Antônio José da Serra Gomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
António José Serra Gomes
Marquês de Penafiel
Antônio José da Serra Gomes
Nascimento 30 de agosto de 1819
  Maranhão, Brasil
Morte 30 de dezembro de 1891
  Berlim, Alemanha
D.ª Maria da Assunção da Mata de Sousa Coutinho
Pai António José Gomes
Mãe D.ª Carlota Joaquina da Serra Freire
Título(s) Marquês de Penafiel

Conde de Penafiel

Par do Reino

Ocupação diplomata
Brasão

Antônio José da Serra Gomes o Marquês de Penafiel (São Luís do Maranhão, 30 de Agosto de 1819Berlim, 30 de Dezembro de 1891) foi um diplomata e fidalgo luso-brasileiro.

Filho de Carlota Joaquina Serra e Antonio José Gomes da Torre, ingressou na carreira diplomática por decreto de 9 de julho de 1846 sendo nomeado adido do Brasil em Lisboa.

Casou-se em 1861 com a portuguesa Maria da Assunção Adelaide da Mata de Souza Coutinho, 2º Condessa e 1ª Marquesa de Penafiel e Dama de Honra da Rainha de Portugal D. Maria Pia (esposa de D. Luís I, rei de Portugal). No mesmo ano naturalizou-se português.

Em 1880, o Serra Gomes foi nomeado enviado extraordinário e ministro pelinpotenciário de Portugal junto à Corte de Berlim. Nesse posto permaneceu até a sua morte.

Teve dois filhos: Manoel Antônio Maria Apolônia da Serra Freire Belfort Gomes da Mata de Souza Coutinho (2º Marquês e 3º Conde de Penafiel) e João Antônio Maria Gomes da Mata de Souza Coutinho (3º Marquês e 4º conde de Penafiel)

O título de Marquês de Penafiel de juro e herdade foi criado em 5 de fevereiro de 1869 por D. Luís I, rei de Portugal, a favor de Maria da Assunção Adelaide da Mata de Souza Coutinho, 2ª condessa de Penafiel.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.