Anexo:Lista dos Reis do Kongo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma lista de todos os governantes do Reino do Kongo, conhecidos comummente pelo título de Menekongo (em kikongo: Mwenekongo). Em kikongo, as províncias eram conhecidas como wene. Os senhores destas wene eram conhecidos como Mwene (plural: Awene). O senhor do Kongo era o mwene mais poderoso da região e reconhecido como o ntinu rei da região pelos portuguêses desde a sua chegada em 1483.

Kandas, Gerações e Casas[editar | editar código-fonte]

A governação no Kongo baseava-se primeiramente na kanda. Cada kanda (plural: makanda) era uma facção baseada no grupo afectivo ou filiação. As kandas geralmente recebiam o nome de uma pessoa (ie. Nimi, Nlaza ou Mpanzu), mas podiam também receber o nome de uma ocupação (Mbala) ou local de nascimento (Kwilu ou Nsundi). O prefixo ki em KiKongo é adicionado a esses nomes para demonstrar "pessoas com algo em comum". Essas facções eram reconhecidas como gerações ou casas (linhagem) nos documentos do Congo escritos em português. Até meados do século XVII, após a batalha de Mbwila, essas facções eram de curta duração e flutuavam. Porém, após a batalha, as facções passaram a ser muito mais firmes e duradouras, durando gerações, particularmente os Kimpanzu e os Kinlaza.

Eleições[editar | editar código-fonte]

A escolha dos Reis do Congo era feita através de uma série de princípios dado que os Reis anteriores decidiam diferentes métodos de selecção nas suas cartas onde anunciavam a sucessão. Normalmente o reino passaria por eleições e pelos eleitores, mudando o processo utilizado ao longo dos tempos e de acordo com as circunstâncias. As eleições frequentes deveram-se a uma combinação de princípios electivos e hereditários.

Reis do Kongo[editar | editar código-fonte]

A secção seguinte está dividida por períodos baseados na kanda ou casa dominante. A maior parte das casas reinaram num período distinto com poucos ou nenhuns intervalos. Este não é o caso, contudo: após a guerra civil do Congo. Durante este período poderá ver o nome da kanda de cada rei ao lado do seu reinado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de Manicongos