Discussão:Lista das maiores torcidas de futebol do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stop hand nuvola.svg A Wikipédia não é um fórum para expor ideias, conceitos, crenças ou críticas variadas.
A página de discussão serve apenas para discussões sobre o conteúdo da página em questão. Mensagens fora desse propósito poderão ser removidas da página.

Dados corrigidos[editar | editar código-fonte]

Por favor, peço ao autor (ou autores) do artigo pra retirar essa "pesquisa" da USP. Essa pesquisa nunca existiu, é factóide. A USP nega ter feito essa pesquisa.

Tentei corrigir as duas últimas listas, da Placar (cuja pesquisa provavelmente não existiu, pois não há referência válida para a mesma e portanto deve ser removida) e do IBOPE, onde as posições de Vasco e São Paulo aparecem trocadas, porém esse usuário reverteu por duas vezes a minha edição. A lista do IBOPE conforme eu havia editado refletia exatamente os dados, porém agora a lista está novamente errada. É lamentável. (EPleite (discussão) 20h40min de 22 de janeiro de 2009 (UTC)EPleite).

A lista foi corrigida. A pesquisa da Placar que está citada agora contém uma referência adequada e dados totalmente diferentes do que aqueles que constavam anteriormente. A pesquisa do IBOPE também, agora, contém os dados corretos. (EPleite (discussão) 23h29min de 22 de janeiro de 2009 (UTC)EPleite).

Proteção[editar | editar código-fonte]

Usuários registrados e ips fazendo edições de torcedor, fica protegida. --Fabianopires 20:46, 20 Março 2007 (UTC)

Paysandu[editar | editar código-fonte]

Na pesquisa do Ibope, está escrito "Payssandu" quando o correto é "Paysandu".

Números falsos[editar | editar código-fonte]

A lista do Datafolha está errada. Os números não condizem com a realidade. Simplesmente ridículo!

A listá está toda errada! Mudaram os numeros de torcida do Botafogo, verifiquem essa lista enganosa! A torcida do Botafogo é muito menor que isso o comentário precedente não foi assinado por TorcidaTricolorFlu (discussão • contrib.) Mateus RM msg 17h08min de 16 de Dezembro de 2007 (UTC)

- ridiculo é esse tocedor que tem inveja do glorioso bota fogo..e fala mal dele se orienta. sofredor.rsrs o comentário A torcida do Fluminense é muito pequena, apanha direto no Méier para a torcida do Botafogo e a Furia Jovem do Botafogo já invadiu a sede da young flu três vezes. precedente não foi assinado por 200.141.207.92 (discussão • contrib.) Garavello (discussão) 16h51min de 29 de Julho de 2008 (UTC)

Se você encontrar uma lista mais recente e fiável, insira aqui no artigo. Mateus RM 13h24min de 12 de Agosto de 2007 (UTC)

Sou pesquisador científico e analisei (conforme a metodologia científica) todas as bases proporcionais que foram colocadas para as pesquisas para a maior torcida do Brasil. Na aparência há uma boa distribuição proporcional dos levantamentos de cada região. O primeiro problema é a escolha adequada das regiões a serem pesquisadas, e o segundo problema é uma pergunta mais adequada para que se caracterize o real torcedor do simpatizante, levando em consideração o torcedor regional que adota um segundo time de sua simpatia. A pergunta correta é: Imaginando uma final de campenato brasileiro, o time que você torce em seu estado está em confronto com o seu outro time de preferência, para quem você torcerá? A resposta a esta pergunta caracteriza o verdadeiro torcedor fiel de um clube; qualquer outra pergunta estará caracterizando generalizadamente uma torcida popular, uma torcida de simpatizantes misturada aos fiéis. Como torcida popular concordo que seja a do flamengo a maior, mas com esta pergunta que tenho feito pelo país, tenho levantado que o flamengo tem ficado atrás de muitas outras torcidas. (Inácio Nagamine formado em administração de empresas - RH, Adm de Vendas, finanças).

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo_Discuss%C3%A3o:Lista_das_maiores_torcidas_de_futebol_do_Brasil"


Sua observação é inconclusiva e não apresenta dados ou fontes confiáveis. O Flamengo possui a maior torcida do Brasil. Isso é fato comprovado por todos os institutos de pesquisa do país. Barti 11h42min de 16 de abril de 2008 (UTC)

A Lista do IBOPE atual está com número errados. Os corretos estão divulgados no site: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2004/10/04/ult59u87819.jhtm
A suposta lista da Placar, que aponta Vasco em terceiro lugar, provavelmente não existiu. A referência indicada não leva a nenhuma página da revista Placar que comprove a pesquisa. Nem ao menos está citado a edição da Placar impressa na qual a suposta pesquisa teria sido publicada.
Em resumo: as últimas duas tabelas estão com números errados. A Lista do IBOPE deve ser corrigida e a Lista da Placar deve ser removida. (EPleite (discussão) 19h42min de 15 de janeiro de 2009 (UTC))
O usuário Fabiano me escreveu a seguinte mensagem:
"Não remova conteúdo como fez no Anexo:Lista das maiores torcidas de futebol do Brasil, sua explicação na discussão que a pesquisa provavelmente não existiu precisa de comprovação. Até por que quem afirma tal fato é que deve provar. Não é obrigatório que a fonte esteja na internet para ser verdadeira, são aceitos livros, revistas e jornais. Fabiano msg 18h56min de 20 de janeiro de 2009 (UTC)". Fabiano, eu transcrevi essa mensagem pra cá, pois ela cabe na discussão e não como mensagem particular.
Francamente, Fabiano. Colocaram uma tabela com uma suposta pesquisa da Placar, sem referência adequada para a mesma, ou seja sem comprovação, e eu é quem devo provar que a pesquisa não existiu. Ora, é a falta de provas de que a pesquisa existiu que me faz concluir que a mesma não existiu. Quem [b]afirma que existiu[/b] é quem deve provar tal afirmação! Enquanto não colocarem uma referência válida para a pesquisa, não se pode aceitar tais dados. Com relação à pesquisa do IBOPE, é só verificar nos links abaixo a classificação correta:
http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/torcidas.htm#s12
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2004/10/04/ult59u87819.jhtm
Vejam que aparentemente a Placar participou de uma pesquisa em 2002, porém os dados são bem diferentes daqueles que haviam sido postados aqui na Wikipédia. Por favor, antes de reverter a página para que ela apresente dados errados novamente, poste aqui o seu motivo. (EPleite (discussão) 20h11min de 22 de janeiro de 2009 (UTC)EPleite).
  • Curioso que o site de um clube e de um jornal desmente sua versão que a pesquisa não existiu. Que tal deixar a paixão clubística fora dos artigos ou então se abster de editar se não consegue. Fabiano msg 20h56min de 22 de janeiro de 2009 (UTC)
Fabiano, a pesquisa que estava citada não existiu mesmo. Essa que vc está citando agora é muito diferente da anterior. Os dados são totalmente diferentes e agora vc está me dando referências, ao contrário do que estava anteriormente no artigo. Portanto, agora os usuários da Wikipédia tem referência mais adequada para conferir a pesquisa. Me admira muito que vc não entenda a diferença do que está agora para o que estava anteriormente. Não coloco minha paixão clubística em edições na Wikipédia. Apenas prezo pela publicação de fatos comprovados e não de dados manipulados. (EPleite (discussão) 23h26min de 22 de janeiro de 2009 (UTC)EPleite).

Sabe-se que é impossível que os 187 milhões de brasileiros gostem de futebol. Pior: é fato que apenas 10% das mulheres torcem para algum time. Elas são maioria no país, com 97,24 milhões, contra 89,76 milhões de homens. De cara, já podemos excluir da contagem mais de 87 milhões de brasileiros do sexo feminino.

O IBGE também traz o número dos brasileirinhos entre 0 e 9 anos. Temos 30,8 milhões de crianças nessa faixa de idade, as quais não entram nas estatísticas do futebol ou nunca respondem a pesquisas de opinião, por questão óbvia. Bem, somando-se o número de mulheres que dão de ombro ao futebol e as crianças entre 0 e 9 anos, teríamos 128 milhões de pessoas que não têm time de futebol.

Nesse caso, o Brasil teria apenas 59 milhões de "amantes do futebol". O discurso de que temos 187 milhões de técnicos de futebol não passa, claro, de lugar-comum, chavão, clichê. E, entre esses 59 milhões de torcedores, há os simpatizantes - aqueles que nunca assistem a jogo de futebol, não fazem questão alguma de ter camisa ou acessório de clube.

Mas, para não radicalizar, adotemos o número de 59 milhões para começarmos a debater com um pouco mais de coerência os dados da pesquisa. Nesse caso, se os percentuais aferidos estiverem corretos, haveria 8,496 milhões de flamenguistas, de fato a maior torcida do país. Seguidos de 6,195 milhões de corintianos, 4,720 milhões de são-paulinos (8%), 4,248 milhões de palmeirenses (7,2%), 3 milhões de vascaínos (5%), 2,301 milhões gremistas (3,9%) e 2,183 milhões de santistas (3,7%).

Mas sejamos menos rigorosos. Vamos incluir nas nossas estatísticas as cerca de 30 milhões de crianças entre 0 e 9 anos, o que eleva o número dos que torcem por algum time de futebol para cerca de 90 milhões. Com isso, a quantidade de flamenguistas chegaria a 13 milhões, a de corintianos, 9,5 milhões, e os são-paulinos seriam 7,2 milhões. Teríamos ainda 6,48 milhões de palmeirenses, 4,5 milhões de vascaínos, 3,5 milhões de gremistas e 3,33 milhões de santistas.

A pesquisa CNT/Census, contudo, traz observação que, diferentemente do que tem sido divulgado por jornalistas menos comprometidos com a verdade, aproxima-se um pouco da nossa avaliação. De acordo com o levantamento, 28,4% dos pesquisados afirmam não torcer por nenhum time de futebol. Entre os entrevistados, 15,4% afirmam gostar "mais ou menos" do esporte, enquanto outros 51,9% dizem gostar. Pior: das pessoas ouvidas, 32% dizem não gostar de futebol.

Na verdade, os institutos de pesquisas fazem os levantamentos e os negociam com alguma entidade ou veículo de comunicação. A mídia - que os usa para vender mais jornal ou aumentar a audiência, o que é legítimo - os divulga sem qualquer contraponto, ou questionamento. O dever de informar, com precisão, passou ao largo nessa questão.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/midia-empurra-numeros-fantasiosos

Pesquisas[editar | editar código-fonte]

Existe um link para o site da RSSSF que tem várias pesquisas de diferentes anos. Ao invés de ter as pesquisas que já estão aqui no artigo poderíamos colocar apenas as duas últimas que aparecem naquele site, que é considerado como fonte fiável. Entre outras coisas, essa pesquisa da Placar que está no artigo (cujos dados são muito diferentes do padrão dos dados de qualquer outra pesquisa) não tem qualquer ligação externa que confirme seus dados. Mateus RM msg 14h05min de 14 de Julho de 2008 (UTC)

Arrumação geral[editar | editar código-fonte]

Dei uma geral no artigo colocando dados atualizados e condizente com as fontes passadas.

Tenho uma outra pesquisa da Placar sobre sócios-torcedores de 2008 e vou colocá-la aqui em breve. Acho que é uma boa maneira de sabermos o quanto seu torcedor ajuda financeiramente seu clube além da timemania.

abraços,

tales.ebner 00h06min de 23 de janeiro de 2009 (UTC)

Retirei essa lista pois ela já variou muito recentemente e continua variando cada certo numero de meses. Para ser exatos e atualizados deveriamos estar atualizando cada poucos meses e isso ninguem faz. Mateus RM msg 00h49min de 24 de agosto de 2009 (UTC)
tudo bem, porém seguindo esse mesmo pensamento, retirei a Timemania pois muda a cada mês.
abraços, tales.ebner 02h35min de 24 de agosto de 2009 (UTC)
OK :D Mateus RM msg 19h22min de 24 de agosto de 2009 (UTC)

Seleção brasileira[editar | editar código-fonte]

Acho infundado a seleção brasileira aparecer com 2% dos votos, ja que esses 2% são apenas pessoas que torcem apenas para a seleção, e aqueles que alé de torcer para seu time de coração, também torcem pra a seleção ?

abs

Onjacktallcuca? (discussão) 18h50min de 15 de setembro de 2009 (UTC)

pelo que li do método de pesquisa, ele é baseado em respostas diretas e únicas. por isso é que a seleção aparece com apenas 2%, pois quem toce para algum time normalmente, quando questionado, fala o nome dele e não da seleção. se fosse de maneira diferente a conta total daria mais que 100%.
abraços, tales.ebner 19h40min de 15 de setembro de 2009 (UTC)
Entendi, por isso que pesquisas da datafolha (na minha opnião), sempre perde pro ibope em termo de qualidade e precisão, eles não criam critérios antecessores.

Abs

Onjacktallcuca? (discussão) 19h44min de 15 de setembro de 2009 (UTC)


Dúvida[editar | editar código-fonte]

Segundo o artigo Clube de Regatas Vasco da Gama existem 21 milhões de brasileiros vascaínos.Mas uma pesquisa do Datafolha citada acima mostra o Vasco com apenas 10 milhões de torcedores.

Qual será a afirmação verdadeira?Luciano x-man (discussão) 01h56min de 7 de dezembro de 2009 (UTC)

PESQUISAS DA USP CITADAS SÃO FALSAS[editar | editar código-fonte]

http://www.netvasco.com.br/news/noticias14/54898.shtml

NETVASCO - 02/08/2008 - SÁB - 23:37 - Errata

Às 22h51min deste sábado (02/08) a NETVASCO reproduziu uma notícia publicada originalmente em 2001 pelo site JB Online sobre uma suposta pesquisa da USP acerca de tamanho de torcidas de clubes de futebol. A notícia, que não tem fundamento, foi retirada do ar às 23h28min do mesmo dia, ficando visível por 37 minutos. A NETVASCO pede desculpas aos vascaínos que leram, acreditaram, reproduziram e se manifestaram sobre a notícia e aproveita para esclarecer que:

1) A USP jamais realizou nenhuma pesquisa sobre torcidas de clubes de futebol;

2) Em 2001, um grupo de estudantes da USP realizou, por e-mail, enquetes com torcedores de todo o Brasil e publicou na Internet os resultados;

3) O trabalho dos estudantes foi confundido com uma pesquisa realizada com metodologia científica e acabou publicado pela imprensa, sendo erroneamente atribuído à USP, que de pronto negou seu envolvimento no trabalho;

4) As matérias publicadas na época pela imprensa, cujos links, em alguns casos, ainda estão ativos 7 anos depois, são periodicamente reproduzidas em sites, blogs e fóruns, induzindo os vascaínos - NETVASCO inclusive - ao erro.

Atenciosamente,

Equipe NETVASCO.

Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 21h14min de 26 de novembro de 2010 (UTC)

Sugestão[editar | editar código-fonte]

Que tal adicionar listas das maiores torcidas por estado?

Algumas fontes:

Não consegui encontrar os números dos outros estados. 201.83.7.174 (discussão) 06h19min de 15 de dezembro de 2010 (UTC)

Margem de erro[editar | editar código-fonte]

Na ultima pesquisa apresentada no artigo, alguem editou de forma incorreta a explicação sobre a margem de erro, colocando que por conta da margem de erro ser 1,2 pontos percentuais para mais ou para menos totalizava 2,4 pontos percentuais e que as diferenças que se situassem dentro dessa margem consistiam em empate técnico.

Errada essa explicação ai. A margem de erro é 1,2 pontos percentuais. Ou seja, o número apresentado pode ser 1,2 pontos percentuais acima ou abaixo. Por exemplo, o Corinthians tem um percentual de 13,4 que pode ser 14,6 ou 12,2 considerando a margem de erro. O Flamengo tem 17,2 que pode ser 16,0 ou 18,4. Dessa forma considerando a margem de erro para baixo do Flamengo, este teria 16,0 e considerando a margem de erro para cima do Corinthians o clube teria 14,6. Como se nota, não existe empate técnico entre as duas equipes.

A lógica da margem de erro é essa.

Pesquisa?[editar | editar código-fonte]

Nunca foi realizada uma pesquisa CORRETA no Brasil. Se foi, não publicaram.

O CORRETO seria pesquisa baseado se no nivel populacional de cada estado. Veja que o estado de SP possui cerca de 50 milhões de pessoas enquanto que o Rio Grande do SUL, 15 milhões. Não se pode entrevistar 2 mil pessoas lá e cá, mas de uma forma percentual. O certo seria baseando nessas regiões como exemplo, entrevistar, 6.500 pessoas em SP e 2 mil no Sul. Por esse motivo sinalizei o artigo como sendo IMPARCIAL.

Isso é o mesmo que dizer que uma pesquisa do Ibope é imparcial porque o seu candidato ou partido não está onde você acha que deveria estar. As pesquisas apontadas no artigo são sérias, e levam em consideração as populações estaduais, assim como qualquer outra pesquisa de opinião pública. Giro720msg 11h56min de 3 de janeiro de 2012 (UTC)

Não, não é a mesma coisa. Lamento, mas voce esta se enganando e tentando levar este engano à todos. Meu clube é o Botafogo de Ribeirão Preto, por aí ja dá para perceber que não tenho nenhuma intenção que ele suba nessas pesquisas, por isso voltei a sinalizar como "imparcial". Questão de opinião? Não, mas tentando mostrar a forma CORRETA de se fazer pesquisa.

2011[editar | editar código-fonte]

atualizar para ultima pesquisa IBOPE de outubro de 2011:

Flamengo 13% Corinthians 13% São Paulo 8% Palmeiras 6% Cruzeiro 4%

fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/10/pesquisa-nas-12-maiores-capitais-aponta-fla-e-timao-iguais-em-torcida.html http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/10/04/nova-pesquisa-ibope-iguala-tamanho-de-torcidas-de-corinthians-e-flamengo.htm comentário não assinado de 177.76.250.14 (discussão • contrib) 19h12min de 6 de janeiro de 2012 (UTC)

Pelo que foi comentado pelo próprio Ibope, essa não foi uma pesquisa para determinar o tamanho das torcidas, e sim os hábitos dos torcedores, como você pode ver aqui. Sendo assim, esses dados não devem contar nesse anexo. Giro720msg 19h12min de 6 de janeiro de 2012 (UTC)

Ordem alfabética?[editar | editar código-fonte]

As pesquisas mostram claramente quem está na frente de quem mesmo com pontos percentuais iguais, porque colocar em ordem alfabética aqui? Por exemplo, sempre que Botafogo e Internacional, Bahia e Fluminense empatam em pontos percentuais os institutos colocam Inter na frente do Botafogo e Fluminense na frente do Bahia, mas aqui colocam por ordem alfabética, está errado!

Novos Dados do Datafolha[editar | editar código-fonte]

Os dados do data folha mostra que o flamengo é a maior torcida do Brasil, diferentemente do que diz á pagina do Wikipédia, peço que algum usuário que pode editar paginas semi protegidas editem essa pagina http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_das_maiores_torcidas_de_futebol_do_Brasil

Fontes: http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/12/com-dados-exatos-fla-bate-timao-e-flu-supera-facil-lusa-em-pesquisa.html

Está errado mesmo, olhem: http://blogdojuca.uol.com.br/files/2012/12/Tabela_maior.jpg

--- x ---

Olhe de novo, pois está certa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_torcidas_de_futebol_do_Brasil#2012

Att., Alexandre M. B. Berwanger (discussão) 00h39min de 19 de outubro de 2014 (UTC)