Antena Yagi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Antena Yagi

Antena Yagi-Uda ou simplemente Yagi é uma antena direcional utilizada para captação de ondas de rádio, radares e até mesmo Wi-Fi. A antena constitui-se de um elemento ativo (dipolo) e elementos parasitas. Um dos elementos parasitas é o refletor que é geralmente 10% mais longo. Os outros elementos irão funcionar como elementos diretores.

Antena Yagi-Uda. Da esquerda para direita: elemento refletor, elemento ativo, elemento diretor.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Antena Yagi-Uda é um tipo de radioantena desenvolvido por Hidetsugo Yagi, professor da Universidade de Vohoku, Japão, e por seu colega e assistente Shintaru Uda. Este tipo de antena foi descrito nos anos de 1926 e 1927 em artigo intitulado: Procedimentos do ERE (Engineering Radio Experience). Apesar da antena ter ostentado o nome YAGI, o próprio Dr. Yagi a chamou de antena Yagi-Uda em reconhecimento ao seu colega e assistente.

Veja também[editar | editar código-fonte]