Anschutz Entertainment Group

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A AEG é uma empresa multinacional de esporte e entretenimento, subsidiária da Anschutz Corporation criada por Philip Anschutz. A empresa, pertencente ao grupo Anschutz Company, é proprietária ou gestora de uma rede de aproximadamente 120 arenas situadas nos cinco continentes. Entre os locais de entretenimento aos quais a empresa está vinculada, estão Staples Center, em Los Angeles, Arena O2, em Londres, Mercedes-Benz Arena, em Xangai, Allphones Arena, em Sydney, O2 World, em Berlim e Allianz Parque, em São Paulo.

A lista também conta com a Ericsson Globe Arena, em Estocolmo, o MasterCard Center, em Beijing, a Ulker Sports, em Istambul, o BBVA Compass Stadium, na cidade de Houston, Texas, a Brisbane Entertainment Center, em Brisbane, Austrália, a Home Depot Center, em Carson, Califórnia e o Best Buy Theater, situado na Times Square de Nova Iorque. Outros como o Sprint Center, na cidade do Kansas, a Rose Garden Arena, em Portland, a Target Center, no Minneapolis e a O2 World Hamburg, em Hamburgo, Alemanha, também se destacam.

A AEG também desenvolveu em Los Angeles o premiado distrito residencial de esportes e entretenimento L.A. Live, com mais de 4 milhões de metros quadrados. O espaço abriga o Nokia Theater, o Club Nokia, diversos bares e restaurantes além dos escritórios e hotéis 5 estrelas The Ritz-Carlton & JW Mariott, com 1001 quartos e amplo espaço de convenções.

Além de ser acionista do Los Angeles Lakers, equipe de basquetebol da NBA, os ativos da AEG Sports incluem franquias e propriedades, como Los Angeles Kings, da NHL, Los Angeles Galaxy, da MLS e Eisbären Berlin, equipe profissional de hóquei no gelo sediada em Berlim, na Alemanha. A empresa também promove o evento ciclístico Tour da California e a corrida Zazzle Bay to Breakers.

Subsidiárias[editar | editar código-fonte]

A AEG Live, subsidiária de entretenimento da empresa, é a segunda maior promotora de shows e turnês do mundo e tem 15 escritórios regionais. Sua atuação envolve turnês internacionais, festivais, concertos musicais, transmissões televisivas, merchandising e eventos especiais.

A AEG Global Partnerships é o núcleo responsável pelas transações de marketing e comerciais da companhia, tais como patrocínios, naming rights, direitos autorais e outras parcerias estratégias.

A AXS.com é a companhia de venda de ingressos e e-commerce da AEG e faz parte da primeira fase da nova plataforma de entretenimento da empresa, que funcionará como uma marca de consumo englobando conteúdos de TV e celular.

No Brasil, a empresa é gestora de três arenas: a Arena Pernambuco, a Arena da Baixada, em Curitiba, e a Allianz Parque, em São Paulo, estas duas últimas em sociedade com o grupo brasileiro BlueBox.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Philip Anschultz criou a AEG comprando uma série de pequenos locais de eventos em Los Angeles. Hoje, sua empresa é a maior representação em termos de administração de times e eventos ligados ao esporte do mundo, dona dos maiores eventos esportivos e considerada a segunda maior apresentadora de eventos de entretenimento do planeta, atrás apenas da Live Nation.

Em todas as arenas que administra, a própria AEG organiza os eventos que são realizados nestes locais, como espetáculos musicais, shows e atrações esportivas, trabalhando com artistas reconhecidos mundialmente, entre os quais Madonna e Lady Gaga.

A AEG também administra uma série de clubes de futebol: Chicago Fire, Houston Dynamo, Los Angeles Riptide, Manchester Monarchs, além de participar de cinco franquias europeias de Hóquei e possuir 49% do time de futebol sueco Hammarby IF.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a AEG tem contrato firmado para operar as seguintes arenas:

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.