco mais inteligente e menos violento.De acordo com os produtores isso ocorreu porque Pequeno Tigre notou que suas constantes derrotas para Crash era devido a sua completa falta de inteligência e de alguma forma decidiu ficar mais inteligente (não se sabendo como), Pequeno Tigre ficou menos violento em decorrencia disso pois percebeu que existem outras maneiras de resolver problemas e não quer mais ser uma fera selvagem, sendo que os produtores também aproveitaram para fazer piadas internas sobre isso, um exemplo : Crash ainda reage mostrando morrer de medo dele toda vez que o reencontra, mesmo com a personalidade mudada e Pequeno Tigre reclamar que ninguém percebeu que ele mudou. Ele também fez cameos em Crash Boom Bang! e em Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex.

  • DUBLADO POR: Brendan O'Brien (1998 - 2000), John DiMaggio (2003), Chris Williams (2007) e Nolan North (versão para Nintendo DS de Crash of the Titans)
  • NO JAPÃO: Fumihiko Tachiki (1997 - 2000) e Masafumi Kimura (2003)

Nitrous Brio[editar | editar código-fonte]

O ex-assistente de Cortex. Após os acontecimentos do primeiro jogo da série, ele aparece lutando contra ele e mais tarde por conta própria.

Brio foi uma das primeiras pessoas que Cortex passou para seu lado. Ele, assim como Cortex, estudou sob a tutela de Madame Amberly, onde, ao lado de Cortex, criou o Evolvo-Raio, mas devido a sua baixa auto-estima, deixou que Cortex ficasse com todo o crédito. Apesar de ser leal a Cortex no primeiro jogo em que apareceu, ainda tem suas dúvidas se os planos de Cortex podem funcionar[27] . Ele foi o penúltimo chefe do primeiro jogo da série, atacando com suas poções, e ao bebê-las, se transforma num monstro verde e musculoso. Porém, o "anônimo" inventor do Evolvo-Raio foi traído por Córtex e se resignou de sua posição. Mais tarde, ele (de acordo com o epílogo do jogo) descobriu sua verdadeira vocação para ser garçom. Nenhuma referência a esse epílogo foi feita nos jogos seguintes. Em Cortex Strikes Back, ele cria Pequeno Tigre para destruir Crash, assim ele não poderá mais coletar cristais para Córtex, e assim que Crash coleta os 42 diamantes, ele liga uma gigantesca arma laser para destruir a estação espacial de Córtex e desaparece dos jogos, apesar de pedir para Crash ativar a arma [28] .

Em Crash Bash, na disputa entre bem e mal, ele é invocado para o time do mal, e de acordo com o manual de instruções europeu, pode ter sido o criador de Dingodile. Nesse jogo, ele possui uma arma laser igual à de Cortex que é somente vista aqui. Ele retorna em Crash Twinsanity, cooperando com N. Tropy para destruir Crash e Córtex e se apoderarem das riquezas dos Gêmeos do Mal. Nesse jogo, sua forma de ataque é quase igual a de Crash Bandicoot: ao beber uma poção, se torna uma gigantesca criatura parecida com um sapo. Ele só retorna em Crash: Mind Over Mutant, como parceiro de Cortex novamente. Aqui, sua personalidade é diferente: ele constantemente se gaba de ser o inventor de coisas como molas, finais, etc, além de falar coisas estranhas e sem sentido.

Ao contrário do psicopata Neo Cortex, Brio não tem más intenções. Ele é a única voz da razão de Cortex no jogo em que estreou, mas devido a sua suposta auto-estima baixa, nunca é ouvido.

Se seu nome for abreviado para N. Brio, como quase sempre é feito, se torna uma brincadeira com a palavra "embryo" ("embrião", em inglês). Ele foi criado pela Naughty Dog para servir como o oposto de Córtex: "submisso à força de Córtex, lógico ao emocional de Córtex, bem-sucedido às falhas de Córtex".[4] É dublado por Brendan O'Brien e Maurice LaMarche nos Estados Unidos e por Mitsuru Ogata no Japão.

Papu Papu[editar | editar código-fonte]

É um chefe muito comilão,fundamental e muito gordo,ele e o líder da tribo de nativos da ilha de N. Sanidade. Ele não está nem do lado de Crash nem do de Córtex, mas está sempre pronto para capturar e/ou comer qualquer coisa que entrar em seu caminho.

Quando Crash naufragou na ilha de N. Sanidade no primeiro jogo da série, Papu e seu povo tentaram capturá-lo para fazê-lo de comida, mas Crash é capaz de escapar da multidão através de um javali e derrotar Papu, deixando-o inconsciente para que consiga escapar. O epílogo do jogo diz que ele vendeu as ruínas do castelo incendiado de Neo Córtex e o vendeu para um construtor de resorts, e usou os procedimentos para abrir uma gigantesca loja na ilha (esse epílogo é considerado falso, já que o castelo é visto intacto em alguns jogos, principalmente Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Nitro Kart).

Em Crash Twinsanity, Papu tenta fazer de Córtex um sacrifício para seu deus, mas quando Crash atrapalha a oferenda, Papu manda seus súditos capturarem Crash, mas mais uma vez essa tentativa falha.

Papu também aparece como chefe e personagem jogável de Crash Team Racing se o diamante verde for coletado no modo "Aventura". Neste jogo, ele fala inglês pela primeira vez (apesar de não muito fluentemente) e, de acordo com o epílogo do jogo, Papu entrou para a Associação de Luta Livre e mudou seu nome para "Sr. Mega-Barrigão". Seu golpe principal, a "Batida do Mega-Barrigão", foi banido pela ALL depois que três lutadores tiveram a clavícula quebrada.

Ele também é o primeiro chefe de Crash Bash, onde é capaz de invocar mini-Crashes, e começa a rir quando são destruídos. Neste ponto, ele fica vulnerável, permitindo o personagem jogar uma caixa de qualquer tipo nele. Se esse processo for repetido mais duas vezes, uma pedra gigante cairá em cima dele.

De acordo com a Naughty Dog, Papu foi criado para permitir a animação de gordura que balança.[4]

  • DUBLADO POR: Brendan O'Brien (1999) e Dwight Schultz (2004)
  • NO JAPÃO: Yû Shimaka (1999)

Neutros[editar | editar código-fonte]

Tawna[editar | editar código-fonte]

A ex-namorada de Crash. Ela aparece primeiramente no primeiro jogo da série, sendo aprisionada por Cortex em seu castelo e tendo que ser salva por Crash. Logo depois desse jogo, ela desaparece da série, sendo vista somente em aparições especiais.

A possível razão de Tawna ter sido tirada da série é a sua sexualidade exagerada, que a Naughty Dog considerou não apropriada para jogadores mais jovens. Para que não parecesse muito drástico, brincaram que ela terminou com Crash e o trocou por Pinstripe Potoroo ao fim do primeiro jogo. Tawna só é vista em uma foto na casa de Crash em alguns jogos. Em Crash Twinsanity, ela é vista na placa da boate "Moulin Cortex". Ela só se tornou finalmente jogável em Crash Boom Bang!.

Penta Penguin[editar | editar código-fonte]

Um pingüim que fez sua única aparição confirmada em Crash Team Racing, sendo habilitável somente por código. Diz-se que ele é o mesmo pingüim mostrado no início da batalha com Dingodile em Warped e o pingüim na fase "Snow Bash" de "Crash Bash" . Ele lembra os inimigos pingüim de Crash Bandicoot 2 de onde foi tirado seu visual para "Crash Team Racing" no pódio.

Titãs[editar | editar código-fonte]

Os inimigos principais de Crash of the Titans. Eles são criaturas submetidas ao Evolvo-Raio de Córtex e depois à substância mágica Mojo. Todos eles são híbridos. Cada Titã é dividido em cinco categorias: Força Bruta, Locomotivo, Capitão, Projétil e Titã Chefe.

Crash Falso[editar | editar código-fonte]

Um clone de Crash, só que com grandes sobrancelhas e dentes. Fez cameos em Crash Bandicoot 3: Warped, mas fez uma aparição maior em Crash Bandicoot 2: N-Tranced e na versão japonesa de Crash Bash, Crash Bandicoot Carnival. É também personagem jogável em Crash Team Racing, sendo habilitado se o diamante roxo for coletado. Ele também é jogável nas duas versões de Crash Nitro Kart, na versão de GameBoy Advance ele é jogável encontrado na fase Out of time e na versão de Playstation 2 é jogável fazendo 50 turbos com um personagem. Crash Falso (Fake Crash) surgiu quando, no Japão, um brinquedo do Crash Bandicoot foi lançado com erros de fabricação (grandes sobrancelhas e dentes), a produtora iria chamar Fake Crash de "Trash Bandicoot", mas mudou de ideia no último instante.

  • DUBLADO POR: Desconhecido (1999) e Dwight Schultz (2003)
  • NO JAPÃO: Kappei Yamaguchi e Makoto Ishii (2006)

Crash do Mal[editar | editar código-fonte]

É um clone de outra dimensão do Crash, mas maligno,sua primeira aparição foi em Crash Twinsanity sequestrando Nina,mas pode ser considerado mais tarde como um Herói já que ele acaba comendo os Gemeos do Mal.Ele fez cameos em Crash Tag Team Racing como uma roupa Para Crash,Nomeada Nega Crash. Na primeira vez que o vê, Cortex o abraça e diz que seu pelo é muito macio, pois Crash do Mal é exatamente o tipo de Bandicoot que Cortex imaginou que Crash se transformaria quando aplicou o Evolvo-Raio nele, ironicamente Crash do Mal reage perseguindo Cortex, pois ele enxerga o cientista do mal como seu novo jantar.

  • DUBLADO POR: Desconhecidos (2004)e(2005)
  • NO JAPÃO: Desconhecidos (2004) e (2005)

Visconde[editar | editar código-fonte]

É um diabo-da-tasmânia extremamente rico e vilão principal de Crash Boom Bang!. Ele passou sua vida inteira procurando por um objeto capaz de conceder desejos a quem primeiramente tocar nele chamado "Super-Grande Cristal de Poder" para terminar a trilha de seus ancestrais, mas sem sucesso. Ele então chama Crash e sua turma para encontrarem para ele, mas Crash arruina os sonhos do Visconde quando toca nele.

Krunk[editar | editar código-fonte]

É uma criatura parecida com um gorila vestindo roupas indígenas que habita num clone do planeta Earth (Terra em inglês), também chamado "Terra", de onde é o campeão de corridas. Ele se mostra determinado a derrotar os terráqueos, mas perde e é enviado para um lugar desconhecido. É o primeiro chefe de Crash Nitro Kart.

Primeiramente, Krunk parece ser um pouco arrogante, tentando fazer com que Velo mandasse seus oponentes de volta para de onde vieram por parecerem lentos, mas quando ele descobre o nome do planeta de onde eles vieram, fica nervoso, e alega que Earth é uma cópia de seu planeta [29] Ao ser derrotado pelo time de Crash, Krunk admite que "Terra" é um clone da Earth ao receber o ioiô de Crash de presente.[30]

  • DUBLADO POR: Marshall R. Teague
  • NO JAPÃO: Kôsei Hirota

Nash[editar | editar código-fonte]

É uma espécie de tubarão cibernético programada para não parar de se mover e nunca dormir, que apareceu somente em Crash Nitro Kart. Devido a isso, pode ficar nervoso quando não o faz e também é um pouco mau perdedor, podendo pedir sua chave de volta ao ser derrotado. Quando Crash o derrota, Coco hackeia o cérebro de Nash, fazendo-o dormir pela primeira vez na vida.

  • DUBLADO POR: Billy West
  • NO JAPÃO: Mitsuaki Madono

Geary[editar | editar código-fonte]

Um robô do planeta Teknee que apareceu somente em Crash Nitro Kart, de onde é campeão de corridas. Porém, ele perde para os terráqueos(mesmo com ajuda de outros robôs) e, como punição, é obrigado a lustrar o troféu e o coliseu inteiro.[31]

Geary sofre de dupla personalidade, sendo que todas elas são obcecadas por algo. A primeira é obcecada por limpeza, e a segunda por ganhar, também dizendo que os robôs são melhores e que demolirá qualquer um que entrar em seu caminho. Essas duas personalidades podem alternar de vez em quando, como demonstrado na sua sequência de abertura[32] e nas corridas.[33] [34]

  • DUBLADO POR: Paul Greenberg
  • NO JAPÃO: Hiroshi Iwasaki

Norm[editar | editar código-fonte]

Norm é uma espécie de mímico alienígena que pode se multiplicar em duas formas que possuem personalidades muito diferentes. A primeira forma (conhecida somente por Norm) tem o tamanho de uma criança e se comunica somente por gestos, como um verdadeiro mímico. Ele prefere mais ler do que correr, fazendo-o somente porque Velo o obriga. A segunda forma (conhecida como Big Norm) é o oposto do Norm original, sendo gigantesco, rude, louco por corridas e tendo a habilidade de falar normalmente. Juntas, as duas formas completam o Norm menor. Mesmo sendo dois contra um,Norm perdem para os terráqueos.

  • DUBLADO POR: Andre Sogliuzzo
  • NO JAPÃO: Tetsuo Goto

Willie Wumpa Cheeks[editar | editar código-fonte]

Uma fruta Wumpa mutante, mascote de Ebeneezer von Clutch em Crash Tag Team Racing. Mais tarde, é revelado que ele roubou o Diamante de Poder Coração Negro de Von Clutch, e é morto por Neo Córtex mais tarde.

  • DUBLADO POR: Roger L. Jackson
  • NO JAPÃO: Masato Funaki

Ebeneezer von Clutch[editar | editar código-fonte]

Um cibórgue dono do parque de diversões MotorWorld em Crash Tag Team Racing. Ele funciona a partir de uma jóia chamada Diamante de Poder Coração Negro, que é roubada por Willie Wumpa Cheeks mais tarde no jogo. Ebeneezer fala com um sotaque alemão estereotipado, e é revelado em uma cena do jogo que ele é um grande fã da franquia Crash, tendo todos os jogos. Também, no momento das corridas tem ataques e poderes radioativo-nucleares com direito a cápsulas deste material, explosivo e tóxico.

  • DUBLADO POR: Danny Mann
  • NO JAPÃO: Hiroshi Ôtake

Pasadena O'Possum[editar | editar código-fonte]

Uma gambá e fiel subordinada de Ebeneezer von Clutch em Crash Tag Team Racing. É evidente que ela é apaixonada por Crash, e geralmente está o namorando. Também fica evidente que ela é do Texas devido ao seu sotaque. Seu sobrenome é uma brincadeira com "Opossum", que significa gambá em inglês.

  • DUBLADA POR: Shanelle Workman
  • NO JAPÃO: Yoshiko Kamei

Vigias do parque[editar | editar código-fonte]

São os funcionários do parque MotorWorld, empregados de Ebeneezer von Clutch. Eles se caracterizam por sempre estarem usando uma roupa à prova de gás venenoso. Porém, eles não são muito fãs de Von Clutch devido ao fato de ele não os pagar bem[35] , a roupa que ele os obrigam a usar[36] e abuso[37] . Eles também são colocados em condições muito perigosas de trabalho, como evidenciado nas pistas "Pirates of the Carburator" e "Tire and Ice".

  • DUBLADOS POR: Somente se conhece Bill Farmer, Chris Coppola, Charles Dennis, Jess Harnell e Roger L. Jackson.
  • NO JAPÃO: Somente se conhece Takaya Kuroda, Kazuhiro Ansai e Yasumichi Kushita

Chick e Stew[editar | editar código-fonte]

Dois frangos que servem como locutores de Crash Tag Team Racing. Chick é o mais sério do grupo, enquanto Stew é o mais engraçado, e freqüentemente está mudando seu penteado quando a câmera o pega. Eles são uma paródia a Howard Cosell e George Foreman, respectivamente.

Dr. Nefarious. Tropy[editar | editar código-fonte]

Um viajante do tempo, contratado por Uka Uka em Crash Bandicoot 3: Warped para criar a estrutura que os personagens usam para viajar no tempo (chamada de Tornado Temporal). Ele também serve como o terceiro chefe do jogo. Tropy também é conhecido por carregar um gigantesco diapasão que é capaz de criar ondas eletromagnéticas que desintegram seus oponentes. Ele é personagem jogável de Crash Team Racing.

Tropy também serve como personagem jogável de Crash Team Racing, sendo habilitado se o jogador vencer todos os seus fantasmas no modo "Tentativa de Tempo". Em Crash Bandicoot 2: N-Tranced, Tropy serve como o vilão principal ao lado de N. Trance. Ele também serve como um dos chefes de Crash Twinsanity ao lado do Dr. Nitrus Brio, e logo após aparece no mesmo jogo ao lado de Brio e N. Gin na cena do tesouro. Tropy também faz um cameo em Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex na reunião de malvados e em Crash Boom Bang!. (Em Ratchet & Clank Up Your Arsenal, o vilão do jogo tem o mesmo nome, Nefarious, mas é um robô

Também em The Wrath of Cortex, seu nome é escrito erroneamente como N. Trophy nos créditos.

DUBLADO POR: Michael Ensign e Corey Burton (2001) NO JAPÃO: Masaru Ikeda (1998 - 2001) e Haruo Satô (2003 - 2004)

Titans Mutantes[editar | editar código-fonte]

Os Mutantes são titans que se transformaram,graças a uma invenção de Córtex e Brio chamada NV um espécie de capacete que domina mentes e fazem a aparência e o corpo ficarem monstruosos,tanto que Coco e Crunch foram hipnotizados .Aparecem em Crash:Mind Over Mutant.

  • Ratcicle: Aparece na Ilha Wumpa.Seus poderes são o espirro gelado e o deslizamento de neve.Seu comandante aparece no Reino dos Ratcicles, e possui uma armadura e um topete azul
  • Magmadon: Aparece na Ilha de gelo.Seus poderes são o terremoto de lava e o casco giratório.Seu comandante aparece na Ilha de Gelo, ele usa um capacete de guerra.e seu bico e cinza.
  • T.K.: Aparece na Ilha de gelo.Seu poder é telecinese. Quando aparece dança a coreografia de Thriller, do Michael Jackson.
  • Scorporilla: Aparece no Deserto.Seu poder é o mega soco.
  • Rhinoroller: Aparece no Deserto.Seu poder é o canhão rolante.
  • Spike: Aparece no Deserto.Seus poderes são o campo de espinhos e bola espinhenta.Seu comandante aparece no Templo Wumpa e possui uma coloração cinza.
  • snipe: Aparece na Ilha Wumpa. Seu poder é atirar folhas. Seu comandante aparece no deserto. Quando aparece está prestes a comer um urso, mas ele foge.
  • Sludge: Aparece no Depósito de lixo.Seu poder é o bafo de lodo.Seu comandante aparece no Depósito de lixo,possui um topete vermelho e uma coloração verde musgo.
  • Battler: Aparece na Montanha Grimly.Seu poder é as asas do furacão.
  • Grimly: Aparece na Montanha Grimly.Seu poder é retardar o tempo.Seu chefe aparece na Ilha Wumpa
  • Yuktopus: Aparece na Montanha Grimly.Seu poder é o ultra canhão.
  • Stench: Aparece na Montanha Grimly.Seu poder é o hiper fedor

Outros[editar | editar código-fonte]

Esta seção é para personagens cujo gênero (do bem, do mal ou neutro) é desconhecido e/ou fizeram aparições em somente um jogo da série e nunca mais retornaram por razões desconhecidas.

Garotas do Troféu[editar | editar código-fonte]

Elas aparecem somente em CTR. Elas são as garotas que entregam prêmios para os jogadores. Todas elas têm a pele vermelha. São elas: Ami (que entrega prêmios para Tiny Tiger, Dingodile, Ripper Roo, Papu Papu, Komodo Joe, Pinstripe e Penta Penguin; de cabelos verdes e olhos verdes; de vestido curto amarelo e verde; com seu um guarda-chuva amarelo e verde com listras), Isabella (que entrega prêmios para Crash Bandicoot, Coco Bandicoot e Fake Crash; de cabelos loiros e olhos azuis; de roupa azul; com seu guarda-chuva azul e branco), Liz (que entrega prêmios para Polar e Pura; de cabelos pretos, sombra de olhos azuis e olhos roxos; de camiseta verde e minissaia roxa; com seu guarda-chuva roxo e verde com listras) e Megumi (que entrega prêmios para Dr. Neo Cortex, N. Gin e Dr. N. Tropy; de cabelo azul-céu e olhos laranja; de roupa cinzenta; com seu guarda-chuva cinzento e azul-céu com listras.

Boo, o Javali[editar | editar código-fonte]

Um filhote de javali encontrado no primeiro jogo enquanto nosso herói tentava escapar dos nativos da ilha N. Sanidade. Boo serviu de animal de montaria para Crash, passando por perigosos obstáculos(mais tarde ele seria substituído por Polar em Crash 2; e por Pura, no caso dirigida por Coco em Crash 3). Não se sabe o que ocorreu com Boo após ajudar Crash, mas Crash mais tarde encontra javalis idênticos a Boo, agora como inimigos nos níveis de travessia de ponte. Acredita-se que nenhum deles é o próprio Boo. Também existe a suposição de que os javalis nos níveis de travessia da ponte, são na verdade fantasmas de Boo, que acidentalmente morreu quando Crash termina de passar os níveis. Em twinsanity quando cortex fala para crash ajudar a impedir os gemêos do mal a destruir a ilha ele fala a palavra boo e um javali passa correndo muitos dizem que ele é boo, o javali mas nada foi confirmado

Baby T[editar | editar código-fonte]

Um filhote de tiranossauro encontrado obviamente nas fases pré-históricas de Crash Bandicoot 3: Warped. Apesar de Crash tê-lo levado para casa no final dos eventos do jogo, Baby T nunca mais apareceu em jogos futuros, é possível que Crash o tenha devolvido para a sua época.

Fazendeiro Ernest[editar | editar código-fonte]

Um casuar dono de um pomar de frutas Wumpa que vive em cima da caveira da montanha da Ilha de N. Sanidade que apareceu somente em Crash Twinsanity, perguntando a Crash para limpar seu pomar das minhocas que o atacam, oferecendo em troca um cristal, ao que Neo Córtex atira nele e rouba o cristal, alegando "Isto não é um jogo!"[38] .

  • DUBLADO POR: Alex Fernandez
  • NO JAPÃO: Haruo Satô

O Ursominador[editar | editar código-fonte]

Um gigantesco urso-polar que usa um chapéu de marinheiro azul e opera um grande submarino capaz de atirar bolas de canhão e ursos-polares mecânicos que soltam mísseis. É o segundo chefe de Crash Bash, e seu nome é uma óbvia referência à série de filmes O Exterminador do Futuro.

Morsa Rusty[editar | editar código-fonte]

Uma morsa que trabalhava como cozinheiro no navio de N. Gin em Crash Twinsanity. Ao confundir Crash com a carne que ia cozinhar, tem uma perseguição com ele no navio mas acaba preso numa porta.

  • DUBLADO POR: Dwight Schultz
  • NO JAPÃO: Hajime Iijima

Tikimon[editar | editar código-fonte]

Um gigantesco deus totem que recebeu vida dos Gêmeos do Mal para que destruísse Crash e Córtex em Crash Twinsanity. Porém, Crash consegue derrotar Tikimon atirando Córtex em sua garganta inúmeras vezes, o que fez com que ele ficasse inanimado mais uma vez.

Tikimon possui duas faces: uma tem a boca aberta, e outra tem a boca fechada. Ele também tem a habilidade de liberar pequenas criaturinhas de pedra e raios laser dos olhos.

Yaia Panda[editar | editar código-fonte]

Uma menina panda que mora em uma floresta de bambu e que pede a Crash e seus amigos para ajudá-la a derrotar Nitros Oxide que queria tomar sua floresta em Crash Nitro Kart. Ela é uma personagem jogável no mesmo jogo o carro dela é quase identico ao de Von clutch.

Titans[editar | editar código-fonte]

Os Titãs são criaturas criadas pelo Evolvo-Raio do Dr. Neo Córtex, e então submetidos à substância mágica Mojo, que é a essência da vida, para que eles adquiram mais poder. Todos os Titãs são híbridos de animais com objetos ou outras coisas. Crash Bandicoot é capaz de controlá-los colocando o rosto de Aku Aku neles. Eles foram primeiramente introduzidos em Crash of the Titans, e deverão voltar no vindouro Crash: Mind Over Mutant.Desde o primeiro jogo da série o Dr.NeoCortéx tinha interesse em criar um exercito mutante de animais, algo que ele só consegue em Crash of the Titans;

Cada Titã é dividido em cinco categorias: Força Bruta, Capitão, Projétil, Locomotivo e Titã Chefe. Eles estão colocados aqui separados por ordem alfabética.

Arachnina[editar | editar código-fonte]

Uma gigantesca aranha mutante coberta por uma armadura mecânica, também é equipada com vários lasers e uma serra. É o robô particular de Nina Córtex. Córtex o criou para ser um brinquedo, mas Nina e seu Gênio Maligno o usou para outros propósitos.

• Nota: Na versão para GBA do Crash of the Titans, Aracnina é chamado de "Spiderbot", o antigo nome dele.

  • Tipo: Titã Chefe

Battler[editar | editar código-fonte]

Um morcego com garras de canivete. Battler pode atacar seus inimigos com as lâminas em suas asas e pode conjurar ventos com a potência delas.

  • Tipo: Força-bruta

Cortex[editar | editar código-fonte]

Ao tomar a poção de N. Brio, Cortex fica gigante com suas roupas rasgadas e com vários musculos. Ele pode atacar com um arroto,um peido,lazer e o Spin Attack de Crash.

Ee-lectric[editar | editar código-fonte]

Uma Enguia Elétrica. Ele pode atacar com sua eletricidade natural ou invocá-la dos céus. Ele é útil também para acionar locais que necessitem de eletricidade

  • Tipo: Projétil

Goar[editar | editar código-fonte]

Uma mistura de urso com javali. Ataca os adversários com suas presas enormes e pode paralisá-los com seu hálito.

  • Tipo: Locomotivo

Golem mistura de homen com pedra.E super resistente e ataca com seus enormes braços

Magmadon[editar | editar código-fonte]

Uma mistura de tartaruga com magma. Ele pode andar sobre a lava, além de atirá-la nos inimigos. Magmadon também é capaz de criar terremotos pisando no chão.CRASH O ENCONTRA NO EPISÒDIO 7 NO JOGO CRASH BANDICOOT:OF THE TITANS ELE TAMBEM APARECE NO CRASH BANDICOOT:MIND OVER MUTANTS QUANDO O CHEFE DELES É IGUAL A ELES, MAS TEM O BICO CINZA


  • TIPO:Força bruta

Ratcicle[editar | editar código-fonte]

Uma mistura de rato com estalactite de gelo. Ele ataca com suas garras e é capaz de congelar seus inimigos.

  • Tipo: Força Bruta

Rhinoroller[editar | editar código-fonte]

Uma mistura de rinoceronte com tatu. Ele é capaz de se enrolar numa bola para esmagar seus adversários.

  • Tipo: Locomotivo

Scorporilla[editar | editar código-fonte]

Uma mistura de gorila com escorpião, e o único Titã identificado como fêmea. Ela pode usar seus punhos gigantescos para esmagar objetos e inimigos, e usar seu rabo de escorpião para mandar os inimigos longe.

  • Tipo: Capitã

Shellephant[editar | editar código-fonte]

Um elefante revestido por uma grossa couraça de caranguejo. Ele pode esmagar objetos com suas patas com uma força aterradora e soltar fogo pela tromba.

  • Tipo: Capitão

Sludge[editar | editar código-fonte]

Uma mistura de sapo com camaleão e material radioativo. Sludge é completamente revestido de um ácido gelatinoso toxico, que cospe nos inimigos. Ele também é capaz de se esticar o quanto desejar.

  • Tipo: Força toxica

Snipe[editar | editar código-fonte]

Uma mistura de raposa com arara. Devido às penas coloridas que crescem de suas costas, Snipe pode se camuflar nas moitas enquanto atira penas nos adversários.

  • Tipo: Projétil

Spike[editar | editar código-fonte]

Um porco-espinho gigante revestido por uma couraça de caranguejo. Ele ataca com suas garras e pode invocar espinhos do chão.

  • Tipo: Força Bruta

Stench[editar | editar código-fonte]

Uma mistura de gambá com abutre. Ele ataca atirando bolas de fedor nos oponentes. Em Crash Bandicoot: Mind Over Mutant, ele usa um capacete de astronauta, sapatos e suspensórios.

  • Tipo: Projétil

Uka Uka[editar | editar código-fonte]

Em certo ponto da história, Uka Uka usa o Evolvo-Raio nele mesmo, criando para si um corpo monstruoso feito de troncos de árvore e cipós. Ele pode usar sua força aterradora e raios laser para destruir Crash.

  • Tipo: Titã Chefe

Yuktopus[editar | editar código-fonte]

Uma mistura medonha de pato, polvo, iaque, gaita-de-fole e sucata. O Yuktopus é capaz de paralisar os inimigos com os seus sons de gaita de foles e usar uma gigantesca bazuca laser para destrui-los. Em M.O.M ele é o guarda de uma maquina que suga o mojo de Uka Uka

  • Tipo: Titã Chefe

Grimly[editar | editar código-fonte]

Um Titan que pode deixar o tempo lento. Também é muito bom em ataques de soco e foi contratados por Neo Córtex para torturarem Uka Uka. Vistos em Crash Mind Over Mutant.

Subordinados[editar | editar código-fonte]

Os subordinados são os inimigos principais do jogo, depois dos Titãs. Todos os subordinados devem ser mortos numa fase para que ela seja completa. Seus nomes estão traduzidos para português logo abaixo.

  • Ratnicianos (Ratnicians): São os seguidores do Dr. Córtex. Os Ratnicianos são hamsters antropomorfos vestidos em roupas de cientistas que são geralmente vistos carregando tubos de ensaio. Eles têm personalidade e sotaque nerd. Em Mind Over Mutant eles são abandonados por Neo Córtex, e ficam em comando de N. Gin, que também é abandonado.
  • Koo-alas: São os seguidores de Pequeno Tigre. Os Koo-alas são pequenos ursos com personalidade e sotaque caipira que adoram coisas mecânicas e mexer na terra. Eles são vistos constantemente comendo coxas de frango.De acordo com os produtores, apesar de seguirem Pequeno Tigre, a maioria é fã de Koala Kong, que como foi dito acima, se tornou um ator de Hollywood.
  • Macacos da Destruição (Doom Monkeys): São os seguidores de N.gine os empregados da fábrica de armas de N. Gin. Eles possuem mísseis instalados nas cabeças da mesma forma que seu mestre, assim como sua personalidade demente. Eles atacam seus inimigos com chaves de fenda e podem explodir suas cabeças.
  • Coelhinhos Vodu (Voodoo Bunnies): Os seguidores de Uka Uka. São coelhos que usam máscaras e roupas tribais que também falam num sotaque nativo. Eles atacam com suas lanças. Numa referência ao filme Gremlins, Aku Aku diz a Crash no perfil deles que não se deve dar cenouras para eles depois da meia-noite ou molhá-los, eles podem invoca trovões em nuvens
  • Aborrecentes (Brat Girls): As asseclas de Nina Córtex. São morcegas que usam uniformes de escola e que têm uma personalidade estereotipada de garota adolescente. Elas atordoam os inimigos gritando em megafones.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Coco: (infelizmente) Oh, Ilha Wumpa.(felizmente) Mas as nossas coisas estão bem.Agora vamos ir para casa… E comer panquecas! Crash: Panquecas! (Traduzido de Crash of the Titans)
  2. Dr. Neo Cortex: Derrotado novamente! Isso não é justo! Talvez deveria me retirar para uma bela praia… e com uma grande bebida… e uma mulher com gigantescos sacos de gelo para a minha cabeça! (Traduzido de Crash Bandicoot 3: Warped)
  3. Dr. Neo Cortex: Qual é o significado disto? Você sabe com quem está falando?! / Ebeneezer von Clutch: Com a renomado malfeitor Doutor Neo Periwinkle Cortex! Eu ter todas os seus jogos, hm-hmm… (Traduzido de Crash Tag Team Racing)
  4. a b c d Esboços de personagens de Crash Bandicoot. Página visitada em 20-10-2007.
  5. Texto: Depois de uma intensa terapia e oito anos de uma melhor educação, Roo começou a escrever o renomado livro "Através dos olhos do Vórtice: Um rápido estudo sobre a evolução e suas consequências". (Traduzido de Crash Bandicoot)
  6. Texto: Dingodile entrou para um programa de hibridização de animais para poder criar bichinhos únicos e interessantes. Seu lema "Combine todos eles!" criou sucessos como o Giraforcego, o Galinhanguru e o Dingorila. (Traduzido de Crash Team Racing)
  7. Nina Cortex: Oh. É você, Crash. Ouça. Pode doer em mim ter que dizer isso… Preciso de sua ajuda. Tem um carrinho bem bonito que eu quero comprar, mas vou precisar de um dinheirinho extra. Você… eca, isso é tão podre! Você precisa me arrumar um emprego. Fuce por aí e me arrume um emprego. Puh… por… por favor. (Traduzido de Crash Tag Team Racing)
  8. Nina Cortex: Cãozinho roxo! Nina quer brincar! (Traduzido de Crash Bandicoot Purple: Ripto's Rampage)
  9. Dr. Neo Cortex: Minha filh… Quero dizer, sobrinha! Precisamos fazer algo! Pense, Cortex! Pense! (Traduzido de Crash Twinsanity)
  10. Nitros Óxido: Você me derrotou mais uma vez. Agora, devo retornar a Gasmóxia como um perdedor completo. Devo estar ficando devagar com a velhice. (Traduzido de Crash Team Racing)
  11. Texto: Nitros Óxido voltou para o planeta Gasmóxia como um alien arruinado. Depois de vários anos de terapia, Óxido emergiu da reclusão para começar a correr novamente. Infelizmente, o monociclo não foi uma escolha muito boa para um veículo, e seu acidente resultante foi muito horrendo para ser aqui descrito. (Traduzido de Crash Team Racing)
  12. Imperador Velo XXVII: Eu sou o Imperador Velo 27º, o governante desta galáxia! Meus súditos anseiam por entretenimento, e histórias de sua maravilhosa habilidade de pilotagem alcançaram meu glorioso império. E eu espero que vocês façam um bom show, especialmente porque, ganhando o circuito, ganharão também sua liberdade. E se, por alguma razão, vocês se recusarem a correr, seu planeta será… destruído. Mas eu não acho que isso irá acontecer. E então, vocês aceitam o meu desafio? (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  13. Coco Bandicoot: O Imperador Velo era um robô? / Crunch Bandicoot: Não se fazem mais robôs como antigamente. (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  14. Dr. Neo Córtex: (Ri.) Eu sou tão bom! Quem saberia que isso seria tão fácil? Um robô. Que singular! (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  15. Velo Real: Meu império é todo seu, assim como todo o poder que vem com ele. (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  16. Velo Real: É meu! Você não pode pegar! / Dr. Neo Córtex: Muito bem, Imperador Velo 27º! Finalmente nos encontramos. Cara a cara. (Velo ataca Córtex e os dois começam a brigar pelo cetro, mas Pequeno Tigre aparece e pega Velo.) / Velo Real: Me ajude! Ele está roubando meu cetro! Meu poder! (Pequeno Tigre dá um olhar assustador a Velo.) Velo Real: Pensando bem, pode pegar ele para você. É grande demais para mim mesmo. (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  17. Madame Amberly: "Entón", a bebê "chorón" Córtex, toda crescidinho. Vejo que você arrumar emprego como uma barbeiro. (Traduzido de Crash Twinsanity)
  18. Aku Aku: Não! Os Elementais, não! Uka Uka, por que você os soltou? Você não se lembra do que aconteceu da última vez que eles estavam livres? / Uka Uka: Eles foram responsáveis por alguns terremotos, enchentes e aquela pequena Era do Gelo há alguns milhões de anos atrás. Você se preocupa demais, irmão. (Traduzido de Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex)
  19. Rok-Ko, o Elemental da Terra: O que você está olhando, cara peluda? Eu sou Rok-Ko, o Elemental da Terra, e Uka Uka e o doutor Córtex me libertaram de meu sono profundo, e agora estou livre para acabar com qualquer coisa que tentar me impedir! Nem pense em continuar pegando cristais, palhaço, porque se você continuar, vou te enterrar vivo! (Traduzido de Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex)
  20. Wa-Wa, o Elemental da Água: Crash Bandicoot! Você passou dos limites vindo ao meu domínio sem ser convidado! Não responda para mim! Vou consertar esse probleminha de atitude seu! (Traduzido de Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex)
  21. Py-Ro, o Elemental do Fogo: Percebi que meus irmãos tiveram alguns probleminhas com vocês, meus amiguinhos cor-de-laranja, mas não sei por quê. Hmmmm… Está ficando quente aqui? É seguro usar essa pele?! Parece inflamável! (Traduzido de Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex)
  22. Lo-Lo, o Elemental do Ar: Ei, vejam! O garoto laranja gosta de voar! (Traduzido de Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex)
  23. Dr. Neo Córtex: Foi o meu primeiro experimento com o Evolvo-Raio, fase um no meu plano de criar um exército de superanimais! Minhas cobaias: meus dois papagaios de estimação, Victor e Moritz, as duas únicas criaturas pelas quais nunca senti desprezo, ou vontade de comer. (Traduzido de Crash Twinsanity)
  24. Victor: Temos uma notícia boa e uma ruim. / Moritz: A ruim é: nós vamos destruir suas preciosas ilhas. / Victor: A boa: vocês não vão viver para ver. (Traduzido de Crash Twinsanity)
  25. Dr. Neo Córtex: Oh, vocês não são adoráveis? Deixe-me ver… Acho que tenho alguns petiscos para vocês aqui no meu bolso. / Moritz: Petiscos? Eba! Eba! (Traduzido de Crash Twinsanity)
  26. Victor: Bem, vocês deram sua melhor cartada. Mas neste exato momento, nosso Dispositivo Vice-Versa Reversor está em operação, sugando toda a bondade desta dimensão e deixando para trás o pior mundo possível! Como gostamos de fazer uma baguncinha. / Moritz: Até mais tarde, fracassados! (para Victor) Diga, já é hora do lanche? (Traduzido de Crash Twinsanity)
  27. Dr. Nitrus Brio: Mas doutor Cortex, nós ainda não determinamos a causa de falhas passadas! / Dr. Neo Córtex: Pateta! Este bandicoot será meu general, e ele irá liderar meus "Comandos de Córtex" para a dominação mundial! Desta vez, reinarei triunfante! Estamos mais perto do que nunca! Rápido! Coloque-o no Vórtice! / Dr. N. Brio: Mas doutor Córtex, o Vórtice ainda não está pronto, não temos idéia do que ele pode fazer! (Traduzido de Crash Bandicoot)
  28. Dr. Nitrus Brio: Estamos prontos, Crash. Gostaria de fazer as… "honras"? (Traduzido de Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back)
  29. Krunk: São eles que vão correr contra mim? Eles parecem ser lentos. Mande-os de volta! / Imperador Velo XXVII: Mas Krunk! Eles vieram de um planeta igual ao seu. Se chama Terra. / Krunk: Terra!! Já ouvi falar desse planeta! É uma cópia do meu Earth! Eu irei correr contra eles e mostrar quem tem o planeta melhor!! (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  30. Krunk: O que é isto? Um presente do seu mundo? Obrigado! Me desculpe. Nós realmente copiamos seu planeta. (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  31. Imperador Velo XXVII: GEARYYY!! Você… falhou… comigo!! Como punição, você vai limpar o troféu deles. E quando acabar… vai ter que limpar… o coliseu inteiro. (Ri.) (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  32. Geary: Somente os robôs poderão ser perfeitos! Eu demolirei qualquer um que - oh, mas que sujeira! Isso não pode ficar tão sujo assim. (Geary limpa a plataforma na qual está parado com um aspirador que sai de seu peito.) Agora… onde eu estava? (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  33. Geary: Puxa vida. Acho que vou ter que te demolir!! (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  34. Geary: Essa não. Aquele maldito corredor está me ultrapassando!! (Traduzido de Crash Nitro Kart)
  35. Vigia do parque nova-iorquino: E se você vir aquele muquirana do Von Clutch, diga a ele que ele deveria pagar melhor seus trabalhadores. (Traduzido de Crash Tag Team Racing)
  36. Vigia do parque nova-iorquino: Dez anos na universidade para ter que me vestir de modo tão ruim assim! (Traduzido de Crash Tag Team Racing)
  37. Vários vigias do parque: Já estamos acostumados com esse abuso! (Traduzido de Crash Tag Team Racing)
  38. Fazendeiro Ernest: Oh, Crash! O mercado dos fazendeiros é amanhã, e as minhas árvores Wumpa não crescerão porque meu pomar está lotado de minhocas. Livre minha terra dessas minhocas e eu lhe darei este Cristal de Poder. (Córtex atira em Ernest e pega o cristal.) / Dr. Neo Córtex: Eu sou um cientista do mal. O que vocês estavam esperando? Isto não é um jogo! (Traduzido de Crash Twinsanity)