Animal Factory

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Animal Factory
Escola de Criminosos (PT)
Fábrica de Animais (BR)
 Estados Unidos
2000 • cor • 94[1] min 
Direção Steve Buscemi
Roteiro Edward Bunker
John Steppling
Elenco Willem Dafoe
Edward Furlong
Danny Trejo
John Heard
Mickey Rourke
Tom Arnold
Mark Boone Jr.
Género Drama
Idioma inglês
Receita $43,805[2]
Página no IMDb (em inglês)

Animal Factory (Fábrica de Animais (título no Brasil) ou Escola de Criminosos (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 2000, do gênero drama, sobre a experiência dentro das prisões, rodado na Penitenciária Estadual de San Quentin. O filme foi dirigido por Steve Buscemi, e protagonizado por Willem Dafoe, Edward Furlong, Danny Trejo, John Heard, Mickey Rourke, Tom Arnold, Seymour Cassel e Mark Boone Jr..

O roteiro é baseado no romance homônimo de Edward Bunker, que faz uma ponta como Buzzard no filme.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Após ter sido condenado injustamente a dois anos de prisão, o inexperiente Ron Decker (Edward Furlong) é imediatamente introduzido num mundo onde a violência é o único meio de vida.

Depois de testemunhar uma rixa entre prisioneiros, Ron tornar-se o novo protegido de Earl Copen (Willem Dafoe) um veterano que manipulou todo o sistema prisional, ganhando o respeito dos companheiros e a protecção dos guardas.

Mas por vezes, entre uma comunidade de condenados, o respeito pode tornar-se o pior dos inimigos. Como o passar do tempo, Ron vai aperceber-se de que a vida na penitenciária é simplesmente uma escola de preparação para criminosos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

O filme foi rodado na Penitenciária Estadual de San Quentin em Filadélfia, Pensilvânia. As filmagens duraram cerca de 30 dias, dois dias a mais do que o inicialmente previsto. Buscemi empregou centenas de prisioneiros da Curran-Fromhold Correctional Facility, a prisão que substituiu Prisão Holmesburg em 1995.

O filme é baseado no romance homônimo do escritor Edward Bunker. Bunker, faz uma pequena ponta no filme, e também estrelou com o diretor Buscemi no filme Reservoir Dogs de Quentin Tarantino.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas muito positivas; foi muito elogiado no Sundance Film Festival.[3] O Rotten Tomatoes calculou uma média de 81% de aprovação, baseado em 33 críticas recolhidas, das quais 27 foram consideradas positivas e 6, negativas.[4]

Referências

  1. http://www.bbfc.co.uk/BFF166244/ Acessado em 19 de julho de 2012
  2. Animal Factory no Box Office Mojo Acessado em 19 de julho de 2012
  3. Animal Factory.
  4. Animal Factory. Arquivado do original em 16 de julho de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]