Anthus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAnthus
Anthus richardi

Anthus richardi
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Motacillidae
Género: Anthus
Bechstein, 1805
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Anthus

Anthus é um género de aves passeriformes da subfamília Motacillinae que inclui os pássaros designados vulgarmente por petinha (em Portugal) e caminheiro e corredeira (no Brasil). São aves migratórias com distribuição por todos os continentes mas mais diversificadas no Velho Mundo (Europa, África e Ásia). Os caminheiros ou petinhas são bastante próximos das alvéolas (Motacilla spp.), também pertencentes ao grupo dos motacilíneos.[1] [2]

As petinhas são aves de pequeno a médio porte, comuns em habitats de vegetação rasteira. As patas são relativamente altas, o bico é fino e curto e a cauda é longa. A coloração é baça, em tons de castanho e esverdeado, de padrão riscado no peito e com poucos caracteres distintivos entre espécies. A identificação do grupo no campo é por isso bastante difícil. Como complicação adicional, é conhecido que várias espécies de petinha podem reproduzir-se entre si gerando híbridos de características mistas.

Na época de reprodução, os casais isolam-se do bando e constroem um ninho com folhas e gravetos. Os ovos são incubados apenas pela fêmea, mas ambos os progenitores prestam cuidados parentais aos juvenis. As petinhas e caminheiros são vítimas preferenciais para os cucos e seus hábitos parasíticos de nidificação.

As petinhas alimentam-se de insecto, em geral no chão mas podem também caçar em voo. São por isso importantes no controlo de pragas agrícolas. Para eliminarem parasitas externos, estas aves introduzem deliberadamente formigas nas suas penas. Este comportamento é típico do género Anthus.

O IUCN não lista nenhuma espécie de Anthus como ameaçada de extinção.

Um ninho e filhotes do Anthus novaeseelandiae, uma espécie que habita a Austrália, Nova Zelândia e a Nova Guiné.

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tyler, Stephanie. Handbook of the Birds of the World. Volume 9, Cotingas to Pipits and Wagtails. [S.l.]: Lynx Edicions, 2004. 689–743 pp. ISBN 84-87334-69-5
  2. Foggo, M. N.; Hitchmough R.A. & C. H. Daugherty. (1997). "Systematic and conservation implications of geographic variation in pipits (Anthus: Motacillidae) in New Zealand and some offshore islands". Ibis 139 (2): 366–373. DOI:10.1111/j.1474-919X.1997.tb04635.x.