Antônio III de Constantinopla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Antônio III Estudita)
Antônio III de Constantinopla
Antônio III de Constantinopla
Nascimento Desconhecido
Morte abril de 981
Constantinopla
Cidadania Império Bizantino
Ocupação sacerdote
Religião cristianismo ortodoxo

Antônio III de Constantinopla (em grego: Ἀντώνιος Γ´ Στουδίτης), dito Estudita por conta do mosteiro de Estúdio, foi o patriarca de Constantinopla entre 974 e 979 Ele morreu na cidade em 983[1]. Ele defendeu a independência da igreja frente ao estado.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Antônio foi o secretário particular de seu antecessor, Basílio I de Constantinopla. Durante a disputa pelo trono papal travada por Bento VII (974–983) e o Antipapa Bonifácio VII, suspeito de ter assassinado o papa anterior, Bento VI, Basílio apoiou Bento VII. Como o imperador bizantino João I Tzimisces apoiava o adversário, que era hóspede da corte bizantina, Basílio fora deposto e substituído por Antônio[2].

Contudo, apesar da idade já avançada quando ascendeu, a tenacidade com que Antônio defendeu a jurisdição autônoma da Igreja Ortodoxa, distinta do poder secular do imperador, o colocou em conflito com Basílio II Bulgaróctono. Antônio tentou acabar com a simonia, amplamente praticada para fazer frente aos impostos cobrados pelo Império Bizantino pelas propriedades eclesiásticas. Ele argumentava que este imposto não era devido e, por isso e por ter sido acusado de participar do golpe de Bardas Esclero em 979, foi obrigado a renunciar[2].

A única obra sobrevivente de Antônio chama-se Monitum ("Admoestação"), onde ele prega aos monges a penitência e a confissão dos pecados, um tratado que se tornou padrão do ascetismo oriental[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Antônio III de Constantinopla
(deposto)

(974 - 979)
Precedido por:

Patriarcas ecumênicos de Constantinopla

Sucedido por:
Basílio I 96.º Nicolau II

Referências

  1. «Antonios III the Studite» (em grego). Site do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. Consultado em 24 de julho de 2011 
  2. a b c «Anthony III Studite» (em grego). Universalium. Consultado em 24 de julho de 2011