Anexo:Smallville (10ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Smallville

(10ª temporada)

Smallville (PT)
Smallville: As Aventuras do Superboy (BR)
Informação geral
Formato Série
Duração 45 minutos aproximadamente por episodio.
Criador(es) Alfred Gough
Miles Millar
País de origem  Estados Unidos
 Canadá
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Alfred Gough
Miles Millar
Mike Tollin
Brian Robbins
Joe Davola
Greg Beeman
Todd Slavkin
Darren Swimmer
Kelly Souders
Brian Peterson
Elenco Tom Welling
Allison Mack
Erica Durance
Cassidy Freeman
Justin Hartley
Tema de abertura "Save Me" - Remy Zero
Transmissão original 24 de Setembro de 201013 de maio de 2011[1]
Nº de episódios 22
Cronologia
Último
Último
9ª Temporada
Próximo
Próximo

A décima temporada de Smallvillle, uma série de televisão norte-americana, estreou em 24 de setembro de 2010 e consistiu em 22 episódios. [2] [3] Foi a a décima e última temporada a ser transmitida, e a quinta a ser transmitida na rede de televisão The CW. A série narra as primeiras aventuras do kryptoniano Clark Kent de como ele ajusta à sua vida na cidade fictícia de Smallville, Kansas, durante os anos antes de se tornar o Superman.

Os membros do elenco regular durante a décima temporada, incluem Tom Welling, Erica Durance, Justin Hartley, Cassidy Freeman e Allison Mack. [3] [4] John Schneider, Annette O'Toole, John Glover, Laura Vandervoort, e Callum Blue, ex-membros do elenco regular, retornaram como convidados para a última temporada, nos papeis de Jonathan Kent, Martha Kent, Lionel Luthor, Kara, e Zod respectivamente, enquanto Michael Rosenbaum (Lex Luthor) e Aaron Ashmore (Jimmy Olsen) retornaram no último episódio da série.

A última temporada da série, continua a focar o romance entre Clark Kent e Lois Lane, que começou na nona temporada, bem como a continuação dos treinamentos de Clark, para se tornar o super-herói de identidade histórica "Superman". A estréia da temporada teve média de 2,98 milhões de telespectadores. O final da série foi ao ar em 13 de maio de 2011. Até o final desta temporada, Smallville tounou-se a série de de ficção científica mais longa na América do Norte.

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Frequência
Tom Welling Clark Kent 22 episódios
Erica Durance Lois Lane 22 episódios
Cassidy Freeman Tess Mercer 17 episódios
Justin Hartley Oliver Queen 17 episódios
Allison Mack Chloe Sullivan 10 episódios

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Frequência
John Glover Lionel Luthor 4 episódios
John Schneider Jonathan Kent 4 episódios
Annette O'Toole Martha Kent 2 episódios
Laura Vandervoort Kara 2 episódios
Michael Rosenbaum Lex Luthor 1 episódio
Callum Blue Zod 1 episódio
Aaron Ashmore Jimmy Olsen 1 episódio

Episódios[editar | editar código-fonte]

1 - Lázaro (Lazarus)[editar | editar código-fonte]

Clark Kent cai do prédio com uma adaga de Kryptonita Azul (que anula seus poderes) cravada no seu abdômen, sendo salvo por Lois Lane, que remove a adaga e sai de lá a fim de proteger seu segredo. Chloe Sullivan, em busca de salvar Oliver Queen, que está sendo torturado por um membro do Esquadrão Suicída, recorre ao elmo do Senhor Destino, colocando sua sanidade em risco e tendo visões de um futuro não tão distante. Para salvar Oliver, Chloe se sacrifica, se oferecendo como moeda de troca. Enquanto isso, Tess Mercer se depara com clones de Lex Luthor.

2 - Escudo (Shield)[editar | editar código-fonte]

Após a partida de Lois para o Egito, o Planeta Diário contrata uma nova repórter chamada Cat Grant, para ficar no lugar de Lois. Um assassino chamado Pistoleiro tem como alvo a recém reporter do Planeta Diário, mas Clark descobre que o homem tem uma agenda perigosa, que envolve o Borrão também como vítima. Carter Hall aparece no Egito para ficar de olho em Lois, e conta a ela sobre sua esposa Shayera Hall. Enquanto isso, Oliver vai em busca de notícias de Chloe, e descobre que a mesma forjou a própria morte.

3 - O Retorno da Super-garota (Supergirl)[editar | editar código-fonte]

Clark fica surpreso quando Kara retorna à Terra e diz a ele que Jor-El a mandou para deter a força maligna que está por vir, porque ele não acredita que Clark possa lidar com isso. Enquanto isso, Lois enfrenta Gordon Godfrey, um radialista que está contra os vigilantes. E sofrendo com a ausência de Chloe, Oliver Queen revela a imprensa que é o Arqueiro Verde.

4 - De volta para casa (Homecoming)[editar | editar código-fonte]

Na tentativa de animar Clark , Lois o convence a participar de sua reunião escolar de 5 anos pós-formatura. Uma visita a casa dos Crows faz com que Clark tenha lembranças de seus velhos tempos com Lana e Chloe. Brainiac 5 usa o anel da Legião para vir do futuro e leva Clark para o passado, presente e futuro. Ele mostra a Clark o que realmente aconteceu na noite em que Jonathan Kent morreu, a dor de Oliver, o atual e o futuro de Clark no Planeta Diário ao lado de Lois e seu papel como super-herói da Terra.

5 - Isis (Isis)[editar | editar código-fonte]

Lois decide contar a Clark que sabe que ele é o Borrão, mas acidentalmente ativa um antigo artefato que a transforma na Deusa Ísis, com super-poderes. Oliver e Clark relutantemente decidem pedir ajuda à Tess para resolver o problema de Lois. Enquanto isso, depois que Cat Grant testemunha Lois como Ísis usando seus poderes, ela acredita que Lois é o Borrão e quer provar isso.

6 - Colheita (Harvest)[editar | editar código-fonte]

Tess procura desesperadamente por uma cura para o envelhecimento acelerado de Alexander. Enquanto isso, Lois e Clark ficam presos na casa de uma família de fanáticos religiosos que querem oferecê-los como um sacrifício a deus.

7 - Emboscada (Ambush)[editar | editar código-fonte]

Este episódio coloca a questão familiar no centro da trama ao apresentar o General Lane e Lucy Lane visitando de surpresa Lois e Clark em um jantar de ação de graças. Clark e o pai de Lois começam uma discussão a respeito de super-heróis, com o General revelando que está tentando aprovar uma lei contra os vigilantes. Tentando fazer com que essa lei não seja aprovada, Rick Flagg mente para Lucy numa tentativa de levar Clark para longe da fazenda e matar o General.

8 - Abandonado (Abandoned)[editar | editar código-fonte]

Lois encontra um vídeo feito por sua mãe, Ella Lane, antes de falecer. Depois de assistir à fita, Lois toma uma drástica decisão sobre sua relação com Clark, o que a leva até a Fortaleza da Solidão, onde fica cara a cara com Jor-El e Lara. Enquanto isso, Tess e Clark vão ao orfanato da Vovó Bondade para investigar as origens de Tess. No final, Tess descobre que é filha de Lionel Luthor com Pamela Jankins uma ex-babá de Lex Luthor que morre de câncer na primeira temporada.

9 - Patriota (Patriot)[editar | editar código-fonte]

Em um esforço para proteger o resto da equipe, Oliver Queen decide se registrar de acordo com o Ato de Registro dos Vigilantes para ver o que o governo pretende fazer com a nova lei. Como ele suspeitava, era uma armadilha para levar os super-heróis a uma prisão, onde ele é submetido a uma brutal bateria de testes sob a supervisão do Coronel Slade. Aquaman e sua esposa Mera juntam-se a Clark para libertar Oliver.

10 - Luthor (Luthor)[editar | editar código-fonte]

Tess consegue uma caixa kryptoniana que pertencia a Lionel Luthor. Quando Clark acidentalmente ativa a caixa, é transportado para um universo paralelo onde Clark não foi criado pelos Kents, mas sim por Lionel. Neste universo, Clark Luthor é um assassino, Lois está noiva de Oliver e o casal odeia Clark. Clark precisará ter muito cuidado para não entregar a verdade para Lionel, enquanto tenta descobrir um modo de voltar para sua realidade, onde Clark Luthor ficou em seu lugar.

11 - Ícaro (Icarus)[editar | editar código-fonte]

A Lei de Registro dos Vigilantes é efetivada e as coisas tomam um rumo pouco favorável quando o Arqueiro Verde tenta deter um assalto, mas é atacado por cidadãos só por ser um super-herói. Clark descobre que todos esses civis têm a marca das trevas. O Gavião Negro e Stargirl retornam para ajudar Clark a lidar com Slade Wilson, que raptou Lois. Enquanto isso, Lois se lembra de uma conversa emocionante que teve com Chloe pouco antes da prima desaparecer. Ainda nesse episodio, Clark pede Lois em casamento.

12 - Garantia (Colateral)[editar | editar código-fonte]

Clark, Oliver, Lois, Dinah, e o restante da Liga da Justiça são soltos pelo ARV (Ato de Registro dos Vigilantes) depois de serem capturados no funeral do Gavião Negro, mas cada um deles tem flashbacks de Chloe segurando-os contra a sua vontade. Quando Chloe retorna, a Canário (Dinah) avisa aos outros que Chloe pode ser uma traidora. Oliver dispensa sua preocupação, mas Clark não está certo se ele pode confiar em Chloe depois dela desaparecer misteriosamente.

13 - Farol (Uma luz de esperança)(Beacon)[editar | editar código-fonte]

Clark Kent é surpreendido quando vê sua mãe, Martha, na TV defendendo os vigilantes. A surpresa rapidamente vira horror quando ele e Lois Lane veêm Martha ser baleada em rede nacional. Enquanto isso, Lionel Luthor se revela ao mundo e retoma a Luthorcorp de Tess e Oliver. Lois e Chloe decidem animar Clark lhe mostrando vídeos de centenas de pessoas que apoiam o Borrão. Vídeos reais foram criados e enviados por fãs de Smallville.

14 - Disfarce (Masquerade)[editar | editar código-fonte]

Chloe e Oliver se deparam com Desaad, um discípulo de Darkseid. Darkseid tenta possuir o corpo de Chloe. Enquanto isso, Lois sugere a Clark que use uma máscara. Clark utiliza um poder inusitado "Micro Visão".

15 - Fortuna (A Manhã Seguinte) (Fortune)[editar | editar código-fonte]

Na festa de noivado de Clark e Lois, Zatanna manda uma garrafa de champanhe enfeitiçada. Após Clark, Chloe, Lois, Oliver, Tess e Dr. Emil Hamilton beberem a champanhe, acordam no outro dia com amnésia, sem saber o que fizeram na noite anterior. Ao acordarem, Clark acha que se casou com Chloe, Lois perdeu o anel de noivado em um cassino, e Dr. Hamilton se tornou um cantor.

16 - Enxerto (Scion)[editar | editar código-fonte]

Clark acaba descobrindo que Conner é clone de Lex e Clark. Lionel da Terra 2 afeta Conner com a Kryptonita vermelha fazendo com que ele seja uma ameaça. Apos Clark Destruir o anel de Kryptonita Vermelha, Conner se une a família Kent e começa a estudar no Colégio Smallville

17 - Kent (Kent)[editar | editar código-fonte]

Clark fica chocado ao encontrar uma caixa misteriosa no celeiro. Clark Luthor o surpreende e envia Clark Kent de volta para a realidade alternativa, onde há um furioso Jonathan Kent. Enquanto isso, em nossa realidade, Clark Luthor visita Tess e diz que se ela não ficar do lado dele, ele irá matá-la. Lois pede ajuda a Emil para trazer Clark de volta.

18 - Gladiador (Booster)[editar | editar código-fonte]

Gladiador, um herói que veio do futuro, começa sua campanha e toma o lugar do Borrão como o "Maior Superheroi do Mundo" e tenta convencer Lois com charme à escrever uma história sobre ele.

19 - Domínio (Dominion)[editar | editar código-fonte]

Tess descobre que o General Slade foi encontrado inconsciente em uma esquina, provas de que alguém teve acesso ao portal da Zona Fantasma e o mandou de volta. Clark decide voltar para a terra exilada para certificar-se que os fantasmas não estão fugindo e fica furioso quando Oliver engana-o para levá-lo junto. Sem os poderes de Clark, os dois são imediatamente capturados pelo Fantasmas que levam-os ao seu novo líder, Zod, que tem sede de vingança contra Clark por banir ele para essa prisão kryptoniana.

20 - Profecia (Prophecy)[editar | editar código-fonte]

Clark leva Lois para a Fortaleza para conseguir a bênção de Jor-El para seu casamento. Jor-El dá um presente de casamento original para o casal - ele dá os super poderes de Clark para Lois para que ela possa ver como é ser ele por um dia.

21/22 - Final Parte 1 e 2 (Finale Part 1 e 2)[editar | editar código-fonte]

No episódio final de Smallville, o planeta de Darkseid se aproxima da terra, enquanto acontece o casamento de Clark e Lois. Oliver, que estava marcado com o símbolo das trevas, leva ao casamento um anel de kriptonita dourada que é capaz de tirar todos os poderes de Clark, mas Chloe salva seu melhor amigo, impedindo que Clark usasse o objeto. Enquanto isso, Lionel da Terra 2 se sacrifica por Lex, fazendo um pacto com Darkseid, para que Lex se recupere.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 4 de março de 2010, a The CW anunciou que Smallville estaria de volta para a sua décima e última temporada, que será composta por 22 episódios. [5] [6] [7] [8] Tom Welling, Erica Durance, Cassidy Freeman, Callum Blue e Justin Hartley, membros do elenco principal da temporada anterior, foram contratados para a décima temporada; embora Blue não foi escolhido para o segundo ano de seu contrato. [9] [10] . Allison Mack, intérprete de Chloe Sullivan, é a única atriz e personagem do elenco regular junto com Tom Welling (Clark Kent), que participou de todas as temporadas da série. Na última temporada, a atriz participou de 7 episódios somente, e apareceu em mais três episódios em flashback, totalizando em 10 episódios seu número de aparições na última temporada da série, mas foi creditada na abertura como parte do elenco fixo somente nos sete episódios inéditos em que participou, não contando os flashbacks.

Mitologia do Superman[editar | editar código-fonte]

Com um visão rápida do icônico traje do Superman no final da nona temporada, [11] Peterson confirmou que o traje vai voltar e ter um papel mais proeminente no final da temporada, mesmo indo tão longe com a dica de que a última cena de Smallville vai ver Clark usando o traje. Os produtores foram capazes de adquirir o traje do Superman usado por Brandon Routh em Superman Returns. A DC Comics ofereceu o traje usado por Christopher Reeve, mas Peterson, explicou: "[ele] apenas não se encaixa bem com o nosso mundo ". Welling prometeu há muito tempo aos telespectadores:" Nosso principal objetivo neste ano é envolvê-lo de uma maneira que irá satisfazer os fãs e dar-lhes esperança de que Clark passou a se tornar o Superman. "[12] O executivo Souders e o produtor Kelly disse que para que Clark possa fazer isso, "Clark tem que lutar com as coisas internas que estão impedindo-o de ser uma esperança inspiradora ". [13] Embora Clark ainda está em sua hora de trevas, ele se tornará Superman até o final da temporada Peterson explicou,". ... Este ano a paleta da série vai crescer mais brilhante e o que ele usa ... vai mudar; "Clark vai acabar explorando o seu destino e trabalhar em direção a seu futuro de se tornar um herói. [14]

Transmissão e recepção[editar | editar código-fonte]

A estréia da décima temporada trouxe 2,98 milhões de telespectadores, os índices de audiência mais alto nas sexta-feira da The CW em mais de dois anos. [15] O final da série trouxe 3,02 milhões de telespectadores. Até o final de sua décima temporada, Smallville se tornou a série de televisão mais longa, do género ficção científica, nos Estados Unidos, que quebrou o Livro Guinness dos Recordes detidos por Stargate SG-1. [16]

Referências

  1. Richard Huff. "'Smallville' series finale caps off 10 long years in life of Clark Kent before Superman hero days", 'New York Daily News', May 8, 2011. Página visitada em May 11, 2011.
  2. The CW announces return dates for 'Gossip Girl', 'Vampire Diaries', 'Smallville,' and more!. ausiellofiles.ew.com. Página visitada em 2010-06-30.
  3. a b The CW Announces 2010-11 Schedule - TV Ratings, Nielsen Ratings, Television Show Ratings. TVbytheNumbers.com (2010-05-20). Página visitada em 2010-06-15.
  4. Interview With Smallville Executive Producers Kelly Souders & Brian Peterson - Comic-Con 2010. KryptonSite. Página visitada em 2010-07-28.
  5. Smallville Renewed By The CW For A Tenth Season - TV Ratings, Nielsen Ratings, Television Show Ratings. TVbytheNumbers.com (2010-03-04). Página visitada em 2010-05-19.
  6. Tom Welling (2010-03-04). Congratulations Superfans: Smallville Renewed for Season 10!. E! Online. Página visitada em 2010-05-19.
  7. Ausiello, Michael (2010-05-14). Breaking: 'Smallville' to end next season | Ausiello | EW.com. Ausiellofiles.ew.com. Página visitada em May 19, 2010.
  8. Schneider, Michael (May 19, 2010). "Smallville" to end its run after next season. Variety. Página visitada em May 19, 2010.
  9. Smallville Renewed for Season 10 - Today's News: Our Take. TVGuide.com (2010-03-04). Página visitada em 2010-05-19.
  10. Smallville new cast: Callum Blue as Zod " Crushable. Crushable.com (2009-06-26). Página visitada em 2010-05-19.
  11. Smallville Season 10 Trailer – Flight and Tights?. Screencrave.com. Página visitada em 2010-07-28.
  12. SDCC: Smallville cast and crew reveal secrets of Season 10 (1999-02-22). SDCC: Smallville cast and crew reveal secrets of Season 10 - Coventry Telegraph - The Geek Files. Blogs.coventrytelegraph.net. Página visitada em 2010-07-28.
  13. The New Vampire Diaries Team, CSI:NY's Cliff-hanger and Fringe's Two Worlds - Today's News: Our Take. TVGuide.com (2008-10-01). Página visitada em 2010-07-28.
  14. Tuesday, July 27, 2010, 8:28am EDT. Television - News - 'Smallville' exec promises 'bright' season. Digital Spy. Página visitada em 2010-07-28.
  15. Robert Seidman (September 25, 2010). Super Friday night for The CW; Strategy of pairing ‘Smallville’/'Supernatural’ again on the night paid off.. TV By the Numbers. Página visitada em September 28, 2010.
  16. Smallville will break Stargate SG-1’s world record. GateWorld. Página visitada em 2010-05-19.