Anexo:Lista de personagens em Chamas da Vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este anexo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Esta é uma lista de personagens da telenovela Chamas da Vida, produzida pela Rede Record.

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

  • Pedro Galvão Ferreira (Leonardo Brício): Pedro é um rapaz honesto, destemido e responsável. Têm como profissão soldado-bombeiro que herdou de seus pais e mora em Tinguá com sua família (composta pelos seus três irmão Rafa, Vivi e Antônio). Após alguns anos, ele reencontra sua amiga de infância Carolina, que é salva por ele em um incêndio causado por Vilma na fábrica de sorvetes "Gelado Gostoso". Pedro termina seus namoro de três anos com Ivonete e inicia um novo relacionamento ao lado de Carolina. Perderá a guarda de seus irmãos para Mercedes.
  • Carolina Monteiro Azevedo de Castro (Juliana Silveira): Moça rica, moderna e elegante. Filha de Walter e Arlete. Namorava Tomás, antes de reencontrar com Pedro, seu amigo de infância, com o qual perdeu o contato. Mas após este salvá-la de um incêndio, os dois se apaixonam. Procura pelo "incendiário misterioso" que matou seu pai.

Co-Protagonistas[editar | editar código-fonte]

  • Tomás Oliveira Santos (Bruno Ferrari): Tómas é filho do empresário industrial João. Se tornou um homem rico e arrogante, após a morte do pai decidiu ajudar Vilma, sua mãe, a retomar as fábricas da "Gelado Gostoso" (GG), esta que seu pai João ajudou a fundar. Se torna inimigo de Vilma após descobrir que ela mentiu sobre a morte de seu pai.
  • Ivonete Amaro da Silva (Amandha Lee): Filha de Lourdes, neta de Vó Tuquinha e irmã de Wallace. Vive na pensão da Vó Tuquinha. Namorava o bombeiro Pedro. Ao se separar dele, se juntou com Tomas, para impedir o namoro de Pedro com Carolina. Fez muitas armações contra o casal. Conheceu a sua mãe, Lourdes, que estava presa e a tinha abandonado. Depois de muita insistência da parte de todos, Ivonete consegue perdoar sua mãe. Após esse episódio, Ivonete se arrepende de seus erros e se desculpa com Carolina e Pedro e se torna uma grande aliada na tentativa de "pegar" Vilma.

Outros personagens[editar | editar código-fonte]

  • Beatriz Oliveira Santos (Andréia Horta): É filha de Vilma, irmã de Tomás e Guga e neta de Dionísio. Trabalha numa produtora de vídeo na qual é sócia e sofre com as loucuras da mãe. Se juntou a uma gangue, cujos objetivos são apostar rachas, fazer festas (raves), etc. Namora com Antônio.
  • Vó Tuquinha (Íris Bruzzi): É mãe de Lourdes, irmã de Tia Catarina e vó de Ivonete e Wallace. Vó Tuquinha é dona de uma pensão, onde moram vários personagens da novela. Possui um bom-humor inconfundível, sabe cozinhar muito bem e está sempre pronta a ajudar o próximo.
  • Viviane Galvão Ferreira (Letícia Colin): É irmã de Pedro, Rafa e Antônio e sobrinha de Mercedes. Mais conhecida pelo seu apelido, Vivi é educada e responsável. Recentemente, foi vítima de um estupro, provocado por um pedófilo chamado Lipe, e posteriormente a um aborto. Está morando no apartamento de Vilma, depois que Pedro perdeu a sua guarda e a de seu irmão em uma audiência. É bastante amigo de Cíntia, Guga e Demorô, estes formam um quadrado amoroso.
  • Raíssa Mendes (Ana Paula Tabalipa): Mãe de Gabriel. Ex-namorada de Cazé, atualmente namora Junior. Escondia um grande segredo, que foi revelado ao longo da trama: Raíssa foi vítima de um estupro, cujo resultado foi Gabriel, o qual não é seu filho, e sim seu irmão. Sofreu várias chantagens e atentados de Telma, ex-namorado de Junior, que possui um ciume doentio do casal.
  • Cazé Lima (Milhem Cortaz): É sargento do corpo de bombeiros da cidade de Tinguá. Grande amigo de Pedro e Junior. Já namorou com Raíssa, mas atulamente namora Suellen. Sente uam atração por Glória, uma jovem moça que também faz parte do corpo de bombeiros.
  • Guilherme Pimenta Brito (Roger Gobeth): É filho de Brito e Roseclair e neto de Odileia. Faz parte do corpo de bombeiros de Tinguá. Depois de sofrer uma acidente em uma missão do corpo de bombeiros, Guilherme descobre que possui AIDS, fato que escondeu por muito tempo de seus amigos e de sua família. Namora Michelle.


  • Brito Pimenta (Ewerton de Castro): Pai de Guilherme e esposo de Rosiclair. É um homem animado e vive disputando o título de melhor cozinheiro com Vó Tuquinha.
  • Roseclair Pimenta Brito (Stela Freitas): Mãe de Guilherme, esposa de Brito e filha de Odileia. Rosiclair é advogada da fábrica "GG" e está sempre pronta a ajudar todos que se "metem em encrencas".
  • Margareth das Dores Vieira (Catarina Abdala): Mãe de Demorô. Mora na casa de Brito e trabalha como cozinheira.
  • Darlene Frota (Claudiana Cotrim): É uma empregada doméstica que trabalha a muitos anos para a família Oliveira Santos, desde a época que João Santos era vivo. Já ouviu muitas histórias na casa de Vilma, e pode entregá-la a polícia por ter posto fogo na fábrica GG. É irmã de Leo e no último capítulo de Chamas da Vida foi revelado que Darlene é a co-incendiária da trama.
  • Tia Catarina Amaro da Silva (Marilu Bueno): É irmã de Vó Tuquinha e tia de Ivonete e Wallace. É sócia da pensão, costuma escutar conversas atrás das portas, e proíbe todos de namorarem. É rabugente e vive sempre reclamando, fato que a torna engraçada.
  • Odiléia Pimenta (Ivone Hoffmann): É mãe de Rosiclair e avó de Guilherme. Esconde de todos que já foi uma prostituta na juventude.
  • Lourdes Amaro da Silva (Nina de Pádua): É mãe de Ivonete e Wallace e filha de Vó Tuquinha. Havia sumido com o namorado, que, após forte discussão, o matou. Ficou presa durante dezoito anos e lutou para conseguir o perdão da filha. Trabalha na GG perto de Vilma. É uma boa pessoa para se procurar quando se precisa de conselhos.
  • Roberto Cardoso de Oliveira (Giuseppe Oristanio): Ex-presidente da "GG", irmão de Vilma, filho de Dionísio e tio de Beatriz, Tomás e Guga. Teve um relacionamento de muitos anos com Andressa, mas depois desta conhecer Miguel, o namoro acabou. Roberto tentou de todas as maneiras conseguir Andressa de volta. Possui um ódio de Vilma, e tenta a todo custo colocá-la atras das grades.
  • Máicon das Dores Vieira (Dáblio Moreira): Filho de Margareth. Máicon, mais conhecido pelo apelido de Demorô, já foi um menino de rua, mas foi adotado por Andressa. Depois de sofrer um atentado no reformatório descobre que é filho de Margareth. É disputado por Andressa e Margareth. Namora Vivi.
  • Leonardo Frota (Rafael Queiroga): Leonardo, mais conhecido como Leo, é um antigo membro da gangue do Ferro-Velho. Gosta muito de fazer grafitagem e desenhos. É apaixonado por Beatriz e briga com Antônio por seu amor. Trabalha na Produtora. É o misterioso incendiário de Chamas da Vida e é irmão de Darlene (a co-incendiária).
  • Michelle Cavalcante Gomes (Luiza Curvo): Filha de Suzana. É namorada de Guilherme. Trabalha na Produtora. Ajuda seu namorado a enfrentar a AIDS, e, atualmente, fez uma inseminação artificial, fato que a deixou grávida de gêmeos.
  • Suelen Almeida Batista (Nathália Rodrigues): Mora na pensão de Vó Tuquinha. Namora Cazé. É expevitada, ingênua e um tanto atrapalhada. É bastante amiga de Ivonete. Morre de medo de Vilma e já trabalhou na fábrica GG, mas foi demitida.
  • Junior (Gabriel Gracindo): É filho do Comandante Eurico. Faz parte do corpo de bombeiros de Tinguá. No início de sua carreira, sentia muito medo da profissão, e era discriminado por todos. Mas, ao longo de sua carreira foi perdendo seu medo e se acostumando com a profissão. Sempre foi apaixonado por Raíssa, mas seu amor não era correspondido. Conheceu Telma, com quem viveu um amor. Mas depois que se tornou um grande amigo de Raíssa, esse amor se tornou doentio e Telma infernizou a vida de Junior, fazendo coisas absurdas com ele. Junior acabou por namorar com Raíssa. Junior mora na pensão da Vó Tuquinha.
  • Dionísio Cardoso de Oliveira (Umberto Magnani): É pai de Vilma e Roberto, e avô de Beatriz, Tomás e Guga. É apaixonado por Vó Tuquinha. Nunca acreditou que sua filha seria capaz de cometer todos os crimes, pelo qual ela era acusada. Esta sempre pronto a ajudar as pessoas, com seus ótimos conselhos.
  • Lipe Rezende (André Fillippi di Mauro): É um pedófilo, que estuprou Vivi. Durante sua infância, foi violentado e assediado por seu pai, vem dai a sua doença. Possui obsessão por Vivi e faz de tudo para "amá-la". Acabou sendo preso em um presídio de segurança máxima.
  • Comandante Eurico Camargo (Raymundo de Souza): É pai de Junior. É o comandante do corpo de bombeiros de Tinguá.
  • Gustavo Oliveira Santos (Thiago de Los Reyes): É filho de Vilma, irmão de Beatriz e Tomás e neto de Dionísio. Gustavo, mais conhecido pelo seu apelido Guga, é apaixonado por Vivi, cujo amor não é correspondido. Já namorou com Cíntia e teve um filho com ela.
  • Mercedes Camargo Pereira (Sandra Pêra): É tia de Pedro, Vivi, Antônio e Rafa. É obsessiva e se une a Vilma, para conseguir retirar Vivi e Rafa da guarde de Pedro, em troca de dinheiro.
  • Governata Rosanara (Lu Grimaldi): Era governanta de Vilma e que há demitiu no trabalho, e ela começou a morar na pensão da Vó Tuquinha e ela se torna advogada de Pedro e Carolina para estar contra Vilma, Rosanara quase foi a próxima vítima do "incendiário misterioso" mas ela foi salva por Pedro e Carolina que conseguiram socorrer ela.
  • Glória Benete (Lívia Rossi): Faz parte do corpo de bombeiros de Tinguá. Cazé sente uma "queda" por ela. Mora na pensão e atualmente namora Eurico.
  • Fausto (Ricardo Pavão): É um honesto delegado da delegacia de Tinguá. Possui um grande interesse em prender Vilma e "colocar as mãos" no incendiário misterioso.
  • Lincon Ribeiro (André Luiz Miranda): É um antigo menino de rua. Era amigo de Demorô, mas depois de se envolver em um assalto, acabou sendo preso.
  • Cíntia (Giordanna Forte): Amiga de Vivi, Guga e Demoro. É apaixonada por Guga, cujo amor não é totalmente correspondido. No seu namoro com Guga, acabou ficando grávida dele.
  • Gildete Rodrigues (Roberta Santiago): Empregada de Arlete. Apesar de ser uma empregada, é bastante amiga de Arlete e trabalha em sua mansão há muito tempo. Está sempre a procura de uma grande amor e é uma tanto ingênua e atrapalhada.
  • Tadeu (Alexandre Mandarino): É um empresário que trabalha numa revendedora de carros. É filho de Gastão. Secretamente com seu pai, é membro de uma gangue de assassinos. Todo o dinheiro da revendedora é roubado.
  • Gastão (Camilo Bevilácqua): É o dono da revendedora de carros. É pai de Tadeu. Secretamente, é o líder de uma gangue de assassinos.

As Crianças[editar | editar código-fonte]

  • Rafael Galvão Ferreira (João Vithor): Irmão caçula de Pedro, Antônio e Vivi. Mais conhecido pelo seu apelido, Rafa é um garoto extrovertido, que adora Pedro, mas tem medo de perdê-lo. Gostaria que ele não tivesse a mesma profissão do pai, que morreu em um incêndio criminoso. Rafa sofre de asma.
  • Joaquim (Dudu Cury): Joaquim é colega de escola de Rafa.
  • Gabriel Mendes (Gabriel Moura): Filho de Raíssa. Ele acredita que sua mãe, Raíssa é sua irmã. Descobre a verdade por Telma, e quase cai de um penhasco, mas é salvo por Junior. Quer que Raíssa procure seu pai, Augusto.

Mortos[editar | editar código-fonte]

  • Vilma Oliveira Santos (Lucinha Lins): É uma engenheira alimentar e trabalha na fábrica de Sorvetes "GG". Após alguns anos foi modificando-se, tornando-se perfída e piromaníaca. É a culpada de ter incendiado a fabrica GG e de ter matado Adeilson, em uma explosão, no carro do mesmo. É odiada pela maioria dos personagens. Possuía uma aliança com seu filho Tomás, mas este, ao descobrir toda a verdade sobre a morte de seu pai, desiste da aliança. Vilma passa a contar com a ajuda de Mercedes para realizar suas armações. No último capítulo, acabou sendo morta por uma explosão causada por uma bomba, armada pelo incendiário misterioso.
  • Arlete Monteiro de Azevedo Castro (Jussara Freire): É mãe de Carolina e viúva do falecido Walter. Após a morte de seu marido, adquiriu 50% da fábrica. Após descobrir a culpa de Vilma nos incêndios, adquiriu um ódio mortal dela e luta a todo custo para tentar colocá-la "atrás das grades". Arlete mora numa mansão no Flamengo. No último capítulo, acabou sendo morta por uma bomba armade pelo incendiário misterioso.
  • Antônio Galvão Ferreira (Dado Dolabella): Homem irresponsável que convive com membros de uma gangue no ferro-velho, sempre se mete em confusão preocupando seu irmão Pedro. Atualmente namora com Beatriz, filha de Vilma. Tentou matar Vilma com uma arma, mas os dois acabam brigando pela arma e a arma dispara em Antônio
  • Wallace Amaro da Silva (Rodrigo Faro): É irmão de Ivonete, filho de Lourdes, neto de Vó Tuquinha e sobrinho de Tia Catarina. Era o melhor amigo de Pedro e fazia parte do corpo de bombeiros de Tinguá, mas acabou morrendo num incêndio causado na fábrica GG.
  • Miguel Costa (Floriano Peixoto): Miguel era amante de Vilma a muitos anos e sem querer mata João, quando este pegou os dois(ele e Vilma) em flagrante. Atualmente namora Andressa. É revelado por Vilma que Miguel é pai de Guga. Atualmente, morreu num incêndio provocado pelo "incendiário misterioso".
  • Andressa (Mariana Hein): Andressa trabalha num reformatório deixou de ser garota de programa após adotar Demorô. Já namorou Roberto e agora namora Miguel. Atualmente, morreu em um incêndio provocado pelo "incendiário misterioso".
  • André (Guilherme Leme): Ecologista que morava na pensão da Vó Tuquinha. Combatia os caçadores da reserva e era apaixonado por Suelen. Acabou sendo morto por Lipe, este recussou de ajudá-lo, quando estava caindo de um penhasco.
  • Marreta Teixeira (Vítor Hugo): Marreta é dono do Ferro-Velho. Era o líder de uma gangue que saia pelas ruas aloprando e fazendo vandalismos. Ele namora Manu. Possui um gênio muito forte e sempre está se metendo em encrencas. No último capítulo é morto por Tadeu e Gastão, junto com Manu.
  • Manuela Barbosa Castelli (Juliana Lohmann): Manuela, mais conhecida por Manu é a namorada de Marreta. É metida, expevitada e muito "marrenta". Sempre está de mau-humor e adora acordar tarde. Atualmente, está "trabalhando" em uma revendedora de carros, para mais tarde poder assaltar a loja, juntamente com Marreta, Antônio, Diego e Beatriz. No último capítulo é morta por Tadeu e Gastão, junto com Marreta.
  • Diego (Edward Boggis): Jovem que trabalhava na Produtora, mas acabou sendo demitido, por que mentiu pros seus amigos. Está frequentemente visitando o Ferro-Velho. Tenta ser amigo do pessoal do Ferro-Velho, mas tal atitude não é bem sucedida. Está sempre usando chapéu e já foi apaixonado por Beatriz. Morreu num desabamento no esgoto, na tentativa da gangue de fazer o assalto.
  • Telma (Lisandra Parede): Ex-namorada de Junior. Está entretida numa tremenda rixa com Raíssa, quem também é apaixonada por Junior. Está tentando de todas as maneiras acabar com a amizade entre eles. É bastante amiga de Marreta e Manu. Se mata atirando seu carro de um penhasco.
  • Xavier (Zeca Carvalho): Ex-policial. Após se envolver com Vilma, recebia dinheiro desta. Essa corrupção foi descoberta por Fausto, o qual acarretou sua demissão da corporação policial. Acabou sendo preso e morto esfaqueado no presídio.
  • Jairo (Igor Cotrim): Ex-namorado de Telma. Fazia parte da gangue do ferro-velho, mas acabou morrendo intoxicado por drogas, durante uma rave.
  • Paulo Castelli (Kito Junqueira): É o pai de Manu. Antonio o matou sem querer, após empurrá-lo e este bater com a cabeça na quina de uma mesa. Vive assombrando a vida de Antônio, que carrega a culpa por o ter matado.

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

  • Docinho (Roberto Bontempo): É transexual, muito amiga de Andressa. Seu nome verdadeiro é Marcos (Marcão). Viajou para a Europa, em busca do seu "príncipe encantado".
  • Carla (Verônica Debom): Jovem moça que morava na Pensão da Vó Tuquinha. Veio junto com André para Tinguá, homem pelo qual é apaixonada. Possui uma rixa com Suelen. Após a morte de André, voltou para sua terra natal.
  • Maria da Glória (Denise Orthis): Empregada da Pensão da Vó Tuquinha. Ajudava Vó Tuquinha e Tia Catarina com os afazeres domésticos. Teve que viajar, porque sua mãe estava com problemas de saúde.
  • Verônica Torres (Vanessa Pascale): Namora Ricardo e trabalhava na fábrica GG. Morava na pensão da Vó Tuquinha. Ameaçada por Vilma, fugiu com seu namorado para outro país.
  • Ricardo (Waldir Gozzi): Namora Verônica e trabalhava na fábrica GG. Morava na pensão da Vó Tuquinha. Ameaçado por Vilma, fugiu com a namorada para outro país.
  • Washington Teixeira (Alexandre Zacchia): É o tio de Marreta. Quando este estava no hospital, tomou posse do ferro-velho. Agredia Manu.
  • Susaza Cavalcante Gomes (Jalusa Barcellos): É a mãe de Michelle. Sofre um grande preconceito contra Guilherme, que possui AIDS. Tenta de todas as maneiras separar a filha do namorado.

Ver também[editar | editar código-fonte]