Antônio Carlos de Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Carlos de Nantes de Oliveira

Antônio Carlos de Nantes de Oliveira
Deputado federal por Mato Grosso
Período 1975-1979
Deputado federal por Mato Grosso do Sul
Período 1979-1983
Dados pessoais
Nascimento 27 de outubro de 1948 (75 anos)
Campo Grande, MS
Cônjuge Rose Ribeiro
Partido MDB, PT
Profissão advogado, economista e escritor

Antônio Carlos Nantes de Oliveira (Campo Grande, 27 de outubro de 1948) é um advogado, economista, escritor e político brasileiro que foi deputado federal por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Onofre Antônio de Oliveira e Rosa Nantes de Oliveira, nasceu em Campo Grande, MS, onde fez o ensino básico e de segundo grau. Enquanto estudava, trabalhou, primeiro, no comércio e, depois, na imprensa local, tendo sido locutor de rádio e redator do Jornal do Comércio, hoje extinto. Durante a primeira metade dos anos setenta, graduou-se em Ciências Econômicas e Sociais, em Marília, SP, e, em Direito, pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, no Rio de Janeiro. Filiado ao MDB, aos vinte e um anos de idade, em 1969, elegeu-se vereador em Campo Grande, MS. Em 1974, também pelo MDB, foi eleito deputado federal por Mato Grosso e, em 1978, ainda no MDB, foi reeleito deputado federal, agora pelo Mato Grosso do Sul. Na Câmara dos Deputados ocupou a presidência da Comissão de Economia, Indústria e Comércio, em 1977. Com o fim do bipartidarismo deixou o MDB e foi um dos fundadores do PT. Em 1982 candidatou-se ao cargo de governador do Mato Grosso do Sul, mas não foi eleito. Em fevereiro de 1983, aos 35 anos, desfiliou-se do PT e se afastou da política partidária. Em 1984, por concurso de provas e títulos, foi aprovado para o cargo de Consultor Legislativo do Senado Federal, onde foi Diretor Administrativo e, interinamente, Diretor Geral. Após a Constituinte de 1988, em parceria com o professor universitário e também ex-deputado federal João Gilberto Lucas Coelho (Santa Maria, RS), escreveu o livro A NOVA CONSTITUIÇÃO, uma análise do texto constitucional aprovado e o perfil de todos os constituintes. Em 1992, licenciado do Senado Federal, foi nomeado pelo presidente Itamar Franco, primeiro, para a Secretaria de Articulação com Estados e Municípios, no Ministério da Integração Regional, e, depois, para a Secretaria Executiva da Secretaria de Administração Federal. De volta ao Senado, aí permaneceu até a aposentadoria em 2008. A partir de então, na condição de autodidata, dedicou-se aos estudos a respeito do funcionamento do cérebro e do comportamento humano, o que, em 2013, o levou a publicar (Edição do autor) o livro MANUAL DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL PASSIVA. Dedicado à literatura, é autor de poemas, poesias, contos e um romance ainda inacabado, os quais, podem, vir a ser publicados. Em outubro de 2016, embora não filiado a nenhum partido político, nomeado pelo presidente Michel Temer, assumiu a direção da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste - SUDECO. É pai de Rosana Nantes Pavarino, Marcelo Nantes de Oliveira e Márcio Otávio Nantes de Oliveira, que lhe deu os netos Bruna e Vitor. Desde 1992, é casado com Rose Ribeiro Nantes, goiana de Catalão, com quem tem o filho Igor Ribeiro Nantes de Oliveira.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Página oficial da Câmara dos Deputados Acesso em 24 de outubro de 2014, Senado Federal, Câmara de Vereadores de Campo Grande, MS, Manual de Mudança Comportamental Passiva e Seção de Recursos Humanos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste - SUDECO .