Anthophorini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaAnthophorini
Um Anthophora plumipes macho

Um Anthophora plumipes macho
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Artrópode
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Apidae
Superfamília: Apoidea
Subfamília: Apinae
Género: Amegilla
Anthophora
Deltoptila
Elaphropoda
Habrophorula
Habropoda
Pachymelus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Anthophorini

A Anthophorini é uma grande tribo da família Apidae, com mais de 750 espécies em todo o mundo que eram anteriormente classificadas na família Anthophorini; a grande maioria das espécies estão nos gêneros Amegilla e Anthophora. Todas as espécies são solitárias, embora muitas se aninhem em grandes agregações. Quase todas as espécies fazem ninho no solo; as larvas se desenvolvem em células com revestimento impermeável, não fazendo casulos. As espécies desta tribo são muitas vezes chamadas de abelhas cavadoras, embora este nome comum às vezes seja aplicado também aos indivíduos da tribo Centridini.

As características utilizadas para definir este grupo são sutis, mas elas não deixam de ser bastante reconhecíveis; elas são geralmente grandes (até 3 cm), muito robustas, com muitos pelos, com faces visivelmente salientes, e a posição apical das asas são repletas de papilas microscópicas. O abdome geralmente possui faixas, e em muitas espécies de Amegilla no Velho Mundo (Europa, Ásia e África), essas faixas são de cor azul metálico. As asas muitas vezes parecem desproporcionalmente curtas em comparação com outras abelhas, e o zumbido que fazem ao voar é muitas vezes como um gemido agudo. Os machos têm geralmente marcas faciais brancas ou amarelas, e/ou patas modificadas.

Notas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • C. D. Michener (2000), The Bees of the World. Johns Hopkins University Press
Ícone de esboço Este artigo sobre abelhas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.