Lista de personagens de Final Fantasy VI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é a lista de personagens do jogo de RPG eletrônico Final Fantasy VI.

Personagens jogáveis principais[editar | editar código-fonte]

Terra Branford[editar | editar código-fonte]

Terra (ティナ Tina) nasceu com o dom da magia, a arte proibida tão cobiçada pelo Império de Vector. Capturada desde criança por este fato, ela teve sua mente controlada por Kefka e usada para todo tipo de combate em que seu dom fosse útil.

Uma vez livre e desperta do transe, Terra não esquecera do terror do campo de batalha nem das mortes que causara. Ela é agora uma pessoa quieta e melancólica que não vê propósitos em sua vida e não tem perspectivas para o futuro. Terra se sente diferente de todos por uma razão que nem mesmo ela entende e se pergunta se poderá ter sentimentos que não sejam dolorosos mesmo sem nunca tê-los sentido alguma vez na vida.

Mais tarde se descobre que os poderes de Terra se originam pelo fato dela ser filha do Esper Maduin. No Mundo da Ruína, Terra toma conta das crianças de Mobliz por estas serem as únicas sobreviventes.

Por ser a primeira personagem introduzida em Final Fantasy VI e ter sua história como centro da primeira metade da trama, Terra é considerada a protagonista do jogo, mesmo que não haja um personagem cêntrico. Consequentemente ela é personagem jogável em Dissidia: Final Fantasy, Theatrhythm: Final Fantasy e Final Fantasy: Airborne Brigade.

Locke Cole[editar | editar código-fonte]

Locke (ロック Lock) é especialista em roubos e ataques sorrateiros. Mas por mais que as pessoas lhe chamem de ladrão, ele odeia isso e se considera apenas um “caçador de tesouros”. Locke é uma pessoa simpática, bem humorada e um grande cavalheiro.

Ele sente grande necessidade em proteger as mulheres do grupo, principalmente Celes. Tal fato tem uma explicação: uma vez no passado sua vida de aventuras acabou resultando em um mal terrivel à pessoa que ele mais ama. Locke nunca se desculpou por isso, e até hoje busca um modo de remediar o fato.

No Mundo da Ruína, Locke é encontrado na Phoenix Cave, em busca da Magicite que ressuscitaria sua amada Rachel.

Edgar Roni Figaro[editar | editar código-fonte]

O jovial rei de Figaro é um homem astuto. Seus planos ousados dissolvem fácil qualquer problema e são responsáveis por Figaro ainda estar de pé diferente de varias outras cidades e castelos maiores. Edgar (エドガー Edgar) forjou uma aliança com o Império para preservar a paz de seu reino. Grande inventor, ele também projetou diversas armas e maquinarias que servem de sistema de defesa para seus domínios.

Apesar de ser educado e ter toda a classe que poderia se esperar de um rei, ele tem o defeito de flertar freqüentemente com qualquer mulher. De certa forma, os meios que Edgar usou para chegar ao poder foram desonestos, mas ele pensou unicamente na felicidade do irmão e em seu reino, que não poderia ter um rei que batesse de frente com o Império mesmo sabendo da derrota iminente, mas sim que fosse capaz de ludibria-lo.

No Mundo da Ruína, Edgar se tornou o líder de um grupo de ladrões sob o codinome "Gerad".

Sabin Rene Figaro[editar | editar código-fonte]

Sabin (マッシュ Matthew) é o irmão gêmeo de Edgar Roni Figaro e é assim um possível herdeiro ao trono de Figaro. Entretanto, abdicou de seu reino na busca de uma vida quieta, para viver como um estudante das artes marciais. Diferente de seu ponderado irmão, Sabin é um homem impulsivo e cheio de vida. Os limites da etiqueta, diplomacia e o castelo de Figaro eram pequenos demais para ele.

Sabin é bem humorado e é capaz de rir mesmo as portas do fim do mundo. Semelhante a Edgar, seu irmão gêmeo, Sabin não mede esforços para seguir em frente em seu caminho mesmo que isso signifique atos quase suicidas, os quais pasmem, ele sempre leva de forma bem humorada.

No Mundo da Ruína, Sabin é encontrado segurando uma casa prestes a ruir em Nikeah.

Celes Chere[editar | editar código-fonte]

Bela, digna e inteligente. Celes (セリス Celes) já foi uma general do império e possui o dom da magia, pois desde a infância fora infundida com o poder mágico das Magicite.

Apesar de ser uma militar e uma guerreira de habilidades letais, Celes é uma pessoa de bom coração, que no fundo de sua alma deseja ser uma mulher que possa sonhar, amar e viver como uma pessoa normal.

Celes é a personagem que impulsiona a segunda metade do jogo, acordando um ano depois da destruição do mundo por Kefka em uma ilha deserta com seu pai adotivo Cid.

Shadow[editar | editar código-fonte]

Um mercenário ninja, assassino frio e misterioso que é capaz de tudo apenas por dinheiro. Shadow (シャドウ Shadow) é uma pessoa que se afasta de tudo e todos. Seu único companheiro é seu cão Interceptor o qual se mostra tão hostil quanto seu dono.

Ele parece ter enterrado no fundo da alma todos os seus sentimentos, mas não é bem assim, Shadow fez isso apenas por querer fugir dos únicos sentimentos que não conseguiu enterrar: O remorso e a tristeza.

Diversas pistas ao longo do jogo indicam que Shadow é na verdade Clyde Arrowny, o pai de Relm. O jogo dá a opção de no Continente Flutuante esperar por Shadow, tornando-o personagem jogável no Mundo da Ruína (onde é encontrado na caverna da Veldt), ou deixá-lo para trás.

Cyan Garamonde[editar | editar código-fonte]

Cyan (カイエン Cayenne) é um nobre guerreiro que viu sua mulher, filho, reino e rei perecerem pelas crueldades do Império. Apesar de suas exímias habilidades e de certa idade, Cyan agora se confronta com a dura batalha de aceitar a morte de todos aqueles que ele jurou proteger.

Ele age e pensa como um guerreiro do século passado. Seus costumes e sua forma de pensar acabam sempre por gerar situações cômicas e um Cyan meio constrangido.

Cyan é encontrado no Mundo da Ruína escondido em uma cordilheira, de onde escreve para uma jovem se passando por seu namorado falecido.

Gau[editar | editar código-fonte]

Gau (ガウ Gau) é um garoto alegre de coração puro que foi abandonado quando bebê em um lugar cheio de bestas selvagens. Apesar de tudo ele sobreviveu, e aprendeu a lutar e agir como os animais. Embora habilidoso, Gau tem apenas 13 anos, e devido ao modo como cresceu chega a ser mais ingênuo e imprevisível que qualquer um de sua idade.

No Mundo da Ruína, é possível após reencontrar Gau na Veldt levá-lo para conhecer seu pai.

Setzer Gabbiani[editar | editar código-fonte]

Se há alguém que ama mais o jogo do que a própria mãe, esse alguém é Setzer (セッツァー Setzer). Apaixonado por jogos de azar e airships, Setzer uniu o útil ao agradável, tendo um cassino em sua própria aeronave, a Blackjack. Bon vivant e sagaz, ele não mede esforços para conseguir o que almeja. Ironia do destino ou não, Setzer perdeu a única pessoa que gostava justamente pelo fato dela ter uma filosofia de vida semelhante à dele.

No Mundo da Ruína, Setzer é encontrado se embebedando em um bar de Kohlingen. Ao ser abordado por Celes e seus amigos, decide conduzí-los para a tumba de sua amada Daryl, onde está escondida a aeronave desta, a Falcon.

Setzer também participa do jogo Kingdom Hearts II.

Mog[editar | editar código-fonte]

Mog (モグ Mog) é o único Moogle capaz de falar, além de possuir habilidades únicas. Ele diz que quem lhe ensinou a falar de verdade foi um velho maluco (o Esper Ramuh).

Basicamente Mog é uma criatura cômica, um misto de toupeira branca com morcego que dança no meio das batalhas.

Mog pode se juntar aos personagens jogáveis na primeira metade, quando é feito refém de um ladrão e o jogador tem a opção de salvá-lo ou pegar um item, ou na segunda, quando é encontrado nas cavernas de Narshe.

Strago Magus[editar | editar código-fonte]

Strago (ストラゴス Stragos) é um sábio que vive em Thamasa com sua neta Relm. Ele e todos da sua cidade escondem um grande segredo.

Cria sua neta sozinho e apesar disso não se sabe bem quem manda em quem exatamente. Ele sempre vai as loucuras com as atitudes de menina, mas a ama muito e vive em função dela.

No Mundo da Ruína, Strago é encontrado em uma torre de cultistas que veneram Kefka, só voltando a si ao reencontrar Relm.

Relm Arrowny[editar | editar código-fonte]

Graciosa e cheia de vida, Relm (リルム Relm) possui a habilidade de dar vida aos quadros que pinta, literalmente. Tal habilidade tem uma explicação lógica e ligada ao grande segredo de sua cidade, Thamasa. É neta de Strago ao qual sempre convence a permitir seus mimos.

Relm é uma menina hiperativa e muito inteligente, coisa que se nota facilmente em suas falas. Ela é a única além de Shadow que consegue se aproximar do cão Interceptor. E a misteriosa ligação dela com Shadow não se limita apenas a isso.

No Mundo da Ruína, Relm é encontrada em Jidoor, trabalhando em uma pintura assombrada por um monstro - embora se o jogador não tenha salvo Shadow, apenas depois de ser encontrada na caverna da Veldt (onde em outras circustâncias está Shadow).

Gogo[editar | editar código-fonte]

Gogo (ゴゴ Gogo) é um ser esquisito que vive em uma caverna maluca sem pé nem cabeça. A entrada de sua casa é um monstro gigante que engole todas as pessoas, dentro dela mágicos empurram pessoas das pontes e blocos de terra gigantescos tentam esmagar os visitantes. Ao fundo de tudo isso mora Gogo, mestre dos mímicos.

Não se sabe se ele é homem, mulher, ou se é mesmo humano. Perguntar não adianta afinal ele não fala muita coisa. Gogo é um mistério.

Gogo é inspirado em um chefe homônimo de Final Fantasy V, um mímico que imita todos os golpes usados contra ele, e derrotado quando o jogador simplesmente não faz nada.

Umaro[editar | editar código-fonte]

Umaro (ウーマロ Umaro) é um pé-grande que vive nas minas de Narshe, e apesar da descrição ele não é tão amigável assim. Por alguma razão desconhecida, ele vê no minúsculo Mog uma criatura superior ao qual obedece sem hesitar.

Umaro não é muito inteligente, e por vezes acha que atirar os membros do grupo nos inimigos é uma boa idéia.

Umaro é um personagem totalmente opcional, só se juntando aos jogáveis se Mog está no grupo após o jogador derrotá-lo em Narshe.

Outros personagens importantes[editar | editar código-fonte]

Kefka[editar | editar código-fonte]

Kefka Palazzo (em japonês Cefca Palazzo (ケフカ・パラッツォ, Kefuka Parattso)) era um dos líderes do exército do Império. Ele foi usado em um teste com magicites, que lhe deu poderes mágicos, mas como consequências do teste, ele ficou louco. Ele é também obcecado por espers. Durante o jogo comete muitas atrocidades como tentar destruir o Castelo Figaro, envenenar a água para matar todos os habitantes do Reino de Doma. Quando ele vai com Gesthal ao continente flutuante, ele trai o imperador para conseguir o poder das três estátuas das deusas.

Kefka também aparece como personagem jogável em Dissidia: Final Fantasy.

Banon[editar | editar código-fonte]

Banon (em japonês Bannan (バナン, Banan)) é o líder dos Returners, um grupo que luta contra o domínio do Império de Gesthal. Orienta e convence Terra a enfrentar o império.

Ultros[editar | editar código-fonte]

Ultros (em japonês Orthros (オルトロス, Orutorosu) é um polvo gigante que enfrenta o grupo em diversos momentos do jogo. Suas aparições tem teor cômico. No Mundo da Ruína, se torna recepcionista do Coliseu, onde seu amigo Typhon\Chupon é um dos principais combatentes.

Ultros, sob o nome original Orthros, é um dos chefes dos jogos entre Final Fantasy III e VI encontrados nas versões de Final Fantasy a partir de Final Fantasy I & II: Dawn of Souls.

General Leo[editar | editar código-fonte]

Leo Cristophe (レオ・クリストフ, Reo Kurisutofu) é um dos líderes do exército do império de Vector, ao lado de Celes e Kefka. Participa da guerra contra Doma e ajuda os herois em Thamasa, cidade na qual e morto por Kefka.

Cid Del Norte Marguez[editar | editar código-fonte]

Cid Del Norte Marguez (シド・デル・ノルテ・マルケズ, Shido Deru Norute Marukezu) é o chefe de pesquisa do império. Ele descobriu experiências de extração de magia de Espers e projetou as Magitek Armors. Era como um pai para Celes e não concordava com os planos do Império. Depois que Kefka destroi o mundo, ele fica doente e Celes tem de cuidar dele para ele sobreviver.

Imperador Gestahl[editar | editar código-fonte]

Gestahl (em japonês Gastra (ガストラ, Gasutora)) é o imperador de Vector que deseja dominar o mundo. Depois de abrir o portão dos Esper, ele vai ao continente flutuante onde é traído por seu subordinado Kefka, que o mata.

Fiend (Poltergeist), Demon (Doom) e Goddess[editar | editar código-fonte]

São as três deusas das estátuas que mantém a magia no mundo.

Madeline[editar | editar código-fonte]

Madeline (conhecida como Madonna na versão americana para SNES), é uma mulher humana que se envolve com Maduin, um Esper. Mãe de Terra.

Maduin[editar | editar código-fonte]

Maduin é um Esper que se apaixonou pela humana Madonna, mesmo com a desarmonia entre as duas espécies. Eles tiveram uma filha chamada Terra que herdou características humanas e de Espers, simbolizando a união das duas espécies, sinal de que ambas poderiam conviver juntas.

Biggs e Wedge[editar | editar código-fonte]

Biggs (conhecido como Vicks na versão americana para SNES) e Wedge são soldados do império que estavam com Terra no início do jogo para capturar o Esper Valigarmanda (Tritoch na versão SNES) nas minas de Narshe. Seus nomes vem de dois personagens de Star Wars, Biggs Darklighter e Wedge Antilles.