Antônio Carlos Rossi Keller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antônio Carlos Rossi Keller
Bispo da Igreja Católica
Diocese de Frederico Westphalen

Título

Bispo da Diocese de Frederico Westphalen
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 24 de julho de 1977
Ordenação episcopal 2 de agosto de 2008 por Cardeal Odilo Scherer
Lema episcopal ILLUM OPORTET CRESCERE
É necessário que Ele cresça
Brasão episcopal
Brasão Keller.jpg
Dados pessoais
Nascimento BrasilSão Paulo, 23 de fevereiro de 1953 (61 anos)
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Antônio Carlos Rossi Keller (São Paulo, 23 de fevereiro de 1953) é um bispo católico, Bispo de Frederico Westphalen.

Vida[editar | editar código-fonte]

Dom Antônio Carlos Rossi Keller nasceu em 23 de fevereiro de 1953 em São Paulo, filho de Mário Keller e Yole Rossi Keller. Fez seus estudos primários no Colégio Agostiniano São José, em São Paulo, entre os anos de 1960 a 1964 e o colegial Seminário Menor Santo Cura d'Ars e no Seminário Nossa Senhora da Penha, dos anos de 1969 a 1971.

Cursou filosofia no Seminário Santo Cura d'Ars, na Arquidiocese de São Paulo, o curso seminarístico nas Faculdades Associadas do Ipiranga, nos anos de 1972 a 1973; e teologia no Bacharelato em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de 1974 a 1977.

Fez o mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma nos anos de 1983 a 1986 e um curso para a Formação de Formadores nos Seminários, pela Congregação para a Educação Católica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma em 2004 a 2005.

Foi ordenado diácono no Santuário Nossa Senhora da Penha, São Paulo a 22 de novembro de 1975 e no mesmo Santuário, a 24 de julho de 1977 foi ordenado sacerdote.

Em seu ministério sacerdotal foi exercido como Vigário Paroquial da Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Penha; Pároco da Paróquia Santo Onofre; foi pároco da Paróquia Santo Antônio do Bairro do Limão; foi diretor Espiritual do Seminário Maior Arquidiocesano de Filosofia Santo Cura d’Ars; Delegado Arquidiocesano para o Diaconato Permanente; membro do corpo de formadores dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de São Paulo; Assistente Eclesiástico da Federação das Congregações Marianas de São Paulo; Professor de Liturgia e Pastoral dos Seminários Propedêuticos Nossa Senhora da Assunção e Santo Antonio de Santana Galvão.

Foi Professor de Filosofia da Religião no Instituto Filosófico e Professor de Patrística no Instituto Teológico, ambos dos Arautos do Evangelho. Foi o fundador e chefe do site presbiteros.com.br.

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Sua nomeação ocorreu em 11 de Junho de 2008 por Sua Santidade o Papa Bento XVI para bispo da Diocese de Frederico Westphalen[1] .

Foi ordenado bispo aos 2 de agosto de 2008 na Catedral da Sé, tendo como Sagrante principal o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, e consagrantes, Dom Dadeus Grings, Arcebispo de Porto Alegre, e Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo Auxiliar de São Paulo. Escolheu como lema de vida episcopal: ILLUM OPORTET CRESCERE (É necessário que Ele cresça).

No dia 31 de agosto seguinte, tomou posse solenemente na Igreja Catedral Santo Antônio de Frederico Westphalen.

Aos 2 de abril de 2011 convocou o Primeiro Sínodo Diocesano de Frederico Westphalen em vista da comemoração os 50 anos da diocese, que ocorreu no ano seguinte. Mantém um blog chamado Encontro com o Bispo, o qual foi considerado em 2012, um dos 100 mais influentes do Brasil.


Precedido por
Dom Zeno Hastenteufel
Bispo de Frederico Westphalen
2008 - Atualidade
Sucedido por
'

Referências

  1. DEL VESCOVO DI FREDERICO WESTPHALEN (BRASILE), Rinunce e Nomine, 11.06.2008
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.