António de Sampaio da Nóvoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

António Manuel Seixas de Sampaio da Nóvoa GCIP é um psicólogo e professor universitário português.

António de Sampaio da Nóvoa, 2013

Biografia[editar | editar código-fonte]

Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública a 4 de Outubro de 2005[1] e desde 23 de Maio de 2006, reitor da Universidade de Lisboa. A 15 de Novembro de 2008 vem a apresentar a demissão do cargo[2] no contexto da reforma estatutária da Universidade de Lisboa, sendo reeleito a 12 de Março de 2009,[3] conforme os novos requisitos legalmente estabelecidos.

Em 2012 promove com o reitor da Universidade Técnica de Lisboa, António Cruz Serra, a fusão de ambas as universidades, com o intuito assumido de obter a dimensão crítica para competir no mercado globalizado do ensino superior e da ciência[4] .

Organizou o Dia de Portugal em 10 de Junho de 2012, tendo proferido um discurso em que expõe a sua visão sobre o país e as vias que se abrem [5] .

Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e Doutor em História (Universidade de Paris IV – Sorbonne) tem-se dedicado a estudos de história da educação e de educação comparada. Leccionou também em importantes universidades estrangeiras, como Genebra, Paris V, Wisconsin, Oxford e Columbia (Nova Iorque). É autor de mais de 150 títulos (livros e artigos), publicados em doze países.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
José Barata-Moura
Reitor da Universidade de Lisboa
2006-2013
Sucedido por
António Cruz Serra (fusão da Universidade
na nova Universidade de Lisboa)