Annam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bandeira de Annam.
Mapa de Annam desenhado por Alexander de Rhodes.

Annam ou, em português, Aname[1] (em Vietnamita: An Nam) foi uma colónia Francesa na que é hoje a área central do Vietname.

Foi capturada pelos Franceses em 1874 e foi parte da Indochina Francesa de 1887 até à sua queda em 1945 como resultado da derrota Francesa na Primeira Guerra da Indochina. As outras duas regiões federadas com a Indochina Francesa após a Guerra Sino-Francesa, eram a Cochinchina (Nam Bộ), a sul; e Tonkin (também conhecido como Tonking ou Đông Kinh) a norte. A capital de Annam era Huế.

Antes dessa data, Annam era um termo Chinês para o que é hoje o norte do Vietname. Devido à associação da palavra "Annam" com o domínio Chinês e subsequente colonialismo Francês, é considerado um termo depreciativo por muitos Vietnamitas, preferindo por essa razão referirem-se à região como Trung Kỳ (literalmente "Vietname Central"); Hán tự: )

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier. Topónimos e Gentílicos. Porto: Editora Educação Nacional, Lda., 1941. vol. I.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.