Ano Internacional das Pessoas Deficientes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


O ano de 1981 foi proclamado o Ano Internacional das Pessoas Deficientes pelas Nações Unidas. Teve como objectivo chamar as atenções para a criação de planos de acção, na tentativa de dar ênfase à igualdade de oportunidades, reabilitação e prevenção de deficiências.

O lema deste evento foi "Participação plena e igualdade", o qual foi definido como um direito das pessoas com deficiência, a fim de que elas possam viver de maneira completa, ter parte activa no desenvolvimento das suas sociedades, tirar proveito das suas condições de vida de modo equivalente a todos os outros cidadãos e ter direito à sua parte no que diz respeito às melhorias das condições que resultam do desenvolvimento sócio-económico.

O maior resultado do Ano Internacional das Pessoas Deficientes foi a criação do Programa Mundial de Acção para pessoas com deficiência, formulado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Dezembro de 1982.

A Década Internacional das Pessoas Deficientes ocorreu de 1983 a 1993.

Todos os anos, dia 3 de Dezembro, desde 1998, é identificado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]