Antônio Hortêncio Cabral de Vasconcelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Hortêncio Cabral de Vasconcelos
Nascimento 13 de maio de 1855
Morte 7 de maio de 1924
Cidadania Brasil
Alma mater
Ocupação jornalista, advogado, escritor, poeta

Antônio Hortêncio Cabral de Vasconcelos (Ingá, 13 de maio de 1855João Pessoa, 7 de maio de 1924) foi um musicista, poeta, jornalista, advogado e político brasileiro[1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Recife em 1888, exerceu a sua profissão como advogado, com escritório na capital do Estado; foi nomeado Procurador Fiscal dos Feitos da Fazenda Estadual e posteriormente Procurador da República, além de ter participado da fundação do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba[2][3].

Membro atuante da sociedade paraibana, foi poeta e musicista, autor da valsa "Constituintes", redator do jornal "O Estado da Paraíba" e também um dos sócios fundadores do Clube Astrea e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

Após a Proclamação da República, foi eleito Deputado Estadual, em 1891, sendo um dos autores de anteprojeto da primeira Constituição Republicana da Paraíba.

Referências

  1. Sócios Fundadores do IHGP Instituto Histórico e Geográfico Paraibano
  2. Acta de Installação Arquivado em 26 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine. memorial - tribunal de justiça da Paraíba
  3. Parahyba Judiciário Arquivado em 25 de fevereiro de 2014, no Wayback Machine. Tribunal de Justiça da Paraíba