Aniksosauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAniksosauro
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropside
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Género: Aniksosaurus
Nome binomial
Aniksosaurus darwini
Martinez & Novas, 2006

Aniksosaurus (que significa "lagarto da primavera", uma referência à época do ano em que foi descoberto) foi um gênero de dinossauro que existiu na região em que fica atualmente a província argentina de Chubut. Era um terópode, especificamente um coelurosauro, que viveu entre as idades do Cenomaniano e Turoniano do período Cretáceo médio (cerca de 95 milhões de anos atrás).

A espécie-tipo, Aniksosaurus darwini, foi formalmente descrita por Martínez e Novas em 2006, sendo o nome cunhado em 1995. O epíteto específico homenageia Charles Darwin. Os resquícios do tipo foram encontrados na parte inferior do Bajo Barreal, na Formação da Patagônia.

O Aniksosaurus tinha cerca de dois metros de comprimento e é descrito pelos paleontólogos como "mais derivado do que alguns coelurosaurianos basais, como o Compsognathids, o Ornitholestes e o Coelurids", porém menos avançado do que celurossauros posteriores, como o Tyrannosaurus e o Oviraptor.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Martínez, R.D., and Novas, F.E. (2006). "Aniksosaurus darwini gen. et sp. nov., a new coelurosaurian theropod from the early Late Cretaceous of central Patagonia, Argentina." Revista del Museo Argentino de Ciencias Naturales, n.s. 8(2): 243-259.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]