Antiga Fábrica da Baleia do Porto Pim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fábrica da Baleia de Porto Pim
Antiga Fábrica da Baleia do Porto Pim
Fábrica da Baleia de Porto Pim depois da renovação finalizada em 2018
Tipo
Proprietário atual Observatório do Mar dos Açores
Website Site Oficial
Património Nacional
SIPA 8127
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Horta
Localidade Monte da Guia, Angústias
Coordenadas 38° 31' 23" N 28° 37' 32" O
Esqueleto de fêmea de cachalote com 10 m, presente na sala Patrão Manuel, na Fábrica da Baleia de Porto Pim.

A antiga Fábrica da Baleia do Porto Pim localiza-se no Monte da Guia, na freguesia das Angústias, cidade e município da Horta, na ilha do Faial, nos Açores.[1]

Trata-se de uma antiga instalação industrial ligada à baleação no arquipélago. A sua gestão encontra-se a cargo do Observatório do Mar dos Açores.

O imóvel encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1984.[2][1]

História[editar | editar código-fonte]

A indústria ligada à baleação no Faial evoluiu rapidamente de uma atividade quase incipiente para uma indústria que trouxe riqueza e prosperidade, a ponto de nesta ilha terem existido duas fábricas no mesmo setor.

A mais antiga e a primeira do seu género na ilha foi fundada em finais do século XIX, tendo operado até princípios do século XX, quando se procedeu à construção de uma unidade melhor adaptada às novas exigências industriais.

A nova fábrica foi construída em 1941 e operou até 1975. Foi uma unidade que já trabalhava a vapor usando autoclaves, técnica que permitia não apenas um mais rápido processamento da carcaça da baleia, como um integral aproveitamento da mesma.

Atualmente inativada, uma vez que Portugal aderiu à legislação internacional de proibição de caça à baleia, foi restaurada e transformada num museu destinado à demonstração, não só do tema: "Caça à Baleia", mas também de outros assuntos ligados ao mar, transformando assim uma das suas valências em "Centro de Ciência".

O museu tem espaços destinados à organização de conferências e exposições de usualmente ligadas a temas relacionados com o mar.

As máquinas da fábrica encontram-se praticamente todas recuperadas, constituindo uma preciosa mais valia para quem aqui procura conhecer este tradicional tema no arquipélago.[3]

A 20 de Setembro de 2018, são inauguradas as obras de requalificação da Fábrica da Baleia de Porto Pim, com melhorias gerais em todo o edifício e equipando o núcleo com um novo auditório, denominado "Luís da Rocha Monteiro", em homenagem a este investigador. Um esqueleto de fêmea de cachalote é então instalado no piso superior da Fábrica, bem como uma exposição dedicada à biologia da espécie processada na fábrica.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Ficha na base de dados SIPA/DGPC
  2. Pelo DRR nº 13/84/A, publicado no Jornal Oficial nº 77 de 31 de março de 1984
  3. Guia do Património Cultura dos Açores, Faial. 2003, p. 42-43, ISBN 972-96057-1-8
  4. FláviaTaibo. «Inauguração da Fábrica da Baleia de Porto Pim - Caça à Baleia "caracteriza a história e a cultura do povo açoriano", afirma Marta Guerreiro». www.tribunadasilhas.pt. Consultado em 17 de dezembro de 2018 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Antiga Fábrica da Baleia do Porto Pim

Ligações externas[editar | editar código-fonte]