Angel Beats!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Angel Beats!
エンジェルビーツ
(Enjeru Bītsu!)
Imagem de Angel Beats! mostrando as personagens principais (Da esquerda para a direita) Otonashi, Yuri e Kanade (Tenshi).
Gênero Ação, comédia, drama, fantasia, romance
Mangá
Angel Beats! The 4-koma: Our War Front March Song
Autor Jun Maeda
Ilustrador Haruka Komowata
Editora(s) ASCII Media Works
Revista Dengeki G's Magazine
Data de publicação Dezembro 2009 – em andamento
Anime
Direção Seiji Kishi
Estúdio P.A. Works
Aniplex(Produção)
Exibição original 3 de Abril de 2010 – 26 de junho de 2010
Emissoras de TV CBC , MBS , TBS , RKB , TUT
Nº de episódios 13
Mangá
Angel Beats! Heaven's Door
Autor Jun Maeda
Ilustrador Yuriko Asami
Editora(s) ASCII Media Works
Revista Dengeki G's Magazine
Data de publicação Maio de 2010 – em andamento
Light Novel
Angel Beats! Track Zero
Autor Jun Maeda
Ilustrador GotoP
Editora ASCII Media Works
Data de publicação Novembro de 2009Maio de 2010
Volumes 1
OVA
Stairway to Heaven
Direção Seiji Kishi
Estúdio P.A. Works
Lançamento 22 de dezembro de 2010
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Angel Beats! (エンジェルビーツ,, Enjeru Bītsu!?) é uma franquia japonesa que contém uma série animada de 13 episódios produzidos pela P.A. Works e Aniplex e dirigido por Seiji Kishi, juntamente com duas séries de mangá e uma série de light novel publicados na revista Dengeki G's Magazine. A história foi originalmente criada por Jun Maeda, que também escreveu o roteiro e compôs a música com a ajuda do grupo anant-garde eyes, com o design original dos personagens feito por Na-Ga, ambos Jun Maeda e Na-Ga fazem parte do Estúdio Visual novel Key, que produziu títulos como Kanon, Air e Clannad. O anime foi ao ar no Japão entre 3 de abril e 26 de junho de 2010. O estúdio Key trabalhou em colaboração com a revista ASCII Media Works "Dengeki G's" para produzir o projeto em uma franquia de mídia. Duas séries de mangá foram publicados na revista Dengeki G's, um ilustrado por Haruka Komowata, que começou a ser publicado em Dezembro de 2009, e o outro elaborado por Yuriko Asami, que começou em maio de 2010. Uma série de light novel ilustrado e escrito por Jun Maeda e GotoP também publicada na revista Dengeki G's entre Novembro de 2009 e maio de 2010. Dois shows de rádio na Internet foram produzidos para promover Angel Beats!

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Angel Beats! ocorre em uma escola de "vida após a morte", em algum lugar entre o Céu e a Terra, onde os alunos aprendem a abandonar todas as tristezas e arrependimentos que vieram a acontecer em suas vidas, antes de reencarnar em uma nova vida, desaparecendo deste mundo. Quando é provocada uma ferida ou qualquer outra causa de morte, os alunos ainda podem sentir dor e qualquer outra sensação, de quando eles estavam vivos, inclusive a de morrer, mas depois de um tempo eles acordam sem nenhum ferimento.

A história segue a vida do protagonista, Otonashi, um rapaz que perdeu suas memórias sobre sua vida na Terra (que é comum em casos de morte traumática). Depois de acordar da morte, ele conhece uma garota chamada Yuri, que o convidou para se juntar ao Shinda Sekai Sensen abreviatura "SSS"(死んだ 世界 戦線 "Frente de Batalha pós vida") ou "Class 3S" como também é chamado. O SSS, cujo nome muda frequentemente. É uma organização fundada com o propósito de lutar contra Deus, pelo cruel destino que os membros do SSS sofreram em vida.

Escudo do Class 3S - rebels against the god.

Neste mundo estranho são enviados as pessoas que não eram felizes ou não conseguiram o que queriam fazer na vida: têm, portanto, uma espécie de segunda chance, e quando finalmente percebem o que fazer para reparar podem desaparecer e reencarnar. Nesse mundo também são encontrados os personagens chamados "NPCs" (Non-player characters) que se comportam como alunos-modelo. Assim todos os alunos e professores são, na verdade NPC sem uma alma. O único inimigo do grupo nesse mundo é uma menina chamada de "Tenshi"(Anjo), que acaba por ser a presidente do Conselho Estudantil. Um ser com poderes sobrenaturais que luta contra o SSS. Yuri acredita que quem segue as ordens do anjo e se comporta como um aluno normal da escola acabará por desaparecer. No entanto, aqueles que preencham os seus sonhos nesse mundo também desaparecem. Na SSS, há duas sub-divisões que ajudam nas operações do SSS contra o anjo: a primeira é uma banda de quatro meninas chamada Girls Dead Monster, também conhecida como GirlDeMo, cujo objetivo no SSS é distrair o anjo, com uma grande quantidade de estudantes e professores da escola para o SSS realizar operações de distração. Outra organização, do SSS é a Guild, localizada muito abaixo da superfície do mundo pós-vida, que serve para fornecer armas para a SSS usar contra o anjo. Qualquer pessoa em vida após a morte é capaz de criar qualquer coisa que eles tinham na sua memória em vida, e a SSS usa esta habilidade para produzir armas em massa.

Versão 5 do hand sonic.

O anjo usa uma capacidade similar para criar seus poderes sobrenaturais conhecidos como “guard skills”, com o auxílio de um programa de computador chamado Angel Player. O primeiro que ela usa é chamado de "hand sonic", uma lâmina capaz de tomar cinco formas diferentes. Outras habilidades são: "distortion", uma barreira invisível que desvia balas ou projéteis; "delay", que cria uma imagem para desorientar o inimigo (eficaz em ataques corpo a corpo, confundindo o inimigo para atacar em outro lugar), "harmonics", que cria um clone com uma consciência própria que é formada a partir da original; além de outros poderes. Essas habilidades são ativadas ao dizer o seu nome. No entanto, outras como "overdrive", que lhe dá grande força física, está sempre presente sem ter a necessidade de ativá-la.

A Guild é propositadamente destruída após o anjo ter se infiltrado no complexo, mas os membros da Guild deslocaram-se para a velha Guild, que o anjo não conhece. Otonashi começa a se acostumar com a vida após a morte. Ele conversa com a líder e vocalista do Dead Girls Monster, Iwasawa, que revela para ele o seu passado, e sua paixão pela música. Em uma operação do SSS ela desaparece na frente de uma multidão de pessoas depois de uma performance musical solo. Yui então se torna a vocalista da banda. O SSS descobre que o nome real do "Tenshi"(Anjo) é Kanade Tachibana, e após uma operação bem sucedida, Kanade perde sua posição como presidente do conselho estudantil e o vice-presidente Naoi sucede ela. Ao contrário de Kanade, Naoi tem um temperamento maléfico e vira o novo inimigo do SSS e usa os seus poderes de hipnose para controlar os NPCs para lutar por ele. Otonashi é capaz de detê-lo depois de reconhecer a existência de Naoi. Então Naoi posteriormente se junta ao SSS. Otonashi recupera suas memórias com a ajuda da hipnose de Naoi e concorda em prosseguir com o SSS. Com Kanade uma estudante normal agora, Otonashi faz amizade com ela e convida-a para participar das atividades do SSS. Kanade usa um dos seus poderes para clonar a si mesmo, resultando em um clone violento. O clone replica-se, muitas vezes, mas os clones mais tarde são absorvidos de volta para Kanade após Yuri reescrever o programa Angel Player. Como efeito por Kanade ter absorvido todos os clones, ela tem de lutar para que ela consiga voltar ao corpo com a sua alma original. Mas Depois de um tempo lutando em seu consciente Kanade consegue superar as personalidades dos clones violentos.

Otonashi começa a cooperar com Kanade para ajudar os outros membros do SSS a seguir em frente, depois de plenamente se lembrar dos detalhes de sua vida e da morte. Kanade é reintegrada a posição de presidente do conselho estudantil, de acordo com seu plano. Otonashi e Kanade cooperam para que Yui cumpra seus desejos e então passar adiante, mas é Hinata, no final, que cumpre seu último desejo que é o de se casar, que lhe permite passar. Sombras misteriosamente aparecem e começam a atacar os membros do SSS. Takamatsu é devorado, mas reaparece como um NPC. Otonashi com os outros membros do SSS concordam em passar adiante ao invés de se tornar um NPC, incluindo o resto das Dead Girls Monster, e vários membros não identificados. Yuri anúncia que os NPCs estão se transformando em sombras, e sua investigação sobre quem está por trás dessa leva de volta para a guild. Depois de receber a ajuda de Otonashi, Kanade, Hinata e Naoi, Yuri encontra um garoto que lhe diz que ele foi programado para ativar o programa quando o amor for detectado no mundo pós-vida. O programador se transformou em um NPC muito antes. Yuri destrói os computadores responsáveis pelo programa da sombra. Três dias depois do incidente, Otonashi, Yuri, Kanade, Hinata e Naoi são os únicos ainda que não passaram adiante. Eles realizam uma cerimônia de formatura, onde um a um agradecem o seu apoio. Após Naoi, Yuri e Hinata passarem, Otonashi descobre e lamenta que Kanade não era capaz de lhe agradecer por ter recebido o seu coração após sua morte. Otonashi está inconsolável depois que ela agradece e passa como ele estava apaixonado por ela, mas ele também passa pouco tempo depois. No final do último episódio, após os créditos, Otonashi encontra Kanade novamente após sua reencarnação.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Imagem
Perfil da Personagem
Otonashi Yuzuru Angel Beats!.jpg
Nome completo: Yuzuru Otonashi (音無 結弦, Otonashi Yuzuru?)
Dublador(Seiyū): Hiroshi Kamiya
Idade: 17 anos (antes da morte)
Descrição: Otonashi é o personagem principal de Angel Beats!. Devido ao seu passado, ele tem uma personalidade solidária e não gosta que ninguém sinta dor ou tristeza. Depois de morrer em um acidente de trem, ele perdeu suas memórias do tempo quando ele ainda estava vivo, mas depois as recupera com a ajuda da hipnose de Naoi. Ele tinha uma irmã mais nova, Hatsune (Dublado por: Mai Nakahara), que morreu de uma doença. Quando ela morreu, ele decidiu ir para a escola para se tornar um médico, mas morreu antes que ele pudesse fazer o exame de entrada para a faculdade. Inicialmente no SSS, ele começa a praticar a sua pontaria. Ele carrega uma Glock 17. Seu amor pela Kanade é expresso mais tarde no anime.
Yuri Nakamura Angel Beats!.jpg
Nome completo: Yuri Nakamura (仲村 ゆり, Nakamura Yuri?)
Dubladora(Seiyū): Harumi Sakurai
Idade: 17 anos (antes da morte)
Descrição: Yuri, também conhecida como Yurippe. Tem uma personalidade determinada. Ela convidou Otonashi para se juntar ao SSS, uma organização que ela fundou. Com o propósito de lutar contra deus. Ela é inteligente e decisiva. Ela carrega uma Beretta 92 de prata, mas é vista usando uma TDI Vector, CheyTac Intervention e M4 carbine. Ela não só é hábil com uma arma, mas ela também é capaz de lutar em um combate corpo-a-corpo. Ela prometeu lutar contra Deus, depois de que seus três irmãos mais jovens foram assassinados quando ela estava viva e nunca se perdoou por não ter impedido a morte deles. Ela é uma líder eficaz, mas não pensa assim. Ela não percebe que ela realmente se importa muito com os membros da SSS, assim como uma outra família. Ela lamenta por lutar com Kanade, mais tarde na história, porque ela sente que poderia fazer uma grande amizade com ela.
Kanade Tachibana Angel Beats!.jpg
Nome completo: Kanade Tachibana (立華 かなで, Tachibana Kanade?)
Dubladora(Seiyū): Kana Hanazawa
Idade: 16 anos (antes da morte)
Descrição: É a presidente do conselho estudantil da escola após a morte. Isto a coloca em desacordo com o SSS como suas responsabilidades exigem que ela reprima a delinquência e outras atividades perturbadoras que a equipe faz. O SSS inicialmente chama-lhe "Tenshi"(anjo), pois não sabem seu nome verdadeiro, mas eles ainda se referem a ela como "Tenshi"(anjo), mesmo depois de descobrir que seu nome verdadeiro é Kanade Tachibana. É difícil entender o que ela está pensando, porque raramente mostra suas emoções. Apesar de sua atitude gentil, ela é incrivelmente poderosa e quase indestrutível, a ponto de expulsar marcas de suas feridas durante a batalha. Ela cria os seus poderes através de um programa chamado Angel Player. Ela é dedicada a ajudar os outros a superarem os seus arrependimentos e seguir adiante. Ela tem uma afinidade para comer doufu mapo, um prato picante.

Dublagem Brasileira[editar | editar código-fonte]

Um grupo chamado Fandub BR está realizando a dublagem do Anime nesse ano de 2014. Já foram dublados 4 episódios (01, 02, 03 e 10) e apesar de ser uma dublagem feita por fãs, a qualidade de som, interpretação e escolha de vozes não deixa nada a desejar em relação a dublagens feitas em estúdio por profissionais. Os episódios dublados podem ser assistidos diretamente na página do grupo, os links encontram-se no álbum de fotos do próprio Anime.

Mídias[editar | editar código-fonte]

Shows de rádio via internet[editar | editar código-fonte]

Um programa de via internet de rádio de quatro episódios foi feito para promover Angel Beats! chamado Brutal Jun Maeda Rádio foi ao ar entre 30 de maio de 2009 e 31 de março de 2010. O show foi organizado por Jun Maeda, com aparições de alguns convidados, como Hironori Toba, o produtor de Angel Beats! E Na-Ga. Um mês após cada transmissão regular, uma emissão adicional menor chamada Postwar Disposition foi lançada.[1] Outra transmissão de rádio via Internet foi feita para promover a série intitulada Angel Beats! SSS Radio e teve uma pré-transmissão em 18 de março de 2010, e iniciou as suas transmissões regulares semanais em 1 de abril de 2010. Produzido na estação de rádio Hibiki, o show é apresentado por Sakurai Harumi (a voz da Yuri), Kana Hanazawa (a voz da Kanade) e Eri Kitamura (a voz da Yui).[2] Um CD com o primeiro volume das quatro primeiras transmissões e com a pré-transmissão do material gravado, foi vendido em 23 de junho de 2010.[3] Uma edição limitada do volume esteve disponível para venda em 22 de setembro de 2010.

Anime[editar | editar código-fonte]

Foram produzidos ao todo 13 episódios do anime de Angel Beats! Dirigidos por Seiji Kishi e produzido pela P.A. Works em parceria com a Aniplex.[4] [5] Exibidos no Japão entre 3 de abril e 26 de junho de 2010 na rede de televisão CBC e TBS.[6]

O primeiro volume da série animada contendo os dois primeiros episódios foi lançado em Blu-ray disc e DVD em 23 de junho de 2010, em edições limitadas e regulares, a edição limitada veio junto com um CD escrito por Maeda e realizado pelo elenco do anime.[7] O segundo e o terceiro volume em Blu-ray disc/DVD foi lançado em 21 de julho e 25 de agosto de 2010. Outro CD será incluído na edição limitada do quarto volume a ser lançado em 22 de setembro de 2010.[8] O quinto e o sexto volume serão lançados em 27 de outubro e 24 de novembro de 2010, um terceiro CD será lançado junto com a edição limitada do sexto volume.[9] O sétimo e último volume foi lançado em 22 de dezembro de 2010 e foi acompanhado por um episódio especial e um pequeno episódio com aproximadamente 2 minutos e 40 segundos de duração que serve como um final alternativo para a série.[10] [11]

Episódios[editar | editar código-fonte]

# Título original Título em português (tradução) Data de exibição (Japão)
01 Departure Partida 3 de abril de 2010
02 Guild Guilda 10 de abril de 2010
03 My Song Minha Canção 17 de abril de 2010
04 Day Game Dia De Jogo 24 de abril de 2010
05 Favorite Flavor Sabor Favorito 1 de maio de 2010
06 Family Affair Assuntos Familiares 8 de maio de 2010
07 Alive Vivo 15 de maio de 2010
08 Dancer In The Dark Dançarina nas Sombras 22 de maio de 2010
09 In Your Memory Na Sua Memória 29 de maio de 2010
10 Goodbye Days Dias De Adeus 5 de junho de 2010
11 Change The World Mude O Mundo 12 de junho de 2010
12 Knockin' On Heaven's Door Batendo Na Porta Do Céu 19 de junho de 2010
13 Graduation Formatura 26 de junho de 2010
OVA Stairway To Heaven Escadaria Para O Céu 22 de dezembro de 2010
OVA Another Epilogue Epílogo Alternativo 22 de dezembro de 2010

Livros e publicações[editar | editar código-fonte]

Entre novembro de 2009 e maio de 2010 foi realizada uma série de sete contos (Light Novel) chamada Angel Beats! Track Zero. Eles foram escritos por Jun Maeda e desenhados por GotoP que foram publicados na revista ASCII Media Works Dengeki G's.[12] O protagonista das histórias é Hinata e a série conta como Yuri e Hinata se conheceram, como descobriram o anjo e os outros personagens e como o SSS foi formado. Um capítulo especial foi publicado no sexto volume da Dengeki G's Festival! Deluxe em 29 de março de 2009 é focado na Girls Dead Monster, grupo fictício de música J-Pop, que atua em muitos dos episódios do anime. Os contos foram reunidos em um volume único lançado em 23 de junho de 2010 e incluiu um capítulo adicional, juntamente com os oito capítulos.[13] Os títulos dos capítulos das histórias são retirados das músicas de vários artistas musicais. O primeiro capítulo, "Two Person Rocket", foi publicado on-line com ilustrações de ASCII Media Works.[14]

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá intitulado Angel Beats! The 4-koma: Our War Front começou a ser publicado em Dezembro de 2009 na revista ASCII Media Works 'G's. Um capítulo especial de duas páginas do mangá foi impresso em cores no quinto volume da Dengeki G's Festival! Deluxe publicado em 26 de dezembro de 2009. Outro capítulo especial de quatro páginas a cores, foi impresso no sexto volume da Deluxe. O mangá é escrito pelo autor Jun Maeda e é ilustrado por Haruka Komowata. Komowata que também escreveu um mangá publicado na revista Dengeki G's entre setembro de 2009 e maio de 2010 mostrando as várias fases de produção da série animada.[15] Outro mangá, intitulado Angel Beats! Heaven's Door, e ilustrado por Yuriko Asami, começou a ser publicado na revista Dengeki G. Heaven's Door é baseado na light novel Angel Beats! Track Zero.[16]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Capa do álbum
My Soul, Your Beats! / Brave Song

As músicas usadas no anime foram compostas por Maeda e o grupo Anant-Garde Eyes, que também forneceu o arranjo musical. O tema da abertura é "My Soul, Your Beats!” cantado por LiSA (Risa Oribe) e encerrando com o tema "Brave Song", cantado por Aoi Tada. O disco contendo ambas as canções intituladas "My Soul, Your Beats!/Brave Song" foi lançado em 26 de maio de 2010 em edição limitada (CD + DVD) e edição regular (CD); O DVD da edição limitada contém a abertura e encerramento em vídeos sem os créditos. A banda fictícia Monster Dead Girls é formada pelas cantoras Marina e Lisa. Três singles da banda Girls Dead Monster foram publicados. O primeiro, "Song Crow", lançado em 23 de abril de 2010, o segundo, "Thousand enemies", em 12 de maio de 2010, e o terceiro, "Little Braver", em 9 de junho de 2010. O álbum das músicas da Dead Girls Monster intitulado "Keep The Beats!" Foi lançado em 30 de junho de 2010. A versão do "Keep The Beats!" contendo as faixas instrumentais foi lançado em 28 de julho de 2010 junto com um livro de 256 páginas com a scorebook da banda. Os dois álbuns das Dead Girls Monster contém ao todo 13 músicas. A trilha sonora original do anime foi lançado em 28 de julho de 2010 como um conjunto de dois CD.[17] Em 8 de dezembro de 2010 foram lançados dois singles da banda Girls Dead Monster intilulados Last Song e Ichiban no Takaramono ~Yui Final ver.~ com perfomances de Iwasawa e Yui respectivamente.[18]

Abertura

  • My Soul, Your Beats! Cantado por Lia
  • My Soul, Your Beats! Cantado por LISA (episódio 4)

Encerramento

  • Brave Song cantado por Aoi Tada
  • Ichiban no Takaramono cantado por LiSA (episódio 10) e por Karuta (episódio 13)

Referências

  1. 麻枝准の殺伐RADIO Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 10 de setembro de 2010.
  2. 響 - HiBiKi Radio Station -「Angel Beats! SSS(死んだ 世界 戦線)RADIO」番組詳細 Hibiki-radio.jp. Visitado em 11 de setembro de 2010.
  3. 音泉トピックス » 【ジャケット画像追加】Angel Beats! SSS(死んだ 世界 戦線)RADIOが、「Angel Beats!」のBlu-ray & DVDと同日に、最速発売!! Onsen.ag. Visitado em 12 de setembro de 2010.
  4. Key's Angel Beats! Project Gets TV Anime Green-Lit (Updated) - Anime News Network Animenewsnetwork.com. Visitado em 12 de setembro de 2010.
  5. Key's Angel Beats! Anime Promo Videos Streamed - Anime News Network Animenewsnetwork.com. Visitado em 12 de setembro de 2010.
  6. 放送情報|Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 12 de setembro de 2010.
  7. 『AB!』BD&DVD第1巻は6.23発売!! 限定版特典はドラマCDなど - 電撃オンライン Título não preenchido, favor adicionar. Visitado em 11 de setembro de 2010.
  8. BD&DVD|Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 11 de setembro de 2010.
  9. BD&DVD|Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 12 de setembro de 2010.
  10. Angel Beats: "Another Epilogue" em produção para vir no DVD :: Anime Blade Animeblade.com.br. Visitado em 28 de setembro de 2010.
  11. BD&DVD|Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 12 de setembro de 2010.
  12. コラボレーションイラスト|Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 14 de setembro de 2010.
  13. コミック|Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 14 de setembro de 2010.
  14. 麻枝准さん書き下ろしの『Angel Beats!』前日譚小説第1話を限定公開! - 電撃オンライン News.dengeki.com. Visitado em 13 de setembro de 2010.
  15. スペシャル|Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 14 de setembro de 2010.
  16. コミック|Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 13 de setembro de 2010.
  17. CD|Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 11 de setembro de 2010.
  18. ニュース|Angel Beats! 公式サイト - アニプレックス Angelbeats.jp. Visitado em 9 de janeiro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]