António de Almeida Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

António de Almeida Santos
Político de Portugal
Mandato: I Governo Constitucional
  • Ministro da Justiça

II Governo Constitucional

  • Ministro adjunto
Partido: PS

António de Almeida Santos GCIH (Cabeça, Seia, 15 de fevereiro de 1926), é um político português.

Índice

[editar] Biografia

A sua mãe era natural de Loriga e o seu pai de Vide, localidade onde viveu alguns anos.

Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1950. Foi (e é) intérprete do Canto e da Guitarra de Coimbra, devendo-se-lhe umas bem conhecidas «Variações em ré menor». Em 1953 fixou-se em Moçambique onde exerceu a advocacia. Na cidade de Lourenço Marques (hoje Maputo) pertenceu ao Grupo dos Democratas de Moçambique. Foi por duas vezes candidato às eleições para a Assembleia Nacional, em listas da Oposição e viu, em ambos os casos, anulada a sua candidatura por acto arbitrário da Administração Colonial[1].

Regressou a Portugal em 1974, a convite do então Presidente da República, António de Spínola. Foi Ministro da Coordenação Interterritorial dos I, II, III e IV Governos Provisórios com o estatuto de Independente. No VI Governo Provisório ocupou também o lugar de Ministro da Comunicação Social. No I Governo Constitucional tinha a seu cargo a pasta da Justiça. Filia-se, então, no Partido Socialista.

Foi ministro adjunto do Primeiro-Ministro no II Governo Constitucional. Desempenhou um papel determinante na primeira Revisão Constitucional em 1982. Foi Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares, no Governo do Bloco Central, PS e PSD.

Nas Eleições Legislativas de 1985, encabeça a lista do PS como candidato a Primeiro Ministro, mas é derrotado por Cavaco Silva. Volta a ter de novo um papel preponderante na Revisão Constitucional de 88/89.

A partir de 1990, volta a destacar-se na direcção do PS, integrando o Secretariado Nacional. Em Outubro de 1995 é nomeado para o cargo de Presidente da Assembleia da República. Integrou o Conselho de Estado de 1985 a 2002.

Ocupa o cargo honorário de Presidente do Partido Socialista desde 1992.

É autor de mais de uma dezena de obras literárias, incluindo ensaios jurídicos. Publicou a sua autobiografia em dois volumes no livro Quase Memórias (2006). É também membro da Maçonaria Portuguesa, sendo elemento de grau 33 (grau máximo da Maçonaria).

Em Maio de 2007 defendeu a Ota como localização do novo aeroporto de Lisboa, argumentando que se o mesmo fosse construído na margem sul do Tejo, terroristas poderiam dinamitar as diversas pontes sobre o Tejo cortando o acesso ao Aeroporto, tendo sido criticado.

Em seu livro "Que Nova ordem Mundial?", António defende ardentemente a Nova Ordem Mundial e Globalizacão e propõe soluções que envolvam a globalização da política além do comércio. No comunicado de imprensa diz:

"Perante a globalização da vida social, económica e das comunicações, a resposta só poder ser uma, segundo Almeida Santos: a globalização da política. Não podemos ficar de braços cruzados, importa agir antes que seja tarde. E, se há uma desordem global, é necessário estabelecer uma ordem global. Ou seja, uma Nova Ordem Internacional"

[2].

[editar] Distinções

Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Em 2003 ganhou o Prémio Norte-Sul, atribuído pelo Conselho da Europa.

[editar] Obras pulicadas

Alguns dos títulos publicados, por ordem alfabética:

  • 7 x Abril Pela Santa Liberdade
  • Até que a Pena me Doa
  • Avisos à Navegação
  • Civismo e Rebelião
  • Coimbra em África
  • Com Ironia e Sumo de Limão
  • Contos do tempo do Ódio
  • Corpo de Delito
  • Do Outro Lado da Esperança
  • Ensaio sobre o Direito de Autor
  • Já Agora!..
  • Os Mal Amados
  • Paixão Lusófona
  • Pare, Pense e Mude
  • Picar de Novo o Porco
  • Por Favor, Preocupem-se
  • Quase Memórias (do Colonialismo e da Descolonização)
  • Quase Retratos
  • Quinze meses ao serviço da Descolonização
  • Rã no Pântano
  • Teoria da Imprevisão
  • Textos Políticos
  • Virtuosa Sensaboria
  • Vivos ou Dinossauros

[editar] Referências

  1. http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=32&Itemid=37|Biografia de Almeida Santos no Sítio Oficial do Partido Socialista
  2. http://www.jornaldeangola.com/artigo.php?ID=105413&Seccao=cultura|Livro “Que Nova Ordem Mundial?” apresentado no Instituto Camões


BIOGRAFIAS

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Este artigo é um esboço sobre um político. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Precedido por
Mário Soares
Secretário-Geral do PS
1986
Sucedido por
Vitor Constâncio
Precedido por
João de Deus Pinheiro Farinha
Ministro da Justiça
I Governo Constitucional
Sucedido por
José Santos Pais


Ferramentas pessoais
Criar um livro
Outras línguas