Lista de presidentes da Eslováquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estandarte presidencial da Eslováquia.

Esta é uma lista de presidentes da Eslováquia.

Eslováquia (1939-1945)[editar | editar código-fonte]

A República Eslovaca foi um estado fantoche da Alemanha nazista, criado em 14 de março de 1939 e sendo extinto em 8 de maio de 1945. Seu território era aproximadamente o da atual Eslováquia, com exceção da porção sul. Seu único chefe de estado foi Jozef Tiso.

Eslováquia desde 1993[editar | editar código-fonte]

O Presidente da Eslováquia é o chefe de estado da Eslováquia. O seu cargo é largamente cerimonial. Quando a Eslováquia se separou da Checoslováquia em 1993, o primeiro-ministro atuou como presidente em exercício. Então, o presidente foi eleito pelo parlamento para um mandato de 5 anos. No entanto, quando em 1998 o parlamento foi incapaz de eleger um presidente, o primeiro-ministro e o presidente do parlamento tornaram-se presidentes em exercício. Quando, após um ano, o parlamento se mantinha incapaz de eleger um presidente, a constituição foi alterada por forma a permitir que o presidente fosse eleito por voto universal para mandatos de 5 anos. Realizaram-se eleições presidenciais em 1999 e em 2004. Para ser eleito presidente, um candidato tem de obter 50% do voto popular. Se isso não acontecer na primeira volta, realiza-se uma segunda volta entre os candidatos mais votados.

Ver também: