Anexo:Lista de personagens do anime Os Cavaleiros do Zodíaco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.

Este artigo é composto por uma lista de personagens que não existem no mangá Os Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada, e que se fazem presentes apenas em sua adaptação para anime, permanecendo fora do status canônico deste universo fictício. Kurumada não se envolveu no processo de criação destes personagens e apesar dos mesmos terem algum tipo de envolvimento com o enredo, hoje são desconsiderados da continuidade da adaptação animada para mantê-la mais próxima da obra original impressa. Os personagens vão desde papéis secundários até aliados e facções antagônicas.

Cavaleiros exclusivos do anime[editar | editar código-fonte]

Cavaleiros de Aço[editar | editar código-fonte]

(鋼鉄聖闘士, Suchīru Seinto?)
As Armaduras dos Cavaleiros de Aço foram criadas pelo Dr. Asamori, que inicialmente tinha o apoio de Mitsumasa Kido. Diferentes dos Cavaleiros de Atena, os poderes do trio têm origem em suas Armaduras robóticas e não do Cosmo. Como não existem no mangá de Kurumada, sua participação se inicia nas batalhas contra os Cavaleiros de Prata e termina antes da viagem dos Cavaleiros de Bronze para o Santuário. Daichi (大地, Daichi?) usa a Armadura da Terra. Ushio (, Ushio?) usa a Armadura do Mar, com a qual pode produzir ondas de som. Já Shō (, Shō?) veste a Armadura do Céu, que lhe dá a habilidade de absorver ataques inimigos.1

Cavaleiros Fantasmas[editar | editar código-fonte]

(幽霊聖闘士, Karibu Seinto, Gōsuto Seinto?)
Os Cavaleiros Fantasmas são um grupo de caçadores de recompensas que residem na Ilha do Espectro. Conhecidos como Medusa (クラッグ, Kuragge?), Serpente Marinha (シーサーペント, Shī Sāpento?) e Golfinho (ドルフィン, Dorufin?), eram liderados por uma aliada de Shaina, a Amazona Geist (ガイスト, Gaisuto?). O grupo é enviado pelo Grande Mestre para recuperar a Armadura de Ouro de Sagitário, mas acaba morto pelos Cavaleiros de Bronze.2

Arles e seus lacaios[editar | editar código-fonte]

  • Arles
(アーレス教皇, Āresu Kyōkō?)
A identidade adotada por Saga de Gêmeos enquanto se disfarçava de Grande Mestre do Santuário. No mangá, Saga não recebe um nome alternativo. Arles foi a principal mente por trás da corrupção do Santuário de Atena.3
  • Gigas
(ギガース参謀長, Gigāsu Sanbōchō?)
Aliado de Arles, Gigas era o executor dos planos do Grande Mestre para recuperar a Armadura de Sagitário.
  • Phaeton
(パエトン参謀, Paeton Sanbō?)
Assistente de Gigas, Phaeton recebe a missão de acompanhar a eliminação dos Cavaleiros de Bronze.
  • Docrates
(ドクラテス, Dokuratesu?)
Um Cavaleiro gigante e subordinado ao Grande Mestre. Irmão de Cassios.
  • Cavaleiro de Fogo
(炎熱聖闘士, Ennetsu Seinto?)
Um Cavaleiro sem constelação enviado pelo Grande Mestre para recuperar a Armadura de Sagitário. Morto por Ikki de Fênix.
  • Spartan
(スパルタン, Suparutan?)
Um Cavaleiro com habilidades telecinéticas enviado com Algol de Perseu e Shaina de Ofiúco para assassinar os Cavaleiros de Bronze. Sua missão falha e ele retorna ao Santuário.4

Cavaleiros de Prata exclusivos do anime[editar | editar código-fonte]

  • Aracne de Tarântula
(タランチュラのアラクネ, Taranchura no Arakune?)
Um dos Cavaleiros de Prata com a missão de exterminar os Cavaleiros de Bronze. Tenta matar Seiya quando o mesmo viaja para Jamiel para ajudar Shiryu, mas foi derrotado rapidamente pelo Cavaleiro de Pégaso. Apesar de ser considerado um Cavaleiro de Prata, a Armadura de Aracne não possui uma constelação protetora.
(孔雀座のシヴァ, Pāvo no Shiva?)
Um dos discípulos de Shaka de Virgem. Juntamente com Agora de Lótus, tentou assassinar Ikki na Ilha do Canhão. Assim como seu mestre, Shiva era adepto do Budismo e utilizava cânticos e preces da doutrina Shingon para paralisar seus oponentes. Apesar de ser budista, Shiva não era praticante dos preceitos de paz e misericórdia de sua religião. Ele foi morto por Ikki. Shiva é o único Cavaleiro criado exclusivamente para o anime a ser protegido por uma das 88 constelações da astronomia moderna.
  • Agora de Lótus
(蓮座のアゴラ, Rotasu no Agora?)
Díscipulo de Shaka, é enviado para a Ilha do Canhão para eliminar Ikki. Da mesma forma que seu parceiro Shiva, Agora utilizava um estilo de luta baseado em cânticos Shingon. Tal estilo foi ineficaz contra o Cavaleiro de Fênix, que o matou.

Asgard[editar | editar código-fonte]

Os personagens da saga de Asgard só aparecem na adaptação animada.5

  • Hilda de Polaris
(ポラリスのヒルダ, Porarisu no Hiruda?)
Uma bela e poderosa jovem que age como representante de Odin na Terra e sacerdotisa de Asgard. Ela é possuída pelo Anel Nibelungo (controlado por Poseidon) após rejeitar sua influência e direciona seus esforços para dominar o mundo em nome de Odin. Sua irmã caçula Freya então entra em contato com Saori e solicita a ajuda dos Cavaleiros.
Saori rapidamente cria uma estratégia: ela toma o lugar de Hilda e reza para impedir o derretimento do gelo polar, enquanto os Cavaleiros de Bronze enrentam os Guardiões de Hilda. Hilda é rapidamente libertada após um confronto com Seiya e volta a ser responsável por seus atos. É também revelado que Poseidon havia prendido o espírito da jovem no Anel Nibelungo enquanto tomava posse de seu corpo, torturando-a psicologicamente com as imagens da morte de seus guerreiros.
  • Freya
(フレア, Furea?)
Irmã caçula de Hilda de Polaris. Após perceber a drástica mudança no comportamento de sua irmã, ela pede ajuda a Saori e aos Cavaleiros de Bronze, liberta Hyoga de uma prisão e se junta a ele, sendo então declarada como traidora. Freya tenta ainda impedir a batalha entre Hagen de Merak (seu melhor amigo) e Hyoga, sem sucesso.

Guerreiros Deuses de Odin[editar | editar código-fonte]

(神闘士, Goddo Uōriā?)
  • Siegfried de Duhbe
(α星ドゥベのジークフリート, Arufa-sei Dube no Jīkufurīto?)
Considerado o mais forte entre os Guerreiros Deuses e segundo em comando após Hilda, Siegfried é completamente leal à moça e inicialmente não acredita quando os Cavaleiros lhe dizem que Hilda está sob a influência do Anel Nibelungo. Porém, depois que Sorento conta a verdade, ele troca de lado e sacrifica sua vida para matar Sorento (que sobrevive ao ataque e volta para Poseidon). Sua Armadura representa o dragão mitológico Fafnir.
  • Hagen de Merak
(β星メラクのハーゲン, Bēta-sei Meraku no Hāgen?)
Desde sua infância, Hagen vive no Palácio de Valhalla e treina em picos de gelo e montanhas vulcânicas de Asgard para proteger Hilda e Freya. Com ciúmes do relacionamento de Hyoga com Freya, Hagen o enfrenta e acaba morto. Sua Armadura representa Sleipnir, o cavalo de Odin.
  • Thor de Phecda
(γ星フェクダのトール, Ganma-sei Fekuda no Tōru?)
Thor era um cidadão de Asgard que roubava dos ricos para dar aos pobres, similar a Robin Hood. Em determinado momento, porém, ele foi seriamente ferido por guardiões do Palácio de Valhalla enquanto caçava. À beira da morte, é perdoado e curado por Hilda de Polaris. Após sentir seu Cosmo puro e acolhedor e movido pela motivação de Hilda de ajudar a todos os cidadãos de Asgard, Thor jura lealdade a Hilda.
Mesmo percebendo a mudança no Cosmo de Hilda, ele enfrenta os Cavaleiros de Atena na esperança que ela voltasse a ser a pessoa gentil que sempre foi. Ele chega a atacar Saori e arremessa um de seus machados contra ela, e elogia seu poder quando a moça rebate a arma com seu Cosmo. Por fim, ele pede a Seiya que resgate Hilda após ser derrotado. Sua Armadura representa a serpente marinha Jormungand.

Outros personagens secundários[editar | editar código-fonte]

  • Dr. Asamori
(麻森博士, Asamori Hakase?)
Criador das Armaduras mecânicas dos Cavaleiros de Aço sob a supervisão de Mitsumasa Kido.
  • Oko
(王虎, Ōko?)
Oko foi um parceiro de treinamento de Shiryu de Dragão e se tornou seu rival.
  • Jaki
(ジャキ, Jaki?)
Um antigo aprendiz de Cavaleiro que após falha sua missão resolve viver uma vida guiada pela violência com a enorme força que conseguiu obter. Ele morre após cair de um penhasco enquanto enfrentava Marin de Águia.
  • Hayate
(ハヤテ号, Hayate-gō?)
Um cão policial que ajudou Seiya a rastrear a Armadura de Sagitário.
  • Akira, Makoto, Tatsuya e Mimiko
(アキラ、マコト、タツヤとミミ子, Akira, Makoto, Tatsuya to Mimiko?)
Crianças que vivem no orfanato e admiradores de Seiya. Apesar de suas aparências serem baseadas em órfãos do mangá de Kurumada, seus nomes são revelados apenas na adaptação de anime. Eles também aparecem em alguns filmes da série.2
  • Cavaleiro de Cristal
(水晶聖闘士, Kurisutaru Seinto?)
Primeiramente apresentado como o mestre de Hyoga de Cisne no anime e pupilo de Camus de Aquário. Cavaleiro honrado e justo, foi considerado uma ameaça pelo Grande Mestre e acabou tendo sua mente controlada por ele. Após enfrentar Hyoga, o Cavaleiro de Cristal se sacrifica para impedir que o Santuário tomasse o controle da Sibéria. Após sua morte, ele foi gradativamente substituído por Camus como o mestre de Hyoga e os eventos que participou foram ignorados pela continuidade para mantê-la mais próxima do mangá.6
(ケフェウス星座のアルビオレ, Kefeusu no Arubiore?)
O equivalente do anime ao personagem Daidalos de Cefeu do mangá. Mentor de Shun e June. Apesar de ter a mesma personalidade e história do personagem original e participar dos mesmos eventos, sua aparência, Armadura e nome o diferem de Daidalos.
  • Leda e Spica
(レダとスピカ, Reda to Supika?)
Aprendizes de Cavaleiro sob a tutela de Albiore e antigos parceiros de treinamento de Shun. Acabam mortos pelo Cavaleiro de Andrômeda após tentarem assassiná-lo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Shūkan Shōnen Jump's Saint Seiya Anime Special - Gold Selection, páginas 101-104, 1988, pela Shueisha (em japonês)
  2. a b Shūkan Shōnen Jump's Saint Seiya Anime Special - Gold Selection, páginas 99-112, 1988, pela Shueisha (em japonês)
  3. Shūkan Shōnen Jump's Saint Seiya Anime Special - Gold Selection, páginas 40-46, 1988, pela Shueisha (em japonês)
  4. Shūkan Shōnen Jump's Saint Seiya Anime Special 2, páginas 127-128, pela Shueisha (em japonês)
  5. Shūkan Shōnen Jump's Saint Seiya Anime Special 3 - Jump Gold Selection, página 105, 1989, pela Shueisha (em japonês)
  6. Shūkan Shōnen Jump's Saint Seiya Anime Special - Gold Selection, páginas 28-31, 1988, pela Sueisha (em japonês)