Antônio Aureliano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Aureliano
Antônio Aureliano
Antônio Aureliano
Senador por  Minas Gerais
Período 16 de julho de 2014
até 1º de fevereiro de 2015
Dados pessoais
Nascimento 13 de janeiro de 1958 (66 anos)
Itajubá, MG
Partido PFL (1985-1989)
PSDB (1989-presente)

Antônio Aureliano Sanches de Mendonça, conhecido por "Aureliano Chaves Filho" (Itajubá, 13 de janeiro de 1958) é um político brasileiro, de Minas Gerais filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Assumiu o cargo de Senador da República, após a renuncia de Clésio Andrade.

Política[editar | editar código-fonte]

Participou das eleições de 1994 para deputado federal obtendo a suplência, assumindo entre 1995 até 1997 quando foi nomeado secretário esdadual de Transportes do governo de Minas Gerais. Também excerceu o mesmo cargo entre 1993 e 1994 no governo do Distrito Federal. Integrou o PFL e PSDB.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

  • Ascendência: Aureliano é filho do ex-vice-presidente Aureliano Chaves e de Minervina Sanches de Mendonça, neto paterno do professor e dentista José Vieira de Mendonça e de Luzia Chaves de Figueiredo; esta, filha dos primos Aureliano Chaves de Figueiredo e de Luzia Maria das Dores de Figueiredo. Por este lado Aureliano descende de uma complexa rede de endogamia formada pelos descendentes do Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo, o fundador de Boa Esperança, de quem Aureliano é cinco vezes sexto-neto e uma vez sétimo-neto. O gosto pela política lhe veio por vários ramos familiares, principalmente do pai e mais remotamente do tataravô, coronel Joaquim Ferreira da Silva Chaves, primeiro presidente da Câmara de Boa Esperança.
  • Descendência: Aureliano casou-se com Matilde Couto Mendonça, com quem teve cinco filhas: Viviam Maria, Paula Maria, Carolina Maria, Isabela Maria e Mariana Maria.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.