Regulamento da Fórmula 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

O Regulamento da Fórmula 1 é estabelecido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Fédération Internationale du Sport Automobile (FISA) desde 1950. O Regulamento possui 46 artigos e 7 anexos acerca da categoria automobilística. A edição mais recente é de 9 de março de 2013.

Regras práticas[editar | editar código-fonte]

Bandeiras[editar | editar código-fonte]

As bandeiras são a principal forma de sinalização durante os eventos da Fórmula 1. Geralmente, são destinadas a alertar os pilotos sobre a entrada ou a saída do safety car na pista ou o fim da prova. As bandeiras da Fórmula 1 são produzidas pela Pantone em um sistema de cores particular da FIA. As atuais bandeiras são:

Bandeira Código Descrição Regras
F1 yellow flag.svg YellowC Bandeira amarela
  • 1 bandeira: Perigo adiante, detritos resultantes de acidente; pilotos devem reduzir a velocidade ao cruzar o local do acidente.
  • 2 bandeiras: Grande perigo adiante; pilotos devem preparar-se para uma eventual parada.
  • 1 bandeira e a placa "SC": Entrada do safety car; pilotos devem reduzir a velocidade e aguardar uma nova formação.
F1 green flag.svg 348C Bandeira verde A pista está liberada e os pilotos podem retomar suas posições.
F1 red flag.svg 186C Bandeira vermelha A prova/etapa foi suspensa. Os carros devem permanecer nos boxes ou os carros que estiverem percorrendo o circuito devem reduzir e seguir até linha vermelha. Geralmente, é utilizada para indicar abandono da sessão devido acidente grave ou condições meteorológicas que dificultam o uso do circuito.
F1 light blue flag.svg 298C Bandeira azul O retardatário deve dar passagem a um carro mais veloz que quer ultrapassar. O piloto que ignorar até três bandeiradas está sujeito à penalizações (geralmente uma passagem pelo box sem parada, ou desconto de 10 segundos no tempo).
F1 white flag.svg White Bandeira branca Entrada de carro lento na pista. Pilotos devem reduzir a velocidade.
F1 black flag.svg BlackC Bandeira preta Desclassificação. O piloto que a recebeu deve retornar ao box e reportar-se ao Oficial de prova (Clerk of the course). Vem acompanhada com o número do piloto.
F1 chequered flag.svg BlackC/White Bandeira xadrez (ou quadriculada) Fim da sessão/etapa. Na corrida oficial, indica vitória do primeiro a cruzar a linha de chegada.
F1 black and white diagonal flag.svg BlackC/White Bandeira metade preta, metade branca na diagonal Indica que o piloto desempenhou atitude antidesportiva, a qual deve ser corrigida imediatamente sob a ameaça de desclassificação. Vem acompanhada com o número do piloto.
F1 black flag with orange circle.svg BlackC/151C Bandeira preta com um círculo laranja Indica que há um problema técnico com o carro. O piloto deve retornar ao box. Vem acompanhada com o número do piloto.
F1 yellow flag with red stripes.svg YellowC/186C Bandeira listrada em amarelo e vermelho Indica presença de destroços, detritos ou óleo na pista. Pilotos devem reduzir a velocidade a partir do ponto sinalizado.

Sistema de pontuação[editar | editar código-fonte]

Campeonato Mundial de Pilotos e o Campeonato Mundial de Construtores são decididos através de um sistema de pontuação, a qual é estabelecida de acordo com a colocação do competidor na bandeirada final do Grande Prêmio (Grand Prix). O vencedor pontua automaticamente, porém os demais competidores necessitam somente completar mais de 90% da distância do vencedor para receber a pontuação. O competidor que não concluir a prova, mas alcançar esta porcentagem também poderá receber a pontuação que lhe cabe - após concordância dos oficias de prova.

O Sistema de pontuação da Fórmula Um foi oficializado em 1950, com o primeiro Regulamento da FIA, e desde então já sofreu duas adaptações: em 2003 e 2010 (quando 4 novas equipes foram anexadas). O sistema de 2010 foi estendido até ao 10º colocado, que recebe 1 ponto. Ainda segundo o Regulamento, pilotos e suas respectivas equipes recebem a mesma pontuação. Em caso de empate no número de pontos, será considerado campeão o piloto com maior número de vitórias na Temporada.

Colocação Pontos
1º lugar 25 pontos
2º lugar 18 pontos
3º lugar 15 pontos
4º lugar 12 pontos
5º lugar 10 pontos
6º lugar 8 pontos
7º lugar 6 pontos
8º lugar 4 pontos
9º lugar 2 pontos
10º lugar 1 ponto
11º lugar -

Penalizações[editar | editar código-fonte]

Um competidor ou uma equipe podem ser penalizados pela FIA mediante comprovação de conduta imprópria e antidesportiva, que prejudique a prática do esporte e/ou ponha em risco a segurança dos demais envolvidos; sendo estas consideradas durante as provas. Atualmente, a maioria das penalizações são concedidas ao piloto, e não à equipe em geral. A própria Bandeira preta é um tipo de penalização, mas o sistema de penalizações da FIA se divide em 4 tipos:

  • Drive-through: Aplicada mediante pequenas infraçõees. O piloto deve acessar o pit lane sem parada no box da equipe.
  • Dez segundos ou Stop-go: Aplicada mediante desrespeito ou desatenção às regras da prova. O piloto deve acessar o pit lane e permanecer parado em sua marca durante 10 segundos. Aos mecânicos, porém, não são permitidos eventuais reparos no carro.
  • Perda de posições: Aplicada através do acréscimo de 10 posições na colocação do piloto. Esta penalização resulta de infrações graves, tais como: ultrapassagem ilegal, prejuízo aos demais competidores, direção perigosa, etc.
  • Suspensão: O piloto e/ou equipe que cometeram infrações graves (trapaça, danos propositais ao adversário, etc) serão suspensos da Temporada em que se encontram, após decisão judicial.


Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.