Anexo:Lista dos Clubes do Século da FIFA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em 11 de dezembro de 2000, a FIFA divulgou uma lista oficial na qual constava os maiores clubes de futebol do Século XX. A pesquisa foi feita exclusivamente por leitores da revista bimestral da FIFA em Dezembro de 2000.

A lista[editar | editar código-fonte]

  • Outros - 6,63%

Os clubes[editar | editar código-fonte]

Abaixo, algumas informações pertinentes aos feitos dos clubes exclusivamente ocorridos no século XX, época compreendida pelo levantamento da FIFA.

Real Madrid[editar | editar código-fonte]

O Real Madrid Club de Fútbol, da cidade espanhola de Madri, foi escolhido o maior clube do século XX. No clube, maior vencedor do Campeonato Espanhol de Futebol, 27 no período analisado, foi um dos mais fortes times da Europa, principalmente na década de 1950 e 60. Entre outros craques, Alfredo Di Stéfano e Ferenc Puskás perfilaram com a camisa branca do clube. O clube venceu também, no século XX, 8 títulos da Liga dos Campeões da UEFA, sendo assim recordista, 2 da Copa da UEFA, 2 Mundiais e 17 Copas do Rei.

Manchester United[editar | editar código-fonte]

O inglês Manchester United FC, time de Bobby Charlton, George Best, entre outros, foi o responsável por contar com diversos craques no país que inventou o futebol. Os Red Devils venceram três vezes a Liga dos Campeões, uma vez a Copa Intercontinental, 20 vezes o Campeonato Inglês, 11 Copas da Inglaterra, 1 Recopa Europeia e 1 Supercopa Europeia.

Bayern München[editar | editar código-fonte]

Os alemães do Bayern de Munique neste período venceram por três vezes consecutivas a Liga dos Campeões, 16 vezes a Bundesliga, uma vez a Copa Intercontinental, uma vez a Copa da UEFA e uma Recopa Europeia. O clube contou com jogadores como Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Oliver Kahn, Paul Breitner, Lothar Matthäus, Jürgen Klinsmann, entre outros.

Barcelona[editar | editar código-fonte]

De 1900 até 2000 o Barça conquistou 1 título europeu, 24 Copas do Rei, 15 títulos nacionais e 2 Supercopas Europeias. Grandes nomes como Ronaldo, Romário, Diego Armando Maradona, Johan Cruyff, Josep Guardiola e Hugo Sánchez vestiram a camisa dos Blaugrana.

Santos[editar | editar código-fonte]

O brasileiro Santos Futebol Clube foi o clube pelo qual Pelé jogou. O Santos ficou marcado pela hegemonia no futebol brasileiro na década de 1960. Nesta década, venceu 6 vezes o Campeonato Brasileiro, sendo que 5 foram consecutivos (entre 1961 e 1965), e 3 invictos (1963, 1964 e 1965). Fora do país, destacou-se ao ser, em 1962 e 1963, campeão da Taça Libertadores da América e da Taça Intercontinental. No total daquele século, também venceu 15 vezes o Paulistão, 5 o Torneio Rio-São Paulo e uma Copa Conmebol.

Ajax[editar | editar código-fonte]

O Ajax sem dúvida foi um dos grandes clubes da última década. Isso deve-se ao fato do time de Amsterdã ter vencido 4 vezes a Liga dos Campeões, 2 vezes a Copa Intercontinental e ter conquistado 27 títulos nacionais. Nos início dos anos 70, o clube holandês revolucionou o futebol com o futebol total, que levou o clube a títulos nacionais e continentais; comandados por Johan Cruyff, Piet Keizer e Sjaak Swart. Além de ter ajudado a seleção holandesa a chegar a dois vice-campeonatos mundiais, em 1974 e 1978.

Juventus[editar | editar código-fonte]

A Juventus Football Club é um clube italiano sediado em Turim. O time no período de 1900 até 2000 venceu a Serie A 25 vezes. La vecchia signora, como também é conhecida, venceu ainda 9 Copas da Itália, 2 Ligas dos Campeões, 3 Copas UEFA, 2 Copas Intercontinentais, 1 Recopa Europeia, 2 Supercopas Europeias. A Juve lidera também o ranking de convocações para Seleção Italiana, sendo os principais destaques os trequartistas Paolo Rossi, Roberto Baggio e Alessandro del Piero e os goleiros Dino Zoff e Gianluigi Buffon.

Peñarol[editar | editar código-fonte]

O Penãrol foi campeão da Copa Libertadores da América 5 vezes, da Copa Intercontinental 3 vezes e do campeonato nacional 39 vezes.

River Plate[editar | editar código-fonte]

O clube de Buenos Aires ganhou 30 títulos nacionais, 2 Libertadores, 1 Recopa, 1 Copa Intercontinental e 1 Copa Interamericana.

Flamengo[editar | editar código-fonte]

O Clube de Regatas do Flamengo é um clube da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Venceu no século XX, 4 vezes o Campeonato Brasileiro de Futebol, 1 Copa do Brasil, a Copa Mercosul, em 1999, além de 26 títulos estaduais. Teve seu auge na década de 80, liderado pelo camisa 10 Zico. Venceu, em 1981, a Taça Libertadores da América e a Copa Intercontinental. Alcançou a maior marca de invencibilidade do futebol brasileiro, quando atingiu 52 partidas invicto, igualando o recorde do Botafogo. É o clube de maior torcida do Brasil.

Milan[editar | editar código-fonte]

Durante o século XX, o Milan venceu 5 vezes a Liga dos Campeões, 3 vezes a Copa Intercontinental e 16 vezes o Campeonato Italiano.

Liverpool[editar | editar código-fonte]

O clube inglês nesse período venceu 4 vezes a Liga dos Campeões, 2 vezes a Copa da UEFA, 18 vezes o Campeonato Inglês e 7 vezes a Copa da Inglaterra.

Botafogo[editar | editar código-fonte]

O Botafogo de Futebol e Regatas, outro clube da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, foi fundado sob o nome Botafogo Football Club. O clube é indiretamente o responsável por muitos títulos da Seleção Brasileira de Futebol, pois é o recordista de convocações para a mesma. Atuaram pelo Brasil 92 jogadores botafoguenses. Em Copas do Mundo, foram 46 convocações fazendo do Brasil a maior potência do futebol mundial, devido a sua grande contribuição. Seus mais marcantes ídolos foram Garrincha, Nílton Santos, Jairzinho, Didi, Amarildo, Zagallo, Gérson, entre outros. Teve grandes momentos nas décadas de 1930 e 1960 principalmente. Seus principais títulos no século XX são 2 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa Conmebol, 4 Torneios Rio-São Paulo e 17 títulos Estaduais. Estabeleceu o recorde de invencibilidade do futebol brasileiro, quando ficou 52 partidas sem derrotas e 42 partidas invicto em campeonatos brasileiros. Foi o responsável pela maior goleada do futebol brasileiro, em 1909, ao aplicar 24 a 0 sobre o Sport Club Mangueira.

Benfica[editar | editar código-fonte]

O Sport Lisboa e Benfica é um clube multidesportivo sediado em Lisboa. Sob o comando de Eusébio, o clube português foi bicampeão europeu (1960/61 e 1961/62). Foi vencedor do Campeonato Português de Futebol 32 vezes e venceu 23 vezes a Taça de Portugal.

Independiente[editar | editar código-fonte]

O Club Atlético Independiente, da Argentina, é o maior vencedor da Copa Libertadores da América com 7 conquistas. Também foi duas vezes campeão do Mundo.

Boca Juniors[editar | editar código-fonte]

O Boca Juniors, de Buenos Aires, venceu no século XX 2 Taças Libertadores da América, uma Copa Intercontinental, uma Recopa Sul-Americana, uma Supercopa Libertadores, uma Copa Master da Supercopa e uma Copa Ouro. Além disso, ganhou por 25 vezes o Campeonato Argentino de Futebol, e por 10 vezes a Copa da Argentina. O time azul e ouro manteve um tabu histórico de 31 anos sem perder em casa para times brasileiros. Jogadores como Carlos Bianchi, Martín Palermo, Roberto "Pato" Abbondanzieri, Gabriel Batistuta, Claudio Caniggia, Diego Armando Maradona, Domingos da Guia, entre outros, vestiram a camisa "xeneíze". O Boca tem como "casa" o histórico estádio La Bombonera.

Internazionale[editar | editar código-fonte]

A Inter, como é chamada pela maioria dos torcedores europeus é detentora de 18 títulos do scudetto, além de 3 Liga dos Campeões da UEFA, 3 Copa da UEFA, 2 Copa Intercontinental ou Mundial Interclubes e 1 Copa do Mundo de Clubes da FIFA, totalizando assim 3 Copas do Mundo de Clubes. É um dos clubes mais prestigiados do mundo, e um dos clubes mais famosos do mundo, além de ter abrigado jogadores como Giuseppe Meazza e Walter Zenga, além de Roberto Baggio

Arsenal[editar | editar código-fonte]

O Arsenal Football Club foi escolhido entre os maiores clubes de futebol do século XX, a equipe de Londres é campeão do Campeonato Inglês por 13 vezes, tem um vice campeonato da Copa da UEFA e da Liga dos Campeões, e é tido por muitos como o futebol mais bem jogado do mundo tecnicamente.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este anexo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.