Vilões de Homem-Aranha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Homem-Aranha e todos os personagens diretamente correlacionados a ele em sua história, em especial os vilões, são oruindos das histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela editora norte-americana Marvel Comics. Atualmente, a franquia expandiu-se muito além dos gibis, incluindo desenhos, jogos de video-game é uma trilogia de filmes de sucesso no cinema.

Como um dos personagens mais famosos da Marvel, o Homem-Aranha têm também uma das mais conhecidas listas de inimigos das histórias em quadrinhos. Enquanto muitos dos vilões de Batman, por exemplo, tendem a ser representações de vários conceitos e psicoses (jogos, comédia, dualidade, medo, plantas, frio, etc.), grande parte da origem dos vilões de Homem-Aranha é baseada em acidentes científicos ou no mau uso da tecnologia científica, numa clara relação ao acidente científico que deu origem aos poderes do o próprio Homem-Aranha. Outra característica interessante é que muitos também possuem as roupas baseadas em animais ou em seus próprios poderes. Os inimigos do Homem-Aranha são considerados como alguns dos mais completos antagonistas dos quadrinhos, pois lhes são dadas a mesma ênfase em suas habilidades especiais e em suas personalidades.

A lista de inimigos do Homem-Aranha é eclética, incluindo assassinos ocasionais, gênios ensandecidos, chefes do crime e até mesmo monstros extraterestres. Devido à natureza do universo em que vive, ele lutou com muitos vilões mais associados a outros heróis do que com ele próprio.Logicamente, porém, ao se confrontar com esses personagens, eles passam a ser considerados seus próprios inimigos.

Principais Vilões de Homem-Aranha[editar | editar código-fonte]

O Ladrão[editar | editar código-fonte]

O primeiro criminoso que Peter Parker enfrentou não foi um dos seus mais conhecidos inimigos fantasiados, mas sim um criminoso comum. Esse trapaceiro sem nome teve um papel essencial na origem do Homem-Aranha em Amazing Fantasy #15 (Agosto de 1962), de Stan Lee e Steve Ditko. O Homem-Aranha, originalmente, tinha a intenção de usar seus poderes para obter fama e fortuna. Assim, um dia ele permitiu que um ladrão passasse por ele, quando poderia facilmente detê-lo. Mais tarde, naquela noite, o mesmo ladrão invadiu sua casa com a intenção de assaltá-la e, quando confrontado, matou seu tio, Benjamin Parker. Após perseguir o assassino até uma casa abandonada e confrontá-lo, Peter aprendeu com sua perda, que ele poderiater evitado a morte de seu tio sendo mais responsável. Assim, ele passou a pautar seus atos em uma frase que seu próprio tio sempre dizia: "Com grandes poderes há também grandes responsabilidades.".

O ladrão reapareceu em Amazing Spider-Man #170, depois de cumprir sua pena na prisão. Em issue #200 (Janeiro de 1980), é revelado que ele estava atrás de uma grande quantidade de dinheiro escondida na casa dos Parker, mas que, sem que ele soubesse, havia sido destruída por inseto há anos. Quando o Homem-Aranha o confronta novamente (e se revela sobrinho de Ben Parker), O ladrão, em conseqüência do susto, tem um ataque do coração e morre.

Ele deixou uma filha chamada Jessica Carradine, fotógrafa que teve um caso com Ben Reilly, clone do Homem-Aranha. Ela acreditava que a culpa assumida por seu pai pela morte de Ben Parker fora um engano: a moça achava que a arma com a qual Ben foi morto era dele mesmo, e disparou por acidente durante a luta entre o idoso senhor e o criminoso. Desta maneira, ela considerava o Homem-Aranha responsável pela morte de seu pai. Depois de descobrir que Ben é o Homem-Aranha, ela primeiro o ameaça, dizendo que vai mostrar uma foto que tirou de Ben sem a máscara.[1] Porém, depois de testemunhar Ben arriscar sua vida para salvar um inocente em um arranha-céu em chamas, decide não fazê-lo, entregando-o sua fotografia.

O verdadeiro nome do ladrão nunca foi revelado, e sequer fora realmente dito se seu sobrenome era Carradine. No jogo Homem-Aranha", para Playstation 2 (baseado no filme de 2002), ele é chamado de "Spike", mas isso pode ser apenas um apelido. No filme Homem Aranha 3, de 2007, é dito que seu nome é Dennis Carradine.

Duende Verde[editar | editar código-fonte]

O Duende Verde é considerado por muitos como o vilão mais importante na história do Homem-Aranha. Inicialmente tendo como alter-ego Norman Osborn, após sua morte o vilão foi incorporado por seu filho, Harry Osborn. Além disso, a tecnologia deixado pelas duas geração de vilões possibilitou que inúmeros adversários do Aranha a readaptassem e utilizassem, em várias identidades para o outro vilão: o Duende Macabro.

A importância desse personagem deve-se principalmente ao aspecto de destaque que ele possui na vida de Peter Parker, tanto no âmbito pessoal (como amigos da família Parker), quanto como adversários do próprio Homem Aranha. O Duende Verde original (Norman Osborn) era um rico industrial nova-iorquino, pai do melhor amigo de Peter, Harry Osborn. Como dono da Oscorp, Norman tinha muito prestígio em Nova York mas, ao enfrentar uma crise financeira, acabou servindo de cobaia para produtos experimentais de sua própria empresa, que lhe deram super-poderes ao mesmo tempo em que acabavam com sua sanidade. Sendo derrotado pelo Homem aranha várias vezes, ele certa vez obteve um considerável trunfo, ao ser o primeiro super-vilão a descobrir a identidade secreta do herói (que também conhecia a identidade secreta do vilão).

Após um período de guerra psicológica entre os dois personagens (em que ambos escondiam saber os segredos do outro), o Duende Verde toma uma atitude que marcaria para sempre a vida de Peter: ele sequestra Gwen Stacy, a então namorada de Parker. Peter consegue resgatá-la mas, ao interromper a queda livre em que o Duende a havia lançado, o pescoço da jovem acaba se quebrando. No combate que se seguiu, Norman acaba sendo morto por seu próprio equipamento. Harry, que observava a batalha, acaba considerando o Homem Aranha o responsável pela morte de seu pai.

Desnorteado, Harry acaba por descobrir o equipamento de seu pai e o soro que lhe deu super-poderes, passando a atuar como um novo Duende Verde. Esse é o período da maior batalha psicológica na vida do Aranha pois, ao descobrir a identidade do vilão, ele faz de tudo para detê-lo, sem machucar seu amigo, que ele sabia estar confuso. A situação se complica ainda mais quando o próprio Harry descobre a identidade de Peter. Após muitas batalhas, Harry acaba recuperando a sanidade e perdendo as memórias do tempo que agiu como vilão. Porém, durante a Saga Inferno sua "personalidade maligna" acaba por aflorar novamente e ele morre em consequência de seus próprios atos, da mesma maneira que seu pai. Porém, diferentemente de Norman, ele se arrepende dos seus atos em seu leito de morte e pede o perdão de Peter.

Doutor Octopus[editar | editar código-fonte]

Um dos primeiros inimigos do Homem Aranha (e o primeiro a derrotá-lo em batalha), Otto Octavius é, de certa maneira, a antítese de Peter pois enquanto o acidente científico que o jovem sofreu fez dele um herói, Otto seguiu o caminho inverso. Após ser ridicularizado pela comunidade científica, ele acaba por sofrer um acidente enquanto usava sua maior invenção: um exoesqueleto externo de metal, composto de quatro tentáculos altamente resistentes. Após sofrer o acidente, os tentáculos incorporaram-se ao seu sistema nervoso, tornando-se extensões de seu próprio corpo. Porém, diversamente de Peter, Otto resolve utilizar seus poderes para empreender uma vingança pessoal contra o mundo que o havia humilhado.

Já tendo enfrentado e sido derrotado pelo Homem-Aranha em diversas ocasiões, O Dr. Octopus é uma alma atormentada, considerando-se um gênio incompreendido, que vê na ira e violência a única maneira de ser reconhecido pelo mundo. Seu ódio pelo Homem-Aranha é imenso, pois ele considera a maior humilhação de sua vida ter sido derrotado por um oponente que ele considera indigno e inferior.

Venom[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser mais "recente" que seus predecessores, Venom também é considerado um dos maiores inimigos do Homem-Aranha. Isso se dá devido ao surgimento do vilão ter sido indiretamente provocado pelo próprio Peter Parker (diferentemente dos anteriores). O vilão Venom é formado pela associação do simbionte alienígena com que Parker teve contato durante a mini-série Guerras Secretas (e que lhe serviu de "uniforme negro") e Eddie Brock, um fotógrafo concorrente de Peter que, ao ser desmascarado pelo herói (que revelou que grande parte das fotos de Eddie não passavam de fraudes) acabou culpando-o por todos os seus problemas.

Logo quando, ao descobrir que a substência que lhe servia de "uniforme negro" era na verdade um simbionte alienígena que aumentava seus poderes ao mesmo tempo em que trazia à tona seu "lado negro", Peter se livra da criatura. Esta acaba por encontrar Eddie Brock e, ao sentir o ódio do jovem contra seu antigo hospedeiro, acaba por associar-se a ele, formando uma criatura com poderes semelhantes ao Homem-Aranha e com um único objetivo: destruir aquele que lhe causou tanto mal. Apesar da consciência restante de Eddie Brock impedir que Venom ataque gratuitamente inocentes, o vilão não têm o menor escrúpulo em causar morte e destruições desenfreadas quando isso pode lhe permitir causar mal à seu maior desafeto.

Demais vilões[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Tres colunas

Seis dos personagens supra-citados certa vez se uniram contra o herói aracnídeo, foramando o grupo conhecido como Sexteto Sinistro.

Vilões do Cinema[editar | editar código-fonte]

A seqüência de 3 filmes do Homem-Aranha, dirigidas por Sam Raimi, conta a história de talvez cinco dos mais perigosos vilões de todos os tempos, enfrentados pelo herói.

1. O Duende Verde / Norman Osborn (interpretado por Willem Dafoe) em Homem-Aranha, o filme

2. Doutor Octopus / Dr. Otto Octavius (interpretado por Alfred Molina) em Homem-Aranha 2

3. O novo Duende Verde / Harry Osborn (interpretado por James Franco) em Homem-Aranha 3 e como não-vilão em Homem-Aranha, o filme em Homem-Aranha 2

4. Homem-Areia / Flint Marko (interpretado por Thomas Haden Church) em Homem-Aranha 3

5. Venom / Eddie Brock Jr. (interpretado por Topher Grace) em Homem-Aranha 3

A nova quadrilogia de filmes do Homem-Aranha dirigidas por Marc Webb apresenta novos vilões e trás de volta um que já foi utilizado na franquia anterior.

6. Lagarto / Dr. Curt Connors (interpretado por Rhys Ifans) em O Espetacular Homem-Aranha

7. Novo Duende Verde (interpretado por Dane DeHaan) em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

8. Rino (interpretado por Paul Giamatti) em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

9. Electro (interpretado por Jamie Foxx) em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

Outros vilões[editar | editar código-fonte]

Três personagens, que nos quadrinhos são caracterizados como vilões, aparecem nos filmes, mas apenas em papéis coadjuvantes, sem oposição ao Homem-Aranha:

10. Gaunt / Dr. Mendel Stromm (interpretado por Ron Perkins) em Homem-Aranha, o filme

11. O Lagarto / Dr. Curt Connors (interpretado por Dylan Baker) em Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3 e mencionado em Homem-Aranha, o filme

12. Homem-Lobo / John Jameson (interpretado por Daniel Gillies) nos três filmes.

Referências

  1. A Teia do Aranha #104, de maio de 1998)