Anhimidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAnhimidae
Chauna chavaria

Chauna chavaria
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anhimidae
Stejneger, 1885
Géneros
Anhima
Chauna

Anhimidae é uma família de aves aquáticas anseriformes, que inclui dois géneros e três espécies de anhumas e tachãs. O grupo tem distribuição geográfica confinada às regiões neotropicais da América do Sul e habita zonas pantanosas, savana e planícies de inundação de rios associados a florestas húmidas.

Os anhimídeos são aves de grande porte, com 76 a 95 cm de comprimento e cerca de 170 cm de envergadura. A sua aparência geral é semelhante a um ganso, excepto a cabeça que lembra a dos galináceos. A plumagem é em tons de cinzento ou preto-esverdeado com algumas manchas de branco ou ornamentação, dependendo da espécie. Não há dimorfismo sexual mas as fêmeas são em geral menores que os machos. As patas são curtas e fortes e os três dedos da frente estão unidos por uma membrana interdigital. Os anhimídeos produzem vocalizações extremamente ruidosas, que podem ser audíveis a cerca de 3 quilómetros de distância, ao menor sinal de perigo e durante os rituais de acasalamento.

As anhumas e tachãs são aves herbívoras que se alimentam de plantas aquáticas e, esporadicamente, de pequenos invertebrados. São aves monogâmicas e territoriais que constroem ninhos isolados flutuantes ou nos bancos de rios, que podem ser reaproveitados de ano para ano. A época de reprodução decorre em geral de Outubro a Dezembro. As posturas são em geral de 2 a 7 ovos brancos e sarapintados. Os juvenis recebem os cuidados parentais de ambos os progenitores durante 3 a 4 meses.

O IUCN lista apenas uma espécie deste grupo mas os anhimídeos estão ameaçados pela desflorestação, utilização de pesticidas e degradação de habitat.

O primeiro registo fóssil do grupo surge em formações do Plistocénico da Argentina.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies