Animal Factory

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Animal Factory
Escola de Criminosos (PT)
Fábrica de Animais (BR)
 Estados Unidos
2000 • cor • 94[1] min 
Direção Steve Buscemi
Roteiro Edward Bunker
John Steppling
Elenco Willem Dafoe
Edward Furlong
Danny Trejo
John Heard
Mickey Rourke
Tom Arnold
Mark Boone Jr.
Género Drama
Idioma inglês
Receita $43,805[2]
Página no IMDb (em inglês)

Animal Factory (Fábrica de Animais (título no Brasil) ou Escola de Criminosos (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 2000, do gênero drama, sobre a experiência dentro das prisões, rodado na Penitenciária Estadual de San Quentin. O filme foi dirigido por Steve Buscemi, e protagonizado por Willem Dafoe, Edward Furlong, Danny Trejo, John Heard, Mickey Rourke, Tom Arnold, Seymour Cassel e Mark Boone Jr..

O roteiro é baseado no romance homônimo de Edward Bunker, que faz uma ponta como Buzzard no filme.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Após ter sido condenado injustamente a dois anos de prisão, o inexperiente Ron Decker (Edward Furlong) é imediatamente introduzido num mundo onde a violência é o único meio de vida.

Depois de testemunhar uma rixa entre prisioneiros, Ron tornar-se o novo protegido de Earl Copen (Willem Dafoe) um veterano que manipulou todo o sistema prisional, ganhando o respeito dos companheiros e a protecção dos guardas.

Mas por vezes, entre uma comunidade de condenados, o respeito pode tornar-se o pior dos inimigos. Como o passar do tempo, Ron vai aperceber-se de que a vida na penitenciária é simplesmente uma escola de preparação para criminosos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

O filme foi rodado na Penitenciária Estadual de San Quentin em Filadélfia, Pensilvânia. As filmagens duraram cerca de 30 dias, dois dias a mais do que o inicialmente previsto. Buscemi empregou centenas de prisioneiros da Curran-Fromhold Correctional Facility, a prisão que substituiu Prisão Holmesburg em 1995.

O filme é baseado no romance homônimo do escritor Edward Bunker. Bunker, faz uma pequena ponta no filme, e também estrelou com o diretor Buscemi no filme Reservoir Dogs de Quentin Tarantino.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas muito positivas; foi muito elogiado no Sundance Film Festival.[3] O Rotten Tomatoes calculou uma média de 81% de aprovação, baseado em 33 críticas recolhidas, das quais 27 foram consideradas positivas e 6, negativas.[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]