Anthony Steffen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antônio de Teffè
Nascimento 21 de julho de 1930
Roma
Morte 4 de junho de 2004 (73 anos)
Rio de Janeiro
Ocupação Ator
IMDb: (inglês)

Anthony Steffen, nome artístico de Antônio Luiz de Tefé von Hoonholtz[1] (Roma, 21 de julho de 1930 - Rio de Janeiro, 4 de junho de 2004), foi um ator ítalo-brasileiro que atuou principalmente no teatro e cinema italianos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido na embaixada brasileira na Itália, no Palácio Pamphilj. Descendia de uma aristocrática família brasileira: os von Hoonholtz. Era filho do embaixador brasileiro Manuel de Tefé von Hoonholtz (também piloto de corridas de carros e fundador do Circuito da Gávea), era bisneto do barão de Tefé, trineto do conde von Hoonholtz, neto do também embaixador Oscar de Tefé von Hoonholtz, sobrinho-neto da ex-primeira-dama do Brasil Nair de Tefé von Hoonholtz, e sobrinho-bisneto do 2° barão de Javari.

Na faixa dos vinte anos começou a atuar e depois foi progredindo na sua profissão. Participou de diversos filmes do chamado Western spaghetti tanto produções italianas como americanas. Contracenou com Sophia Loren, Gina Lollobrigida, Claudia Cardinale, Elke Sommer, Giuliano Gemma, Franco Nero, Clint Eastwood, Gian Maria Volonté entre outras estrelas do cinema europeu e hollywoodiano.

Após a sua imensa atuação em filmes, afastou-se da vida de ator e começou a viver pelo jet set internacional. Na década de 1980 voltou ao Brasil, residindo no Rio de Janeiro. Por dez anos residiu numa cobertura no Leblon onde faleceu em 2004.

Alguns escritores brasileiros o homenagearam com um livro, intitulado: Anthony Steffen, um ator brasileiro no universo do western, de Daniel Camargo, Fábio Vellozo & Rodrigo Pereira, Editora Matriz, 2007.

Filmografia selecionada[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Pela grafia arcaica seu sobrenome seria: de Teffé von Hoonholtz

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Marco Giusti. Dizionario del Western all'italiana, Mondadori ISBN 978-88-04-57277-0.
  • Roger A. Fratter, Ai confini del western, Pozzo D'Adda, 2005.