Antíoco VIII Filometor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Antíoco VIII Filometor foi o filho mais jovem de Demétrio II e Cleópatra Thea. Filometor foi co-regente com sua mãe após a morte de seu pai em 125 a.C. Quando ela morreu em 120 a.C, foi desafiado por seu meio-irmão Antíoco IX de Cízico. Em 116 a.C ,concordaram em dividir o reino selêucida. A disputa prolongada entre os meio-irmãos permitiu a João Hircano reafirmar a independência judaica e trazer Samaria e a Iduméia sob o controle de Jerusalém. Alexandre Janeu também aproveitou-se da luta entre Filométor e Cízico para assaltar Ptolemaida.[1]

Referências

  1. Flávio Josefo, Antiguidades Judaicas, Livro XIII, Capítulo 12, Como Alexandre, quando ele assumiu o governo, fez uma expedição contra Ptolemaida, mas depois levantou o cerco por medo de Ptolemeu Latiro, e como Ptolemeu guerreou contra ele, porque Alexandre havia enviado mensagens a Cleópatra para persuadí-la a guerrear Ptolemeu, e ainda assim fingiu ser amigo de Ptolemeu, quando ele derrotou os judeus em batalha, 12
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.