Ansegisel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ansegisel (nascido antes de 613 — ca. 679) foi um dos filho de Santo Arnulfo, bispo de Metz e de Santa Doda. Ele é o pai de Pepino de Herstal, prefeito do palácio da Austrásia, Nêustria e Borgonha.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

As suas funções[editar | editar código-fonte]

Ele é conhecido graças aos diplomas de seu filho Pepino, o Jovem que simplesmente o nomeiam, sem especificar as suas funções ou títulos. Em 727, o Liber Historiae Francorum confirma esta informação. Ele é citado em vários atos nas abadias de Stavelot e Malmedy de 648 entre os fiéis do prefeito do palácio Grimoaldo, com o seu irmão Clodulfo e com o qualificador domestico.[1] É tudo o que é mencionado nos documentos contemporâneos.

No final do século VIII, Paul Deacon, na sua História dos Lombardos menciona-o mas chama-o de Anquises e qualifica de major domus. Por volta de 805, os Anais Mettensespriores o qualificam como principe. Já existe uma tendência dos carolíngios em glorificar os seus antepassados ​​e de ligá-los aos Troianos (Anquises era o pai de Eneias) e, através desta ligação, à Roma Imperial. O silêncio de fontes contemporâneas permite afirmar que Ansegisel nunca foi prefeito de palácios, nem príncipe, e as histórias que reivindicam o resultado sejam um desejo de sobrevalorizar a importância dos antepassados ​​de Carlos Magno, ou uma confusão com Adalgisel prefeito do palácio de facto na época considerada[2] .

Ele serviu ao rei Sigeberto III da Austrásia (634—656), filho do rei Dagoberto I, como um duque (latim: dux, líder militar) e domesticus.

Casamentos e filhos[editar | editar código-fonte]

Ele casou-se por volta de 643 ou 644 com Begga de Landen (◊ c. 615 † c. 694), filha de Pepino de Landen, prefeito do palácio da Austrásia e de Ida de Nivelles. O jovem casal deu origem:

  1. Pepino de Herstal (◊ c. 645 † 714), prefeito do palácio da Austrasia, Nêustria e Borgonha;
  2. Hipoteticamente Grimo, abade de Corbie e arcebispo de Rouen de 690 a 748;
  3. Clotilde de Herstal (◊ c. 650 † 699), esposa de Teodorico III.

Assassinato[editar | editar código-fonte]

Foi morto por volta de 679 numa contenda com o seu inimigo Gundewin.

Pais[editar | editar código-fonte]

Arnulfo de Metz (◊ c. 582 † 641)

♀ Doda Ferreol (◊ ? † ?)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Emile Littré, , Paris,‎ 1883
  2. Settipani 1993, p. 151.


Precedido por
Pepino de Landen
Prefeito do palácio da Austrásia
629 — 639
Sucedido por
Pepino de Landen
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.