Enigma (mangá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ǝnígmǝ
エニグマ
Informações gerais
Gêneros Psicológico, Sobrenatural, Suspense
Mangá
Escrito e ilustrado por Kenji Sakaki
Editoração Japão Shueisha
Revistas Weekly Shōnen Jump
Período de publicação 13 de Setembro de 201031 de Outubro de 2011
Volumes 7 (Lista de Volumes)
Portal Animangá

Enigma, estilizado como ǝnígmǝ (エニグマ Eniguma?), é um mangá escrito e ilustrado por Kenji Sakaki, que foi publicado na resvista Weekly Shōnen Jump. Kenji Sakaki era um assistente de Akira Amano.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Sumio Haiba é um estudante colegial de Tokyo com uma interessante habilidade... Ele ocasionalmente adormece e acorda com premonições futuras escritas em seu "Diário dos Sonhos"[2]. Com esta habilidade, Sumio ajuda as pessoas com seus problemas antes mesmo que eles aconteçam, até que um dia sua pacífica vida muda completamente. Sumio e alguns amigos são presos na escola por uma entidade maligna chamada Enigma, e são obrigados a participar do e-test', onde terão 72 horas (3 dias) para desvendar enigmas e passar por provações para poderem sair da escola com vida.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Sumio Haiba[editar | editar código-fonte]

Sumio Haiba (灰葉スミオ Haiba Sumio?), aluno da Classe A do 1º Ano. Sua habilidade é o Diário dos Sonhos. Ele refere-se ao diário de sonho como uma maneira de ajudar a mudar o destino. Quando as pessoas estão com problemas, ele diz que suas previsões são um Pedido de Socorro. Depois de ser levado para o e-test, Sumio torna-se o de facto líder do grupo, como ele parece ter mais tempo de treinamento com sua habilidade, e possui uma vontade de ajudar os outros quando eles estão em perigo. Recentemente, foi revelado que sua real habilidade é a Telepatia, e que sua habilidade combinada com a Precognição de Shigeru, permitia-lhe escrever o futuro em seu Diário dos Sonhos.

Shigeru Kurumiya[editar | editar código-fonte]

Shigeru Kurumiya (来宮しげる Kurumiya Shigeru?), aluna da Classe A do 1º Ano. Amiga de infância de Sumio, sempre estiveram próximos, mesmo sendo próximos, Sumio nunca soube que ela tinha uma habilidade (nem ela mesma sabia) e ele se pergunta o porquê de Shigeru estar participando o e-test. Recentemente, foi revelado que sua habilidade é a Precognição. Quando sua habilidade é combinada com a do Sumio, o Diário dos Sonhos funciona.

Aru Mizusawa[editar | editar código-fonte]

Aru Mizusawa (水沢アル Mizusawa Aru?), aluno da Classe H do 2º Ano. Quando foi capturado, estava com uma roupa que usava para um curto trabalho como mascote da polícia. Mais tarde é revelado que sua habilidade lhe permite se transformar em seu traje, chamado Pit-Kun. Com sua habilidade, ele também pode alterar seu tamanho, crescendo a proporções enormes e até mesmo voar. Ele descobriu sua habilidade depois que sofreu um trágico acidente, deixando seu corpo praticamente imóvel. Mas depois de ter sido inspirado pelo heroísmo de Pit-Kun, transformado no personagem, se dedica a salvar as pessoas.

Moto Hasekura[editar | editar código-fonte]

Moto Hasekura (支倉モト Hasekura Moto?), aluno da Classe E do 1º Ano. Sua habilidade é fazer com que as coisas fiquem invisíveis/desapareçam. Ele se refere ao seu poder como uma maldição e tem o forte desejo de se livrar do poder. Enigma promete livrar-lhe da habilidade no final do e-test, no entanto depois de ver a sua habilidade de ser útil ao grupo, passa a vê-la com outros olhos. Seu lema é que ele sempre toma o caminho mais seguro na vida.

Jirou Matsurigi[editar | editar código-fonte]

Jirou Matsurigi (祀木ジロウ Matsurigi Jirō?), aluno da Classe B do 3º Ano. Sua habilidade é Subtração Cúbica. Com essa habilidade ele pode reduzir as medições de objetos à sua vontade. As únicas condições dessa habilidade são que ele não pode fazer o objeto ficar maior que eu tamanho natural e que não afeta seres humanos. Ele é o primeiro neste e-test a ser capturado por uma sombra. Uma vez que ele foi salvo, ele tinha a opção de engolir uma pílula para parar a transformação de sombra. Em vez de engolir a pílula, ele a guardou para forçar Ryou Kurisu a tomá-la e ser salvo. Explica-se que ele já tinha participado de um e-test passado e como o único sobrevivente queria participar de novo para salvar Ryou Kurisu.

Hiina Kujouin[editar | editar código-fonte]

Hiina Kujouin (九条院ひいな Kujōin Hiina?), aluna da Classe C do 2º Ano. Sua habilidade é uma Terceira Mão invisível. Com a terceira mão, ela pode mover pequenos objetos e, muitas vezes usa a capacidade de verificar cada sala por razões de segurança. Apesar de ser invisível, a mão sempre deixa marcas de mãos pequenas entre a superfície do que toca. Ela era originalmente solitária e preferia manter a habilidade em segredo, enquanto a usava para impedir que outros estudantes fizessem brincadeiras cruéis com ela. Ela parece ter desenvolvido sentimentos por Sumio.

Takemaru Sudou[editar | editar código-fonte]

Takemaru Sudou (崇藤タケマル Sudō Takemaru?), aluno da Classe G do 3º Ano. Sua habilidade lhe permite "rebobinar" coisas, fazendo-as voltar ao passado. Ele é muito forte, e também, muito cabeça-dura.

Ryou Kurisu[editar | editar código-fonte]

Ryou Kurisu (栗須リョウ Kurisu Ryō?), ex-aluno do 2º Ano 2 anos atrás. Sua habilidade se chama Horizontal, permite que o usuário entre em um mundo plano, como uma imagem, e interagir com o conteúdo da imagem. Ryou é o único no mundo plano que pode interagir com a imagem. Ele engana o grupo fazendo-os crer que ele é Aru Mizusawa. Mais tarde é revelado que ele foi um dos estudantes que falharam no e-test passado, se tornando uma sombra e tendo sua personalidade alterada. Jirou escapou, mas não conseguiu salvar Ryou, que ficou preso por dois dois anos. Nesse estado, visando vingança, ele tenta atrapalhar o grupo a solucionar os enigmas pretendendo fugir do e-test sozinho. Até que Jirou dá-lhe a pílula que desfaz a transformação em sombra e ele volta ao seu estado normal de novo.

Enigma[editar | editar código-fonte]

Enigma (エニグマ Eniguma?), o Antagonista e controlador do e-test. Não se sabe quem ele é, por que ele está fazendo isso, e como ele estava ciente de que todos eles tinham habilidades especiais. Ele é representado pelo símbolo de um crânio humano, com o queixo na direção oposta (de uma forma que lembra uma letra e), depois é revelado por Jirou que Enigma é realmente um humano, com uma marca visível em seu mão direita. Enigma parece estar realizando os testes com algum interesse, procurando algo nessas pessoas com habilidades. Mais tarde é revelado que a marca de Enigma está presente em ambos os lados da sua mão.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Enigma foi publicado na revista Weekly Shōnen Jump da editora Shueisha desde seu lançamento na edição Nº 41 de 2010 da mesma (em 13 de setembro de 2010) até a edição Nº 48 de 2011 (em 31 de outubro de 2011), onde teve seu fim no capítulo 55. Teve 7 tankōbon lançados entre dezembro de 2010[3] e fevereiro de 2012.[4]

Referências

  1. (em inglês) Shonen Shikku Canceled; Enigma to Debut Shonen Beam
  2. Kenji Sakaki. Enigma, Volume 1. 2010. Shueisha. Capítulo 1
  3. (em japonês) エニグマ1
  4. (em japonês) エニグマ7


ǝnígmǝ

Kenji Sakaki | Capítulos | Personagens