Anticorpo anticitoplasma de neutrófilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Coloração perinuclear típica do p-ANCA
Padrão de coloração granular citoplasmático do c-ANCA

Os anticorpos anti-citoplasma de neutrófilos (ANCAs) são um grupo formado principalmente por anticorpos IgG contra antígenos no citoplasma de granulócitos neutrófilos (o tipo mais comum de leucócito) e monócitos. Eles são detectados em exame de sangue em diversas doenças autoimunes, mas são particularmente associados com vasculites sistêmicas, as chamadas vasculites associadas ao ANCA.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Os ANCAs foram originalmente divididos em duas classes, os c-ANCA e os p-ANCA, baseados no padrão de coloração nos neutrófilos fixados com etanol e no alvo principal do antígeno. As titulações de ANCA são geralmente medidas utilizando ELISA e imunofluorescência indireta.

Papel na doença[editar | editar código-fonte]

Existem três doenças primárias que são consistentemente associadas com ANCA: granulomatose de Wegener, poliangiite microscópica e glomerulonefrite. Assume-se que os anticorpos estão envolvidos na geração ou progressão das lesões e sinais clínicos.

Classicamente o c-ANCA está associado com a granulomatose de Wegener. O p-ANCA está associado com a poliangiite microscópica e com as glomerulonefrites focal necrosante e crescêntica.