Angel Sanctuary

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Angel Sanctuary
天使禁猟区
(Tenshi Kinryōku)
Gênero Shoujo, Aventura, Drama
Mangá
Autor Kaori Yuki
Editora(s) Japão Hakusensha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Panini Comics
Revista Japão Hana to Yume
Volumes 20
OVA
Direção Kiyoko Sayama
Estúdio Bandai Visual
Nº de episódios 3
Duração 30 minutos
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Angel Sanctuary (天使禁猟区, Tenshi Kinryōku?) é uma série de mangá shojo escrita e ilustrada por Kaori Yuki. A série foi publicada, no Japão, pela revista Hana to Yume (Flores e Sonhos) de fevereiro de 1995 a fevereiro de 2001 e tem um total de 20 volumes. A história concentra-se em um anjo reencarnado chamado Setsuna, proclamado para ser o "Messias", e sua luta contra os anjos corrompidos do Céu.

O mangá foi adaptado em três episódios para OVAs pela Bandai Visual e pela Hal Film Maker. Originalmente os OVAs eram para ser uma introdução para o mangá em vez de um anime "stand alone". Originalmente licenciados pela Central Park Media, os OVAs são agora licenciados pela Media Blasters. Uma série de CDs drama baseados na história e outros arcos também foram liberados.

No Brasil, Angel Sanctuary foi lançado pela editora Panini em formato de leitura japonesa em edições mensais de 112 páginas, porém suas encadernações foram modificadas. Cada mangá foi dividido exatamente ao meio, resultando em um total de 40 volumes na versão brasileira.

Tema[editar | editar código-fonte]

Como o próprio título dá a entender o mangá usa como base o tema anjos, assim como todos os seus relativos. Em Angel Sanctuary a autora Kaori Yuki apenas se inspirou nas figuras divinas modificando-as como bem desejou. A obra também aborda assuntos polêmicos como homossexualidade e incesto.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Nesta série, Assiah (a Terra) e os níveis superiores do Inferno (Gehenna) são imagens de espelho um do outro. Com a humanidade poluindo e destruindo a Terra com fábricas e poluição, as terras do Inferno também começam a enfraquecer. Aproveitando o sono de seu criador e o enfraquecimento de seus inimigos, os anjos do céu na guerra da raça do Mal (um grupo de demônios que se afastaram do diabo, Lúcifer e Deus, que vivem no Gehenna e cultuam os "Santos Deuses Dragões"), expulsando a maioria deles para fora de lá. Ao fazer isso os anjos lutando na guerra se tornaram seres corrompidos. Eles cometem crimes hediondos e assassinatos em nome de Deus e da justiça. Um Anjo Orgânico chamado Alexiel estava profundamente enojada com tudo isso. Ela sente que os demônios são mais puros em suas ações uma vez que não colocam mascaras de pureza para cobrirem seus atos. Decidida, ela se junta o lado dos Demônios na guerra e declara uma revolta oficial contra Deus e contra os outros anjos.

A guerra chega ao clímax final, quando Alexiel luta contra seu irmão gêmeo Rosiel (ou Rociel). Mais cedo, Rosiel havia descoberto que ele está em "decomposição" e que sua mente irá apodrecer. Ele foi atá Alexiel para pedir a ela para matá-lo antes que ele ficasse louco, ela aceita o pedido do irmão. Mas quando estava prestes a desferir o golpe fatal nele, ele grita: "Would you kill your own twin brother, Alexiel!?" ("Você mataria mesmo seu próprio irmão gêmeo, Alexiel!?") Cheia de pena e remorso, ela o sela no interior da Terra usando uma barreira mística proibida. No entanto, ao fazer isso, ela usou cada gota de seu poder e acaba por quebrar Nanatsusaya (a "Santa Espada de Deus", que fez cada portador antes de Alexiel enlouquecer com seu poder e inúmeros outros se matarem). O resultado é que Rosiel está selado dentro de Assiah e Alexiel é capturada e julgada por traição pelo Anjo do Juízo, Uriel.

Por seus crimes, Alexiel é condenada à pena mais grave dada aos caídos: Seu corpo e alma são separados. O corpo é congelado em um cristal místico e trancado nas profundezas do quarto círculo de segurança angélico/camada do Céu, Machonon. Sua alma está condenada a sempre encarnar em um humano mortal cuja vida é destinada a ser preenchida com a dor física, psicológica e emocional. Em cada vez que Alexiel é re-encarnada, o ciclo recomeça novamente. Mas em cada reencarnação a personalidade de Alexiel ainda está presente, mesmo que sob circunstâncias específicas (como perigosas, por exemplo), o que faz com que sua encarnação atual tenha estranhos padrões de comportamento e poderes espirituais, mostrando, às vezes, um claro Transtorno de múltipla personalidade. Na história, ela está encarnada em um jovem garoto de 17 anos chamado Setsuna Mudô. Setsuna é um problemático delinquente estudante de escola, que nutre um sentimento proibido pela própria irmã de gêmea, Sarah Mudô (produzindo assim a dor emocional exigida em sua punição). Para aumentar ainda mais os seus problemas, ele descobre, através de Kurai e Aracne (dois demônios), ser a reencarnação de Alexiel e que é a chave para acabar com a milenar e complexa guerra entre o céu e o inferno.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Humanos[editar | editar código-fonte]

Setsuna Mudô - Protagonista da história. Reencarnação do Anjo orgânico Alexiel. Partiu em uma jornada da parte mais sombria do Inferno (Hades) à parte mais remota do Céu (Atizluth) em busca da alma de sua irmã gêmea Sara Mudô, por quem nutre um forte amor proibido.

Sara Mudô - Irmã caçula de Setsuna. Corresponde ao amor proibido do irmão, por quem inclusive morreu para proteger. Contudo sua alma despertou no corpo da anjo Jibrille (Gabriel).

Sakuya Kira - Amigo de Setsuna e de Katô, é a reencarnação de Nanatsusaya, a espada sagrada de Alexiel.

Yue Katô - Amigo marginal de Kira, morreu pelas mãos de Setsuna.

Anjos[editar | editar código-fonte]

Adam Kadamon - O ser supremo criado por Deus. Um lendário eremita sagrado. Está ajudando Setsuna a salvar Sara pois quer ajuda na grande guerra que virá.

Alexiel - Lendária anjo orgânica, irmã gêmea de Rosiel, que é obcecado pela própria. Lutou a favor dos evils e, por isso, foi condenada a incontáveis e sofridas reencarnações.

Rosiel - Anjo inorgânico, irmão gêmeo de Alexiel. Alimenta um sentimento doentio por ela. É seu maior admirador e também seu mais implacável inimigo. Atualmente está em conflito com Sevotharte para retomar o poder do mundo Celestial.

Catan - Ex-Grigole, tornou-se Anjo graças a Rosiel, sendo agora seu subordinado e quem executou o plano "Angel Sanctuary".

Doviel - Substituto da grande querubim Jibrille, ex-aliado de Sevotharte. Atualmente segue Rosiel.

Sevotharte - Um dos sete Grandes Anjos do céu. É assistente direto de Metetron, quem de fato governa.

Metatron - Grande serafim, um dos sete Grandes Anjos e quem oficialmente comanda.

Zafkiel - Grande trono, um dos sete Grandes Anjos, escondeu Sara dos outros anjos.

Rasiel - Candidato a oficial no mundo Celestial, e subordinado de Zafkiel.

Jibrille/Gabriel - Anjo da guarda da Água, estava sob custódia de Sevotharte, mas despertou com a alma de Sara.

Uriel - Anjo da guarda da Terra e quem julga os pecadores. Exilou-se após condenar Alexiel. Atualmente, é o guardião do Hellgate.

Michael/Miguel - Anjo da guarda do Fogo e líder das potentades. Pavio curto, está mais interessado em conflitos que em política.

Raphael - Anjo da guarda dos Ventos, da virtude e da cura. Um médico tagarela e mulherengo que não quer se envolver no conflito entre Sevotharte e Rociel.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.