Anexo:Lista de personagens de Neon Genesis Evangelion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este anexo ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Personagens do anime e mangá Neon Genesis Evangelion.

Crianças[editar | editar código-fonte]

Rei Ayanami[editar | editar código-fonte]

Rei Ayanami
綾波レイ
Criado por Yoshiuki Sadamoto
Vozes (Inglês): Amanda Winn Lee (TV/Filmes), Brina Palencia (Rebuild)
(Italiano): Valentina Mari
(Português (Brasil)): Priscila Concépcion
(Francês): Stéphanie Lafforgue
(Espanhol, (Espanha)): Gaby Ugarte
(Espanhol (Latino Americano)): Circe Luna
(Alemão): Marie Bierstedt
Perfil
Apelido Bicho de estimação (segundo Asuka)
Alcunha Primeira Criança
Idade 14 anos
28 anos (Rebuild of Evangelion: 3.0 e Rebuild of Evangelion: 4.0)
Sexo Feminino
Vida no animangá
Local de nascimento Desconhecido
Classe 2-A
Ocupação Piloto do Evangelion Unidade 00 Unidade 01 e Unidade 09 (14 anos depois)
Família Ex-Guardião: Gendo Ikari
Irmã/Mãe Genética de: Shinji Ikari (por ser clone de Yui Ikari)
Membro de NERV
Portal Animangá
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Rei Ayanami (綾波レイ Ayanami Rei?) ou Ray Ayanami (na dublagem brasileira) é a Primeira Criança designada como piloto do Evangelion Unidade 00, a Unidade Prótotipo. No início da série, ela é mostrada como sendo socialmente retirada e, aparentemente, remota e sem emoções. Rei é uma figura enigmática, cujo comportamento incomum confunde seus espectadores. Aparentemente sua única relação mais afetiva é com o Comandante Gendo Ikari. Com o progredir da série sua personalidade evolui tornando-se mais envolvida com as pessoas ao seu redor, principalmente seu colega e piloto de Eva Shinji Ikari. Eventualmente é revelado que Rei é um "recipiente" para a alma do 2º Anjo, Lilith (o qual deu origem a toda a humanidade), e foi criada especificamente por Gendo para ser usada como uma ferramenta para a realização da Instrumentalidade. Os clones sem alma dela são mantidos escondidos nos níveis mais profundos da sede da NERV para serem usados como o suposto "núcleo" do Dummy Plug System e como peças e órgãos de reposição para Rei, caso ela venha a morrer, mas em seguida os tais clones, são destruídos por Ritsuko, mas Ritsuko pede para ser morta por Misato, mas ela responde dizendo, "Se é assim que você pensa, então, você é uma tola", mas Ritsuko admite que ambos todos são tolos. Rei revela-se ser um fator chave nos eventos que concluem o enredo. Seu papel nesta conclusão não é claro na série de TV, mas no filme End of Evangelion ela pode ser o 19º angel ou deus isso não esta claro, mas ela funde-se com lilith e inicia o 3º impacto, para tentar salvar Shinji das novas unidades EVAs. Na versão do 3º filme do Rebuild of Evangelion, Rei aparece como piloto do Eva Unidade 09.

Asuka Langley Soryu[editar | editar código-fonte]

Asuka Langley Soryu ou Asuka Langley Shikinami (Rebuild of Evangelion)
流·アスカ·ラングレー惣流·アスカ·ラングレー式波·アスカ
Perfil
Apelido Princesinha (dado por Mari)
Alcunha Segunda Criança
Idade 14 anos
28 anos (Rebuild of Evangelion: 3.0 e Rebuild of Evangelion: 4.0)
Sexo Feminino
Vida no animangá
Ocupação Capitã e piloto da Unidade 02 e Unidade 03 (Rebuild of Evangelion)
Família Pai: Pai de Asuka
Mãe: Kyoko
Guardiã: Misato Katsuragi
Afiliações NERV e WILLE (14 anos depois)
Portal Animangá

Asuka Langley Soryu (惣流・アスカ・ラングレー Sōryū Asuka Rangurē?) é a chamada Segunda criança, e pilota o EVA Unidade 02. Ela possui dupla nacionalidade, sendo elas a germânica e a japonesa, porém possuia maiores influências germânicas, por viver na Alemanha desde muito pequena. Sempre muito arrogante por suas habilidades e por sua beleza, adora insultar Shinji, achando-se a melhor piloto de EVA que a NERV possui. Desde o momento em que aparece na série demonstra um interesse romântico, não correspondido, por Kaji, no entanto, com o passar do tempo começar a admirar Shinji e começa a nutrir sentimentos românticos pelo mesmo. Entretanto seu orgulho não permite que admita o que realmente sente pelo companheiro, tendo raiva do mesmo por gostar dele e também porque Shinji com o tempo torna-se um piloto melhor do que ela, pois ela com o passar das lutas perde muito de sua confiança. No filme The End of Evangelion, Asuka recupera sua sincronização com o Eva Unidade 02 e enfrenta o exército, mas acaba sendo derrotada pelos novos Evas. No fim do filme, termina na praia em que quase é estrangulada por Shinji. Tal comportamento orgulhoso pode ser explicado por seus traumas de infância, em que sua mãe suicida-se, "matando" ainda sua boneca, ao pensar que era sua filha, Asuka. Na versão da série de filmes Rebuild of Evangelion, seu sobrenome é trocado para Shikinami, mas ainda possui o mesmo gênio de antes. Na versão do anime ela possuía uma atenção por Kaji, já nos filmes, não. Na versão do anime, Toji é selecionado para pilotar o EVA unidade 03, mas nos filmes é Asuka que pilota em que é quase morta nas mãos de Gendou Ikari, que ativa o Cilindro Falso (Dummy Plug System) que controla o EVA Unidade 01. No filme Rebuild of Evangelion: 3.0, Asuka sobrevive, usando um tapa-olho, mas nunca deu detalhes do motivo de usá-lo, tratando Shinji com frieza. Ela e Mari tentam deter Shinji e Kaworu, que estão dentro da EVA Unidade 13, mas Shinji acaba despertando o outro Anjo que estava inerte pela duas lanças Longinus. Com muito sacrifício, Asuka e Mari removem Shinji e Rei das Unidades 09 e 13. Asuka retira Shinji do cilindro, levando-o para a WILLE. Ocupava o cargo de capitã na série dos filmes do Rebuild of Evangelion.

Shinji Ikari[editar | editar código-fonte]

Shinji Ikari
碇シンジ
Criado por Yoshiuki Sadamoto
Perfil
Apelido Shinji Idiota e Shinji Pirralho(dado por Asuka) e Cachorrinho (dado por Mari)
Alcunha Terceira Criança
Idade 14 anos
28 anos (Rebuild of Evangelion)
Sexo Masculino
Vida no animangá
Ocupação piloto da Unidade 00, (uma vez no anime), Unidade 01 e Unidade 13 (Rebuild of Evangelion, junto com Kaworu)
Família Pai: Gendo Ikari
Mãe: Yui Ikari, Yui Ayanami (Rebuild of Evangelion) (†)
Guardiã: Misato Katsuragi
Afiliações NERV
Portal Animangá

Shinji Ikari (碇シンジ Ikari Shinji?) é o personagem principal da série. Inseguro e complexado, tem a tendência de se afastar das pessoas por temer a mágoa-las ou ser magoado por elas. Sofre do chamado "Complexo do Porco-Espinho" (Taijin Kyōfūshō), transtorno psicológico que faz com que seu comportamento seja paradoxal, ao mesmo tempo ansiando pela proximidade das pessoas, e evitando essa mesma proximidade com medo de se machucar ou, por sua vez machucar tais pessoas. É a Terceira Criança, designado como piloto da Evangelion Unidade 01, a unidade de testes.

É filho do comandante Gendo Ikari com Yui Ayanami, uma das pesquisadoras-chefe do Projeto Eva. Presenciou o desaparecimento da própria mãe em 2004, durante uma experiência de contato com a Unidade 01, mas era muito novo para lembrar do ocorrido. Foi abandonado pelo pai na casa de seu professor (sensei) (um tio no mangá) até seus 14 anos.

É convocado pela NERV e chega exatamente durante o ataque do 3º Anjo (4º Anjo na série Rebuild of Evangelion), Sachiel. Passa a morar com sua superiora Misato Katsuragi por não ter um bom relacionamento com o seu pai.

No mangá, ele tem uma personalidade ligeiramente diferente do anime, sendo menos depressivo e mais ativo. Tem uma grande e forte amizade com Toji Suzuhara (que posteriromente seria escolhido como a Quarta Criança na série de TV) e Kensuka Aida, outro grande amigo de Shinji. Tanto no mangá quanto no anime, desenvolveu outros casos amorosos: primeiramente com Rei, depois com Asuka, da qual no início não se dava muito bem com Shinji, mas que depois de um tempo chega a ter outros sentimentos por Shinji do que apenas uma simples parceria, e por fim Misato, que embora fosse muito mais velha do que ele, chega a ter outros sentimentos pelo garoto e, inclusive, o beija (em The End of Evangelion) antes de Shinji adentrar na Unidade 01. Na série Rebuild of Evangelion, no terceiro filme, percebe que ficou preso no EVA Unidade 01 por 14 anos. É removido da WILLE por Rei, que pilotava o EVA Unidade 09 e levado para a NERV. Shinji percebe que Rei não possui mais lembranças do que aconteceu. Fuyutsuki convida Shinji para jogar Shogi e conta do passado de sua mãe, Yui Ayanami, usada para criar Rei como um clone. Yui também teve parte dela introduzida na Unidade 01. Kaworu convida Shinji para tocar piano e ele revela que Shinji foi o responsável por causar o Terceiro Impacto, libertando um exército de Lilin's, originados da Lilith. Kaworu pede a Shinji que volte a pilotar o EVA e retira a coleira que o impede de pilotar, oferecendo-se para reparar o dano causado por Shinji. Contudo, Asuka e Marie, pilotando os EVA Unidade 02 e EVA Unidade 08 tentam detê-los, mas Shinji liberta o Anjo preso. Kaworu revela que é o anjo Adão morto pelo 13º anjo, ativando a coleira e a sua morte. Fora da Unidade 13, Asuka retira Shinji da cabine, mas, catatônico, e o leva embora para a WILLE.

Toji Suzuhara[editar | editar código-fonte]

Toji Suzuhara
鈴原トウジ
Perfil
Alcunha Quarta Criança
Idade 14 anos
Sexo Masculino
Vida no animangá
Ocupação piloto da Unidade 03 (apenas no anime)
Família Sakura Suzuhara
Portal Animangá

Toji Suzuhara (鈴原トウジ Suzuhara Tōji?) é a Quarta Criança na série de TV. Ele é um garoto forte e constantemente entra conflito com Asuka. A irmã mais nova dele, Sakura, foi ferida na batalha com o terceiro anjo (quarto, na série Rebuild of Evangelion), Sachiel e a Unidade 01 pilotada por Shinji Ikari. Ele se tornou piloto de Evagelion para sua irmã receber um tratamento melhor, porém seu Eva (Unidade 03) fica possuído pelo 13° anjo, Bardiel, deixando-o apenas com uma perna e um braço quebrados na série de TV (no caso da série Rebuild of Evangelion, quem pilotou a unidade 03 foi Asuka). No anime, sua situação não é mencionada, porém no mangá é especificado que ele morre, mas na versão do anime Toji se reúne com as três crianças no especial Death and Rebirth. Ele no início, odiava Shinji por acabar ferindo sua irmã na luta, porém depois de vê-lo batalhando contra o 4° anjo, Shamshel, Toji começa a respeitar Shinji e eles viram amigos. No início da série, como Shinji, também tinha um caso amoroso com Hikari Horaki, que passa a paparicá-lo e também Hikari chega também a ter uma amizade com Asuka, embora Shinji, Toji e Kensuke odiasse a idéia pelo fato de Asuka ser esquentada e superior, que os próprios chegaram a odiar isso. Na versão do anime, Toji é selecionado para pilotar o EVA unidade 03, mas no OVA quem pilota é Asuka. Na versão do OVA, Toji é dado como morto causado pelo Terceiro Impacto pelo Shinji enquanto salvava Rei.

Kaworu Nagisa[editar | editar código-fonte]

Kaworu Nagisa (渚カヲル Nagisa Kaworu?) é a Quinta Criança, Quarta no Rebuild of Evangelion e também o 17º Anjo. Tenta chegar até Adam com a ajuda do Eva-02 indo Shinji com o Eva-01 tentar impedi-lo. No fim descobre que afinal era Lilith e não Adam e pede a Shinji para o matar. Shinji mata-o arrancando-lhe a cabeça com o Eva-01. Parece ter uma relação amorosa com Shinji, e em uma cena na casa de banho da NERV o diz que o é o ama e o convida para seu apartamento, Shinji recusou mas em outra cena é visto Shinji dormindo no chão ao lado da cama de Kaworu. Na versão do rebuild of evangelion, Kaworu pilotava a Unidade 04 e 13, fazendo par de sincronização com Shinji. Kaworu revela ser parte de Lilim, mas descobre que é o anjo Adão e se sacrifica ativando a coleira em seu pescoço que tinha retirado de Shinji, decapitando-o.

Mari Makinami Ilustre[editar | editar código-fonte]

Mari Ilustre Makinami ( 真希波· ·マリイラストリアス Makinami Mari Irasutoriasu ? ) é a piloto do Evangelion enigmático introduzido em Rebuild of Evangelion, segunda parcela Evangelion: 2.0 You Can (Not) Advance.

Ela é a piloto confiante e excêntrica do Evangelion Unidade 05, que difere drasticamente de encarnações anteriores, com quatro mecânicos "pernas" que terminam em rodas e uma falta de mãos que foram substituídos com uma lança e justas "garra". Devido ao seu design único, Mari pilota o Eva usando um capacete e os pulsos de seu macacão tem vários anexos que se conectam a tubulação que aparentemente ajuda a ela se mover o EVA. Mesmo enquanto pilotava a Unidade-02, ela apresenta um macacão rosa simbolizado um 5 nas costas. Ela tinha má visão, usa óculos em todos os momentos e tem dificuldade em encontrar-los quando caiu depois de colidir com Shinji usando pára-quedas. Mari foi designada entre as outras crianças e é um mistério, mas ela se referiu como "Criança Problemática", termo usado por Kaji. Ela auto-destrói a Unidade-05 para derrotar um dos Angels na abertura do filme, mas consegue escapar ilesa. Durante o clímax do filme, ela usa a Unidade-02 para lutar contra o 10º Angel, mas é incapaz de, ela vê Shinji que depois de ver a destruição corre para o QG da NERV. Ela tem uma predileção por LCL, dizendo a Shinji, "Você cheira bem ... Cheiro de LCL." Ela também difere dos outros pilotos como ela leva as coisas a passos largos, como um piloto, mesmo as dores imensas de ser atacada enquanto sincronizada com um EVA, caindo sobre Shinji ao usar um pára-quedas, sorrindo quando o 3º impacto parece era inevitável, e até mesmo a cantar uma canção na Unidade-05, quando chega a lutar contra um Angel. Na pré-visualização do filme 3, ela está em confinamento e mantém uma conversa privada com um personagem desconhecido. Ela aparece pilotando a Unidade 08 e recebe o apelido de Asuka de Quatro-Olhos.

Equipe NERV[editar | editar código-fonte]

Gendo Ikari[editar | editar código-fonte]

Gendo Ikari (碇ゲンドウ Ikari Gendō?), de nome verdadeiro era Gendo Rokubungi (六分儀ゲンドウ Rokubungi Gendō), que mudou para Ikari ao se casar com Yui Ikari.

Gendo tem um passado misterioso, e tem como tática manipular quem quer que seja, da maneira que for necessária, para atingir seus objetivos.

Ele é o Comandante da NERV, sob ordens diretas do comitê SEELE, os arquitetos do Projeto de Instrumentabilidade Humana. Entretanto, logo a SEELE passa a mostrar objetivos diferentes sobre o Projeto.

Gendo tem como principal objetivo rever Yui. E ao contrário que muitas pessoas pensam, Gendo ama Shinji mas tem medo de feri-lo. Por isso ele "rejeita" Shinji e se torna mais afetivo com Rei Ayanami. Essa afetividade, entretanto, mostrou o que esse amor é capaz porque Rei morreu 2 vezes sendo a terceira a final.

Seu maior aliado é o Professor Futsyuki que no passado o detestava. O motivo dessa aliança é um mistério. Na versão do Rebuild of Evangelion, seu sobrenome é Ikari, porque o sobrenome de Yui é na verdade Ayanami.

Kouzou Fuyutsuki[editar | editar código-fonte]

Kouzou Fuyutsuki (冬月 コウゾウ Fuyutsuki Kōzō) é o Comandante-Adjunto da NERV e braço direito de Gendo Ikari. Ele não gosta de Gendo, mas confiou coisas para ele durante a série.

Misato Katsuragi[editar | editar código-fonte]

Misato Katsuragi (葛城ミサト Katsuragi Misato?) é a comandante de operações da NERV, responsável por todas as unidades Evangelion a serviço da NERV. Ela é a tutora de Shinji, e logo no primeiro episódio da série leva Shinji para morar em seu apartamento ao descobrir que ele moraria sozinho.

Ela é filha de um cientista famoso, que morreu durante o Segundo Impacto salvando-lhe a vida. Por causa disso, seu objetivo é exterminar todos os Anjos, pois ela os responsabiliza pelo Segundo Impacto e pela morte de seu pai. Além disso, ela também é o mais próximo que Shinji chega de ter uma família durante a série, uma vez que Gendo, pai dele, o rejeita. Mais tarde, Misato também admite em seu apartamento Asuka, a Segunda Criança, o que gera tensões devido à radical diferença de personalidade entre os três. Há uma espécie de "tensão sexual" subtendida entre Shinji e Misato durante toda a série (Principalmente porque os dois tem problemas parecidos, mas maneiras totalmente opostas de lidar com eles), mas nada acontece até o "beijo de adulto" no filme The End of Evangelion.

Depois de seu envolvimento com Ryoji Kaji durante a série, ela descobre a verdadeira origem dos Evangelions e os motivos por trás do Segundo Impacto e da NERV. Durante a série, ele á promovida de capitã a major e tenente-coronel. No 3º filme da série Rebuild of Evangelion, Misato cria uma organização chamada WILLE, como também a responsável por colocar a coleira em Shinji que o mataria e remodelou o EVA Unidade 01 como uma plataforma para trafegar no mar e no ar.

Ritsuko Akagi[editar | editar código-fonte]

Ritsuko Akagi (赤木 リツコ Akagi Ritsuko) é a cientista chefe da NERV, assume o lugar de sua mãe, Dr. Naoko Akagi, criadora do supercomputador MAGI.

Na faculdade conheceu Misato e Kaji e se tornaram amigos. Tem personalidade fria e racional. Assim como sua mãe, torna-se amante de Gendo Ikari. No 3º filme da série Rebuild of Evangelion, aparece com um outro corte de cabelo.

Kaji[editar | editar código-fonte]

Ryoji Kaji (加持 リョウジ Kaji Ryōji) parece ser um agente triplo, trabalhando como um inspetor especial para NERV enquanto secretamente investiga NERV para o governo japonês e às vezes, aparentemente, usando Gendo Ikari e a SEELE para realizar seus propósitos. Durante a universidade, ele e Misato eram amantes, mas depois de ter o romance quebrado, eles vêem um ao outro novamente na frota da ONU junto com Unidade 02 e Asuka no Japão. Depois dele retornar a sede da NERV, Kaji e Misato reacendem seu romance seguindo um período de tensão e conflito, quando Misato confessa que ela terminou com ele porque percebeu que ele lembra seu pai.

Makoto Hyuga[editar | editar código-fonte]

Makoto Hyuga (日向 マコト Hyūga Makoto) é o Primeiro Tenente da NERV e um dos três principais técnicos de computadores sob as ordens dos Comandantes Ikari e Fuyutsuki no comando da Central Dogma, os outros sendo Aoba e Ibuki. Hyuga na primeira vez deu a impressão de ser algum nerd, lendo manga enquanto não passava o tempo, mas é um técnico bastante habilidoso. Seus pensamentos rápidos e bravura ajuda a salvar o quartel da NERV de um ataque feito por Matariel, e ele atuou com um espião para Misato, ajudando a obter informações secretas das máquinas da NERV.

Maya Ibuki[editar | editar código-fonte]

Maya Ibuki(伊吹 マヤ Ibuki Maya) é a Primeira Tenente da NERV e uma técnica de computadores que trabalha primeiramente com Ritsuko Akagi. Sua principal ação foi durante a batalha contra os Angels estando constantemente no monitor com as sincronizações dos pilotos dos EVAs e mandando vários comandos de emergências para os EVAs ordenados por Misato ou Gendo.

Shigeru Aoba[editar | editar código-fonte]

Shigeru Aoba(青葉 シゲル Aoba Shigeru) é o Primeiro Tenente da NERV e um técnico de computadores. As vezes é esteriotipado como um cabeça-dura, ele é niilista e toca guitarra(ele algumas vezes pode ser visto tocando air guitar). Um dos três técnicos que estão frequentemente na Central Dogma, seu personagem é explorado em toda a série.

Equipe GEHIRN[editar | editar código-fonte]

Naoko Akagi[editar | editar código-fonte]

Naoko Akagi(赤木 ナオコ Akagi Naoko) foi mãe de Ritsuko. Ela foi a criadora do Sistema MAGI e formadora dos técnicos da GEHIRN. Naoko foi envolvida em um romântico relacionamento com o recente viúvo Gendo Ikari enquanto estava trabalhando na GEHIRN. Entretando, depois de Rei I ter chamado ela de "bruxa velha" e disse que Gendo chamava ela assim frequentemente, ela resolveu que ele tinha usado seus sentimentos para se dar bem. Nisso, Naoko teve um surto e estrangulou Rei até a morte e depois cometeu suicídio ou foi morta por um assassino desconhecido. Mais tarde, GEHIRN foi acabando aos poucos e a organização NERV foi formada no lugar.

Yui Ikari[editar | editar código-fonte]

Yui Ikari (碇 ユイ Ikari Yui), Yui Ayanami no filme da série Rebuild of Evangelion, foi uma estudante de engenharia genética na Universidade de Kyoto, onde ela encontra seu futuro marido Gendo e seu mentor e amigo Kouzou Fuyutsuki. Mais tarde, ela entrou no Laboratório de Evolução Artificial UN (a futura GEHIRN) em Hakone, Japão e participou integralmente no Projeto E. Ela serviu como teste para Contato Experimental da Unidade 01 em 2004, mas desapareceu durante o teste. Dada como morta, ela vive como uma alma residente dentro da Unidade 01. Fuyutsuki conta a Shinji que Yui teve suas memórias apagadas e que originou na Rei e também serviu como parte da instrumentabilidade da Unidade 01.

Kyoko Zeppelin Soryu[editar | editar código-fonte]

Kyoko Zeppelin Soryu[20] (惣流・キョウコ・ツェッペリン Sōryū Kyōko Tsepperin), mãe de Asuka, foi a cientista-chave na Divisão Alemã da GEHIRN (que mais tarde virará NERV) e a desenvolvedora da Unidade 02, o Primeiro Tipo Produzido(o segundo e terceiro de que posteriormente foram produzidos por dois americanos da NERV). Ela foi sujeira de um contato experimental com a Unidade 02, mas somente o aspecto maternal da alma com o Eva.

Equipe WILLE[editar | editar código-fonte]

Kohji Takao[editar | editar código-fonte]

O segundo membro da Equipe WILLE formado por Misato.

Sumire Nagara[editar | editar código-fonte]

O terceiro membro oficial feminino da Equipe WILLE formado por Misato.

Hideki Tama[editar | editar código-fonte]

O quarto membro da Equipe WILLE formado por Misato.

Midori Kitakami[editar | editar código-fonte]

O quinto membro oficial feminino da Equipe WILLE formado por Misato.

Outros personagens[editar | editar código-fonte]

Keel Lorenz[editar | editar código-fonte]

Keel Lorenz (キール・ローレンツ, Kīru Rōrentsu) é um lider da SEELE, representado como SEELE 01 nos monolitos. Entre suas muitas características e sua aparência antiga tem uma visão futurista durante a série. Pouco é revelado sobre ele, mas ele acredita obter um grande poder político na ONU. Em uma vez entre o Segundo Impacto e 2015, mais de seu corpo em torno do pescoço foram trocados por implantes cibernéticos. Ele usa um visor para ver, produzindo desenhos vistos que ele ainda tem olhos.

Kensuke Aida[editar | editar código-fonte]

Kensuke Aida (相田ケンスケ Aida Kensuke) é o melhor amigo de Toji. Quando sai sempre carrega sua filmadora para gravar tudo por onde passa, gosta muito de maquinas de guerra, como aviões de combate e navios. Um de seus passa tempos é acampar e participar de combates imaginários. Ele também gostaria de ser um dos pilotos dos EVAs. No PS2, Batalha Orquestra, Kensuke é o piloto designado para a Unidade de EVA 04, vestindo um macacão verde. No 3º filme da série Rebuild of Evangelion, morre por causa do 3º Impacto causado por Shinji.

Hikari Horaki[editar | editar código-fonte]

Hikari Horaki (洞木 ヒカリ Horaki Hikari) é a aluna representate da classe que Shinji. Gosta de todos seus colegas, e é uma uma candidata desconhecida de pilotar um Eva. Ela frequentemente esta com ciclistas e com Toji, ela revela para Asuka que ela tem uma enorme paixão por Toji mas é impossível expressar seus sentimentos por ele. Ela aparece como uma unica amiga para Asuka. Depois da batalha contra Arael, Asuka vê Hikari e fica com ela por um tempo indeterminado. Durante um dia a tarde ela revela sua insegurança com Hikari, um testamento para sua amizade. Em uma imagem arte Gainax ela é mostrada em um macacão laranja como a piloto de EVA Unidade-05. No 3º filme da série Rebuild of Evangelion, morre por causa do 3º Impacto causado por Shinji.

Pen Pen[editar | editar código-fonte]

Pen Pen (ペンペン Penpen) ou Pen², é um pingüim de uma nova raça geneticamente criada para viver em agua quente e é pinguim de estimação de Misato.

Sakura Suzuhara[editar | editar código-fonte]

Irmã mais nova de Toji que se fere na batalha do 3º anjo e o Unidade 01. Na versão do anime, Toji aceita fazer parte da Nerv como Quarta Criança se sua irmã recebesse um bom tratamento. Já no filme da série Rebuild of Evangelion, ela se recuperava e no 3º filme aparece como membro da WILLE e trata Shinji como seu superior.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

Pai de Asuka

Pai de Asuka, perdeu custódia dela durante o divórcio, e a ganhou de volta depois do suicídio de Kyoko.

Madrasta de Asuka

Casada com o pai de Asuka depois do divórcio, acolheu Asuka depois do suicídio de Kyoko.

Boneca de Asuka

Uma boneca que Kyoko, mãe de Asuka, tratou como a verdadeira Asuka quando ela estava ficando insana. Quando Kyoko cometeu suicidio, ela "matou" a boneca.

Shiro Tokita

Líder do time do Projeto Jet Alone.

Outros membros do Conselho da SEELE

Em complemento a Lorenz, o Conselho da SEELE tinha membros dos EUA, Reino Unido, França e Russia.

Personagens fora da série[editar | editar código-fonte]

Mana Kirishima[editar | editar código-fonte]

Mana Kirishima (霧島 マナ Kirishima Mana) é personagem principal de Girlfriend of Steel (鋼鉄のガールフレンド, Kōtetsu no Gārufurendo?), um jogo que é baseado em um dos episódios da série. Ela aparece como uma estudante transferida para a escola de Shinji, e começa no interesse focado em Shinji e ciúmes de Asuka. Ela é piloto de outro fabricante de Evas, o Trident, que combate habilidades são algo que mais são compativeis nos Evangelions, a quem suportará uma semelhança em design comparado com o robô Jet Alone.

Outros personagens do Jogo Girlfriend of Steel[editar | editar código-fonte]

Musashi Lee Strasberg (ムサシ・リー・ストラスバーグ Musashi Rī Sutorasubāgu)

Keita Asari (浅利 ケイタ Asari Keita)

Esses dois garotos são pilotos-teste para o Trident ao lado de Mana Kirishima.

Mayumi Yamagishi[editar | editar código-fonte]

Mayumi Yamagishi (山岸 マユミ Yamagishi Mayumi) é uma nova personagem introduzida no jogo da Sega Saturn, Evangelion 2nd Impression. No jogo, é uma pessoa que devora livros quem tem de algum modo o núcleo de um Angel dentro de seu corpo. Ela entra na classe de Shinji e se tornam amigos, e gostam da história dos Evangelion que tem em comum, que é uma história escura (sua mãe aparentemente cometeu suicídio enquanto Mayumi era uma garota, muito igual a mãe de Asuka).

Diversos Técnicos da NERV[editar | editar código-fonte]

No jogo e no mangá de Shinji Ikari Raising Project (碇シンジ育成計画 Ikari Shinji Ikusei Keikaku), 3 novas mulheres que são técnicas da NERV são introduzidas:

Kaede Agano (阿賀野 カエデ Agano Kaede)

Satsuki Ooi (大井 サツキ Ōi Satsuki?)

Aoi Mogami (最上 アオイ Mogami Aoi)

Anjos[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Adam[editar | editar código-fonte]

O primeiro anjo.

O motivo dos ataques dos anjos somente a Tókyo-3 se explica pela simples frase dita pelo anjo Tabris (17º anjo, também conhecido como Kaworu Nagisa) no episódio "O mensageiro final" : "-Os que vêm de Adam, a ele devem retornar", ou seja, todos os anjos tinham a missão de retornar ao Adam, o que provavelmente acarretaria o Terceiro Impacto.

Este anjo foi avistado na Antártida no ano de 2000, assim seguindo o Red Cross Book. Misato Katsuragi foi a única sobrevivente de uma expedição que procurava capturar Adam enquanto ele estivesse no estado de dormência e reduzi-lo para o estado embrionário. Porém algo deu errado, ocasionando uma grande explosão, conhecida como 2º impacto, que derreteu a Antártida, assim inundando grande parte do mundo. Na versão do filme da série Rebuild of Evangelion é na verdade Kaworu Nagisa.

Lilith[editar | editar código-fonte]

O segundo anjo, é o ser de onde toda a vida teve origem. Em outras palavras, ela é um anjo caído ou a primeira mulher de Adam (Adão).

Existem muitos mistérios sobre onde e como a NERV conseguiu obter a Lilith.

Ela é vital para os EVAs séries - o seu sangue é o LCL e o seu corpo foi usado para criar Rei Ayanami e a Unidade 0-1.

Ela é o meio para o processo do Impacto. A unidade 0-1 foi criada a partir dela como uma alternativa de criar o 3º Impacto.

Sachiel[editar | editar código-fonte]

O terceiro, tambem conhecido como Sashiel, é o primeiro anjo que aparece na trama, e também o primeiro que a NERV e os EVAs enfrentam.

Tem imensos métodos de combate - os seus braços são duas garras com apenas três dedos. No centro de cada garra há uma pequena semi-esfera, que é capaz de disparar um laser mortal. Tem uma imensa força física e a habilidade de se auto-destruir.

Shamshel[editar | editar código-fonte]

O quarto anjo. Lembra muito uma planária gigante possuindo dois chicotes elétricos extremamente perigosos.

Foi destruído quando a lâmina progressiva da Unidade 0-1 penetrou seu coração. Depois da batalha, os restos de Shamshel serviram como um espécime perfeito para a NERV embora o seu coração tenha sido danificado. Serviu de modelos para os motores N² vistos mais tarde nas EVAs séries 05-13.

Ramiel[editar | editar código-fonte]

O quinto anjo, um octaedro gigante que lança raios.

Foi derrotado por Shinji usando toda a energia do Japão em seu SSDS proton Rifle

Gaghiel[editar | editar código-fonte]

O sexto anjo, de forma aquática, atacou os navios da ONU em busca da forma embrionária de Adão. Foi derrotada por Asuka Langley Soryuu e Shinji Ikari, ambos na Unidade 02.

Israfel[editar | editar código-fonte]

Muito parecido com Sachiel, mas Israfel pode se dividir em dois.

Ele foi derrodato por Shiinji na unidade-01 e Asuka na unidade-02 seguindo em sincronismo com a música que Misato escolheu.

Sandalphon[editar | editar código-fonte]

O oitavo anjo. Estava adormecido no magma de um vulcão. A prioridade era a captura para estudos, porém, no meio da captura, Sandalphon acordou e foi ordenada a sua execução. Foi derrotado por Asuka Langley Soryuu, na Unidade 02.

Matariel[editar | editar código-fonte]

O nono anjo tem a forma de uma aranha gigante com vários olhos.

Ele tenta invadir a NERV abrindo um caminho com ácido. É derrotado por Shinji na unidade-01 com uma rajada de tiros e com um plano de Asuka na unidade-02 e Rei na unidade-00 que recuperou o rifle para Shinji.

Sahaquiel[editar | editar código-fonte]

O décimo anjo, conhecido como anjo cadente tinha um campo AT para impedir de ser visto por satélites. Foi derrotado por Shinji(EVA-01) Rei(EVA-00) e Asuka(EVA-02) usando o campo AT dos Evas para impedí-lo de cair.

Ireul[editar | editar código-fonte]

O décimo primeiro anjo, em formato de vírus de computador, atacou o Magi. Foi derrotado por um programa criado por Ritsuko Akagi.

Leliel[editar | editar código-fonte]

O décimo segundo anjo, através de um Mar de Dirac, absorveu a Unidade 01 e Shinji Ikari. Através do modo Berserker, a Unidade 01 escapou e derrotou o anjo.

Bardiel[editar | editar código-fonte]

O décimo terceiro anjo a chegar a tokyo-3, dentro do eva-03 que seria pilotado por Toji, a quarta criança. No seu combate contra as unidades 00 e 02, venceu sem muito esforço causando a perda do braço do eva-00. Shinji, por saber que havia um piloto dentro da unidade 03, não consegue atacar e por esse motivo, seu pai aciona o plug falso que literalmente deixa o eva-03 em pedaços, mas Shinji fica horrorizado ao ver que seu piloto era o Toji, forçando a tomar uma atitude que acabaria com a NERV. No filme Rebuild of Evangelion, é Asuka quem pilota a Unidade 03 em que acaba sendo possuída, mas na batalha só aparece apenas a unidade 01. Na batalha contra Zeruel, o EVA 01 toma consciência e só passaria a aceitar Shinji, rejeitando Rei e o plug falso. Na versão do filme Rebuild of Evangelion, a Unidade 01 recusava apenas o plug falso.

Zeruel[editar | editar código-fonte]

Zeruel (ゼルエル?) (em hebraico: זוריאל) é o 14º (décimo quarto) Anjo, e um dos mais poderosos anjos a aparecer na série: o mais mortal dos Anjos que foca principalmente o convencional combate direto e objetivo. Ele está entre os três Anjos que conseguiram invadir a Sede Nerv, e o único a fazê-lo com apenas um ataque direto. Zeruel é principalmente conhecido por fornecer (no entanto sem querer) o Motor S² ao Eva 01 que elevou seu status equivalente ao status de "Deus".

Zeruel é um Anjo de aparência humanoide um pouco maior que um Evangelion. Possui um corpo grande e volumoso com seu núcleo proeminentemente localizado no centro de seu corpo.

Os distintos braços de Zeruel, pendurados em seus grandes e ossudos "ombros", dobram-se como folhas de papel quando não utilizados e atingem um comprimentos de, pelo menos, três vezes a altura do Anjo, quando aplicados para fins ofensivos, servindo como mortais e afiadas armas de corte. Curiosamente, nos desenhos de produção, Zeruel é mostrado como sendo capaz de formar punhos e dedos. Seu rosto é capaz de mudar a sua consistência, de ser forte o suficiente para lançar faíscas em impactos e, depois, mostrando uma aparência mais flácida, como visto perto de sua morte. O rosto do Anjo está ligado a um musculoso "pescoço" normalmente mantido no interior do corpo e sendo capaz de um grau limitado de movimento. Dois olhos escondidos dentro das profundas "soquetes" de seu rosto são, como com os "irmãos" de Zeruel, Sachiel e Israfel, empregados tanto para a visão como para a projeção de feixes de energia.

Zeruel demonstra uma maior capacidade de causar as familiares explosões em forma de cruz de energia disparados por Sachiel: um único disparo fez dezoito violações das vinte e duas camadas de blindagem do Geofront e sendo capaz de derrubar as quatro ultimas em rápida sucessão. Também pode disparar raios de energia focados diretamente de seus olhos, levando alguns segundos para carregar antes de liberar uma poderosa explosão de energia.

Zeruel se movimenta pelo uso de seu Campo A.T. com fins de levitação, embora seja capaz de se locomover de forma quadrúpede. Suas pernas, aparentemente atrofiadas e sem pés, não são vestigiais, e em combinação com os braços dobrados permitem que o Anjo ande sobre quatro membros. O sangue de Zeruel é vermelho. O núcleo de Zeruel é bastante grande em relação ao seu corpo, e o motor S² dentro do mesmo pode ser, portanto, de "grandes dimensões", talvez respondendo, em parte, para a discrepância da diferença de poder entre Zeruel e outros Anjos de tamanho similar. Zeruel possui uma membrana protetora ao redor de seu núcleo capaz de proteger quando o mesmo se encontra ameaçado, e serve como uma prova da incrível resistência do Anjo: mesmo quando uma bomba N² é detonada em contato direto com o núcleo (protegido), não só a esfera vermelha é deixada completamente ilesa, mas também o resto do corpo.

Na versão do anime, confronta Asuka no EVA Unidade 02 em que é derrotada. Em seguida Rei tenta se sacrificar com um explosivo, mas falha. Em um diálogo entre Kaji e Shinji, Shinji decide que não pilotaria mais o EVA Unidade 01, mas Kaji decide que morreria junto com as plantações de melâncias. Shinji corre para a Nerv e enfrenta seu pai dizendo que era o único que era capaz de pilotar o EVA Unidade 01. Durante a luta seu EVA perde um braço e fica sem forças por causa de seu limite de tempo de 5 min. mas na forma Berserker, o EVA pega um dos braços do Anjo e o derrota e depois o devora, mas Shinji acaba absorvido pelo EVA. Depois de muitas tentativas, Ritsuko consegue retirar Shinji do EVA. No filme Rebuild of Evangelion, seu piloto do EVA Unidade 02 é Marie Makinami, além de adentrar o EVA, instalou o programa Beast, que faz o EVA Unidade 02 assumir a formar Berserker, assim como o EVA Unidade 01, mas seu corpo físico sofria ao usar o programa. Durante a luta, Rei e Makinami não consegue vencer o Anjo e Rei salva Makinami do Anjo. Quando Shinji corria perigo, Makinami o salva, mas mostra o Anjo devorando Rei adquirindo uma aparência do corpo da Rei. Shinji se une com o EVA Unidade 01 e tenta a todo custo salvar Rei. Ao invés de pegar uma das partes do Anjo para usar como braço, o EVA Unidade 01 adquire um braço feito de energia e consegue salvar Rei, mas são abatidos por um EVA unidade 04 que atira a Lança Longinus, que na versão do anime seria usada por Rei e seu piloto é Kaworu Nagisa. Shinji é libertado e colocado uma coleira nele e depois ele descobre que foi o responsável por causar o Terceiro Impacto no confronto do 10º anjo.

Detalhes técnicos[editar | editar código-fonte]

Arael[editar | editar código-fonte]

O décimo quinto anjo, contaminou a mente de Asuka Langley Soryuu, perdendo a sincronização com seu Eva. Foi derrotado por Rei Ayanami na Unidade 00 com a Lança de Longinus.

Armisael[editar | editar código-fonte]

O décimo sexto anjo, contaminou as Unidades 00 e 01. Para salvar Shinji Ikari, Rei Ayanami se sacrificou para destruí-lo. Foi derrotado por Rei Ayanami, na Unidade 00.

Tabris[editar | editar código-fonte]

Kaworu Nagisa, a quinta Criança, é na verdade o décimo sétimo anjo. Foi enviado à Terra com o objectivo de desencadear o 3° Impacto e destruir a Humanidade. Tabris tornou-se amigo de Shinji e este último, na hora do confronto, não teve outra escolha senão matar Kaworu, para o bem da Humanidade.

Humanidade (Lilim)[editar | editar código-fonte]

No fim da série é mostrado que o décimo oitavo (18°) anjo é a própria humanidade como um todo, formando o anjo denominado Lilim.

Rei Ayanami[editar | editar código-fonte]

Rei Ayanami, a primeira criança, é na verdade o décimo nono anjo. Ela foi criada com o objetivo de ser a mãe de Adão (o primeiro anjo que foi transformado em um embrião no segundo impacto). O objetivo disso é desconhecido, mas no "End of Evangelion" ela decide salvar Shinji Ikari e funde-se com o primeiro anjo Lilith e desencadea o 3º impacto.