Lista de reis de Roma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Anexo:Lista de reis de Roma)
Ir para: navegação, pesquisa

Durante o período histórico da civilização romana conhecido como Reino de Roma, o rei era o magistrado único, vitalício e responsável. Discute-se se o poder do rei era, ou não, total e de natureza absoluta. Sua sucessão não se fazia pelo princípio da hereditariedade ou da eleição, mas, pelo interrex (senador que, por designação do senado, governava, na vacância do cargo real, pelo prazo de cinco dias, passando o poder nas mesmas condições, a outro senador, e assim por diante até que fosse escolhido o rei). Essa escolha, portanto, era feita por um desses interreges (não, porém, o primeiro), quando as condições políticas o permitissem.

O rei, como chefe de Estado, tinha o comando do exército, o poder de polícia, as funções de juiz (criava e executava leis) e sacerdote, e amplos poderes administrativos (dispunha do tesouro e das terras públicas). Além disso, declarava guerra e celebrava a paz.

Eram seus auxiliares: a) nas funções políticas:

b) nas funções judiciárias:

c) nas funções religiosas

Durante o período monárquico, segundo a tradição, Roma teria sido governada por sete reis, quatro latinos e sabinos e os três últimos de origem etrusca. Suas funções: declarar guerra, administrar a justiça e presidir os principais rituais religiosos

Lista de reis[editar | editar código-fonte]

Reis latinos e sabinos

Reis de origem etrusca (Tarquínios)

A lista continua para Lista de cônsules da República Romana até Augusto tornar-se imperador.

Ver também[editar | editar código-fonte]