Antestor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antestor
Antestor Endtime festival.jpg
Informação geral
Origem Jessheim
País  Noruega
Gênero(s) Death/doom

thrash metal

Black/Death

unblack metal

Período em atividade 1990 - 2007
2010 - presente
Gravadora(s) Cacophonous Records
Endtime Productions
Página oficial Antestor.com
Integrantes Vrede
Vemod
Fionnghuala

Antestor é uma banda cristã de unblack metal da Noruega. É uma das mais antigas bandas cristãs desse país. Antestor é reconhecido como um grupo cristão pioneiro de metal extremo na Europa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1990 Antestor era formada por Vemod, Martyr, e Erling Jørgensen, sob o nome Crush Evil. Mais tarde, Paul W juntou-se como baterista. Nessa altura o som da banda era uma mistura entre death metal, doom metal e thrash metal.

Em 1991 gravam a primeira demo The Defeat of Satan. A existência de uma banda cristã de death doom metal causou muita polêmica. A banda foi alvo de várias ameaças de morte por parte de bandas que defendem a filosofia Satanista. Nos anos 90 Bård Faust (Emperor) perguntou a Euronymous (Mayhem) se ele não pensava que a existência de uma banda cristã de death metal era um insulto. Euronymous respondeu que tinha um plano para matar os membros de Antestor, contudo a banda sobreviveu a estas ameaças. Ironicamente, Hellhammer, membro da banda Mayhem, juntou-se mais tarde ao Antestor como baterista.

Em 1993, Garg juntou-se á banda como baixista e Armoth ocupou a bateria. Durante este período mudaram o nome da banda para Antestor (palavra latina para testemunhar ou chamado para testemunhar). A demo Despair foi lançada sob este nome.

No ano seguinte, gravaram o primeiro álbum, chamado Martyrium. Devido a alguns problemas com a editora Morphine Records, só foram distribuídas 50 cópias, que se espalharam rapidamente.

Em 1997 a banda gravou um CD promocional, que chamou a atenção da editora inglesa Cacophonous Records. Foi logo assinado um contrato, e assim que a editora tomou conhecimento das crenças religiosas da banda, foi-lhes sugerido que retirassem algumas partes mais provocadoras das letras. Em 98 o CD promocional foi relançado sob o nome The Return of the Black Death. Depois do lançamento deste álbum, a banda voltou a ter problemas com a editora. Esta não lhes pagou nem entrou em contato com eles. Segundo alguns rumores, a editora deixou os de lado quando soube das suas crenças cristãs.

Em 2000, apesar do contrato com a Cacophonous ainda ser válido, Antestor assinou com a Endtime Productions. Kjetil Molnes deixou a banda pouco depois. O fato da banda cristã Vaakevandring se ter separado, levou a que alguns dos seus membros se juntassem a Antestor: como Ronny Hansen e Morten Sigmund Magerøy. Ann-Mari Edvardsen ocupou os vocais femininos. Ainda nesse ano, acompanharam a banda Extol em uma turnê pelos Estados Unidos.

Em 2003 as demos Despair e Kongsblod foram re-lançadas, sob o nome de The Defeat of Satan. Svein Sander abandonou a banda, deixando o lugar de baterista vago por algum tempo.

Em 2004, o renomado baterista norueguês Jan Axel Von Blomberg juntou-se à banda e gravou com o Antestor um EP chamado "Det Tapte Liv". O estilo musical do Antestor migrou para black metal, apesar de que este EP foi de symphonic black metal.

Em 2005 apresentam o seu segundo álbum, The Forsaken. Jan Axel Von Blomberg também foi o baterista da banda na gravação desse álbum, que foi muito bem recebido pela crítica.

Em 31 de Março de 2007 a banda anunciou o fim de suas atividades.

A banda retornou em 2010, assinou um contrato com a Bombworks Records e está em processo de gravação de seu novo álbum com lançamento previsto para 2012

Em 2013, durante um show em Belo Horizonte, Brasil, a banda e seus fãs foram confrontados por radicais anticristãos e pró-Black Metal que se revoltaram com a passagem da banda pela cidade.[1] Como os radicais já estavam fazendo ameaças pela internet, a polícia local foi chamada com antecedência para ajudar na segurança do evento. Em dado momento, os policiais tiveram que dar tiros para o alto para controlar a multidão.[1] Um vídeo postado no YouTube mostra um grupo de radicais gritando "Fuck You Antestor!" (Vão se Foder, Antestor!) do lado de fora da casa de shows e a polícia local escoltando os membros do grupo.[2]

Após o show, o grupo postou um comunicado em sua página oficial do Facebook sobre o acontecimento, agradecendo aos fãs que compareceram ao show apesar dos riscos e abençoando os manifestantes: "Nós ficamos orgulhosos por chamá-los de nossos irmãos e irmãs em Cristo. Por último mas não menos importante, nós devemos agradecer a segurança do show e a polícia de Belo Horizonte por nos escoltar pela multidão irritada. [...] Nós não odiamos a multidão irritada que veio para nos machucar. De fato, nossa mensagem em nossos shows é amar seu inimigo. então Deus abençoe todos que ficaram do lado de fora entoando: Foda-se o Antestor! Nós esperamos poder conversar como pessoas racionais um dia tomando um suco fresco. Saudações extras especiais aos nossos fãs que tiveram a coragem de vir apesar de saberem que seria perigoso. O Antestor os saúda e sejam abençoados."[3]

O site de Belo Horizonte War Metal divulgou o ocorrido e mostrou a grande repercussão desse incidente pelo mundo[4] .

Membros[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

ex-membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Antestor: polícia, tiros e tumulto no show de Belo Horizonte (em portuguese) Whiplash.net (22 January 2013). Visitado em 23 January 2013.
  2. Oliveira, Talita Fernanda de Souza (20 January 2013). War against white- Belo Horizonte, Brazil (em portuguese/English) Whiplash.net. Visitado em 23 January 2013.
  3. Public statement Facebook (20 January 2013). Visitado em 23 January 2013.
  4. http://www.warmetalbr.com/2013/02/repercussao-pelo-mundo-do-manifesto.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Norway.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Noruega, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.