Ano Internacional da Geofísica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Ano Internacional da Geofísica foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU, como sendo o de 1957. Seu objetivo era congregar os esforços dos países que aderiram à campanha no sentido de proporcionar uma maior e melhor compreensão dos fenômenos relacionados à Terra.

1957 foi o primeiro dos Anos Internacionais proclamados pela ONU, e a Geofísica seu primeiro alvo de desforço internacional concentrado, neste período.

O esforço reuniu cerca de 60 mil pesquisadores, de um universo de 66 países.

Além do meio científico, visava a conscientização da sociedade civil e organismos estatais para o estudo da estrutura, composição, propriedades físicas e processos dinâmicos do Planeta.

Como repercussão, em 2007 a ONU veio a instituir o Ano Internacional da Heliofísica, relembrando o cinquentenário dessa data e estendendo o desforço internacional para o estudo e divulgação da interação dos astros do Sistema Solar.

60 mil cientistas de 66 nações diferentes se organizaram para mobilizar o maior número de pessoas em torno das questões científicas sobre a Terra. Assim, o Ano Internacional da Geofísica, em 1957, tinha como objetivo sensibilizar a sociedade civil e organizações governamentais sobre o estudo da estrutura, da composição, das propriedades físicas e dos processos dinâmicos da Terra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ONU é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.