Antas (Bahia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antas
  Município do Brasil  
Cruzeiro em Antas
Cruzeiro em Antas
Cruzeiro em Antas
Símbolos
Bandeira de Antas
Bandeira
Brasão de armas de Antas
Brasão de armas
Hino
Lema Unida e mais feliz
Gentílico antense
Localização
Localização de Antas na Bahia
Localização de Antas na Bahia
Localização de Antas na Bahia
Antas está localizado em: Brasil
Antas
Localização de Antas no Brasil
Mapa
Mapa de Antas
Coordenadas 10° 24' S 38° 19' 58" O
País Brasil
Unidade federativa Bahia
Municípios limítrofes Sítio do Quinto, Adustina, Novo Triunfo, Cícero Dantas e Fátima
Distância até a capital 320 km
História
Fundação 13 de agosto de 1953 (70 anos)
Administração
Prefeito(a) Manoel Sidônio Nascimento Nilo (PSB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 319,745 km²
População total (IBGE/2022[2]) 14 453 hab.
Densidade 45,2 hab./km²
Clima semi-árido
Altitude 440 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 48420-000
Indicadores
IDH (PNUD/2010[3]) 0,592 baixo
PIB (IBGE/2018[4]) R$ 117 002,91 mil
PIB per capita (IBGE/2018[4]) R$ 6 128,05
Sítio www.antas.ba.gov.br (Prefeitura)
www.camara.antas.ba.io.org.br (Câmara)

Antas é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 10º24'sul e a uma longitude 38º20' oeste, estando a uma altitude de 610 metros.

Tem como rodovias de acesso a BA-392 e a BR-110.

O município possui um distrito, que é o Distrito de Duas Serras, localizado 7 km antes da entrada da cidade pela BA-352.

Conforme registros na JUCEB, possui 0 indústria, 395.º lugar na posição geral do estado da Bahia, e 250 estabelecimentos comerciais, 205.ª posição entre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 20 leitos. registro de consumo elétrico residencial (kwh/hab): 74,08 - 215º no ranking dos municípios baianos.

História[editar | editar código-fonte]

Os índios quiriris foram os primeiros habitantes da região, sendo, no domínio português, catequizados pelos padres da Companhia de Jesus. No local da catequese, formou-se uma povoação, que teve rápido desenvolvimento a partir das entradas que penetravam o sertão baiano. Município criado com território desmembrado de Cícero Dantas e de Jeremoabo, por Lei Estadual nº 570, de 13 de agosto de 1953. A sede, criada como distrito, em 1933, foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município. O município leva o nome de Antas, em virtude do fato dos primeiros moradores terem encontrados várias Antas (animal) no local, assim, resolveram dar o nome de "Antas".

Outra versão da história, retrata o episódio de maneira diferente, afirmando que teria sido encontrada somente uma Anta, ou mesmo, o nome teria sido dado por outro motivo.

Nenhuma das versões aparentemente é perfeitamente comprovável.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Cada fita é um pedido
Ex-votos ao pé da cruz
Cruzeiro

Cruz, erguida no Século XIX em ponto de difícil acesso na Serra Anane. É reverenciada pela comunidade principalmente na época dos festejos da Semana Santa, quando tradicionalmente os moradores acordam de manhã cedo e seguem para lá em silêncio ou murmurando orações. É um momento de religiosidade profunda, de conversa íntima com o universo do divino, de pedir e de agradecer. Materializadas nas formas de ex-votos, as graças concedidas são depositadas nos pés das cruzes.

A quantidade de objetos que o tempo acumulou oferece testemunho da força do local. Muitos pedidos foram realizados: curas, desejos, aspirações, tudo o que é importante para a vida. Algumas crianças que tiveram o destino de morrer "pagãs" também estão enterradas em pequenas covas ao redor do cruzeiro. Os locais de sepultamento são lembrados com cruzes azuis que surgem do mato de flores amarelas. É um espaço de muito respeito.

Conta-se que certa vez um homem bêbado brincou com os ex-votos, jogando alguns deles na mata da encosta da serra. Ele morreu pouco tempo depois, e seu fantasma apareceu para um amigo pedindo-lhe para que recuperasse os objetos e que os depositasse novamente ao pé da cruz. O amigo atendeu ao pedido, mas não conseguiu encontrar todos. Faltava um único, que o próprio fantasma teve que encontrar e dizer a localização: próximo a um pé de facheiro, escondido dentro de um gravatá. O amigo então conseguiu recuperar o que faltava e a alma do homem descansou.

Governo e política[editar | editar código-fonte]

Composição dos membros do executivo e legislativo de Antas, para o mandato de 2021-2024.

  • Poder Executivo:
  1. Prefeito: Manoel Sidônio Nascimento Nilo (PSB)
  2. Vice-Prefeito: Valdivino Nunes da Silva (PSB)
    • Secretários Municipais:
      • de Administração e Finanças: Raniere Gama Matos
      • de Educação, Cultura, Esporte e Lazer: Emerson Vitor de Andrade Santos
      • de Saúde: Maíra Juçara de Matos Nilo
      • de Assistência Social: Lyara de Matos Nilo
      • de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente: José Ricardo Ubirajara
  • Poder Legislativo:
  1. Ricardo Santana de Oliveira (PSB) - Presidente
  2. Marcones Oliveira da Silva (PSB)
  3. Juscelino José dos Santos (PSB)
  4. Marília Menegassi Zotareli (PSD)
  5. João Leiva de Carvalho (PSB) - 1.º Secretário
  6. Carlos Eduardo Ferreira de Andrade (PSB) - 2.º Secretário
  7. Antônio Ramiro da Silva Júnior (PSB)
  8. Mário de Souza Félix (PSB)
  9. José Lenivaldo Andrade (PSB) - Vice-Presidente
  10. Euvaldo Nunes de Carvalho (PSD)
  11. Jerônimo José Fernandes Neto (PSB)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal, na sua composição de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, têm mandato de 2 anos. Os membros acima citados nos cargos, representam o biênio de 2021-2022.

Povoados[editar | editar código-fonte]

O municipio de Antas compõe-se alem da cidade, vários povoados, cujo eles são:

Areia branca, Baixa da roça, Boa vista, Brejo 1, Brejo 2, cabloco, castanheiro, Duas serras, Entroncamento, Fazenda poços, Frei Apolônio, Gravatá, ímbuzeiro da areia, Lagoa da sela, Malhada da areia, Panasco, Rangel, Sitio dos chagas e vacas mortas.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

A cidade de Antas é considerada por muitos uma das melhores cidades de sua região na questão de saúde publica, com dois hospitais muito bem estruturados e 7 postos de saúde espalhados pelo município, a educação também é um ponto á se destacar com construções e reformas de escolas.

o esporte veio tendo muita importância, já que construções e reformas de quadras esportivas estão a todo vapor, e também o início da reforma ao ginásio de esportes, já que a cidade vem sediando campeonatos municipais.

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Prévia da população 2022» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 28 de dezembro de 2023. Consultado em 21 de fevereiro de 2023 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 24 de agosto de 2013 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2018». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 18 de março de 2021