Anjo Mecânico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Clockwork Angel
Anjo Mecânico
Autor (es) Cassandra Clare
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Género Fantasia
Ficção
Suspense
Romance
Série As Peças Infernais
Editora Simon & Schuster
Lançamento 31 de agosto de 2010
Páginas 474
ISBN 9781416975861
Edição portuguesa
Tradução Inês Castro
Editora Planeta
Lançamento 2 de dezembro de 2010
Páginas 392
ISBN 978-989-657-139-9
Edição brasileira
Tradução Rita Sussekind
Editora Galera Record
Lançamento maio de 2012
Páginas 387
ISBN 9788501092687
Cronologia
Último
Último
Príncipe Mecânico
Próximo
Próximo

Anjo Mecânico é o primeiro livro da série As Peças Infernais, uma série de fantasia que se passa na Londres Vitoriana de 1878 escrito por Cassandra Clare. Foi originalmente publicado nos Estados Unidos em 31 de agosto de 2010, pela editora Simon & Schuster. É uma prequela de Os Instrumentos Mortais, portanto, o livro se passa no mesmo universo da primeira série da autora, onde uma sociedade de Caçadores de Sombras, responsáveis por livrar o mundo da ameaça de demônios, confrontam-se periodicamente com os Integrantes do Submundo, espécies de seres como vampiros, lobisomens, fadas e feiticeiros, todos imersos em um mundo escondido dos mundanos (como os seres humanos normais são chamados). O livro introduz a história de Tessa Gray, uma adoleceste órfã que descobre que é um Eidolon, ou Transformadora, com poderes únicos. Essas habilidades recém-descobertas mergulham-na em um mundo que ela nunca soube que existia e ela terá que aprender a dominá-las se ela quiser encontrar seu irmão, Nathaniel Gray. Para isso, terá que forjar uma aliança com alguns Caçadores de Sombras para sobreviver nesse mundo perigoso. .

Publicação[editar | editar código-fonte]

Anjo Mecânico foi primeiramente publicado nos Estados Unidos em 31 de agosto de 2010 pela editora Simon & Schuster. No Brasil, o livro foi lançado quase dois anos mais tarde, apenas em maio de 2012, pela editora Galera Record, que também lançou os livros da série Os Instrumentos Mortais.

Narração[editar | editar código-fonte]

O livro é inteiramente narrado em terceira pessoa, no qual há um narrador onisciente que sabe todos os pensamentos dos personagens. Em quase todas as cenas, a narração está sob o ponto de vista da protagonista Tessa, mas também há alguns trechos narrados por outros personagens, como Will, Charlotte e Jem.

Cenário[editar | editar código-fonte]

A história inteira se passa na antiga Londres Vitoriana, aproximadamente em julho de 1878, de acordo com as datas mostradas no prólogo do livro. Tessa viaja para Londres em maio do mesmo ano e passam-se seis semanas até os acontecimentos do primeiro capítulo. Há uma nota no final do livro onde Clare diz: "A Londres de Anjo Mecânico é, até onde consegui formular, uma mistura do real com o irreal, o popular e o esquecido". Vários lugares de Londres são citados ao longo do livro, como a igreja All-Hallows-the-Less, que queimou no grande incêndio de Londres de 1866 e a Blackfriars Brigde, que Jem diz ser seu lugar preferido da cidade.

Capa[editar | editar código-fonte]

O personagem Will Herondale está presente na capa do livro, trajando uma roupa típica da época e levantando uma cartola de sua cabeça. As tatuagens na pele são as Marcas dos Caçadores de Sombras. O anjo mecânico que Tessa utiliza no pescoço como uma lembraça da família também está presente.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

O livro é dividido em vinte capítulos e no início de cada um deles há um trecho de poesias vitorianas. Clare diz em uma nota no final do livro que "As citações de poesia no começo de cada capítulo são quase todas retiradas de poesias que Tessa teria conhecido, da época dela, ou anterior".

# Capítulo
1 A Casa Sombria
2 O Inferno é Gelado
3 O Instituto
4 Somos Sombras
5 O Códex dos Caçadores de Sombras
6 Terra Estranha
7 A Garota Mecânica
8 Camille
9 O Enclave
10 Reis e Príncipes Pálidos
11 Poucos São Anjos
12 Sangue e Água
13 Alguma Coisa Sombria
14 Blackfriars Bridge
15 Lama Estrangeira
16 O Feitiço de Ligação
17 Invocar a Escuridão
18 Trinta Peças de Prata
19 Boadiceia
20 Terrível Maravilha

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Tessa Gray tem apenas dezesseis anos e, mesmo parecendo ser uma mocinha indefesa, precisa cruzar o oceano de Nova York à Londres vitoriana para encontrar o irmão mais velho. Com a morte da Tia Harriet, ela não tem outra escolha senão ir morar com Nathaniel, o único parente vivo. Porém, para sua grande surpresa, ao desembarcar, Tessa é imediatamente sequestrada pelas irmãs Black e Dark, duas senhoras nada simpáticas que também mantêm Nathaniel em cativeiro.

A segunda novidade é que a srta. Gray não é nem um pouco indefesa. Dona do estranho poder de se transformar em qualquer um apenas ao tocar em algum pertence dessa pessoa, a menina é um objeto valioso para os membros do Clube Pandemônio, uma organização secreta mantida pelas Irmãs Sombrias. Como nada no submundo escapa dos conhecimentos dos Caçadores de Sombras, Tessa é logo resgatada por eles, encontrando abrigo no Instituto de Londres.

Mas as portas do esconderijo, que só podem ser abertas pelos Caçadores de Sombras, protegem Tessa apenas parcialmente. Do lado de fora está se desenrolando uma verdadeira caçada em seu nome, e o Magistrado fará qualquer coisa para tê-la sob seu poder. Com a ajuda de bizarras máquinas humanóides, os autômatos, o novo líder das forças do mal em Londres se infiltrará na cidade, nos becos do submundo e em todo o caminho, até alcançar o coração dos Caçadores de Sombras.

Junto ao temperamental e misterioso Will e seu melhor amigo James, cuja frágil beleza esconde um terrível segredo, Tessa vai aprender a usar seu poder e conquistar um lugar ao lado deles na batalha. Tudo isso para tentar descobrir quem é o Magistrado e qual é a origem de sua habilidade sobrenatural. E sem que ela se esqueça, é claro, de tentar controlar a atração que sente pelos dois garotos. Afinal, muitas vezes o amor é mais poderoso do que qualquer magia.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Londres, Abril de 1878. O Caçador de Sombras William Herondale mata um demônio Shax e procura por Jem, seu "companheiro de caça" (parabatai). Jem está em um beco onde encontrou o corpo de uma mundana de 14 anos, Emma Bayliss. Eles também encontram um punhal onde está impresso duas cobras mordendo uma a cauda da outra: um ouroboros.

Tessa Gray chega ao porto de Southampton depois de partir de Nova York para viver com seu irmão Nate após a morte de sua tia Harriet. No entanto, ela é abordada por duas mulheres estranhas que se intitulam As Irmãs Sombrias, as quais dão a ela uma carta, aparentemente de seu irmão. Nela, ele diz que não pode encontrá-la fora do navio, mas que as Irmãs Sombrias a levaria até ele, e, cautelosamente, ela entra na carruagem das Irmãs.

Seis semanas mais tarde, Tessa está mantida como prisioneira pelas Irmãs Sombrias. Elas vêm treinando-a para aprimorar seu poder de Transformação (um processo pelo qual ela assume a aparência de alguém, vivo ou morto, apenas ao tocar em algum pertence dessa pessoa). Tessa assume a forma de Emma Bayliss e revive seus últimos instantes de vida. As Irmãs ficam impressionadas e dizem que estavam preparando Tessa para um casamento arranjado com um indivíduo misterioso conhecido como Magistrado. Elas esperam que o casamento seja feito naquele dia ou no seguinte. As Irmãs deixam Tessa sozinha no quarto, e ela tenta fugir, mas é pega pelo cocheiro delas. Tessa é então amarrada em sua cama, mas ela tenta escapar novamente utilizando a Transformação. Ela permuta-se em Emma, que é menor que ela; sendo assim, as algemas em seu pulso tornam-se frouxas e ela consegue escapar. A porta se abre e ela encontra Will, que seguiu a trilha do corpo de Emma para uma organização secreta chamada Clube Pandemônio — a casa das Irmãs. Will e seus amigos aparecem para ajudar Tessa a escapar. Uma batalha se inicia e uma das Irmãs, a Sra. Black, acaba sendo morta e Tessa é nocauteada.

Tessa desperta no Instituto de Londres onde encontra-se sendo examinada pelo irmão Enoch, um dos Irmãos do Silêncio, que informa que ela é uma forma de Transformadora e uma Integrante do Submundo. Tessa conhece os moradores do Instituto: Charlotte Branwell, uma mulher de vinte e três anos que é responsável por cuidar de tudo no Instituto; Henry Bronwell, marido de Charlotte cuja maior diversão é construir inventos que nunca dão certo; Jem Carstairs, um garoto calmo e sereno que esconde um terrível secredo; Jessamine Lovelace, uma arrogante Caçadora de Sombras que não aceita sua posição e odeia qualquer coisa que esteja relacionada ao Mundo das Sombras; a criada Sophie, uma menina muito bonita que apresenta uma misteriosa cicatriz no rosto; Agatha, a cozinheira; e Thomas, o cocheiro e responsável pela segurança do Instituto. Na manhã seguinte, Jessamine leva Tessa às compras; Charlotte e Henry vão atrás de informações sobre o irmão de Tessa; Will e Jem inspecionam a casa das Irmãs. Eles encontram um autômato mecânico envolto em carne humana, que identifica o vampiro De Quincey como o Magistrado e diz que ele tem o irmão de Tessa. Tessa decide se infiltrar em uma das festas de De Quincey utilizando seu poder de Transformação para assumir o corpo de Camille Belcourt, uma vampira que já teve um caso amoroso com De Quincey e guarda um terrível rancor por ele ter assassinado seu amante lobisomem. Nas festas, o vampiro lentamente drena o sangue de uma vítima humana; isso é contra os Acordos, o que permite que os Caçadores de Sombras ataquem De Quincey. As coisas dão terrivelmente errado quando Tessa percebe que a vítima de De Quincey é seu próprio irmão, Nate.

Tessa e os Caçadores de Sombras matam os vampiros na festa, salvam Nate e o trazem de volta ao Instituto, mas De Quincey escapa. Will morde um vampiro enquanto estava lutando e acaba engolindo um pouco do sangue do vampiro. Para não se transformar em um vapiro e expulsar o sangue de seu corpo, ele deve beber água benta. Tessa traz-lhe um balde do líquido, e eles acabam envolvidos em um beijo apaixonado. Will para o beijo porque seu segredo mais obscuro deve mantê-los separados. Depois, Tessa pondera que ela nunca esperava que seu primeiro beijo fosse com gosto de sangue e água benta. Tessa ficou inconsolável e confusa. Tessa e Jem vão até a Blackfriars Bridge, o lugar preferido de Jem em Londres, e são atacados pelo exército mecânico do Magistrado. Eles fogem para o Instituto onde os Caçadores de Sombras lutam contra o exército do lado de fora. Jem perde a consciência e revela que é viciado em um pó demoníaco que lhe causa depência e lhe dá forças para lutar em batalhas, mas lhe traz uma morte lenta e dolorosa. A maioria dos Caçadores de Sombras partem para matar De Quincey, que está escondido. Mortmain, o mundano que informou aos Caçadores de Sombras sobre De Quincey, volta para o Instituto e conta a Will e Jem a localização das Irmãs Sombrias que estão tentando ajudar o Magistrado com seu exército. Eles correm para matá-las, deixando Nate, Jessamine e Tessa sozinhos no Instituto. Mortmain volta com o exército mecânico e revela que ele é o real Magistrado, enquanto Nate revela que é cúmplice de Mortmain. As garotas se trancam no Santuário, mas Mortmain utiliza de um truque para abrir a porta. Tessa concorda em casar com Mortmain se ele deixar todos em paz. Uma vez que eles ficam sozinhos, Tessa apunhala o coração. Mas, ao invés de morrer, ela se transforma em Emma Bayliss, que morreu com um ferimento semelhante a uma facada no coração. Isso faz com que Tessa apareça morta, temporariamente deixando-a segura.

Will volta correndo quando percebe seu erro. No Instituto, ele encontra com o exército mecânico e Nate. Nate ordena que o exército deve matá-lo. Jem também retorna e ajuda Will, e, em seguida, Charlotte e Henry retornam da batalha com De Quincey. O exército perde e Nate foge com a posse da Pyxis, uma caixa que contém almas demoníacas. Will encontra Tessa caída no chão e com a impressão de que está morta, ele a agarra e se desespera momentameamente, mas logo a solta quando percebe que está viva. Tessa é convidada a permanecer no Instituto e ela alegremente aceita. Tessa quer ter um relacionamente sério com alguém, mas Will sugere algo estritamente sexual e diz que Tessa não pode ter filhos porque seu status de feiticeira torna isso impossível. Ele também diz que não há futuro para um Caçador de Sombras que se envolve com um feiticeiro. Jem a conforta, embora ela não tenha dito o que Will fez para perturbá-la. Will pede ajuda de Magnus Bane, mas não é revelado o motivo. Will, no entanto, parece bastante perturbado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]