Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antônio Gonçalves Teixeira de Sousa
Nascimento 28 de março de 1812
Cabo Frio, Rio de Janeiro
Morte 1 de dezembro de 1861 (49 anos)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Nacionalidade  Brasil
Ocupação Escritor
Principais trabalhos O Filho do Pescador
Cornélia
Escola/tradição Romantismo

Antônio Gonçalves Teixeira de Sousa (Cabo Frio, 28 de Março de 1812Rio de Janeiro, 1 de dezembro de 1861) foi um escritor brasileiro. É o autor do primeiro romance romântico brasileiro, intitulado O filho do pescador.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um português (Manuel Gonçalves) e de uma negra (Ana Teixeira de Jesus), apenas fazia os seus primeiros estudos quando se viu obrigado, pela precária situação econômica da família, a abandoná-los e a adotar uma profissão mecânica, a de carpinteiro.

Por alguns anos exerceu este ofício no Rio de Janeiro, para onde viera de Itaboraí com o fim de nele aperfeiçoar-se. Cinco anos depois regressou à terra natal. Tinham-lhe morrido os quatro irmãos mais velhos. Aos vinte anos achou-se só no mundo, com escassíssimos bens que herdara do pai. Voltou aos estudos com o mesmo mestre, o cirurgião Inácio Cardoso da Silva, professor em Cabo Frio, e também poeta, cujos versos Teixeira e Sousa mais tarde reuniu e publicou.

Em 1840 voltou ao Rio de Janeiro.

Obras[editar | editar código-fonte]

eu estou certa de que teixeira era filho de um pescador segundo bosi.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo incorpora texto do livro História da Literatura Brasileira, de José Veríssimo, obra que está em domínio público.
  • FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Teixeira e Sousa: “O Filho do Pescador” e a “Fatalidade de Dous Jovens” (Introdução). Revista do Brasil, 1941. In: SOUSA, Antônio Gonçalves Teixeira e. O filho do pescador. São Paulo: Melhoramentos, 1977.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]